terça-feira, 12 de abril de 2011

Stencil com Textura e Tinta Metálica - Dica Time Criativo True Colors


Hoje eu vim dar duas dicas rápidas, pedidos que recebi através do Fale Comigo aqui do blog, fico muito feliz quando vocês entram em contato, podem me escrever sem receio, pedir, esclarecer dúvidas, opinar... é prá isso que existe o blog, prá interagir e ser útil de alguma forma. Tenho também solicitações de livros e uma resenha, que vou colocar loguinho, meninas me aguardem ;o)

Abri o post com essa foto do detalhe de uma peça, lindo né? Essa é a tampa de uma caixa que mandei prá Feira de Scrap de Brasília, prometi prá vocês que mostraria aqui, lembram? Mas à pedido da TeC, não poderei mostrar,  nenhuma das quatro peças, porque serão expostas na Mega Artesanal 2011, fiquei feliz. Trabalho reconhecido, a gente fazer o que ama e agradar nesse patamar... não há retribuição melhor, ainda mais prá mim, que sou #aloka e cada peça prá mim é um filho, e cada vez que mando prá feira, sinto as dores do parto... hahahahah, como eu sempre digo, ser eu não é fassio... e azar de vocês que gostam de mim assim... 


Algumas meninas me pediram ajuda, porque não conseguem usar textura com stencil sem melecar tudo... vamos lá então... o mais importante é o stencil estar bem posicionado na peça, eu tenho prática, então vou na raça e vivo fazendo caca não fixo com nada, só seguro mesmo, se você não tem segurança de fazer isso, fixe com um pedacinho de fita crepe. Uma dica prá não estragar sua pintura: pegue a fita crepe ou fita dupla-face, cole e descole rapidamente na sua roupa, diminui um pouco o grude e a aderência, aí pode colocar na sua peça sem medo de descascar quando tirar, funciona muito bem!


Essa textura tem um efeito e acabamento lindo! É a Textura Light da True Colors, ela fica com um aspecto arenoso, parece ter açúcar na massa, é uma delícia de trabalhar, mas apesar dessa consistência, ela é muito macia e o rendimento é muito bom. Eu carrego uma espátula estreita, plástica, como na foto acima e venho espalhando com cuidado, principalmente na hora de tirar prá colocar mais produto, a textura gruda no stencil e ele levanta, faça com cuidado prá não tirá-lo do lugar. Fora isso, não tem maiores segredos, é retirar o stencil cuidadosamente e esperar secar, gosto dessa textura porque dá prá tingir com PVA ou Tinta Acrílica e fazer esse efeito em outras cores também. E se quiserem, dá prá envernizar com Verniz Acrílico normalmente, sem dificuldade nenhuma.


Falei tanto sobre os chipboards e as letras vitrificadas que recebi um monte de emails pedindo pra mostrar o que era, então aqui está, prá quem ficou curioso e não sabe o que é. Sabem que isso é o que mais gosto nesse blog? Como tem gente nova chegando, querendo aprender mais e se interessando pelas técnicas e produtos, e podem perguntar sempre, não me importo nenhum pouco em responder e explicar. O Chipboard da TeC vem assim, cru, são cartelas de papelão fino pré-cortadas, temos também os mais grossos e já estampados. Prá quem não leu, eles podem ser pintados, revestidos com papel e tecido, ou usados da forma que a sua imaginação mandar!


Usei essas letrinhas no projeto "Sol de Verão" que fiz prá TeC, escolhi as letras e montei as palavras, perceberam que o "S" está com moldura e o "R" no final da palavra é maiúsculo? É um artifício que usamos quando alguma letrinha acaba, eu os tinha usado na caixa de esmaltes, então recortei ao redor, e isso é algo que adoro no scrap e artesanato em geral, não sigo regras. Ass.: Eu,  a rebelde!


Agora fala gente... se esses PVA Metal/Cromo não são um luxo só... lindos demais. Sabem por que eu fico toda deslumbrada? Porque eu sou jurássica da época em que se você queria efeito metálico, tinha que misturar goma laca com purpurina, e ficava limitada a fazer as coisas em prata, ouro e cobre... quem mais lembra disso aqui? Hoje praticamente nem se usa...  E outro detalhe que amo: tudo à base d'água, não estraga os pincéis, não tem cheiro forte, não agride a natureza que já está tão judiada ;o( 


Aqui os detalhes de como usei as letras, fica lindo né?


Postei no blog da TeC os detalhes dessa maletinha fofa, foi uma das peças que fiz prá feira também, junto com outras em scrap decor, se quiserem saber mais, passem lá no blog. 

Beijocas ♥


17 comentários:

Marília Lopes disse...

Ahhhhhhhhhhhhhhhhh assim não vale!!!rsrsrsrs
A maletinha ficou lindaaa!!!
Beijoooo

Cláudia disse...

Tudo lindo e devidamente explicado.
Tem texto novo no blog, vc vai amar...é nossa cara.
http://oooodecasa.blogspot.com/
Valeu! Bjo

Carine Gimenez disse...

Parabéns menina talentosa.
Azar gostar de você? De jeito nenhum!
Sorte em conhecer uma pessoa repleta de talento, paixão em tudo o que faz, e generosidade mil.
Beijos.

Giuliana: disse...

Um dia gostaria de fazer um curso com você! ;oD

Adoro vir aqui e aprender coisas novas, coisas que nunca pensei e imaginei, outras que nem sabia a existência. rs

E nós te amamos muitooooo! =D

Beijos

Calma que estou com pressa! disse...

oi amiga-
este stencil é suer lindoo
e esta maleta é um sonhodourad
ficou dez amiga
bj
lu

Adriana Balreira disse...

Ficou um luxo mesmo. Lindas suas artes. Fico babando quando venho aqui no seu blog. Quando crescer quero ficar assim como vc!
Beijos
Adriana

Jade (Frescurites Femininas) disse...

Que lindo!!!
Parabéns pelos trabalhos que serão expostos... reconhecimento das belas peças que vc faz.
:)
Comprei todo o material pra fazer scrap, mas no fim não fui às aulas... Me apaixonei pelas caixas forradas com tecido...
hahahaha
Bj

Marcia disse...

Oi, querida!! É bárbaro como esses novos materiais facilitam nossa vida, não é?
Estou curiosa para ver suas peças na Mega Artesanal. Já reservei na agenda - não perco essa feira deliciosa por nada.
Uma linda semana.
Beijos

Georgia Visacri disse...

quanta coisa linda, Tays, você é super caprichosa e tem ótimas idéias, sempre! adorei!! bjs

Janaina Beserra disse...

Olá Tays,

Essa textura deve ser maravilhosa.Não vejo a hora de chegar a Mega artesanal, para ver as novidades.Já fiz uma oficina no stand da True Colors com o Kit craquelê colorido,muito bom...
Valeu pelas dicas e a maleta ficou muito cute.
Beijos e tudo de bom!

Anônimo disse...

Oi, Tays!
Menina, fiquei super feliz de saber que vcs poderão ir no encontro! Me mande um recadinho no blog com o seu email, aí te mando o endereço e o mapa, ok?
Como vcs são duas, uma leva um salgado e a outra leva um doce, ok? E não esqueçam do mimo para o amigo secreto!
bjs
Carol

Atelie Inventare Arti - Ivelise Pacheco disse...

Adorei a textura LIGHT, eheheheh! Bem fácil de aplicar pelo jeito! ai amiga, ainda quero uma aula contigo!!!! Sds
Ivelise

Welize disse...

Tays,

Amei...como sempre de excelente bom gosto...
Ve senao some das postagens de scrap...fico babando...
bjs

Color In the Box disse...

... como eu sempre digo ... VC PODE TUDO !!!
Filhos lindos... trabalhos perfeitos e ainda tem tempo para ser uma pessoa MARAVILHOSA !!!
Obrigada !!!
Beijos imensos !!!!!!!
Lu
True Colors

Bimart´s ateliê disse...

Tays amo demais suas dicas e a textura com stencil eu aprendi com você e...acredite eu terminei um porta jóias a poucas horas nas laterais apliquei a textura gliter vermelho na caixa preta.Ficou lindo a transparencia.Eu não uso mais fita crepe já estou bem mais prática graças as suas aulas minha mestra!!!um grande abraço! Já estava com saudades das suas dicas!bjks

Cynthia Lloréns disse...

Adorei a dica....a maletinha um charme à parte.
Tudo aqui é muito lindo...já vireis eguidora.
beijos
com carinho
Cynthia

Carmen Xandi's Artesanato disse...

Oi Tays tudo bem?
Fiquei muito feliz em ter te encontrado viu? Seus trabalhos são lindos, e voce tem uma criatividade sem par!! Parabens e que Deus continue te (e sua familia) abençoando mais e mais. Já estou te seguindo, e vou pra os outros blogs tb!! Bejos e tenha um Domingo abençoado.
Carmen