segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Quadro em patch scrap


Depois de um looooooongo tempo ausente, cá estou eu de volta... Retomando o blog e trazendo muitas ideias em artesanato, decoração e reciclagem. Além dos posts de família, comidinhas, viagens e lugares legais que eu visitei! Ano passado foi um ano muito corrido, com muitos compromissos e viagens, e eu realmente não consegui conciliar tudo, mas esse ano já consegui começar de forma mais organizada pra continuar com vocês por aqui também. Amo este espaço, é muito especial pra mim e senti muita falta! Hoje eu vim mostrar pra vocês um quadro que foi feito pela Cinira, minha amiga e proprietária da Artemelo, baseado em um trabalho meu. É um quadro com aproveitamento de retalhos de papel de scrap, detalhes em relevo com textura. Um trabalho simples, delicado, gostoso de fazer, livre, e com um resultado incrível! Veja abaixo mais fotos, detalhes da técnica e materiais utilizados.


Quadro em patch scrap

Essa técnica é ótima e pode ser utilizada de várias formas, sem contar que é uma forma de reaproveitamento dos retalhos que sempre se multiplicam e não sabemos direito o que fazer com eles... Usamos como base uma tela de pintura, em seguida escolhemos vários retalhos de papel de scrapbooking e cortamos em formato quadrado e retangular, em vários tamanhos. A Cinira escolheu tons mais envelhecidos, outonais, mas você pode trabalhar os tons que preferir.

Textura Light Cromo tingida com PVA Ferrugem

Todos os retalhos foram colados com Cola Branca Extra, aplicada com pincel de cerdas duras (cabo amarelo) formando uma espécie de patchwork, procuramos terminar essa etapa variando bem os formatos, cuidando pra que não ficassem lacunas ou frestas. Toda a superfície tem que ser preenchida.

Textura Light Cromo tingida com PVA Verde Oliva

Depois de colar todos os retalhos na tela escolhemos dois tipos de stencil, vários tamanhos dessa flor em gomos. Usamos o stencil para aplicação de Textura Light Metal, que tem aspecto rugoso, arenoso; o que confere um efeito mais rústico.

Textura Light Cromo

Fizemos as flores usando diferentes cores de Textura Light, há um tempo atrás a True Colors tinha essas texturas já tingidas, mas agora temos a base branca (Light Branco) e perolada (Light Metal Cromo) que podem ser tingidas com qualquer cor de PVA ou Tinta Acrílica. O resultado é lindo! Para finalizar e proteger a peça usamos Verniz Spray Fosco.


Stencyl Fix True Colors


Muita gente me procura pedindo ajuda por não conseguir usar o stencil, porque sempre borra, vaza e o acabamento fica feio. Pra quem tem dificuldade (que era o caso da Cinira) pode usar o Stencyl Fix, que é um fixador temporário de stencil, que não prejudica a pintura nem o papel, adere levemente à superficie e não permite que a tinta ou textura vazem. Produto a base de água, sem cheiro, com um rendimento excelente, super fácil de usar!

* FICHA TÉCNICA

- True Colors Tintas e Texturas: Cola Branca Extra, Stencyl Fix, Textura Light Cromo, PVA Ferrugem, PVA Verde Oliva e Verniz Spray Fosco. 

- OPA Criando Arte: modelo 1245 (Flores Redondas 20 x 25) e 1271 (Flores Redondas 32 x 42)

- Condor Pincéis: Pincel Condor 456 n22 (cerdas duras) e Espátula Metálica 504 (para aplicação de textura)

__________________________________________________________

Estou muito feliz por ter voltado, já tenho mais de vinte postagens no rascunho que aos poucos vou editando e colocando pra vocês, sejam bem-vindos, não deixem de acompanhar, porque tem muita coisa legal por vir! Estou trabalhando, estudando, pesquisando bastante, estou muito motivada, otimista e feliz, 2016 promete muitas coisas boas! Estou também reorganizando minha casa, tirando um tempo pra me cuidar, pra ler e fazer outras coisas que gosto, logo eu conto tudinho pra vocês! :)

Beijos e uma semana ótima pra todos nós ♥


10 comentários:

Com Papel disse...

Que trabalho lindo!! E amei a explicação... que bom que está de volta!!
Bjks

Maria Teresa Valente disse...

Fiquei feliz em saber que voltou, Tays!
Estou na fase do patch e, este trabalho ficou muito lindo e alegre, amei!
Tenha uma linda e abençoada semana, abraços carinhosos
Maria Teresa

Ceu disse...

Parabéns! Pelo trabalho! Amei!
Uma linda semana!
Bjinhos

bycantini disse...

Faz um tempinho que não apareço aqui não é?
Adorei seu trabalho.. como sempre lindo demais!
Beijinhos, Nath

Silvana Almeida disse...

Oii Thays que bom que está de volta, fico muito feliz que esteja com mais tempo para se cuidar, ler e planejar postagens novas, ano passado para mim também foi super corrido!
Que belíssimo trabalho o quadro está incrivelmente lindo eu amo trabalhos artesanais e sempre te acompanho recebo o feed de post no e-mail!
Um beijo ♥
http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Trabalho lindo! Parabéns!Que bom que voltou!
Onde encontro produtos da True Colors em Curitiba?
Obrigada,
Nancy

CRIANDO MEU RITMO disse...

Trabalho lindo, Tays. A artesã soube aproveitar muito bem as sobras e usá-las na composição, harmonicamente. Os desenhos sobrepostos deram um "up" ao trabalho.

CRIANDO MEU RITMO disse...

Querida Tays, não sabia que você também tinha um blog. Para mim, foi surpresa, diante de tantas tarefas e atividades no seu dia a dia. Amei a novidade, para mim, claro. Aqui, poderei encontrar mais um pouco da sua essência e tentar absorver, para colocar em prática um mundo interior que eu não consigo explorar como antes. Estou completamente travada, emparedada. Faço terapia, cinco anos, desde que minha filha mudou-se para bem longe e com ela meus netos, os amores da minha vida, sendo um deles, meu grande companheiro. Mas Ele quer assim. Passarei sempre aqui. Tenha uma linda e colorida sexta-feira.
Ainda não consegui finalizar a compra dos produtos True Colors. Tem algo emperrando, desde a primeira tentativa e não consigo saber o que é. Beijocas.

Márcia Kamano disse...

OI Tays bom te ver de volta ao blog e com este trabalho lindo!! Parabéns!
Seus filhos estão crescidos, com certeza? Sua mãe continua plantando as cabaças que vc faz as artes?
Que em 2016 vc consiga mesmo aparecer muito no blog com novidades!
Bom Final-de-Semana!
beijos carinhosos

Teresa Cinira de Melo disse...

Fiquei muito feliz em ter feito este trabalho com a professora Tays Rocha!!!! Toda essa narração foi seguida passo a passo e aí tudo ficou mágico!!!! Até o meu medo em utilizar stencyl!!!! Depois deste quadro, já fiz muitos outros, escolhendo outras cores.... todos ficaram lindos!!! Super recomendo a utilização do Stencyl Fix da True Colors Tintas e Texturas... ele tem uma pega "certa". Ao retirá-lo, não deixa marcas ou resíduos nos papéis... tintas.... torna tudo mais fácil, sem contar a imensa gama de texturas que finalizam e diferenciam nossos trabalhos...