segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Tendências em artesanato e decoração 2024

 


Agora que já falamos das cores, que tal conhecermos as tendências em artesanato e decoração para 2024? O que está em alta na decoração? Qual a cor favorita nos mecanismos de busca? Quais técnicas e temas estarão em alta? Mais uma super seleção de ideias e inspirações segundo o Pinterest Predicts! Se você não sabe, vem que eu te conto tudinho!

Imagem: Pinterest Predicts

* SEM DESPERDÍCIO

Nada se joga fora, tudo pode ser reaproveitado, customizado, reciclado e ganhar uma nova chance! O que talvez não sirva mais para alguns pode se transformar em algo único, personalizado e criativo nas mãos de outros. Se a reciclagem e reaproveitamento já estavam em alta, agora estão ainda mais! Chique mesmo é não desperdiçar, é poupar a natureza, repensar o consumo e ter como prioridade a sustentabilidade! 

Recicle, reaproveite e ressignifique sem medo! Transforme pedaços de madeira, retalhos e outros materiais em objetos novos. Utilize as sobras de linhas, fios, tecidos e papéis. Personalize, customize móveis e pequenos objetos! Inove nas técnicas, mude a cor e o estilo, coloque em outro cômodo da casa. E a criatividade chega também na cozinha! Você é do ramo da culinária e gastronomia? Crie conteúdo apostando no reaproveitamento de sobras, nada de jogar alimento no lixo!

O termo "artesanato com pedaços de madeira" teve um aumento de 1220% nas buscas! Outros termos como: "artesanato com material reciclado", "colcha de retalhos", "crochê com sobras" e "receitas com sobras" também tiveram um aumento significativo nos buscadores em geral.

Imagem: Pinterest Predicts

* AZUL A MIL!

A cor queridinha e mais buscada é o azul! Acredita-se que essa força do azul venha de mãos dadas com outras fortes tendências que falaremos adiante: águas-vivas e aquários! Essa cor linda estará presente em tudo, mas principalmente na maquiagem, esmaltes e acessórios! Aumento expressivo nas buscas dos termos: "azul aquamarine", "maquiagem azul-claro", "unhas azuis divertidas", "água-viva azul".

Imagem: Pinterest Predicts

* METAL SENSACIONAL

Prepare-se para ver muito brilho em efeitos metalizados e cromados, tons metálicos estarão presentes em roupas, calçados, unhas, acessórios e também em objetos decorativos! Móveis, portas de alumínio e elementos decorativos imitando esse efeito já podem ser encontrados em projetos e lojas de decoração, inclusive mesclados com espelhos! A grande estrela dessa moda é a cor prata!

Imagem: Pinterest Predicts

* CANTINHO DO CAFÉ

A ideia é que cada um tenha seu próprio cantinho para relaxar tomando um bom café, receber os amigos e a família. A temática é retrô lembrando o balcão das cafeterias, mas as cores e a decoração divertida farão parte desse ambiente. As lousas voltam com força total! Aposte nas placas de café, inspire-se nas lousas das cafeterias, capriche nos detalhes! 

Imagem: Pinterest Predicts

* ESTÉTICA KITSCH

Você conhece ou já ouviu falar desse estilo? O termo kitsch inicialmente era usado para indicar mau gosto artístico e caracterizar objetos de valor estético distorcido ou exagerado. No entanto, diferentemente do brega, kitsch seria algo excêntrico, não necessariamente considerado brega. O estilo kitsch é conhecido por suas características marcantes e extravagantes. Algumas das principais características do estilo incluem excesso e exagero, abraçando a ideia de que mais é mais. Utilizando elementos decorativos exagerados, com cores vibrantes, estampas chamativas e detalhes ornamentados.

É isso mesmo, tudo colorido, estampado, exagerado, chamativo e over. Essa onda vem com força total na decoração e acessórios de cozinha! Quanto mais diferentona, melhor! Tá liberado plantas, quadros, estampas, cores, a jarra de abacaxi e até o pinguim de geladeira.

Imagem: Pinterest Predicts

* PAÍS TROPICAL

E por falar em jarra de abacaxi... A inspiração tropical entra em cena novamente! Aposte sem medo! Tendência no setor de decoração, festas, moda e principalmente culinária! Aposte nos sucos coloridos, frutas amarelas, drinques refrescantes, decoração de coqueiros, folhagens e estampas de praia!

Imagem: Pinterest Predicts

* ECONOMIA DIVERTIDA

Lembram dos cofres de porquinho da nossa infância? Pois então... Eles estão de volta com uma roupagem moderna, cores vivas e design personalizado! Se você trabalha com gesso, cerâmica, porcelana, aposte nesse produto! Grande aumento de buscas pelos termos: "cofre de porquinho", "cofrinho de cerâmica", "cofrinhos de bichinhos".

Imagem: Pinterest Predicts

*CHÁ DE FOFURA

Seguindo a onda dos últimos anos, esse ano as mamães e papais continuarão celebrando momentos e conquistas dos pequenos de forma criativa. Chá revelação, cerimônia de nomeação, mesversário, primeiro dentinho, desfralde... Tudo será motivo para festa! E isso inclui a decoração do ambiente, convites, lembrancinhas, álbuns personalizados, elementos decorativos do tema, bolos, docinhos e muito mais! Aposte nesse mercado que oferece cada vez mais possibilidades!

Imagem: Pinterest Predicts

* LANÇANDO LAÇOS

Se em 2023 a moda era babado pra todo lado, esse ano teremos laços! Eles aparecem como tema principal em roupas, sapatos, sandálias e acessórios, ou mesmo como detalhes fofos e delicados. Pode ser um colar de laço, um laço de crochê, brincos ou bordados, mas eles estarão lá! 

Imagem: Pinterest Predicts

* CADA UM NO SEU AQUÁRIO

Do mesmo conceito da tendência "urban jungle" que traz a natureza para dentro dos nossos lares, esse ano teremos aquários e terrários na decoração! A tendência é democrática e permite aquários de todos os formatos, tamanhos, estilos e em diferentes ambientes da casa. E não teremos somente peixinhos, as tartarugas também fazem parte da festa em lindos terrários! Crescimento de mais de 400% desses termos nos sites de buscas.

Imagem: Pinterest Predicts

* VIVA A ÁGUA-VIVA

Esse ano estamos observando muitas tendências relacionadas à água e à natureza, inclusive com um reforço da cor azul! Um dos temas que chega com muita força e já está presente em vários segmentos como papelaria, bijuteria, roupas e decoração, é a água-viva! Mescla o tom azul, rosa verde, lilás com ênfase na transparência e na leveza, ideia de movimento. Linda, misteriosa e fascinante; é assim que ela está sendo intitulada. A água-viva sai do mar e surge em formato de luminárias, guarda chuvas, toucas, doces e pelúcias! 

Imagem: Pinterest Predicts

* GÓTICO SERTANEJO

Uma mistura improvável e inusitada, mas que promete ganhar o coração dos apaixonados pelos dois estilos! Mistura de elementos sertanejos, rústicos com elementos escuros, góticos e mais sombrios, principalmente na cor preto! A decoração traz uma mescla de referências retrô com o antigo faroeste. Vale misturar com metal e elementos cromados que também estarão em alta! Teremos muitas franjas, tapeçarias, couro e chapéu de cowboy!

* OUTRAS DICAS

- Estilo retrô continua em alta e com muito mercado, vem com bastante expressão na moda masculina com detalhes em tricô. 
- Estilo boho, hippie chic também permanece e esse ano é tendência principalmente para festas de casamento. 
- E assim como no ano passado permanece a ênfase no autocuidado com rituais de banhos relaxantes, toalhas personalizadas, banheiros decorados, bandejas, arranjos florais e kits para presentear!

Trouxe esse tema com o intuito de nos mantermos atualizados, de inspirar e informar para que possamos encaixar essas tendências nos nichos que atuamos. É muito importante sabermos das tendências e estarmos atualizados para que saibamos com antecedência o que o mercado e os seus consumidores irão desejar num futuro próximo, assim saberemos o que deve ser produzido. Dessa forma podemos investir nosso tempo, recursos e criatividade de forma mais assertiva e objetiva, aproveitando melhor as oportunidades.

Gostaram das tendências para esse ano? Me contem nos comentários!

Acompanhe meus outros canais também e não perca nenhuma novidade!


Beijos e uma semana pra lá de criativa! ♥



9 comentários:

Anônimo disse...

Sou muito suspeita pra falar, pois amo azul e suas variações, amo o country principalmente ao que se remete ao cavalo. Amei as novas tendências e já surgiram mil ideias. Obrigada Tays por nos iluminar com essas novas tendências.

Anônimo disse...

Para quem ama azul, saber que é tendência me deixa feliz! Eu amo misturar azul com outros tons, criando minhas próprias tendências 😊Muito legal o texto, parabéns 👏

Anônimo disse...

Maravilha,Tays! Obrigada pelas dicas. Bjs! Celia Mariano

Anônimo disse...

Adorei!!!

Anônimo disse...

Oi querida Tays, amei! Obrigada pela aula maravilhosa Adorei ficar a par de das novas tendências para esse ano que se inicia. Beijos Fernanda 😍💕

Anônimo disse...

Tays vc como sempre trazendo cultura e força para o artesanato. Adorei tudo, vcvescreve de forma livre e relaxante que nos permite uma leitura dinâmica e informativa. Só vou trocar a água viva... por cogumelos, estou super encantada com as cores... as formas.... rrrsss apaixonada pela floresta encantada onde eu "acho" que eles nascem. O gótico tbm me pegou... estou com caveiras salvas em cores mais fortes e não as coloridas como as mexicanas. Obrigada 💖. Aguardo com ansiedade as próximas dicas e postagens. Beijos

Anônimo disse...

Obrigada Tays mais uma vez , adorei as dicas e fiquei muito feliz pela cor , amo azul . Bjs

Nanda Castro disse...

Encantada com tantas ideias legais! Obrigada por trazer isso pra nós de forma leve, com imagens lindas! Acredita que já me deu vontade de começar uma coleção de café e um baú masculino diferentão? Amei, amei! Vc é única e esse blog é o nosso acervo de milhões! ♥

Anônimo disse...

Obrigada, profe, pelas informações excelentes. Não me fixo muito na moda mas é sempre bom acompanhar para poder criar as minhas próprias tendências. E seu texto vai ajudar muito.