sábado, 7 de janeiro de 2023

Cores que serão tendência em 2023

Já é Ano Novo, 2023 já chegou! E com ele muitas novidades e a definição das tendências em cores pelas principais empresas do setor de design, pigmentos e tintas. Se você ainda não está por dentro do que estará em alta para esse ano, é hora de se atualizar! Venha comigo e entenda porque é importante acompanhar essa tendências.

As cores do ano são definidas por vários órgãos e empresas especialistas em design e cores. Sempre analisando tendências de moda, estilo de vida, tecnologia, beleza e valores que estão em alta para o próximo ano. Essas informações são fundamentais, principalmente porque a psicologia das cores está diretamente alinhada com o nosso bem estar, emoções e até mesmo decisões de compra. E também porque as cores escolhidas tornam-se a principal tendência em todos os segmentos, direcionando o consumo. As cores do ano permitem que você possa trabalhar de forma atualizada de acordo com as possibilidades para aquele período. As empresas que trabalham com design, marketing, decoração, moda, móveis e construção civil estão sempre trabalhando com tendências, e provavelmente, você encontrará um maior volume de itens, opções e possibilidades com essas cores.

DIFERENTES TENDÊNCIAS DE CORES PARA 2023

A tendência não é única, alguns tons ou nomes de cores podem variar de acordo com as empresas ou órgãos que as definem, e essas cores não necessariamente combinam entre si. Acompanho as principais marcas de design e empresas do setor de tintas, e baseado nas atualizações que recebi, trouxe as novas definições para acompanharmos. São elas: Pantone, Coloro e WSGN, Suvinil, Coral e Sherwin-Willians.


* PANTONE

O Sistema de Cores Pantone (Pantone Color System) foi criado em 1963 nos Estados Unidos para atender às necessidades da pesquisa de cores e tendências de moda, também para resolver o problema de identificação das cores na indústria de impressão. Cada cor, em cada tom e matiz, tem um número correspondente nessa escala. Largamente utilizado, tornou-se o sistema de identificação de cores mais importante do mundo. Influenciando diretamente e atuando principalmente na área têxtil, vestuário, moda e design, aprimorando a tecnologia em gerenciamento de cores, atendendo também a área gráfica, indústria de plásticos e equipamentos de medição e calibração de cores.

Pantone: Viva Magenta


A Pantone Color Institute é uma consultoria que estuda tendências globais de cores e dá suporte a empresas sobre identidade visual de marca, e desde o ano 2000 passou a definir a Cor do Ano. A escolha é feita por especialistas de vários países que consideram tendências de comportamento, estilo e até mesmo mudanças sociopolíticas. 

A cor escolhida pela Pantone para 2023 é a Viva Magenta | 18-1750, um rubro puxado para o rosa que é descendente dos tons vermelhos e vibra com força e energia, o objetivo é trazer um novo vigor. Segundo a Pantone, a cor Viva Magenta é corajosa, destemida e pulsante, impulsiona o otimismo e a alegria. "Essa cor foi criada com inspiração no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos do mundo, pertencente à família dos corantes naturais, sendo um dos mais fortes e brilhantes que existem”.

"A cor deste ano apela à coragem". A frase dita por Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute, entrega a síntese da escolha de Viva Magenta como a cor de 2023.

O sistema de cores Pantone é um sistema de identificação direcionado principalmente para cores impressas. Para uso na web, a cor na tela pode sofrer variações, não será exatamente a mesma, mas a diferença é muito sutil e não é notada pela grande maioria do público. A própria empresa fornece ferramentas para “traduzir” a Cor do Ano, e outros matizes, para a escala RGB (escala universal de cor) e outros sistemas.

WGSN e Coloro: Digital Lavender


* WGSN e COLORO

A WSGN (Worth Global Style Network) também é uma empresa importante e está igualmente alinhada com as cores que serão tendência para o próximo ano. Diferentemente da Pantone, ela elege não apenas uma cor única, mas uma cor principal e uma paleta de cores complementar. Autoridade global em tendências, a WGSN usa previsões especializadas e minuciosa análise de dados, baseando-se em insights sobre o público consumidor, design de produtos e estratégias de varejo para nos ajudar a criar de forma mais sustentável e seguir a tendência certa, na hora certa, otimizando nossos resultados.

A Coloro é um sistema de indexação e padronização de cores semelhante à Pantone, embasado por uma tecnologia sólida, proporcionando ao setor de design de produtos a liberdade de criar e executar cores com total confiança e precisão. A Coloro alinha um processo de cores perfeito, do design à produção.

A cor escolhida como principal de 2023 foi a Digital Lavender | Coloro: 134-67-16 e além dessa, temos outras escolhas também.


WGSN e Coloro


* DIGITAL LAVENDER: cor chave para 2023, representando bem estar e escapismo digital. Os rituais de recuperação se tornarão uma prioridade para os consumidores que desejam proteger e melhorar sua saúde mental, e o Digital Lavender se conectará a esse foco no bem-estar, oferecendo uma sensação de estabilidade e equilíbrio. Cor que transmite segurança e esperança. Os tons de roxo remetem à espiritualidade e à sensação de equilíbrio, proporcionando aumento do bem-estar. Além disso, como não é encontrada na natureza, essa cor e seus tons derivados oferecem um vislumbre de outras realidades, como o mundo digitalizado.

* SUNDIAL: um amarelo mais fechado, cujo nome é uma referência ao relógio de sol. Ele possui um fundo amarronzado, não sendo tão vibrante quanto tons mais claros;

* LUSCIOUS RED
: um tom de vermelho intenso, sensorial, que tem por objetivo trazer uma maior imersão no dia a dia;

* TRANQUIL BLUE: um azul claro que tem o objetivo de proporcionar maior tranquilidade, sensação de relaxamento e descanso;

* VERDIGRIS: mais vibrante e revigorante. Também é uma ótima opção para proporcionar uma estética mais retrô.


Suvinil: Calcita Alaranjada


* SUVINIL

Importante marca nacional que também define sua paleta de cores para cada ano, a escolha é feita de acordo com estudos de tendências feito por especialistas. As empresas de tintas fazem suas escolhas mais voltadas à decoração, composição de ambientes e artesanato em geral. Para esse ano de 2023 a escolha da Suvinil é a Calcita Alaranjada.

Calcita Alaranjada é um laranja terroso ideal para momentos de transição como o que estamos vivendo, traz a energia da inovação, como os laranjas da década de 70 e nos remete aos tons escavados do solo por nossos primeiros ancestrais. É uma cor que nos ajuda a caminhar firme pelo presente. A ideia é que em 2023 possamos nos cercar da sensação da segurança ancestral, inspiração do agora e esperança para seguir em frente. Essa cor é muito semelhante à cor original da pedra. 


Sherwin-Williams: Meu Caminho

* SHERWIN-WILLIAMS

A Sherwin-Williams apresenta "Meu Caminho | SW 9081" como a cor do ano. Esse tom incorpora a ideia de um destino que vale a pena seguir, acendendo o espírito de descoberta e inspirando conexões mais profundas com outras pessoas em todo o mundo. Ao explorar a “beleza além de nós mesmos”, a cor transmite a ideia de simplicidade para permanecermos curiosos e empáticos em relação a nós mesmos e nossas comunidades.


Coral: Silêncio de Inverno

* CORAL

A cor principal de 2023 segundo a Coral, será a Silêncio de Inverno. Uma cor amarela de fundo quente, porém clarinha e delicada, que traz uma sensação de positividade, ao mesmo tempo em que remete a tons nude, ou seja, uma perspectiva mais natural para os ambientes e muito fácil de combinar com outras paletas.

Além da cor Silêncio de Inverno, a Coral seleciona paletas de cores complementares, que podem ser utilizadas em composições com mais de uma cor. Indicada para harmonizar móveis, itens de decoração, arte, entre outras possibilidades.

Paleta 01: Saúde Mental, cores acolhedoras para nutrir a alma e a mente

Paleta 02: Coletivo, cores otimistas para fortalecer os laços

Paleta 03: Bioinspiração, cores cruas para viver a sua natureza pura

Paleta 4: Ciclos da Vida, cores serenas para deixar-se levar pelas idas e vindas


Então se você trabalha com moda, decoração de interiores, lifestyle, beleza, artesanato, tecnologia, marketing, design, entre outros segmentos que são diretamente influenciados pelas cores, aproveite estas dicas e mantenha-se sempre atualizado e com novidades para o seu público! Faça disso o seu diferencial!



E assim começamos o nosso ano! Que tenhamos um 2023 lindo, colorido, inspirador, produtivo e com muita saúde física e mental, com muita paz e tranquilidade para caminharmos rumo às nossas metas, buscarmos os nossos sonhos!

Feliz recomeço pra todos nós!

Ainda estou em férias, esse ano decidi tirar exatos 30 dias das atividades de parcerias, retorno no dia 16/01, as lives do meu canal e aulas presenciais somente à partir de 07/02. Tem muito conteúdo já programado pra vocês, muitas novidades lindas e nova parceria chegando! Seguimos juntinhos como sempre! 

Beijos com muita gratidão sempre! ♥

10 comentários:

Nanda Castro disse...

Já vi alguns posts sobre esse assunto, sem comparação... Vc arrasa muito!
Informação bem explicada, completa e português perfeito! Esse blog é um patrimônio do artesanato! Obrigada pela sua generosidade, aproveite suas merecidas férias! Bjs!

Silvia Limoeiro disse...

Faço das palavras da Nanda Castro as minhas. Vc arrasa muito! Obrigada por tudo.

Patrícia Costa disse...

Enfim um post completo, as pessoas falam só do Viva Magenta! E temos opções mais amplas e para todos os gostos! O seu diferencial é mesmo o amor pelo que vc faz, não faz só por fazer ou por likes. Post super necessário!
Obrigada diva ruiva por tanta dedicação conosco!

Anônimo disse...

Ameiiiiii !

Anônimo disse...

Obrigada Tays! Amei seu post.

Anônimo disse...

Concordo contigo em gênero número e grau.certo?

Míriam disse...

Concordo com vc em gênero número e grau, certo?

Míriam disse...

É isso aí !

Anônimo disse...

Só resta agradecer por esse post. Amei. 🌷🦋🌟

Anônimo disse...

Ameiiii o post!!! Super atualizado e contribui bastante para direcionamento de produção!!! Obrigada abençoada Tays!!! 😍😍😍