segunda-feira, 7 de junho de 2010

Arte Francesa - História, conceito e um quadro lindo!

De uns tempos prá cá, tenho percebido um interesse crescente pela Arte Francesa, muita procura das minhas alunas, curiosidade por parte das minhas amigas do Twitter e muitos e-mails me perguntando sobre a técnica, sobre diferenças entre Arte Francesa e Decoupage 3D, fundamentos e etc... Por isso resolvi colocar aqui um pouco da origem, história e conceitos principais. Prá ilustrar esse post, abaixo um quadro que está exposto no Armarinhos Switta, um dos clientes Toke e Crie que vende nossos produtos e onde faço demonstrações mensais.


A Arte Francesa é uma técnica decorativa que consiste em transformar uma imagem plana em uma imagem realística com relevo e profundidade. As origens da Arte Francesa são incertas, sabe-se apenas que no século XVII começaram a chegar à Europa móveis da China com imagens laqueadas. Os ebanistas franceses começaram a estudar e usar essa técnica, melhorando-a em questão de acabamento e aplicações, utilizavam gravuras com flores que cobriam com muitas camadas de verniz. Vem daí a origem da palavra "decoupage" cujo significado é recortar. Inicialmente essas imagens eram planas e acredita-se que artistas empreendedores deram volume a elas utilizando pedaços de cortiça. Em outros países, esta técnica passou a ser conhecida como Decoupage Tridimensional ou 3D, mas dependendo do país em que a arte é praticada, ela recebe nomes distintos, como: Arte Holandesa na Holanda, Decoupage Tridimensional na Inglaterra, enquanto na Espanha, França e Argentina a chamam de Arte Francesa. No Brasil, a técnica chegou já aprimorada da Europa e, claro, aperfeiçoada de acordo com os materiais disponíveis no país e com as características de trabalho do artesão brasileiro.

É uma técnica muito interessante, onde o fundamento principal é a percepção de profundidade, contorno e perspectiva. Muitas pessoas me perguntam então, qual seria a diferença entre Decoupage 3D e Arte Francesa. A Decoupage 3D é uma técnica também de sobreposição, no entanto mais simples, que em geral utiliza 3 lâminas iguais, do mesmo desenho, pode ser trabalhada em quadros, caixas e cartões. Já na Arte Francesa, os desenhos são mais complexos e detalhados, em geral utiliza-se mais de cinco lâminas (chego a usar às vezes 8 lâminas), para se obter um efeito de profundidade e movimento realístico, o trabalho é sempre protegido por vidro. O trabalho é realizado  recortando minuciosamente as lâminas, trabalhando a perspectiva e a profundidade do desenho. As primeiras camadas que são mais planas podem ser fixadas umas às outras com fita dupla-face espumada, já as últimas que são menores e exigem movimento, modelagem, devem ser fixadas com silicone. Abaixo alguns detalhes da execução da técnica:



Prá vocês entenderem melhor fotografei sem a moldura, nesse trabalho utilizei 5 lâminas do Papel para Arte Francesa Arranjo de Flores 7527. Para visualizarem mais detalhadamente basta clicar nas imagens.


Olhando o trabalho por esse ângulo fica mais fácil entender as sobreposições e a aplicação e função do silicone. Ao recortar as lâminas, vamos extraindo de cada uma delas a parte do desenho que está mais prá trás, mais ao fundo, observando sempre esse posicionamento. Por exemplo, notem que as folhas ao redor do arranjo aparecem com apenas 3 sobreposições, enquanto as flores aparecem com 5, porque estão mais prá frente e é isso que queremos evidenciar.


Aqui a mesma situação, a flor rosa tem menos sobreposições que a borboleta e a flor branca, porque está num plano inferior, mais prá trás, no processo de recorte vamos "trazendo prá frente" o desenho, criando a profundidade.


Aqui eu apenas evidenciei o silicone com as setinhas, ele é aplicado em pontos estratégicos, de sustentação, percebam que a folhinha fica moldada, às vezes com a pontinha prá cima e outras prá baixo, quando ele seca, ela mantém o formato.


E aqui o trabalho finalizado e emoldurado, na moldura fiz uma pátina provençal bem discreta com verde musgo por baixo e branco neve por cima, prometi e essa semana também vou colocar um passo-a-passo dela aqui no blog, quem tiver interesse, é só acompanhar.

Espero que o texto tenha ficado explicativo e didático, às vezes torna-se difícil se expressar, passar o que se deseja, mas qualquer dúvida é só deixar um comentário ou entrar em contato que respondo com prazer.

À pedido de algumas pessoas, resolvi fazer um passo-a-passo mostrando cada fase do trabalho, desde a interpretação do desenho, o recorte, a modelagem, montagem e acabamento. Se alguém quiser acompanhar o passo-a-passo em tempo real, farei no final dessa semana, usarei 5 lâminas 25 x 37 Violino 7526, moldura para Arte Francesa em MDF, boleador 18mm 6204, fita-banana ou espumada dupla-face, silicone comum, uma boa tesoura de recorte e cola. Na moldura farei pátina provençal tradicional e usarei PVA marrom chocolate ou café, PVA pérola ou palha, cera incolor sem silicone e lixa P220.

Aproveitem prá aprender nessa aulinha on-line e esclarecer as dúvidas de vocês.
Beijos e uma semana bem produtiva e feliz à todos!!!

8 comentários:

Claudia disse...

Nossa que linda esta arte francesa, parabéns.

Cláudia e Luiza

Ana Paula disse...

Thays ficou lindo, perfeito. Parabéns!!!
Bjos. :)

maria jose disse...

Maria José, 8 de junho de 2010 07:39


Amei o seu trabalho,eu estou apaixonada pela arte francesa e 3D e gostaria de acompanhar suas aulas.

Bjos.

Tays Rocha disse...

Obrigada Claudia! Beijocas.

Tays Rocha disse...

Maria Jose, acompanhe o blog, aqui sempre colocamos os lançamentos, as novidades, técnicas e passo-a-passo. Beijos e obrigada pela visita.

Tays Rocha disse...

Obrigada Ana, quanto mais detalhado o desenho, mais bonito fica o trabalho ;o) Beijocas.

MARCENARIA DE PEÇAS EM MDF disse...

NESTE MÊS DE MAIO ESTAMOS COM MUITAS PROMOÇÕES APROVEITE!!!
CAIXA 11X11X5 = 6 CAIXAS POR 10,00
CAIXA 16X16X5 = 4 CAIXAS POR 10,00
PORTA JOIA 14X20X6 COM DOBRADIÇAS = 3 CAIXAS POR 10,00
PORTA JOIA 19X19X6 COM DOBRADIÇA E DIVISORIA = 2 CAIXAS POR 10,00
PORTA JOIA 19X27X6 COM DOBRADIÇA E DIVISORIA = 2 CAIXAS POR 10,00

EDNA ARTES = WWW.EDNAARTES.COM.BR
RUA:ARIOSVALDO MOREIRA,288
VILA OFICINAS - CURITIBA PR.
FONE: (41) 3267-1634

tricotando e aprendendo disse...

Oi, tenho uma página no facebook, e queria saber se autorizas usar suas fotos e posts...
Obrigado.
Um abraço.
Aguardo sua resposta.
A página, é essa, e é claro que lhe darei seus créditos:
https://www.facebook.com/JeitoEspecial