sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Revoada de Paz - Acrílico sobre tela


Mais uma tela pronta, eu que nunca pensei que pintaria telas, achei que não tinha herdado esse dom da minha mãe e protelei até há pouquíssimo tempo. Uma coisa é você fazer uma pintura country ou decorativa à partir de um risco pronto, outra coisa é você criar, colocar seus sentimentos na tela. Prá mim, é a melhor terapia que pode existir, melhor que Prozac, melhor que qualquer analista... esse é o meu remédio, que cura minha ansiedade, minhas tristezas e angústias. É também onde materializo sentimentos, em cada pincelada deposito o que eu estou sentindo. Comecei essa tela há muito tempo, prá quem quiser saber o início de tudo, dá uma olhadinha aqui. Uma tela que comecei com o propósito de disfarçar um vitral no meu quarto que eu detestava, e agora vim prá uma casa onde ela não tem mais essa serventia, talvez porque a finalidade dessa tela tenha sido sempre outra... O término dessa tela veio num momento muito providencial, semanas antes da minha mudança, quando eu estava me preparando prá partir e construir um novo lar, um novo ninho. Construir casa é fácil, difícil é criar dentro dessa casa, um lar... mas com paciência e amor, certamente conseguimos.

Como sempre, o processo criativo e o desenrolar das aulas, da história...


Num primeiro momento eu quis um fundo neutro, suave, e essas cores foram sugestão do Cláudio, meu professor, inspirador, em quem me espelho prá melhorar sempre, e o dia que eu pintar 10% do que ele pinta, me dou por satisfeita. Amém! 

Essa tela foi muito estudada, estudamos as cores, que de magenta foi pro turquesa, o Cláudio me deixou encarregada de estudar a disposição que eu queria e o movimento do voo das borboletas, e aqui, começamos... fundo preenchido com pinceladas largas e soltas, esboço das borboletas, sombra como base.


À partir do escuro, fui trabalhando os tons de azul, dando forma às asas e moldando as borboletas.


Eu estava feliz com a escolha das cores, essa paleta de azuis que adoro! Estava muito contente com minhas borboletas, com a profundidade e movimento do voo, mas quando cheguei na aula, comentei com o Cláudio que estava faltando algo, que eu não estava totalmente satisfeita, e achava que eram as cores, muito monótonas. O bacana disso tudo é o entrosamento, o Cláudio me conhece muito bem, e logo disse que ia conversar comigo porque também achava que algo não estava fechando, faltava algum detalhe, mudar algo... e lá fomos nós...


Lá vem o Cláudio com uma pilha de bisnagas de tinta em tons de verde, e eu logo torci o nariz... em vão, porque sabia que se ele tinha sugerido, sem chance de erro, o homi é fera, e lendo isso, vai ficar se achando mais ainda a última bolacha do pacote... Ele me sugeriu que as borboletas estivessem sobre um vale, voando alto, que isso daria profundidade e representaria o voo com mais realidade, já que no outro fundo, elas estavam perdidas no cenário, sem referências. Nesta imagem ele estava me dando algumas orientações de retoques, para corrigir invasões de fundo e etc...


Poderíamos dizer que estava terminada, mas eu olhava prá ela, chamava o Cláudio e tínhamos a mesma opinião, ainda está faltando alguma coisa... algo que traga alegria prá esse cenário... e não foi difícil concluir que estavam faltando detalhes e... cores! Colocamos pequenas manchas amarelas nas asas e com isso conseguimos destacar e reavivar o azul, e dar um detalhe lindo.


Destaquei as sombras que fazem os rajados das asas; nas extremidades, azul mais claro para destacar a luz, manchinhas amarelas para contrastar.


Nessa segunda etapa minha paleta ficou assim: sombras, violeta, verdes e amarelos, azuis para correções e luz. Usei Pincéis Condor, principalmente a linha 484 e 421, que adoro para o tipo de pincelada que eu trabalho.


Depois de concluirmos que foram os detalhes que deram mais vida à tela, resolvemos brincar com outras cores, fazendo mais manchinhas e detalhes delicados, como anteninhas muito sutis e o brilho da luz nas extremidades das asas.


No final de tudo, o que mais gosto, cores, muitas cores! Vibrantes, claras, ALEGRES!!! Amo porque é disso que sou feita, pequenos detalhes, muito colorido e amor pelo que eu faço.


E finalmente, pronta! Um resultado muito melhor que eu esperava, mais uma superação prá mim. Nada mais justo que dividir a foto com o Cláudio, tão criador dessa obra quanto eu. Alguém que desde os primeiros contatos acreditou no meu dom, no meu talento, no meu trabalho; sempre me incentivou, me colocou prá cima e de uma forma muito generosa me ensinou tantas coisas, tantos conhecimentos divididos, compartilhados. Só posso mesmo agradecer ao Cláudio, à Cinira que é proprietária da Artemelo onde eu dava aulas até antes da Mariana nascer, pelo apoio constante.


Nunca disse nada disso aqui, mas sinto que preciso dizer, o quanto essas duas pessoas foram e são importantes na minha vida, pelas oportunidades que me deram, pelo tanto que eu pude aprender em todos os sentidos. E uma relação que inicialmente era prá ser só de trabalho, hoje, depois de quase 5 anos, eu sei que posso chamar de amizade.

Cláudio e Cinira, muito obrigada por tudo que vocês representaram prá mim, prá minha família nesse período, pela compreensão que sempre tiveram, por me dar uma oportunidade de trabalho quando eu cheguei em Curitiba, meio perdida, sem rumo, com receio do futuro, assim como eu chego agora, aqui em Cambé. Obrigada pela oportunidade que tive de ter alunos que se tornaram amigos de verdade, pelo ambiente sempre bom de trabalho que tivemos, de respeito, de paz e de amizade. 


Eu tenho a Artemelo comigo como sendo minha segunda casa, muita saudade dos nossos cafés, dos aniversários comemorados, das guloseimas: palitos e pão de queijo, pastel de palmito, torta alemã, cappuccino, pão português, bolos de caixinha do Cláudio com receita secreta... cof, cof, cof... O Leo tem saudades até hoje das balinhas de fim de tarde, e a Mariana que amou bagunçar as tintas e mexericar em tudo. Quantos sorrisos, quantas lágrimas... eu jamais vou esquecer. Isso era tudo que eu gostaria de ter dito à vocês quando fui me despedir, mas que não consegui, que sem falar nada já foi difícil, imagina se tivesse falado... que fique aqui registrado o quanto eu sou grata e o quanto eu tenho vocês no meu coração e assim sempre será...

Agora que já morri de chorar, já posso fazer compressa com camomila? Sou uma molenga, um caso perdido... #sofro. Só prá constar, vocês me devem uma aplicação de Butox! kkkkkkkkkkkkk

via Tumblr

E prá terminar... no dia que finalizei minha tela, como de costume, precisava dar nome à cria, instantaneamente esse título me surgiu: Revoada de Paz. Revoada porque estava de mudança, porque gosto da sensação de liberdade que o voo pode proporcionar, pelo próprio espetáculo. Paz, da paz que eu precisava muito naquele momento, em que eu estava triste, ansiosa, cheia de dúvidas, tensa com tudo. Paz, da paz que eu ainda busco e preciso, prá cuidar de mim, da minha família, da minha casa, prá ser feliz! E essas borboletas representaram prá mim a leveza que eu quero, a metamorfose, a transformação... todos temos fases de ser lagartas, e tudo passa... eu só quero agora ser borboleta e voar em paz...

Beijos e um maravilhoso final de semana prá todos nós ♥

36 comentários:

Sonia/sbspsp disse...

Borboletas são o símbolo da mudança, da transformação..... E seu quadro está mostrando isso. Sua vida está mudando, se transformando em algo melhor, mais colorido, mais vivo.
O quadro é lindo.
bjs
Sônia

Cláudia disse...

Bom dia!
Uma vez escutei na TV, uma artesã dizendo que quem pinta madeira pinta qualquer coisa, devido a dificuldade da pintura em madeira e mdf. Eu comecei ao contrário, da pintura em tela para as outras...
Você tem o dom da pintura, mãos de fada que herdou da Dóris, sua mamãe e que a Mariana, com certeza, já traz esse germenzinho, escondido...rs
A tela ficou linda!
Bom fim de semana pra você e sua linda família.
Um beijo.

Bia Jubiart disse...

Bom dia Tays!

A palavra para a tela: Esplêndida! O Cláudio, me fez lembrar a minha professora com carinho... Gostei da forma como vc foi descrevendo as paletas de cores, os retoques de cores no final deram movimento na paisagem. Parabéns para os dois! Vc tem um excelente e simpático mestre!

Amigos que se torna família é bom demaissss!

Beijos e lindo dia para vocês!

Luiza Mallmann disse...

Olá... adorei esta tela. Fantástico trabalho! Sabe, uns anos atrás, depois de um aborto entre numa depressão profunda. Aí meu médico recomendou que eu tentasse alguma arte que me agradasse, para me expressar e curar através dela. Comecei com pintura em tecido e qdo vi estava pintando telas! É uma delícia, realmente! Faz tempo que não pego nos pincéis, mas é uma terapia deliciosa!! Cura a alma!

Beijinhos e uma ótima e produtiva sexta-feira!

Luiza Mallmann
decorarsustentavel.blogspot.com

Lucimara disse...

EU SOU APAIXONADA POR BORBOLETAS E COPIE UMA IMAGEM SUA... ESPERO QUE NÃO SE IMPORTE, NÃO FOI TELA FOI UMA FOTO DO TUBLR RSRRSRS
SUAS TELAS SÃO DIVINAS
AMEIIIIII...
VENHA ME VISITAR SE TIVER UM TEMPINHO
BEIJOKAS ESTALADAS

http://coloridoecosturado.blogspot.com/

Jô Angeℓ disse...

Menina! Fiquei emocionada com essa tela. Que coisa mais linda! E que vontade de voltar aos pincéis!!!Te amo, menininha!

Rafa disse...

Que lindo! E olha que eu morro de medo de borboletas, rs. Mas seu quadro realmente ficou muito bonito!

Não conhecia esse seu lado de artista. Parabéns!

Um ótimo final de semana! Bjkas

Rafa

Cláudia Valéria disse...

Tays, como assim achou que não tinha talento?!?!?! tá louca!!! A tela está linda, cheia de sentimento. bela mesmo.
Não entendo nada dos parâmetros formais para avaliação de uma pintura assim, mas para mim ela está linda!!! Me senti bem olhando para ela em todas as fases da criação!!!
bjo no coração

Taninha disse...

Essa tela irira ficar muito bem na minha casa nova hehehehehehe. Você sabe o quanto eu amo borboletas!!!!
Ficou linda, mesmo!!!
Bjsssssssssss

Carine Gimenez disse...

Que lindaaaaaaaaaaaaaa!!!!
Se soubesse desse seu talento antes teria encomendado uma tela para mim.
Parabéns ruiva linda.

Marcia Accioly disse...

Que linda tela! Amo pintura e borboletas - que são pássaros da alma. As borboletas flutuam e parecem que saem da tela. Perfeitas.
Parabéns pela sua criação, de rara sensibilidade!

Nanci disse...

Puro talento essa mulher. Muito linda a tela. bjs.

Atelie Inventare Arti - Ivelise disse...

Nossa, este teu lado também não conhecia!!! quanto talento!!!! você é demais, falei!!!! beijo
Ivelise

Taís Marçal Diniz disse...

Que linda! Parabéns! Bjo!

Sarah Moura disse...

Flor, vc ainda tem dúvidas de que herdou o talento da sua mãe????? Que tela perfeita! Que sensação de liberdade, dá vontade de estar lá naquele vale observando o voo delas! Simplesmente amei, queria uma dessa! Parabéns!!!

Pepa disse...

Gema, a tela é belíssíma !!!
Vocês está muito gata e com semblante tranquilo !! linda !!!

E a história que acompanha cada post é uma delicia de ler !!
Adorei as borboletas com esses toquezinhos coloridos !!

Bjus 1000 querida e um ano renovado para ti !!

http://claudiaaoextremo.blogspot.com/ disse...

Tays! que dom maravilhoso!
Mãos de anjo
e que tela inspiradora,tão significativa com essas lindas borboletas...perfeita!
Parabens Tays!!! lindissima!!!!

Andréia R. disse...

Tays,quanto encanto e magia vejo nesta tela...que talento o seu!!!Ficou maravilhosa,traz calma,paz na alma,luz...
Parabéns minha linda!!!
Bjos e ótimo fds!

Clau Finotti disse...

Ô mulher multi talentos, vixeee!

Tintas e plantas me odeiam, não levo muito jeito. Quem sabe um dia me encanto e faço um curso?

Adorei suas buterflies.

Beijos.

Clau

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil! - disse...

VejaBlog
Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil!
http://www.vejablog.com.br

Parabéns pelo seu Blog!!!
- Tays Rocha -

Você está fazendo parte da maior e melhor
seleção de Blogs/Sites do País!!!
- Só Sites e Blogs Premiados -
Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

O seu link encontra-se no item: Blog

http://www.vejablog.com.br/blog

- Os links encontram-se rigorosamente
em ordem alfabética -

Pegue nosso selo em:
http://www.vejablog.com.br/selo

Um forte abraço,
Dário Dutra

http://www.vejablog.com.br
....................................................................

Irineia Kirach disse...

Oi Tays...
Que linda história cheinha de artes...que emociona a todos...Parabéns pela linda tela...bjos 1000

Isabel Cristina Viana Ramalho disse...

Tays...que quadro belo!
Acho lindo quem pinta em tela...nunca arrisquei, é algo diferente...quem sabe algum dia enfrento e ...Parabéns pelo gracioso trbalho! Amo borboletas...elas têm um significado especial, simbolizam alegria e transformação.
Olha, menina tem um lindo selinho pra ti lá no blog, tá?
Vc aceita, amore?
Bjão e um maravilhoso sábado!

Adriana Gadbem disse...

Tays,
Quiando cheguei a esta postagem não abriu a primeira imagem com o trabalho final. Achei isto otimo.
Porque vi primeiro o nascimento o caminho que a tela foi tomando.
O trabalho final esta divino. A profundidade, o voo, a arte.. enfim esta perfeita.
Mas confesso que amei a primeira, depois ela toda em tons azuis me encantaram e assim fui me apaixonando. Mas o trabalho final esta showzaço.

Parabéns!!!

Não sei se voce sabe, mas ainda estou me akeitando depois de uma mudança de cidade.... e so hj pude passar aqui, parece que vc me esperou. Obrigada.

Beijo grande. Fique com Deus

Veronica Kraemer disse...

Tá amada, que tela lindaaaaaaaaaaaaa!!! Parabéns, tu é artista nata!!!
Agora, vou te falar, este post me fez chorar, então mereço um lifting também, ok?
Até eu que não conheço as pessoas queridas que você mencionou no post fiquei com saudades. Saudades daquilo que nunca vivi, mas vivi através de ti, de teu olhar.
E que lindo olhar este da revoada de paz. Ficou perfeito, natural, verdadeiro.
Te amo, sua linda!!!
Bjosssssssssss
Vero

vida disse...

A pintura nos surpreende depois de acabada gosto muito de pintar também me visite adoraria te receber por lá,já te sigo a algum tempo adoro estar por aqui,bjs

Rosana disse...

FICOU MUITO LINDA ADORO BORVOLETAS
TENHA UM OTIMO FINAL DE SEMANA
BJS

Janaina Beserra disse...

Oi Tays,

Ficou um sonho sua tela.Me transportei para ela.As borboletas ficaram muito delicadas.Gostei muito das cores.Lindas!
Parabéns, mãos de fada!
Beijos e uma linda semana!

Bimart´s ateliê disse...

Oi Tays que estouro!Maravilhosa,estou com saudades de você e ...voc~e tá bonita heim menina!Nem parece que chorou bacias nos últimos tempos hehehe!Fique feliz em ver seu sorriso de felicidade.Beijos querida.

ALE DOSSENA disse...

Oi Tays!!!
Que maravilha começar a semana com um post maravilhoso desses!
Quanto talento!
Quanta sensibilidade!
Tomara que esse trabalho maravilhoso seja o início de uma revoada de pinturas em tela!
Bjs e ótima semana prá você.

Sonia Oliveira disse...

Parabens Tays ficou maravilhosa,vc tem talento de sobra né rrsrsrs...bjossss
Sonitcha

Mari Rodrigues disse...

Adorei o quadro, ficou lindo!!
Bjos, Mari.
http://artmarirodrigues.blogspot.com/

Sandra disse...

Nossa, Tays, vc consegue me surpreender sempre!! Quando vi vc ao lado da tela, pensei que estava mostrando um presente ou uma nova aquisição... Mas não! Foi vc mesma quem fez!! Uau!! Não que eu duvide do seu talento, mas eu ainda não tinha visto uma tela sua! Ficou maravilhosa!! Parabéns!

bjs!

Rafa disse...

Olá querida, vim saber como vão as coisas por aqui e para te desejar uma ótima semana.

Bjus

Calma que estou com pressa! disse...

oi Tays
isto mesmo amiga
realize seus sonhos sim
ficou lindo a tela -
o pintar uma tela em branco e depois ver teu trabalho pronto não tem preço - é um prazer indescretivel -
continue pintando e seja feliz sempre
bjs
lu

Neli Rodrigues disse...

Que trabalho maravilhoso!
Pintura em tela é uma verdadeira viagem.
Ficou ótimo com o fundo verde.
Não acredito muito que é preciso ter dom, acho que é preciso ter vontade e uma boa orientação é fundamental.
Bjs♥

Cláudia disse...

Tays, devo confessar que pouco comento, mas sempre admirei seu trabalho, eu estou muito emocionada, estou com os olhos embaçados. Suas palavras me tocaram demais neste post.

Achei esta tela sensacional, tu tens o dom. Amo borboletas, amo de verdade.

Parabéns por todo o seu trabalho.

beijos