terça-feira, 28 de junho de 2011

Programação e organização na cozinha - Ganhe tempo!

Todo mundo já sabe que sou enrolada, tenho a vida corrida e vivo me virando em mil prá dar conta de tudo e muita gente brinca me perguntando se eu durmo e como consigo fazer as coisas. Durmo sim, pouco, mas durmo... e é o suficiente prá que eu me sinta descansada e disposta prá batalha diária. O que eu acho que me toma mais tempo e me prende mais é a cozinha, porque inevitavelmente todos precisam comer. Eu adoro cozinhar, mas com tempo, não na correria do dia-a-dia, aquela obrigatoriedade de horário e depois... ter que limpar, ai como eu detesto! Sem contar que a Mariana come diferente, então o empenho é dobrado. No início me vi louca prá dar conta de tantos horários dela misturados aos nossos, mas nada que um pouco de organização não tenha resolvido.


O que eu acho que mais toma tempo: verduras e legumes, porque tem sempre que lavar muito bem ou descascar e cortar... percebi que muitas vezes estava deixando de fazer porque me atrapalhava e não dava tempo, fazia só uma saladinha rápida de sempre. Agora eu deixo prá organizar minha cozinha da semana no domingo, porque meu marido está em casa e cuida das crianças, assim não preciso parar a todo instante. Domingo lá fui eu, lavar, descascar e picar verduras, arrumo tudo assim lindo, porque tem que ter glamour e ser diva até na cozinha, não nasci prá ser ogra... kkkkkkkkkk, e adoro abrir a panela e ver tudo lindo, limpo e colorido ;o)


Essa panela é uma dica que dou, serve tanto como espagueteira quanto prá cozinhar legumes no vapor, é uma aquisição excelente, toda em aço inox, tenho desde que casei. Depois de cozidos, guardo os legumes em potes herméticos na geladeira, de 3 a 4 dias resistem tranquilamente, se quero salada é só temperar, se quero refogadinho, é só acrescentar um temperinho e dar uma refogada rápida e pronto! Sem stress, sem sujeira.


Adoro ter congelado seleta de legumes, gosto de usar em sopas, ou fazer só à sauté passadinho ligeiramente na manteiga prá acompanhar carnes e alguns pratos sem molho. Aqui piquei chuchu (sim, eu gosto tá?) batata-salsa ou mandioquinha e cenoura, porque é prá sopa. Quando faço prá jardineira de legumes eu uso batata, cenoura, brócolis, enfim, o que tiver e combinar. Deixo tudo picadinho e congelo em saquinhos, assim:


Como a comida da Mariana é diferenciada, também deixo programada prá semana, poderia na verdade deixar prá mais dias, mas não gosto, prefiro assim que fica sempre fresquinho. Já tentei em emergências dar papinhas de vidrinho prá ela, ela ODEIA e não há meios de fazê-la comer, o único que me salva numa emergência ainda é o Risotinho e só... prá facilitar minha vida, faço uma base de sopinha que vai batata-salsa, chuchu, abobrinha, cenoura, brócolis, tudo temperadinho com alho, cebola, tomate e cheiro-verde, com um punhadinho de macarrão cabelinho-de-anjo. Ralo tudo no ralo grosso, refogo com temperos e deixo cozinhar até que tudo praticamente se desmanche, no final acrescento o macarrãozinho, fica um creme delicioso e macio, ela se lambe! Todos os dias descongelo um potinho e vario a carne, peito de frango, carne moída, coxinhas, ou então, beterraba, caldinho de feijão (que também tenho congelado sempre). A carne eu já congelo porções menores prá ela e porções maiores prá nós, tudo separado em bolinhas no freezer, coisa mais fofa... kkkkkkkkkk, porque até prá ser housewife, escrava-do-lar a gente tem que ser cute e fofa, né? Os vidrinhos sempre lavo muito bem e fervo por 10 min, em seguida encho, fecho bem e freezer!


Outra coisa que é um coringa prá mim e não deixo faltar nunca: hamburguer! Na verdade, não é exatamente um hamburguer, mas um bifinho de carne moída. Eu detesto hamburguer de caixinha, gordurento e com gosto de sebo, o único que eu ainda suporto é o Texas Burguer, mas só de vez em quando... então eu faço meu próprio, uso carne moída de primeira, sem gordura visível, gosto de acrescentar temperinhos como alho esmagado (pouco), cheiro verde ou ervas finas. Não demora nada prá fazer, é muito rápido e prático, quando não programei almoço, faço um desses grelhadinho pro Leo, com legumes, arroz e feijão, tenho uma refeição rápida e saudável, além de muito saborosa porque fica uma delícia. No fim de tarde com um pãozinho fresco, com uma fatia de queijo derretido também fica ótimo! Não tem receita queridos, eu uso creme de cebola ou sopa de cebola light para dar liga, acrescento os temperinhos, faço bolinhas e depois achato, sem ovos, sem óleo, sem gordura. Faço dessa mesma forma a massa prá rocambole de carne, que asso com recheios variados. Depois é só enrolar no filme plástico e congelar também.


Outra coisa que procuro me programar sempre é com as frutas, confesso que já joguei muita fruta fora, por ter deixado na geladeira e quando resolvi abrir estavam estragadas, odeio desperdício! 


Agora quando chego do mercado já separo tudo, coloco na fruteira o que é de consumir na hora, lavo e coloco em potes, principalmente frutas como morangos e uvas.


Abro, descasco e pico frutas como abacaxi, manga, mamão e melão, quando quero comer ou servi-los prás crianças é só pegar ali prontinho ;o) Isso é algo que ajuda bastante até o Leo a comer mais frutas, ele vai fuçar a geladeira e enxerga nos potes transparentes e me pede.

Atualizando: Tem mais dicas legais no blog da Fer Sahira, ela mostra o modo como ela prepara e congela temperinhos e tem também dicas de frutas. Não deixem de dar uma espiada.



Passei metade do domingo na cozinha, mas estou tranquila por uma semana, pro almoço fiz Paella, reforçada com uns camarões que meu marido ganhou de um amigo na empresa.


De sobremesa, bolinhos ou cupcakes Peteleco, receitada postada pela Fer que atiçou minhas bichas e anacondas todas... kkkkkkkkkkkk, enquanto não fiz não tive paz de gula! Eu recomendo, é fofinho, macio, molhadinho... fácil, barato, aqui em casa todo mundo gostou, foram confeitados pelo meu Cupcake Gourmet, aguardem detalhes num próximo post ;oP

Então queridos, é assim que me organizo:

* Com Lista de Compras programada, disponível para baixar aqui.

* Com Cardápios definidos e congelamento de alimentos, manual para baixar aqui.

* Com preparo antecipado de alimentos e congelamento de porções. Além disso que mostrei aqui, eu costumo congelar feijão, quibe assado e prá fritar, porções de nhoque, torta de frango, strogonoff semipronto, panquecas, lasanhas pequenas de vários sabores, empadões e pães de queijo pro lanche. Tenho sempre bacon em pedacinhos e frito, trago do mercado, frito a peça toda, sujo o fogão uma única vez, congelo em um potinho e vou usando quando quero um saborzinho na comida, fica igual, não perde a crocância. Jamais deixo faltar cheiro verde, manjerona, orégano, alecrim e manjericão. Colho os excedentes da hortinha, lavo, seco bem e congelo em potinhos. Sempre procuro fazer as receitas com sobra, e vou congelando, então sempre tenho várias refeições prontas no freezer.

Dessa forma não morro na cozinha, ganho tempo prá ficar com meus pequenos, prá vir aqui conversar com vocês e a rotina se torna  menos pesada. Organizem-se e ganhem tempo, que é precioso!


Beijos ♥

35 comentários:

Vivian Vieira disse...

Uhuuuu, arrasou!!!! Que delícia de post!!!! Está nos meus planos ser organizada assim também.... quem sabe nas férias?

Adorei as dicas. Obrigada!

Bjinhos.

http://costurandootempo.blogspot.com

Cláudia disse...

Como eu, você, querida amiga é ligada na 220...e muito, muito organizada!
Com o auxílio luxuoso do maridão...nos domingos, vai se programando pra semana...
Por isso, e mais algumas coisas que ficaram por dizer, você é esta Coca-Cola toda...
Nota 1000, fada madrinha!
Bjo grande.
Clau

Cláudia disse...

Falei, falei e me esqueci de dizer que as dicas, valiosíssimas, serão adotadas, aqui e na casa da praia.
Brigadão, bjo, de novo!
Clau

Lola disse...

Nossa Tays! Super organizada hein? Eu também costumo programar um cardápio semanal aqui em casa...facilita muito na hora de comprar as coisas no mercado e/ou feira!
Bjs

Alessandra disse...

Amiga...
Dicas adoráveis, só uma coisa... A abobrinha na sopa para congelar não é muito legal não (segundo minha amiga, ela tentou e ficou com um gostinho meio azedinho - fique de olho na sopa da fofoletinha! Tadinha). Mas as dicas foram ótimas, concordo com vc em tudo e domingo andei pesquisando uns cardápios na net, mas não gostei muito não! Tudo muito afrescalhado e fora de nossa realidade "borralheira" KKKK.
Vou olhar os seus com carinho e copiar, com certeza!
Sabe aquela história de ir ao mercado as escuras? Vc pega pouco o que usa realmente e muito outras que acabam sobrando ou não combinam com nada... Resultado é ter que ir mais de uma vez ao mercado- Um saco! Sem contar que algumas coisas acabam estragando na geladeira...
Ah, em tempo. Batatinha pode ser congelada? Tentei e não gostei do resultado (sou fresca? Ou fiz errado?)
Valeu as dicas Tays!! Beijos e cuida das abobrinhas! Rss

Sonia Oliveira disse...

Oiii Tays é por essas e por outras que eu adoroooo vir aqui,vc sempre com dicas valiosas...obrigado por compartilhar conosco viuuu,qualquer hora apareço no seu atelie pra fazer um desses cursos maravilhosos tá...bjossss

karla dote - butterfly disse...

Menina!!!! Vc é sensacional, hein?! Adorei as dicas e já salvei os arquivos pra ver se me organizo mais!!! Eu amo cozinhar e passo horas na cozinha... ainda não tenho filhos, mas sei que quando eu os tiver, vai ser um sufoco!!! bjk

Cláudia Valéria disse...

Flor, adooorei!!! Você é maravilhosa e é por isto que dá conta de tudo. Obrigadissima por tanta genttileza em compartilhar conosco. Copiei tudo para aproveitar aqui em casa!!!
Um dica minha: torro arroz para a semana assim consumo menos oleo. Na hora do almoço já está torrado e so colocar a água. O Feijão a mesma coias deixo cozido para refogar na hora. bjinhos

Elaine Tasquim Biason disse...

Nossa querida, quanta idéia ótima!!!
Eu amava cozinhar, depois da depressão mal faço leite com sucrilhos, rsrsrsrs
Mas amei suas idéias...

casa de fifia disse...

menina que eficiencia...eu atè ne envergonho de dizer quase sempre chega noite e eu nao sei ainda o que sera o jantar rsrsrsr

baci

Consuelo Vermelho disse...

Afff... Tays, vc existe mesmo...
Que organização...
Eu ate tento ser organizada, mais assim como vc amiga, vamos combinar hem...
Nem chego aos pes...
Parabens e obrigada por dividir conosco a sua sabedoria...
Mil beijos, Consuelo.

Bartinha vai as compras com as amigas disse...

Adorei! Quero ser assim tb. Juro vou tentar seguir seu exemplo, sempre deixo pra depois e acabo me enrolando e deixando de comer legumes e frutas.
Parabéns, vc me inspirou.
Bjs.

Beatriz disse...

amei as dicas! Com certeza sobrará um tempinho para visitar blogs queridos. Obrigada!!! Bj

Rosana Remor disse...

Que bosa dicas!!Por enquanto ainda sou das antigas...como não trabalho pela manhã,faço tudo no dia,desde a salada até o prato principal!!Mas suas dicas são preciosíssimas!!Bjs!!

cáh disse...

passando pra retribuir sua visita e me deparo com esse post...
que organização hein... como queria ser assim, mas um dia quem sabe chego lá...rsrsrs

Bjks

Cáh

Indy disse...

Parabéns pela organização.
Eu até tento, mas tem vezes que chego num stress de mercado, que só quero saber de guardar rapidinho as compras,hahaha.
Agora uma coisa, eu já congelei o chuchu, e não gostei, ele fica murcho ( éca parece que perdeu toda a água e virou borracha,rsrs)
Aqui em casa não gostamos de hamburguer bovino, compro os de caixinha mesmo, mas os de frango, são uma delícia e nada godurentos, antes eu fazia um por um, eu era a última a comer, quando sentava à mesa, todos já tinham terminado, um horror.
Agora eu asso todos de uma só vez no forno.
A gente vai vivendo e aprendendo né Tays.
Beijokas amiga.

Suzete Retti disse...

Oi Tays,
como gostaria de ser assim prática.
Lindo post.Bjs.

A Dona da Cozinha disse...

Deu gosto de ler esse post. Parabéns. Bjs, Paula

Mimus da Mônica disse...

Assim fica tudo mais fácil mesmo Tays...
Tb faço assim e por coincidência, como minha mãe esta aqui em casa pedi que ela fizesse para mim hoje, ate meu pai entrou na " dança", hehehehe
Ele Cortou os legumes e os temperinhos e empacotou, e minha mãe cozinhou feijão e mandioca.
Nada melhor que facilitar a vida da gente.

Begin

Miss Brasil disse...

Haha, bom pra ser sincera purei o post todo li a parte do cupcake nao sei o que acontece na cozinha dia de semana, entao vou so deixar um beijo em voces, kkk

Borbulhas Literárias disse...

Nossa, quanta organização. Minha cozinha está uma zona. Não cozinho há século! Deu água na boca essas comidinhas todas! :)))

Josiana Leite disse...

Olha você é muito prendada, parabéns a única coisa que faço é os amburgueres caseiros, tenho que me organizar mais vou me inspirar. grande abraço.
josiana leite- Decorafino

Patricia Daltro disse...

Morrendo de vergonha da minha desorganização doméstica! kkkkk Adorei esse post, vou imprimir e tentar ser prendada que nem você! :o)

Nane Regulle disse...

Hihihi...vc definitivamente é a housewive mais cute que eu conheço...Pra variar um pouco, amei seu post!!
bjoooo

A FADA DAS AGULHAS disse...

Amiga,adorei as dicas,são importantíssimas!Acho que somos muito parecidas na cozinha.Eu também me organizo dessa forma,tudo congeladinho facilita muito nossa vida.Se não fosse essa organização na cozinha,não sei como daria conta do trabalho e da casa.
Beijo grande!

Simone Souza

A Dona da Cozinha disse...

Então Tays, esse post me inspirou! Tratei de escaldar e congelar os meus espinafres para não perdê-los!! rsrs
Obrigada pela visita e pelo carinho.
bjs, Paula

Unknown disse...

Uiiiiiiiii arrasou amiga!

eu não sou nada cozinheira mas enfim anotei suas dicas todas.... comprei essa panela ai semana passada e já fiz outro dia uns legumes cozidos achei ótima.

Adorei tudo...anotei tudo isso sim é que é uma housewife chic!

Amei!!!! Super Bree!

bjo

familiacomarte disse...

Arrasou..há tempo queria dicas preciosas de como organizar minha vida..já que tenho 2 filhos, trabalho meio período e me breve estarei morando em um novo lar..amei..li tudinho..vou ler novamente e anotar no meu caderninho..um sonho..posso ser Amélia..mas xique né bem!!!Beijoss

Tami Fonseca Sousa disse...

Amei as suas dicas e o seu blog, estou te seguindo e vou está sempre por aqui.
Ótima semana pra você.
Bjinhuxx carinhosos.

♥ TAMI ♥

Débora... disse...

Uau...!
Meu sonho...!
kkk
Ler essas dicas me fez sentir tão leve, equilabrada, desestressada....haha...
Pura inspiração e sensação de "eu também posso". Com certeza este post vai pra minha lista de favoritos.
Preciso muito me organizar melhor em casa, principalmente nas refeições, que tem sido um caos de segundo à sexta.
Obrigadaaaa.
Bjss

Monalise Nogueira disse...

Dona de casa super elaborada! Adoro e amei as dicas. Com as frutas eu faço o mesmo. Mas to levando daqui, a dica da carne moida, que quase sempre eu jogo a metade fora!

Ameiiiiii
Beijos
Mona
http://omundodamona.blogspot.com/

van disse...

que dicas bacanas, com 4 filhos, meu esposo e trabalhando fora de segunda a sábado, aff!!!!kkk vou aderir as idéias, algumas ja faço e me ajuda mesmo, mas vou congelar os legumes!!!!! valeuuuuuuuuuuuuu beijãoooooooooooooooooooooooooo

Simone disse...

Me senti bem, agora. Muitas dessas coisas eu já faço, tb passo o fim de semana na cozinha, mas vale a pena.Adorei a dica da seleta de legumes, vou adotar. Os leguminhos cozidos com macarrão tb faço, muito simples na hora do corre corre. Posso agora eu te dar uma dica? Eu cozinho a carninha dele toda (meio quilo), ou frango, ou fígado, já temperada com alho, cebola, cheiro verde, o que quiser... processava, pq agora ele já come em pedaços, e depois de moídinha e já cozida, colocava em forminhas de gelo, socadas com uma colherinha, pra caber bastante. Depois de congelado, é só destacar, como gelo mesmo. Super rápido e prático. Morro de preguiça de fazer a carne, aí optei por fazer assim. Tenho porções prontas de frango carne e fígado, aí vou variando. E só duas forminhas bastam, pq depois de congelado, vc pode destacar e por em saquinhos. Espero que aproveite e ajude na sua correria rsrsrs. Parabéns pelo post e pelo blog todo, eu adooooooooro. Beijo

silvanato disse...

MUITO SHOW SUAS DICAS PARABENS

Kátia Zen Alves disse...

oi Tays!vou seguir suas dicas to precisando muito. Ja vou fazer hoje o hamburguer rsrs. beijos