sábado, 4 de abril de 2020

Gavetinha rústica de Páscoa com decoupage


A Páscoa está quase chegando e eu vim mostrar essa caixinha linda pra vocês, ela é a primeira de uma série de três. A peça é fofa e super útil, tomei o cuidado de escolher uma gravura que não tivesse ovos ou outra relação direta com a data, assim ela poderá ser usada ao longo do ano, não necessariamente é uma peça de Páscoa. Reuni nesse projeto técnicas muitos simples em cores e tons coordenados com a gravura, estilo mais envelhecido e rústico. Vem comigo que eu vou te mostrar todos os detalhes fofos dessa caixa de orelhudos! ♥


Caixa estilo gaveteiro toda em MDF 6mm super bem estruturada com técnicas de decoupage, craquelado rústico, marmorizado envelhecido e estamparia com estêncil.


Parte superior com decoupage utilizando papel para scrapbooking e papel kraft como base fazendo uma moldura, o tom pardo do papel kraft combina perfeitamente com as técnicas de envelhecimento e com o tom de marrom, mantendo o aspecto rústico com bastante neutralidade e delicadeza.


O papel já é lindo por si só então para complementar a decoração usei um laço chanel duplo com miolo de botão amarradinho e strass ocre. Sempre gosto de um detalhe de contraste para dar um up na peça e por isso escolhi esse laranja vibrante que combina bem com tons terrosos.

A caixa ficou assim de frente, bem colorida na parte superior e com craquelado rústico em tons neutros na gavetinha.


Detalhe da gavetinha com craquelado rústico de PVA. Optei por deixar a gaveta em tons bem neutros para que não ficasse um visual poluído, já que a parte superior é bem cheia de cores e detalhes, e as laterais são completamente estampadas. Como eu sempre falo aqui... Os detalhes fazem toda a diferença e esse arabesco lindo foi o fechamento perfeito, delicado como eu queria, apenas envelhecido com Gel Envelhecedor e decorado com um único strass nude facetado.


A parte interna da caixa eu pintei com PVA Menta e a gavetinha com PVA Café, toda a finalização e proteção da peça eu fiz antes de fazer a decoupage e decoração com o laço, usei Verniz Acrílico Toque de Seda que tem acabamento acetinado.


Toda a lateral e parte inferior da peça foi envelhecida com marmorizado e depois decorada com estamparia usando estêncil, o efeito ficou muito suave e delicado.


Minhas alunas e clientes já sabem de longa data o quanto eu prezo pelos acabamentos e quanto cada detalhe importa. Se a ideia é trabalhar técnica de estamparia na peça, precisa ser finalizado na parte de baixo também, para ter unidade, continuidade e harmonia. Adoro esses pezinhos de madeira e uso assim crus mesmo. Compro em lojas de artesanato e de artigos para marceneiros, são vendidos como tapa furos e tem vários tamanhos, são baratíssimos!

Segue abaixo a lista de materiais com agradecimentos aos meus parceiros que sempre apoiam o meu trabalho e caminham comigo nessa jornada de arte! ♥




* MATERIAL

- 01 caixa gaveteiro da Kakos MDF
- Pincéis Condor: pelo macio 484/22, cabo amarelo 456/22, Pituá 462/6, rolinho de espuma e lixa Duppla.
- Papel Kraft 220g
- Papel para scrapbooking Litoarte SDP-004
- Estêncil Litoarte STE-127
- Arabesco de MDF da Arte Madeira Joinville
- Pés de madeira (tapa furo)
- Fita de gorgurão, strass, botão e cordão encerado fino.


- PVA Menta, Café e Geada
- Gel Envelhecedor Tabaco
- Craquelador de PVA
- Scrap Cola Branca
- Silicola
- Verniz Acrílico Toque de Seda


Há anos eu não fazia nada de Páscoa mas esse ano fiquei com vontade, achei esses papéis uma fofura e queria fazer peças novas para as aulas que começariam no final do março. Devido a tudo que estamos passando decidi adiar e deixar pra quando tudo isso passar. Enquanto isso estou terminando minhas encomendas, atualizando o blog e separando coisas lindas para novas peças que há tempos já gostaria de ter feito.

Na sequência mostro as outras duas caixas que sem falsa modéstia, estão igualmente lindas! 

Tenho postado sempre alguma coisa nos meus perfis do Instagram: @taysrocha e @taysrochaartes, e também no Facebook Tays Rocha e Atelier Tays Rocha, se você ainda não me acompanha por lá, clique e seja bem-vindo! 

Beijos, beijos ♥


Nenhum comentário: