sábado, 27 de junho de 2020

Bolo formigueiro fofinho e super fácil!


Vamos de receita delícia e super fácil de fazer? Esse bolo formigueiro é o preferido aqui em casa, as crianças amam e nós também! A massa fica pronta em cinco minutinhos, sem batedeira, sem complicação! Depois, mais 30 a 40 min de forno e você vai experimentar um dos bolos mais macios e fofinhos, doce na medida certa! Vem que eu te ensino essa delícia! ♥


A receita desse bolo é tão simples que às vezes estou ocupada na cozinha fazendo alguma coisa e quem mistura tudo pra mim é o Leo, vou orientando e ele vai fazendo. Sempre gostei de bater as massas de bolo na batedeira mas esse não precisa, uma tigela e um fouet ou colher grande é mais do que suficiente! Uma das coisas que eu adoro nesse bolo, além da simplicidade e facilidade, é o fato de que ele não é enjoativo e nem excessivamente doce. Eu gosto dele assim sem cobertura, ele fica levemente crocante por fora e bem fofinho por dentro. Com uma xícara de café preto é bom demais! ♥

Eu faço esse bolo há muitos anos e não me recordo de onde peguei essa receita, acho que foi de uma revista Cláudia Cozinha que era da minha mãe. Vejam que simples!

* INGREDIENTES

- 3 ovos
- 1/4 de xícara de óleo
- 1 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de leite
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento
- 1 xícara de granulado de chocolate
- margarina ou manteiga e farinha de trigo para untar a forma

* MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180º por pelo menos 10 minutos, enquanto isso unte a forma com manteiga ou margarina e enfarinhe. Para essa quantidade de massa, use uma forma de buraco no meio de 20 a 25 cm de diâmetro, ou uma forma retangular de aproximadamente 25 x 30 cm.

Em uma tigela misture os ovos, o óleo e o açúcar até formar um creme, em seguida adicione o leite e misture bem.

Misture a farinha de trigo e o fermento, peneire sobre essa mistura e vá incorporando devagar até ficar homogêneo e consistente. Por último acrescente o chocolate granulado, não demore muito pra misturar e nem fique mexendo em excesso porque ele pode começar a dissolver com a umidade da massa.

Despeje e massa na forma e coloque no forno a 180º por aproximadamente 35 minutos, ou até que esteja douradinho e o palito saia limpo. Meu forno é muito potente, eu deixo na grelha mais alta e somente 30 minutos, fica perfeito!


* COBERTURAS


Dependendo dos ingredientes que tenho em mãos e da nossa vontade, vario a cobertura! Essa lisa, escura e brilhante é bem simples de fazer e fica super gostosa! Quanto mais apurada, mais grossa ela vai ficando, uma das vezes que fiz deixei num ponto bem firme (tipo brigadeiro) e ficou divina!

Em uma panela misture:

- 1 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de cacau em pó 
- 1/2 xícara de leite
- 2 colheres (sopa) de manteiga

Deixe em fogo baixo e vá mexendo sem parar até dar o ponto que você deseja, se ficar mais líquida o bolo fica mais molhadinho. Se você usar achocolatado reduza pela metade a quantidade de açúcar.


 
Essa cobertura mais clara e cremosa também fica uma delícia! Honestamente ainda não consegui decidir qual eu gosto mais... rsrsrsrsr. A base dessa cobertura é um brigadeiro normal e no final acrescento creme de leite para quebrar o adocicado, deixar mais leve, aveludada e cremosa.

Em uma panela misture:

- 01 lata de leite condensado
- 03 colheres (sopa) de cacau em pó
- 01 colher (sopa) de manteiga

Deixe em fogo baixo e misture bem, mexendo até dar ponto, se você quer uma cobertura mais firme, deixe em ponto de brigadeiro, se você quer mais molinha, deixe um pouco menos. Depois de pronto desligue o fogo e acrescente uma caixinha de creme de leite, misture bem e cubra em seguida. Ao esfriar ela endurece um pouquinho mas continua bem cremosa e doce na medida certa!

Essa receita não tem erro, pode fazer sem medo! Depois me conte se é ou não é uma delícia mesmo!

E vamos fazer coisas gostosas, adoçar a vida e tornar nossos dias os melhores possíveis!

Quem fizer me conte se gostou e me marque que eu adoro ver! 

Beijos ♥

6 comentários:

Dani Serendi disse...

Eu fiz e todo mundo aqui em casa amou! Você é maravilhosa mesmo, obrigada por sempre dividir as experiências boas da sua vida conosco! ♥

chica disse...

Hmmmm...Que apetitoso bolo,bem convidativo! Ótima receita! bjs, chica

Monalise Nogueira disse...

minha nossa eu recebo a postagens do Blog no email e vim aqui conferir essa maravilha dos Deus de perto! AMOOOOO bjs MOnalise www.dividindoexperiencias.com

Monalise Nogueira disse...

Minha nossa eu recebo as postagens no meu e-mail e vim aqui só olhar essa delicia maravilhosa! bjs MOnalise www.dividindoexperiencias.com

Lia e Vi disse...

Oi Tays fiquei com vontade, vou falara para Pepa fazer.
Muitos beijos,Vi

Unknown disse...

E lá vai hoje dia de chuva comer o bolo da tia Tata está no forno já. Humm uma deliciaa.