sexta-feira, 28 de abril de 2023

Fazendo arte com leveza

 

Sempre digo que antes de qualquer propósito, a arte e o artesanato tem que nos trazer alegria, felicidade e paz. Não importa se é por lazer, terapia ou trabalho, o importante é que haja leveza e amor no que estamos fazendo. Assim como em qualquer segmento, é importante nos atualizarmos, pesquisarmos e buscarmos maneiras de ter uma atividade que seja leve, gostosa de fazer e edificante de alguma forma. Nesses mais de 20 anos de trabalho eu continuo tomando o mesmo cuidado de não me deixar contaminar com a comparação e competitividade, e cada vez mais eu busco o meu caminho e a minha forma de vivenciar isso que me faz tão bem. O que te impede de começar? Como ter mais prazer e leveza nesse processo? Vem que eu te dou algumas dicas!

Participe de grupos, comunidades, desafios, projetos artísticos! Dessa forma você passa a conhecer pessoas com os mesmo interesses que você, faz novos amigos, tem a oportunidade de criar um novo círculo de troca de ideias, inspirações, conexão e apoio. Conviva, interaja, se inspire, mas não se compare! Cada um tem um objetivo, um propósito e seu próprio caminho. Vivencie o seu com alegria e leveza, e o mais importante: no seu tempo! Não é uma corrida, não é uma competição, e muito do que se vê nas redes sociais não condiz com a realidade de como as coisas são...

Documente a sua jornada, não importa se você está começando agora e sabe pouco ou se já sabe muito. Registrar seu processo é importante e simples de fazer. Fotografe, escreva sobre suas descobertas, erros e acertos, valorize seus progressos! Se quiser deixar isso público, mostre nas redes sociais o que você gosta e tem feito, crie um blog; isso fortalece a interação, os laços de amizade e a troca de conhecimentos. Perceber como você começou e observar os seus resultados ao longo dessa jornada pode ser encorajador, divertido e gratificante.

Aprenda tudo que tiver vontade, aos poucos você vai descobrindo o que melhor se conecta com você, com qual estilo você se identifica. Aprenda, se qualifique, invista em aulas e cursos, isso aumenta a confiança, nos ajuda a desenvolver habilidades e nos posiciona como artistas. É assim que com o passar do tempo, criamos a nossa identidade artística. 


Não se limite por não ter produtos, materiais e ferramentas específicas, apenas faça! Adapte, comece com o que você já tem, a criatividade aflora na restrição, ter poucos materiais ou precisar adaptar é um ótimo exercício criativo. Não deixe de fazer nada por não ter as condições perfeitas. Você também não precisa ter tanto espaço, tendo seu material organizado e uma parte de uma mesa ou bancada já é o suficiente. Eu mesma trabalhei anos assim! 


O tempo sempre é um fator de dificuldade e reclamações, mas a verdade é que para começar não precisa ter tanto tempo, tire alguns momentos na semana pra distrair a cabeça e fazer o que você gosta. Os projetos podem ser feitos em etapas sem problema algum. Lembre-se que jamais teremos tempo disponível, criamos nosso tempo de acordo com a nossa organização e prioridades.


Comece com projetos mais simples e rápidos, isso te trará satisfação ao ver o trabalho pronto, poder decorar a sua casa, presentear alguém especial e até mesmo vender. Em tudo há dificuldade, são etapas a serem cumpridas, desafios a serem superados, isso nos fortalece e nos traz confiança. Não faça o que eu tenho visto tanta, tanta gente fazendo: ter pressa e querer pular etapas, cortar caminho. Tudo que é nosso vem a nós no tempo certo. Enquanto isso seguimos sem pressa, mas caminhando na direção daquilo que nos fará feliz!

Tenha coragem e paciência, dois ingredientes principais pra quem quer fazer arte, para apenas se distrair ou mesmo trabalhar... É preciso coragem para tentar, aprender com os erros, arriscar algo novo. E paciência! Paciência para aprender, estudar, entender que melhores resultados virão com a prática, paciência com a sua jornada, com o processo de aprendizado e conhecimento que na maioria das vezes é lento, porém muito gratificante!

E por último e também muito importante: nunca pare de se atualizar, há sempre uma nova tendência,  técnica, produto ou ferramenta para experimentar, ou uma nova ideia para desenvolver. Aprender sobre algo que te entusiasma é uma forma de fugir do stress, da ansiedade, do cansaço mental que muitas vezes nos derruba no dia a dia. 

E você? Tem buscado trabalhar com leveza? Tem alguma dica pra acrescentar nessa lista? 
Compartilhe comigo, deixe aqui nos comentários!

Aproveito para convidar vocês para participar das minhas comunidades:


* Novo canal do Telegram: Artes Tays Rocha

* Novo grupo no Telegram: Artes Tays Rocha

* Canal do Youtube: Tays Rocha

* Instagram: Tays Rocha

* TikTok: Tays Rocha Artes

* Facebook: Tays Rocha Artes

* Grupo no Facebook: Pintura Decorativa com Tays Rocha

E uma super novidade! Iniciamos o ano com novas vagas para as turmas do Curso Online! Mais detalhes e informações aqui: http://pinturadecorativa.com.br

Qualquer dúvida estou à disposição!

Beijos ♥ 


11 comentários:

Anônimo disse...

Muito obrigada minha querida Profe TAYS do coração 💓. Juntas estamos trilhando o mesmo caminho j..O texto é maravilhoso como vc és, sempre digna de sua identidade.Gratidao por tudo que estou aprendendo com você 💗 bjosss

Unknown disse...

Excelente reflexão, tenho visto muitas colegas esgotadas, sobrecarregadas e até adoecendo. Tenho falado muito isto nas minhas redes sociais, que o artesanato não deve ser um fardo e sim algo que traga prazer e alegria.
E a comparação é um veneno e nos corrói.

Grande Beijo, Natércia.

Anônimo disse...

Vc é incrível 💞

Anônimo disse...

Vc é incrível 💞

Patrizia disse...

Antigamente, quando começamos não havia redes sociais , era bem mais tranquilo . Mas os tempos mudaram, e cabe a nós saber gerenciar o quanto nos deixamos influenciar pela competição , pela ansiedade e pela fantasia de que o outro é perfeito.

Anônimo disse...

Muito bom esse texto, eu não me comparo com as outras pessoas, gosto muito do meu trabalho. Paciência eu tenho, me falta coragem para mostrar, isso que preciso trabalhar em mim. Artesanato para mim é muito prazeroso, relaxante, até mesmo quando dá errado, refaço sem desesperar.

chica disse...

Lindo texto,Tays!
E tudo que resolvermos fazer deve ser feito com boa vontade e leveza de coração e assim, serve pra nos distrair e fazer muito bem! Lindo feriadão! beijos, chica

Anônimo disse...

Amei o texto também! Cada um tem seu tempo, e as vezes fico com inveja das artesãs que conseguem fazer várias peças rápido, eu acho que demoro na confecção, mas é o meu jeitinho de ser🤭

@elainecampoy.artesanato disse...

Tays,você é incrível. Amei seu texto, uma grande reflexão para nos despertar em sermos nós mesmo, sem perder o foco. Nem nos julgar e nem julgar o próximo. Cada um tem seu tempo, seu valor, sua capacidade de conseguir realizar seus objetivos. Essa reflexão que você nos proporcionou mostra a luz e sabedoria que existe em você e em tudo que faz. Gratidão! 🙏😘❤

Ateliê Marcia Veiga disse...

Tays, você disse tudo, estou há 20 anos na área. A jornada é sempre uma surpresa boa quando não se força os acontecimentos, não se pula etapas e, ainda, não devemos nos violentar com exigências midiáticas da atualidade, por exemplo. Como você sempre diz, fazer o básico bem feito... evoluir aos poucos nesse mundo artesanal e tudo vem ao nosso encontro no tempo certo. Beijos, você é um refrigério pra alma com suas reflexões.

Lia e Vi disse...

Tudo verdade, Gema.
Eu confesso que estou bem menos voltada ao artesanato das tintas e pincéis, gosto muito, mas sei lá, meu negócio agora está nas canetas, rsrsrs
Mulher de fases.
Agora, todas suas artes são lindas, mas seus óleos estão maravilhosos !
Tu é muiito artista mesmo !
Saudadeeeees !

Bjus 1000 querida