domingo, 21 de agosto de 2016

Delícia de frango crocante





Quem nos dias de hoje não procura praticidade, rapidez e sabor? Tudo junto em uma refeição rapidinha e fácil? Essa é uma receita amada aqui em casa, que foi super elogiada sempre que fiz e que já me salvou muitas vezes! Em imprevistos, visitas de última hora, tempo curto... Delícia de frango crocante é a dica de hoje!

Um dos motivos pelos quais eu adoro essa receita é pela sua rapidez e simplicidade, até quem não tem afinidade, gosto pela cozinha ou mesmo experiência, consegue fazer. É só seguir as etapas que não tem erro! Existem várias formas de se fazer um frango cremoso, esta especificamente leva os ingredientes abaixo, que podem ser substituídos e também fica muito bom, mas que o resultado final nada tem a ver com receita original. Vamos? Vem ver como é simples! :)

INGREDIENTES

- 1 peito de frango cozido e desfiado
- 1 lata de milho-verde
- 1 pacote de Creme de Cebola 
- 1 pote de nata (creme de leite fresco) ou 2 caixinhas de creme de leite
- 300 g de queijo muçarela ralado
- 1 pacote de batata-palha fininha
- Cebolinha, salsa, sálvia, manjerona, o que tiver em casa e você gostar.
- Margarina ou manteiga


A parte mais difícil e chata da receita é essa: desfiar o bendito frango... rsrsrsrsr. Eu já desfiei na batedeira, super eficaz mas eu tenho preguiça de montar, desmontar, lavar e guardar, me julguem... Minha opção sempre foi cozinhar bem e desfiar ainda quente com um garfo, é rápido, funciona mas não desfia tão fininho. Até que um dia alguma alma boa que eu nem lembro quem é, me ensinou a cozinhar bem na panela de pressão, depois de pronto, retirar o caldo, fechar novamente a panela e agitar vigorosamente, em menos de 1 minuto tá tudo desfiado lindo e perfeito assim! Agora só faço desse jeito, ainda aproveito e trabalho os biceps! kkkkkkkkkkkkkkk Desfie o frango do seu jeito, acrescente os temperos frescos e reserve.



Bata no liquidificador o milho-verde, a mesma medida de água e o creme de cebola, até formar um creme bem homogêneo. A sopa de cebola é bem temperada e por isso a receita dispensa sal. Acrescente esse creme ao frango desfiado, misture bem e refogue por alguns minutos, até que você perceba que reduziu, fica com o aspecto da foto abaixo.




Depois de tudo pronto e refogado acrescente a nata (creme de leite fresco), ela vai equilibrar o sal e trazer cremosidade. Misture bem até desaparecer no creme. Escolha um refratário grande e unte com margarina ou manteiga, coloque o frango cremoso e reserve.


Em seguida espalhe o queijo muçarela ralado em ralo grosso, cubra toda a superfície e leve ao forno para gratinar. Aqui em casa eu coloco em 220º por 15 minutos no forno elétrico, no forno convencional demora um pouco mais.


Fica gratinado assim, moreninho, lindão, com uma crosta deliciosa. Você pode colocar a batata-palha por cima ou servir separado, fica a critério, como funcionar melhor aí na sua casa.


O que pode servir de acompanhamento? O arroz branco complementa bem, e eu gosto de uma saladinha de folhas. Essa eu fiz com alface americana, alface roxinha, palmito e grão-de-bico. Ficou muito, muito gostosa, leve e refrescante.


Tudo pronto bem rapidinho, fácil de fazer, gostoso, não é uma receita cara e suja pouca louça! Ótima pra quando tem muita gente, pra um domingo que a gente quer descansar e fugir da função da cozinha e também quando surge aquela visita bacana e gente fina de última hora, e sem avisar #quemnunca.

Algumas considerações e dicas:

- O diferencial da receita é a mistura de sabores, claro que podemos fazer substituições, mas tenham em mente que muda completamente, é outra receita.

- Antes que você me diga... "Creme de cebola tem sódio..." Fia... Milho-verde em lata, todos os queijos e requeijão também tem e muito, nata e creme de leite tem gordura, e a batata-palha crec-crec deliciosa tem os dois... Para ser magra, aperte a opção 2: peito de frango grelhado... rsrsrsrrsrrsrs. Masssssss quando eu quero uma versão light, diet, fit, fitness, gostosaverão2017 que não pese na minha consciência, eu não uso o creme de cebola. Eu cozinho as espigas e uso o milho-verde sem conservante, para o creme uso ou requeijão diet, ou creme de soja. 

- Bata o milho-verde com meia medida de água, refogue com o frango e os temperinhos, acrescente o creme de leite, requeijão ou creme de soja. Tudo da mesma forma. Essa receita não vai molho de tomate, ele não confraterniza muito com o creme de milho, não combina... E se usar de pacotinho (pior ainda) fica ácido e talha o creme de leite. 

- Se você quiser fazer usando tomate, recomendo que seja fresco, como não tem o creme de cebola, precisa refogar com temperos como alho, cebola, acertar o sal... E aí você pode acrescentar ervilhas, palmito o que mais quiser, mas é uma receita alternativa, outro sabor, outro aspecto e textura.

Quem fizer volte aqui e me conte! :)

______________________________________________________________________

Embora minha vida ande corrida, eu estou me esforçando bastante pra manter o blog com um mínimo de postagens, e muito animada porque tenho tido picos excelentes de visitação. Mais motivada ainda porque essa semana tem festa! O blog completará 8 anos! Estou pensando em fazer um super sorteio, o que acham? Preferem peças minhas ou um super kit de materiais pra vocês criarem? Palpitem nos comentários! Eu resolvi levá-lo mais à sério, estou me organizando pra melhorar a identidade visual, pra dar uma carinha nova pra ele. Esse espaço significa muito pra mim, tem muito amor, amor sincero, amor de verdade envolvido, tem sonhos guardados a sete chaves, tem um pedacinho da minha história, da minha vida, tem muito sentimento, tem muito do meu crescimento profissional. Tem eu inteira aqui ♥ porque todas as postagens, desde as primeiras, foram sempre muito espontâneas...

Hoje é domingo, dia que vou pra outro cantinho que eu amo, meu atelier, estamos numa bagunça enorme, mudei tudo de lugar, estou reorganizando. Estou arrependida de ter feito isso agora, nesse momento, porque terei pela frente uma maratona de workshops e agora preciso terminar logo pra poder trabalhar. Mas vamos em frente, tudo se resolve, tudo se encaixa no seu devido lugar no tempo certo, é nisso que eu creio. 

Em breve venho com a agenda, estarei em muitas, muitas cidades dentro e fora de São Paulo, são mais de 50 eventos no total, entre treinamentos, workshops, demonstrações, gravação de programas, e passo a passo! O avental laranja vai virar segunda pele! ♥ Que Deus me dê ânimo, coragem, disposição, criatividade e me permita fazer o que amo com alegria! Depois vem as merecidas férias! Que Ele nos abençoe, proteja e conduza nosso dia, nossa semana, nossas vidas. 

Beijos e um ótimo domingo pra nós! :)

9 comentários:

Helena Garcia disse...

HUmmmmmmmmmm, deu água na boca, amiga !!!
Obrigada pela receita, querida !!
E força na peruca pra tanta atividade !Super beijo!
Helena
www.diaadiacorridinho.com.br

Fernanda Reali disse...

Vou fazer agora pro almoço, mas SEM o creme de cebola. Não uso nada de comida e tempero empacotado, pois é gatilho pra minha enxaqueca. Eu tenho tempero caseiro sempre pronto. Depois que fizer, te mando a foto. Beijooo!

Silvana Almeida disse...

Oi Thais saudades dos teus posts, que bom que conseguiu vir aqui compartilhar essa delícia de receita conosco, eu já fiz aqui uma vez fiquei com vontade vendo as fotos está suculenta.
Que felicidade hein 8 anos de blogosfera é pra comemorar mesmo huhuhu, adoraria participar do sorteio e ter uma peça pronta sua já personalizada, não levo jeito pra criar rsrs!
Que Deus abençoe a sua jornada de viagens a trabalho e que te dê animo para enfrentar tudo!
Um super beijo pra você fica com Deus!
http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

Cláudia disse...

Musas, que eu amei!
Vou fazer pro niver do marido, domingo próximo!
Beijo.

Go Artes disse...

Que bela receita Tays!!! Obrigada por compartilhar.
Lhe admiro muito, sua garra, coragem, criatividade e a sua maneira de escrever!
Estou, tentando, me organizar para também ativar meu blog, tadinho, anda muito abandonado.
Quanto ao sorteio, tudo que vier das suas mãos é, super, bem vindo!! Parabéns por esse cantinho tão gostoso e carinhoso!!
Xerocas carinhosas,
Go

familiacomarte disse...

Ai que eu amei essa receita...vou fazer e te falo...Ruiva gata tb resolvi voltar com meu blog...amei sua palavras e é bem isso mesmo..aqui somos mais nós...8 anos já? parabéns querida e o que vier de sorteio será tudo de bom..muito sucesso sempre e deixa ali ler as postagens antigas..estava suimida disso aqui...beijooooooooooo

Denise Lopes disse...

Oi Thais que bom reencontrar seu blog na atividade...estava lendo um comentário seu no Magazine da Dê de 2011...quanto tempo. Adorei a receita, vou fazer também...bom te rever. Beijos

Kátia Zen Alves disse...

oiii! essa receita indo p o cadrninho. Vou fazer... beijos

Anônimo disse...

Nossa.....que delícia de receita... vc surpreende em todas as artes!!!