terça-feira, 18 de agosto de 2020

Colorindo a vida com crochê

 


Já contei aqui uma vez do meu encantamento pelas lojas de armarinhos, o quanto as cores dos novelos, linhas e meadas de bordar me deixavam encantada, hipnotizada. Adorava acompanhar a minha avó quando ela ia comprar meadas para bordar ponto cruz e novelos de fio para os barrados de crochê das toalhas. E assim nasceu a minha paixão por linhas, fios, lãs, aviamentos, agulhas e tesouras, mesmo não costurando, não pregando sequer um botão. Tive o privilégio de aprender a bordar com ela, de herdar o amor pelas linhas e também pelas plantas, algumas heranças são mais valiosas que qualquer fortuna...


O tempo passou, muitas coisas mudaram na minha vida, mas eu continuava namorando os novelos. Durante um período houve uma febre de cachecóis e eu cheguei a aprender, fiz vários em tricô, mas o crochê pra mim ainda era um enigma. Nunca tinha tentado, na verdade nem me encorajado, porque só de olhar achava complicadíssimo.... rsrsrsr. Várias amigas do artesanato me inspiraram, e eu decidi que aprenderia como um hobby, já que meu hobby virou profissão.


No final do ano passado comentei com a minha amiga Dânia - Arquiteta dos Tecidos (crocheteira de mão cheia) que eu tinha muita vontade de aprender. Ela não pensou duas vezes pra me ensinar! Passei uma tarde com ela e já saí de lá com todo o básico, o início que eu precisava. Quando uma pessoa que tem didática, paciência e se propõe a te ensinar com o coração, tudo funciona magicamente. Saí de lá entendendo o que era o crochê, cada ponto, cada gráfico e etc... Obviamente que no dia seguinte eu já estava na loja escolhendo agulhas, novelos e cores! Feliz da vida! Que sensação mais gostosa essa, de aprender algo, de fazer algo novo!


Certa vez eu li que "o ponto de partida de qualquer conquista é o desejo" e foi uma frase que guardei pra mim. Basta querer de fato pra buscar as formas de realizar. Todo ano eu levo algo pra fazer na praia durante as férias, esse ano eu levei novelos! E resolvi fazer sousplat para a minha mesa, minha primeira tentativa assistindo uma aula no youtube foi frustrante, sou perfeccionista, odiei o acabamento e desmanchei tudo! Meu novelo virou um Miojo verde... kkkkkkk. 


Foi quando pesquisando aqui e ali descobri que a minha amiga Val Gouveia da Doces Laçadas tinha uma aula online de sousplat com acabamento perfeito, comprei e fui feliz! Ficou de fato perfeito e eu fiz meus oito sousplat ao longo das semanas que se seguiram.



Enquanto eu fazia meu crochê eu tive companhia... Várias vezes tive que resgatar meus fios e agulha roubados na cara dura! E tive que salvar gato enrolado em novelo... Quem pode com esses xeretas curiosos! rsrsrsrsrs. Depois disso eu já fiz um tapete lindo pra Mariana, mini filtros dos sonhos e ontem eu comprei barbante para tapetes, fios de malha e mais novelos para amigurumi!


E de tudo isso, o que eu quero dizer pra vocês hoje é que nunca é tarde pra aprender nada, jamais devemos desistir do que temos vontade, seja um desejo ou um sonho, ao menos não sem tentar... Que nenhuma vontade é boba, insignificante ou sem sentido. 

Era apenas aprender crochê, mas na verdade se tornou muito mais! Foi a sensação boa e gratificante de fazer algo que eu queria e não que eu precisava! De fazer algo por mim, de aprender algo novo, de realizar um desejo que eu tinha guardadinho comigo há anos.

Aprender crochê foi cuidar um pouco de mim, me dando um horário de descanso e lazer, há muito tempo eu não fazia isso porque sempre descansei "carregando pedras". Esse sentimento de realização me trouxe motivação, orgulho, alegria e vontade de aprender mais e fazer mais, principalmente por mim e pela minha casa.

E você? Me conte o que você gostaria de aprender e ainda não aprendeu? Qual foi a última vez que você aprendeu algo novo? O que você tem feito pra fazer você feliz? Qual o seu lazer?

Em breve postarei aqui os novos projetos pra vocês verem!

Beijos, beijos! ♥

9 comentários:

Jana Marson disse...

Que delicia, ruivaaaa!!! Achei que vc soubesse crochê desde sempre.
E vc ter aprendido com uma amiga... Mais delicia ainda.

Vamos crochetar juntas muito em breve!

Nana disse...

Ahhh, quer reencontro lindo! ❤️❤️❤️
Ao ler tua história, me causou um sentimento de nostalgia e, voltei a minha infância. Não porque também tive aprendizado com alguma avó, mas de lembrar/pensar porque não me atrevi a isso, sabe? Quantas coisas deixamos de tentar aprender pelo puro medo de errar?
Hoje, minhas avós (nem minha mãe ��) estão por aqui para me ensinar, mas o que tenho vontade de aprender, procuro saber.
O que quero dizer com isso?
Não deixemos para depois, o prazer de adquirir conhecimento com essas pessoas queridas ao nosso lado. Que irão nos ensinar com e, por amor.
Podemos e aprendemos muito nas redes sociais(graças a Deus!), mas é através de uma máquina gélida... se tirarmos da tomada, não serve mais para nada.
Se apresse... se ainda tiveres tempo.��

Go Artes disse...

Que incentivo Tays, eu gosto muito do crochê. Tenho agulhas é linhas mas, medo de não da certo. Já fiz, vários, cachecóis de tricô porém fico insegura no crochê.
Vamos, sim, tentar!
Xeroca carinhosa

Ariane disse...

Tays, duas coisas que quero aprender.... Crochê (só sei fazer florzinhas) e pintura (minha mão é descordenada e pesada demais)... Tricô desisti, pq o balançar das agulhas me fazem passar mal (estranho, mas é verdade).... Mas o tricô me traz lembranças amadas da minha saudosa mãezinha. As linhas sempre tiveram presença marcada na minha família: mãe tricoteira e bordadeira, avó materna crocheteira...ambas de mão cheia.... Tenho duas blusas que tenho há mais de 20 anos feitas por minha mãe... Continuam lindas e cheias de amor representado em cada ponto. Eu tbm fui picada pelo "bichinho" das linhas, pois amo bordar (ponto cruz, vagonite, bordado em fita, ponto russo) e fazer macramé (uma paixão que voltei a estudar recentemente)... Mas, meu grande amor no artesanato, que quero que se torne minha profissão... É o Scrapbooking... Amo, amo, amo
Tays, amo ver vc pintando.... Quem sabe, um dia, consiga ter um pouquinho da sua habilidade com os pincéis e tintas. Beijos e um mundo colorido para vc

Monalise Nogueira disse...

Ainnnnnn eu também sou a doida das linhas e novelos. Eu sinto o mesmo tipo de encatamento. Ultimamente tenho gostado de fio e malha... vc já usou? Beijos Mona www.dividindoexperiencias.com

Unknown disse...

Tive contato com crochê aos 14 anos, não prossegui por problemas familiares, mas o sonho ficou adormecido no tempo. Depois de 35 anos o sonho renasceu. Como e bom fazer crochê! Ver a peça depois de pronta nos dá muito orgulho. Crochê faz bem pra alma, é tudo de bom! Amo de paixão.

Unknown disse...

O primeiro contato com o crochê foi, no antigo ginásio, com uma professora da disciplina de Educação para o Lar.Isso há 50 anos atrás com a querida professora Wanda. Dali nunca mais parei com o artesanato.

Unknown disse...

Eu também amo linhas .POIS no crochê eu nem vejo o tempo passar...

Suelí Spinardi Müller disse...

Amo fazer croche.
Tapetes,vestidos,sousplat e agora estou começando fazer uma colcha colorida c o quadradinho da vovó