quarta-feira, 18 de maio de 2011

Lista de compras e algumas dicas


E tudo começou no Twitter; numa conversa há algumas semanas atrás, minha amiga @CissaBranco contou que esqueceu de comprar sal... logo sal que é tão básico e necessário, mas justamente por durar muito, a gente acaba esquecendo de revisar e comprar. Comentei com as meninas que sempre me perdia nas compras, sempre esquecia algo, até o dia que a minha diva-mor @LuBrasil fez a caridade de me enviar a Lista de Compras da Casa Brasil, a minha voz continua a mesma, o cabelo agora curto e vermelho, mas a minha despensa... nunca mais foi a mesma!  kkkkkkkkkkkkk


Sou um ser espaventado que vive correndo, e até pouco tempo atrás eu fazia listas manuais baseadas na minha memória, e era meu marido quem ia fazer as compras, e eu sempre esquecia de listar algo, às vezes algo muito importante tipo arroz... Invertemos umas funções por aqui em troca de umas regalias, aqui é tudo na base da negociação... e agora eu faço as compras. A vantagem disso, embora eu odeie, é que mesmo esquecendo algo, ao passar pelas prateleiras eu via e lembrava, em contrapartida, ao passar por prateleiras que eu não precisava, eu também comprava coisas que eu não precisava, porque já dizia minha avó... olho viu, boca pediu, autocontrole zero prá mim. Ass.: Eu, a gulosa.

Qual a vantagem da lista? Várias...

* A lista é na verdade um checklist, as coisas já estão ali escritinhas, não há como esquecer, basta apenas marcar.

* Ela auxilia na compra programada, às vezes no início da semana eu faço a lista pro sábado, já marcando o que está prá acabar.

* Evita esquecer coisas básicas e importantes, além de ajudar a economizar, deixando de comprar coisas desnecessárias. Antes disso, várias vezes trouxe coisas que eu já tinha em casa por ficar em dúvida.

* Se você se organiza fazendo cardápios como eu faço e expliquei aqui, fica mais fácil programar a compra e os ingredientes das receitas.


A lista que eu fiz à partir da lista que recebi da Lu Brasil é essa, o arquivo original é uma planilha de Excel, que disponibilizo aqui para download. Você pode baixá-la e personalizar com os itens que você mais consome, acho que nem todo mundo precisa de Leite Nan 2 e Fraldas Pampers heheheheh... Muitas coisas que compro como orgânicos, amêndoas e etc... não estão na lista porque compro sempre no Mercado Municipal, e quando vou fazer alguma receita que tem algum item adicional eu anoto no verso.


Recentemente foi realizada uma pesquisa sobre "O Comportamento do Consumidor em Super e Hipermercados" e o que se constatou foi que as compras ultrapassam em até 125% a lista de compras considerada necessária, mais um motivo prá você fazer sua lista e se manter fiel à ela, evitando compras por impulso.

Outras dicas importantes são: não fazer compra com fome, não ir com pressa ao supermercado, observar rótulos, pesos, validade e comparar preços é sempre importante. A Giu fez um post bem completinho e muito bom sobre isso, veja aqui.


Pesquisando outras alternativas de listas e imagens relativas ao assunto, encontrei um aplicativo do Terra muito legal, você clica na categoria de produtos e vai marcando o que quer colocar na sua lista, ela fica organizada e personalizada, legal né? Veja aqui como fazer.



 Agora, se você é dazantiga e gosta de escrever tudo que está faltando... não seja uma pessoa sem glamour e finesse de ir ao supermercado com pedaço de papel rabiscado, encomenda que eu faço prá você uma cadernetinha fofa dessas, personalizada, do jeito que você quiser... hehehehehe

Cissa minha amiga, se era por falta de lista, nunca mais faltará sal na sua residência... kkkkkkkkk, não esquece de incluir adoçante, eu não coloquei porque não uso. 

Espero que seja útil à Cissa e à vocês assim como foi prá mim, agradeço à Lu, minha amiga fofa e que me diverte sempre, por ter me passado a lista da Casa Brasil, foi de suma importância prá minha organização por aqui.

Beijos ♥

21 comentários:

Nana disse...

Blog lindoooooooooo Bjos!!!
http://coisasdaana23.blogspot.com/

Jade (Frescurites Femininas) disse...

Adorei a lista!
Eu tb sou um desastre nas compras, por isso meu irmao cuida disso
hahahahhaha

Cissa Branco disse...

Tays,

Percebo que meu mundo será outro a partir de agora, até porque quem faz compras é o marido (detesto) e já aconteceu de eu solicitar que ele fosse ao mercado comprar sabão em pó e pão e ele voltar só com uma coca-cola porque não lembrava da "lista". Adorei amiga, muito obrigada!

beijos

Allison French ! disse...

Muito bom o post!
pena que naum consigo seguir nada das dicas
kkkkkkk

Cláudia disse...

É a amiga Bom Bril, gente!!!
Como ainda arruma tempo?
Amei...hoje, tenho consulta com a minha Nutricionista, às 10, e já vou fazer um uso legal desta lista...
Valeu, fada madrinha!!!
Beijoca nas crianças.
Abçs.
Clau

Rosana Garcia Hess disse...

amei este post....
já baixei a lista
obrigada
kisses
Rosana

Giuliana: disse...

Oi Coração,

Obrigada por linkar! ;oD

Gosto dessas dicas, pois um dia me serão muito úteis, e tenho quase uma obsessão por praticidade e organização. Então, já viu, né? haha

Beijos

LucianaW disse...

Valeu Tays pela dica...super legal!!!
Bjokas

Luci Cardinelli disse...

Querida! adorei a lista viu? Já salvei e vou imprimir e colocar na porta da geladeira prá ir marcando :)

beijo minha linda!

Atelie Inventare Arti - Ivelise Pacheco disse...

Magoei!! :( Eu sou uma dasantigas e o papelzinho vive pendurado na geladeira (um horror!). Depois deste teu post vou tentar ser chique e arranjar uma cadernetinha ehehehehehe!So quero ver se meu marido leva ela quando for no mercado, pois sou mais uma das que detesta mercado! So gosto do mercado Municipal, passo horas la eheheheh!
Beijos

A FADA DAS AGULHAS disse...

Oi minha querida,

Adorei as dicas,eu adoro ter tudo organizadinho e que me facilite no dia-a-dia.Realmente é verdade,quando não usamos uma listinha e compramos o que vem pela cabeça,não da certo...geralmente compramos o que já temos,ou o que não vamos precisar no momento.E com isso gastamos mais no supermercado.

Vou salvar essa lista.

Um beijo grande amiga!

Simone Souza

Elô disse...

OI TAYS!! ADOREI A POSTAGEM, VIU? VOU APROVEITAR A LISTA!! EHEHE..BEIJÃOOOO

Paty Molina disse...

Eu sou super focada em relação ás listas e sigo mesmo,sem extrapolar. Visto as agendas lindinhas e cadernetas aqui postadas vejo que sou dasantiga!pois adoro escrever TUDO!!!
Obrigada por avisar do make e se der pra você levar o kit do bloquinho do make que perdi sem querer eu agradeço!
bjkas da Paty

Georgia Visacri disse...

ai, supermercado é um saco, né? eu tenho o hábito de ir várias vezes e comprar para poucos dias, mas toda vez que tenho que comprar algo que dura muito eu esqueço. A boa e velha lista nunca falha!

obrigada pelas dicas, Tays, bom fim de semana

bjs

Carlos Mota disse...

Estou fazendo minha ronda de sempre e vim deixar uma novidade para vc...

Visite meu blog, estou com uma promoção em minhas lojas...
Toda compra vale um cupom para o sorteio de prêmios...

http://papeleexpressao.blogspot.com/
Abraço

Telma Maciel disse...

eu não tinha visto esse post ainda, mas venho comentar que não tenho a experiência de comprar sem lista. Quando saí da casa da minha mãe, já vim com uma lista dela rascunhada, que eu tinha prometido passar pra arquivo, pra imprimir todo mês. Tem tudo o que costumo comprar e linhas pra adicionar outras coisas. Então, no dia mesmo de fazer compras eu vou conferindo os itens pra comprar tudo. Agora, qto ao sal... desde q me mudei (fevereiro/2011) não usei um pacote inteiro ainda... kkkk
Confirmo: a lista ajuda um monte! Uso para compras mensais, de sacolão e até de carne!! rs
beijos

Fátima Rufino disse...

Tays,
Acabei de encontrar o link para este post na sua página do face. Que legal as dicas, as listas etc. E que delícia passear pelas palavras colocadas com tanta descontração... adoooro! rsrs :)
Bjks agradecidas,
Fátima.

Anônimo disse...

Tays, obrigado por disponibilizar esta lista.

Rosa Juliana disse...

Muito bom seu espaço, gostei muito deste post e de outros, como o stencil, parabéns

Alessandra disse...

Adorei este aplicativo (lista de comprar do terra: que selecionamos e compramos apenas os itens marcados), obrigada por achar e partilhar.

nati lima disse...

bom dia, nao consegui fazer o download deu link invalido.
poderia me mandar por email? natlima.soares@gmail.com