sábado, 6 de agosto de 2011

Envelhecimento com esponjado - Dica Time Criativo True Colors


Hoje é sábado! E é dia de Dica do Time Criativo True Colors, oba!

Uma das técnicas que mais tem se sobressaído no mundo craft em geral, é o envelhecimento, tendência muito forte ao estilo retrô, peças vintage. E no scrap decor não poderia ser diferente. Eu me sinto em casa, porque é um estilo que adoro! Existem várias formas de se conseguir esse efeito com bons resultados, mas a que mais gosto é o esponjado aquarelado. Usei prá fazer o fundo dessa peça e o efeito está visível nas arestas onde não tem papel. Vamos aprender?


Para conseguir esse efeito eu uso Gel Envelhecedor Âmbar, ele tem uma consistência excelente e o fato de ser gel ajuda muito a retardar a secagem da peça. Esse é um dos grandes problemas de quando se trabalha com tinta comum, muitas vezes ela seca antes que consigamos terminar o trabalho e conseguir o efeito. É possível de se fazer, mas é necessário muita prática e agilidade, já com o gel temos um tempo maior, podendo trabalhar com calma e conseguir um efeito uniforme. Peguei um pouco do Gel, coloquei em uma bandejinha de isopor (reaproveitamento sempre!), como queria um efeito bem suave, aquarelado, diluí com um pouquinho de água, misturando bem com pincel, uso sempre nos meus trabalhos, prá pintura básica, a linha Condor 484, por ser macia e não deixar marcas de cerdas na peça. Depois de bem diluído, molhei bem uma esponja marinha e em seguida retirei toda a água, deixando apenas úmida. Eu tenho esponja marinha desde quando comecei a trabalhar com pintura, hoje em dia sua venda é proibida por desequilibrar o ecossistema marinho, para substituí-la você pode usar uma esponjinha própria para textura, como essa. Com o pincel espalhei bem o gel diluído na bandeja e em seguida fui batendo a esponjinha para carregá-la com o gel.



No passo seguinte fui batendo na peça até preencher o fundo. Esponjar não é tão simples quanto parece, então, algumas dicas... no caso dessa esponja, ela imprime um desenho na madeira, desenho da superfície dela, para que esse desenho não se repita simetricamente, fazendo fileiras, na hora de esponjar alterne a direção e vire o pulso em vários sentidos. Para conseguir um efeito mais bonito, vá batendo e sobrepondo a tinta, deixe mais carregado em alguns lugares do que em outros. Nessa etapa a tinta (gel) está depositada e ainda úmida, agora vamos aquarelar.


Lave a esponjinha retirando todo o gel dela, deixando-a limpa. Para aquarelar, fazer esse efeito aguado, lavado, precisamos de um pouco de água na esponja, então esprema, mas não retire totalmente a água, deixe bem úmida. Depois vá batendo na caixa como eu mostro na foto, deixe que solte um pouquinho da água, e vá "molhando" assim toda a caixa, até que você perceba que o efeito está suave e aguado. Caso você retire demais o gel, não há problema, carregue novamente a esponja com o gel e inicie novamente, essa é a grande vantagem do produto: tempo de secagem estendido. Eu prefiro fazer uma primeira camada e secar, então vejo se gostei ou se necessito de uma nova camada, dessa forma chego ao ponto que quero, sem pecar pelo excesso. 

Eu uso muito essa técnica, inclusive quando quero fazer falso couro, apenas mudando o tom do gel. E gosto justamente dessa possibilidade de controlar o tom e o grau do envelhecimento. Em breve eu mostro a peça prá vocês, em detalhes.

Beijos e um excelente final de semana! ♥

19 comentários:

Cissa Branco disse...

Tays,

Que luxo isso, esponjado, isso não é para uma pessoa estabanada como eu, rs.
É amiga, daqui para frente teremos que dividir nossos nenês com essas biscas, rs.
Beijos

Margarida disse...

Tays, não conhecia essa técnica e adorei o post bem explicadinho. O efeito de envelhecimento fica muito bonito. Senti falta do Make & Take também. No próximo vou com certeza.
Beijos e ótimo domingo.

Cláudia Valéria disse...

Ei Tays, tudo bem? obrigada pela visitinha lá no blog. Te mandei uma mensagem com o endereço do fofurices pelo seu canal fale comigo. Você viu? Qualquer coisa me escreve no claudiavaleriamra@gmail.com
beijos e boa semana!!

Unknown disse...

Tays querida, obrigada pelo carinho de seu comentário, visitei seus blogs e ja me instalei em todos, maravilhosos todos!
Amei o post acima.....
bj minha linda
um bom domingo a vc
Valeria

Sônia Pb disse...

vim agradecer sua visita e dizer que vc tem razão... faltou detalhes delicados na cabeça do anjo.
Gostei muito da sua dica de envelhecimento com esponjado nessas cores... eu nunca me aventuro em cores fortes. Preciso tentar pelo menos.
bjs
Sônia

Anônimo disse...

Tays queridona, é a quarta vez que venho aqui, não consigo comentar, por isso fiz o "teste" rsrsrsr, pelo perfil não consegui, só pelo anônimo mesmo. Espero que agora dê! Amei e amei essa técnica e o modo como você explicou ela detalhadamente, sempre faço envelhecimento e acho super pesado, amei desse jeito!!! Amo vir aqui, porque aprendo muito sempre.
Bjinhos!

Annalu

Anônimo disse...

Também tentei e não deu pelo perfil, então fiz como a amiga de cima, como anônimo. Eu amei essa técnica e queria ver se você pode me ajudar, uma dica de como tingir rendinha de algodão com chá preto, e também se vc já fez pano assado. Mandei um email prá vc.

Saudades de conversar com vc, estou cheia de encomendas e provas na facul.

Bjk

Fernanda Machado

Marília Lopes disse...

Tays amooooooooo o gel envelhecedor!!
Tive um deja vu agora!!!rsrsrsrs
Há muitos anos atrás, fiz um curso de pátina em móveis e paredes e usei demais esta esponja!!!Mas nunca tinha tentado no papel!
Adorei a dica!!!
Olha, acredita que chorei só por conta daquele post???kkkkkkkkkkkk
Eu sou uma maria mole viu!!!
Obrigada pelo carinho, saiba que sinto o mesmo por voce!!!Mesmo não te conhecendo pessoalmente!!!
Agora, to curiosa pra ver a caixinha toda né!!!rsrsrsrs
Beijoooo

Malú Camargo disse...

Tays!!! Adorei a dica!!!
Bjos!!!

Julia Cotrim disse...

muito maneiro esse gel envelhecedor... nunca experimentei... valeu pela dica! e os detalhes de seu trabalho ficaram lindos lindos!
beijos minha querida e boa semana!

Unknown disse...

Lindo o resultado do trabalho! Não tenho esse dom da mexer com artesanato, mas acho o máximo quem faz. Um beijo querida

Luma Rosa disse...

Super legal você dividir os seus conhecimentos! Estava olhando os seus trabalhos de scrapbooking e pensei que pudesse fazer um lindo cabeçalho com eles :) Boa semana! Beijus,

Joana disse...

Ei Tays!
Super bem explicado. Também não conhecia essa técnica, o efeito é muito bonito.
Beijinhos

Arteira.com disse...

Claro que eu já te sigo por esse blog também, adoro mesmo os seus trabalhos...e sobre colocar meus trabalhos na vitrine...vc ainda pergunta se pode...mais é claro...vou ficar super feliz de ver eles lá..um grande beijo e obrigada pela visita e pelos elogios...vc gostando do meu trabalho, que ainda é bem pobrinho... foi uma grande alegria.

Liliane de Paula disse...

Não entendo nada dessa arte que vc domina, Thays.

Lia e Vi disse...

Tata (#aintima, rsrsrs)
Adoro essas dicas, apesar de não me aventurar no scrapp, já fiz umas páginas (nada comparado ás suas lindezas néam, mas tá valendo, rsrss)

Agora me fala uma coisa, vc é toda trabalhada na finesse, esponjando assim blasé com as unhas lindas e vermelhas !!
Tu é chique e ponto.

Bjus 1000 mana !!! E Mari, tá boua ?

Paty Molina disse...

Ta, adoro seus posts gigantes você sabe, amo seu jeito de não economizar nas palavras e informações. Ta, vi também o post do envelhecimento com a esponja, é um efeito realmente lindo!!!
É algo que preciso abraçar mais nos meus projetos, as tintas.
Linda semana e me avise qualquer coisa, estarei esperando sua próxima idéia genial!
bjkas da Paty

Rosana Garcia Hess disse...

idéias maravilhosas!!! acabei de postar sobre o outro make...do emboss...acredita que chegamos em casa e a Aninha quis testar...dá uma olhada teacher!
http://scrap-connection.blogspot.com/2011/08/make-and-take.html

kisses
Rosana

IMPORTADOS disse...

tudo muito lindo no teu blog!!!
trabalho com porongo se quiser conhecer meu trabalho viste meu blog tambem
bel
bbelartes.blogspot.com