quarta-feira, 30 de março de 2011

Oficina de Criatividade - Silvio Alvarez em Curitiba


Há algum tempo eu venho acompanhando o trabalho do Silvio Alvarez, um artista que expressa suas ideias e traduz seus sentimentos e criatividade através de colagens. Não são apenas simples colagens, ele envolve e uniu nesse trabalho dois conceitos vitais: Arte e Sustentabilidade. 


Suas obras são criadas à partir de recortes de imagens retiradas de revistas e folhetos, figuras minúsculas recortadas uma a uma, onde a matéria-prima mais importante, segundo o próprio Silvio, é a paciência. São obras detalhadas, minuciosas, de uma perfeição imensa, que retratam em grande parte a relação do homem com o meioambiente, com o cotidiano das grandes cidades e muitas vezes, com ele mesmo. Cliquem na imagem e vejam o tamanho milimétrico dos recortes e as sobreposições, cada elemento desse é um recorte separado, montado dessa forma, compondo a obra.

Leo, todo tímido, só com cócegas mesmo... hehehehe
Eu  estava aqui dando uma olhada rápida no Twitter quando li que ele estaria aqui em Curitiba no último fim de semana, pedi detalhes e fiquei aqui morrendo de vontade de ir, no sábado não consegui, mas no domingo me organizei e fui. Inicialmente ia sozinha, mas todo mundo se enrabichou atrás... rsrsrsrs, eu nem tinha a pretensão de fazer a oficina, era uma das Oficinas de Criatividade da Pritt, pois tinha ido de última hora e sabia que era prá turminhas das escolas, queria só um abraço do Silvio, tornar real a amizade de Twitter, poder ver a arte dele de pertinho e encostar o dedo, trocar umas palavrinhas e claro tirar uma foto ;o) Mas ele é uma pessoa tão, mas tão querida, que eu com palavras não conseguiria traduzir à vocês o quanto fiquei ainda mais fã e admiradora dele, carismático, simples, sorridente, uma pessoa cativante e sem dúvidas, especial. Na hora ele conseguiu dois banquinhos, e deu um jeitinho prá que eu e o Leo fizéssemos também a oficina. E foi assim...



Nessa primeira etapa, ele nos orientou sobre como escolher as texturas de fundo, as figuras, como compor a colagem. Leo fez tudo sozinho, muito fofo meu menino!

Silvio dando dicas de recorte, explicando que quem conduz e orienta o corte mais preciso é a mão que segura o papel e não a mão com a tesoura.
Enquanto isso, ali do ladinho, papai de babá, assistindo a oficina, enquanto uma fofucha teimosa não se entregava pro sono mas de jeito nenhum...


Agora a parte legal, depois de selecionar as texturas e figuras, rasgamos os papéis e iniciamos a colagem.


Depois de tudo colado, alguns acabamentos.


Acabamento final, impermeabilização com cola e rolinho de espuma, para proteger a obra. Imagina se Leo não adorou isso... não pode ver meus rolinhos que quer pintar tudo... hehehe.


E olha que ser mãe não é moleza... há dias eu o sinto mais manhoso, meio quietinho, fazendo coisas prá chamar atenção, com a rotina que tenho, me dividir não tem sido fácil... No momento dessa foto ele disse que estava feliz, porque adorava ficar sozinho comigo, me deu um abraço tão apertado e disse "Eu te amo muito mamãe". Senti o quanto aquela horinha foi importante prá ele, sozinho comigo, sem a Mariana. E ouvir isso dele... não tem dinheiro que pague.


Nossas obras de arte... hehehehe... Leo abriu a revista e viu essa gravura dos desenhos que ele gosta, e eu quis fundo sépia, contrastando com as cores do vaso, adorei ;o)


Leo e o amigo Gabriel, orgulhosos dos trabalhinhos, fofos!




Pose para a foto, cada um com sua arte, e o Silvio carismático e simpático sem igual, na primeira foto, ele está fazendo cócegas no Leo... hehehhe... 




Alguns detalhes de uma das obras de Silvio, cliquem prá ver os detalhes, vale à pena, perfeição impressionante, brinquei com ele que é um Naif em colagem, me identifico demais com os trabalhos dele, gosto de coisas detalhadas, minúsculas, de trabalhos elaborados, demorados e que exijam muita paciência, como outras artes que já faço, gráficos elaborados de ponto cruz; se for prá bordar maçãzinha em pano de prato nem quero, gosto de quadros, passadeiras, toalhas de mesa e coisas do gênero. Sou apaixonada por Naif, pontilismo, quilling, tudo o que puder compor cenários. Detalhes mínimos de pintura country e folk art, gosto de trabalhos que deem trabalho.. kkkkkkk. Outra coisa que gostei nos trabalhos do Silvio foi o surrealismo de algumas composições, eu pessoa que voa e sonha em tempo integral me senti parte das obras. Conheçam mais trabalhos dele na Galeria do site oficial.


No final ainda ganhamos brinde, uma sacolinha com canetinhas e adesivo, Leo todo feliz, amou! Obrigada Silvio e Oficina Pritt por esta oportunidade e pelo momento agradável, foi um domingo especial! 




Essa oficina aconteceu no Shopping Estação, um shopping que foi construído mantendo a estrutura da nossa estação ferroviária, tudo foi cuidadosamente preservado, quem vier prá cá não deixe de conhecer, é um passeio cheio de história e nostalgia ;o)

Beijos ♥

11 comentários:

Mariana Malagurti disse...

Orgulho de vocês. Orgulho de família unida, todos felizes e compartilhando o momento juntos. Tatázinha, Você é espertinha e nunca vai deixar esses momentos passarem despercebidos. Aproveite muito. =] Beijosss

Lica disse...

Tays,

Não conhecia o Silvio nem o seu trabalho, mas me admirei com a precisão e a riqueza de detalhes, ainda bem que as amigas do blog são assim, conhecem e dividem as coisas boas. Valeu.

Bjão

Carine Gimenez disse...

Que artista incrível Tays, as obras dele são de uma riqueza de detalhes impressionante. Gosto muito desse tipo de trabalho.
O Léo está cada vez mais gato. A fofucha então, sempre fofucha e linda.
Beijo.

LucianaW disse...

Nossa que bacana o trabalhpo deste artista, lindas fotos Tays, vai dar para fazer um mini muito legal.
Bjs

Suelem Carolina disse...

Olá Tays, não conhecia o trabalho desse artista, obrigada por compartilhar com a gente momentos tão bons! bjokas

Giuliana: disse...

Oi Querídissima!,

Que lindo o trabalho do Silvio. E o seu e do Leo? Ah, habilidade e criatividade é de família. rs ;oD

Beijos

Taninha disse...

Amei isso!!!!! Delícia de domingo hein?!?!?! Que trabalho lindo do Silvio!!!!
Bjssssssssss
Taninha

Atelie Inventare Arti - Ivelise disse...

Oi, Tays, que invejinha da boa! Me programei para ir ver o Silvio, mas não lembrei que era niver do marido e da filha! Sofri, mas fui "obrigada" a ficar e organizar a festinha que eles queriam!Conheci o Silvio na primeira vez que ele esteve aqui e o trabalho dele é lindíssimo, queria ter podido ir! Imagine, até a Mariana e o Léo!! Aff, esta familia é mesmo muito "arteira", eheheheh! beijos
Ivelise

Ana disse...

Que legal!
Adorei conhecer um pouco do trabalho do Silvio.
Realmente é talentoso e passa uma imagem de ser muito carinho com as pessoas.
Gente rara.
Beijos!

Adriana disse...

Oi Amiga, ficaram lindos os trabalhos mesmo... e eu, que sou tb mamãe de dois, sei muito bem como é isso de carência, a gente vai tanto no vai da vida, um bb absorve tanto que a gente descuida do mais velho... veja se vc arruma um minutinho que seja para fazer algo só com ele, nem que seja ir a padaria..
ah.. obrigada pelos elogios, mas a última caixinha é verde, rsrsr a do meio é ocre pq eu tb não sou fão de yellow, rsrsr

A FADA DAS AGULHAS disse...

Oi amada amiga!

Que gostoso esse lazer...O Léo se divertiu muito,dá pra ver pela carinha de felicidade dele..rs E a Mariana?Que bolinha fofucha ela tá!..Kkkkk O trabalho do Silvio é bem legal,e vcs não ficaram atrás,não é?Talento de família!

Bjss