sábado, 26 de junho de 2010

O mundo não é maternal

"É bom ter mãe quando se é criança, e também é bom quando se é adulto. Quando se é adolescente a gente pensa que viveria melhor sem ela, mas é um erro de cálculo. Mãe é bom em qualquer idade. Sem ela, ficamos órfãos de tudo, já que o mundo lá fora não é nem um pouco maternal conosco.

O mundo não se importa se estamos desagasalhados e passando fome. Não liga se virarmos a noite na rua, não dá a mínima se estamos acompanhados por maus elementos. O mundo quer defender o seu, não o nosso.

O mundo quer que a gente fique horas no telefone, torrando dinheiro.  Quer que a gente case logo e compre um apartamento que vai nos deixar  endividados por vinte anos. O mundo quer que a gente ande na moda, que a gente  troque de carro, que a gente tenha boa aparência e estoure o cartão de crédito.

Mãe também quer que a gente tenha boa aparência, mas está mais preocupada com o  nosso banho, com os nossos dentes e nossos ouvidos, com a nossa limpeza  interna: não quer que a gente se drogue, que a gente fume, que a gente beba.


O mundo nos olha superficialmente. Não consegue enxergar através. Não detecta nossa tristeza, nosso queixo que treme, nosso abatimento. O mundo quer que sejamos lindos, sarados e vitoriosos para enfeitar ele próprio, como se  fôssemos objetos de decoração do planeta. O mundo não tira nossa febre, não  penteia nosso cabelo, não oferece um pedaço de bolo feito em casa.

O mundo quer nosso voto, mas não quer atender nossas necessidades. O mundo, quando não concorda com a gente, nos pune, nos rotula, nos exclui. O mundo não tem doçura, não tem paciência, não pára para nos ouvir.

O mundo pergunta quantos eletrodomésticos temos em casa e qual é o nosso grau de  instrução, mas não sabe nada dos nossos medos de infância, das nossas notas no colégio, de como foi duro arranjar o primeiro emprego. Para o mundo, quem menos corre, voa. Quem não se comunica se estrumbica. Quem com Ferro fere, com Ferro será ferido. O mundo não quer saber de indivíduos, e sim de slogans e estatísticas. 
Mãe é de outro mundo. É emocionalmente incorreta: exclusivista, parcial, metida, brigona, insistente, dramática, chega a ser até corruptível se oferecermos em troca alguma atenção. Sofre no lugar da gente, se preocupa com detalhes e tenta adivinhar todas as nossas vontades, enquanto que o mundo propriamente dito exige eficiência máxima, seleciona os mais bem-dotados e cobra caro pelo seu tempo.

Mãe é de graça."

Martha Medeiros

Meus irmãos indignados porque eu não tinha tirado fotos de barrigão ainda, tiraram essas fotos na sexta, almoço prá assistir o jogo do Brasil, na verdade já tinha desistido e nem ia, mas eles vieram no intervalo do jogo e me arrastaram prá lá e no final das contas foi bom... Tinha dormido tarde, trabalhando, cansada. Estava desanimada, sonolenta, tinha recém acordado, deixado minha máscara de diva sobre a cama e por isso desculpem o descabelamento, o rosto cansado, mas como diria um grande e querido amigo "é o que temos prá hoje..." 

Recebi esse texto da minha amiga Clau, a eterna titia do Leo e agora da Mariana, obrigada amiga por essa amizade de tantos anos e pelo carinho de sempre, apesar da distância que nos separa, que sempre foi e é o de menos. Adoro tu, sabe disso né?

E prá todos que passam por aqui, um beijo de boa semana ♥

12 comentários:

Fernanda Reali disse...

As fotos ficaram di-vi-nas!!! Amei.
Beijos
Faça mais umas ao ar livre.

Rita Vieira disse...

Que coisa linda essa barrigudona!e o filhote com cara de sapeca!? Adoro! rsrs...

Parabéns, amiga, pela dádiva de ser mãe!

Muitos beijos!

A FADA DAS AGULHAS disse...

Lindo texto,Amei!!!
As fotos ficaram um encanto de naturalidade.
Faça mais...
Bjs querida!
Simone Souza

Ana Paula disse...

Amei o texto!!! E como seu filho é lindo, vontade de morder rsrsrs... e vc tbm ficou linda na foto com esse barrigão!!!
Bjs... e felicidades pra família sempre!!!!

Marcia Konkowski Decoupage disse...

O Léo está surpreendentemente parecido com você...rsrsrs...pura verdade!!! Sua barriga está linda... mas o recheio deve ser mais lindo ainda...Mariana... Se cuide garota... estamos todos aqui torcendo por você...
doces beijos...sempre...
Márcia

Patinha Arteira disse...

Até que enfim!! Agradecimentos aos seus irmãos, que eu tava doidinha pra ver essa barriga! Linda por sinal, nem sinal de estrias... já imagino os cuidados intensivos...
E o Léo de chupeta!! Agora que não vai largar tão cedo, hehehe!!
Vc está muito linda, viu Mamãe Tays!!!
Um beijão ao Léo e a vc... e fala pra Mariana que a tia Pati não esqueceu dela naum, tá corrido mas a minha contribuiçãozinha pro enxoval vai sair sim!!
Bjsssssssssssssssssss...

Tays Rocha disse...

Obrigada Fer, vou fazer umas profissionais no fim do mês, estou louca prá exibir a pança... heheheeh. Beijocas.

Tays Rocha disse...

Obrigada Simone, vou fazer sim ;o) Não deixo de registrar nunca esses momentos nossos de alegria! Beijocas.

Tays Rocha disse...

Obrigada Rita! ser mão é mesmo uma dádiva, um presente inestimável! Beijos querida.

Tays Rocha disse...

Obrigada Márcia! Só essa parte do parecido comigo que não tô acreditando muito... heheheh. Beijos.

Tays Rocha disse...

Obrigada Ana, o Leo é muito amoroso e grudado comigo, muito bonzinho. Beijocas.

Tays Rocha disse...

Patinhaaaaaaaaaa... heheheeh. Nem me fale em chupeta, parei de me estressar, que fique... estava quase conseguindo, aí veio a gravidez e vc já sabe né? Voltou a se apegar novamente ;o( Na verdade eu uso só um creme, chama-se Total Care e é à base de colágeno, e também Óleo de Amêndoas Doces, só ;o) Não se preocupa com isso, vou ficar feliz se vc fizer, mas se não der, não fica aí se apurando... heheheh. Beijocas amiga.