segunda-feira, 20 de junho de 2011

PAP - Cartão com aulinha de flor, carimbo e costura


Mais uma segunda, mais uma semana que abre as portas, adoro começar uma nova semana, encaro como uma chance de renovação sempre, de oportunidade de novas realizações, de tentar fazer melhor e diferente do que foi a última, de colocar em prática coisas que não consegui nas semanas que se passaram, é meio que uma utopia, mas não desacredito, porque sonhar não paga imposto e uma longa caminhada começa à partir de um pequeno passo, tá... eu e minha filosofia de Minutos de Sabedoria... kkkkkkkkkkk. Chega de conversa fiada e vamos trabalhar, porque isso a segunda também nos traz, a ressaca de domingo ;o(

Preparei um PAP bem explicadinho desse cartão todo chique, cheio de pompa e estilo, como dizem as minha amigas de Twitter... a cara da rhykeza, a cara da nobreza. Escolhi essa coleção Celebrate porque acho linda demais, é elegante e sóbria, chique mas também leve, muito bom gosto na padronagem. Recebo alguns muitos emails com dúvidas e a maioria deles é como carimbar, então nesse PAP dei uma atenção à isso.


Cortei a base do cartão em Papel Básico Vermelho, eu não meço, não tenho medida certa, porque adoro variar, mas uma dica boa, é cortar a medida de metade de uma folha A4 e depois dobrar ao meio, prontinho... sua base de cartão sem erros! Prá fazer a moldura e o detalhe central, cortei o Papel Celebrate Listras, usei o verso dele que é preto com marca d'agua, usei o Paper Distresser (Corta-Linha) e desgastei todas as bordas, para dar um aspecto mais rústico.


Uma coisa é certa, quem diz que não gosta de carimbos é porque não sabe carimbar, porque todo mundo, quando perde o medo e aprende a fazer certo, se encanta e adora. É mais ou menos a mesma estória do stencil... Primeiro, esses carimbos transparentes são de silicone, também conhecidos como "Clear", para usá-los você precisa aderi-los à uma base acrílica, nossos kits já incluem a base e também temos em linha as bases avulsas. Ele adere sozinho, só Einsten explica, leis da Física, não cai, fica firme e grudadinho.Esse faz parte do modelo "Hora do Café".


Já sei que a primeira dificuldade é de como aplicar a tinta e muita gente faz errado, esfregando a carimbeira no carimbo, quando se faz isso, a carimbeira forma riscos, tirando a tinta ao invés de depositá-la. Vejam na foto (clique para ampliar) que o aspecto é todo pontuadinho, essa é a forma correta, por saturação. Ao invés de esfregar, apenas bater a carimbeira no carimbo suavemente, se quer mais clarinho, bate menos, se quer mais escuro e fechado, bate mais, sobrepondo camadas de tinta.


Percebam a diferença da imagem de cima prá essa, aqui eu saturei bem, prá obter um efeito bem fechado, um desenho bem marcado. Um cuidado muito importante é verificar se a tinta não borrou em algum ponto, se borrou é só limpar com um cotonete úmido, super simples.


Aqui eu carimbei no Cardstock Prismático Branco, na hora de carimbar não tem segredo, mas um único cuidado... segurar firme a base, encostar no papel e pressionar bem, até que você veja (dá prá ver bem) que o carimbo tocou todos os pontos do papel, essa é a vantagem sem tamanho dos carimbos de silicone, que por serem transparentes nos permitem essa visualização, já nos de madeira não temos essa facilidade e é preciso um pouco de treino.


Fiz esse comparativo prá que ficasse fácil visualizar os efeitos, com o mesmo carimbo e carimbeira, conseguimos estas variações, apenas mudando a quantidade de tinta depositada. Eu adoro essa versatilidade! Aquele mais clarinho, eu consegui carimbando com o que sobrou de carimbadas anteriores, a cada carimbada o carimbo vai "limpando", diminuindo a quantidade de tinta, no final conseguimos esse efeito de marca d'água. Uma dica que deixo prá economizar material é essa, faça carimbadas em sequência, e em retalhos de cores diferentes também, você aproveita toda a tinta e ainda fica com uns recortinhos lindos guardados prá usar em projetos futuros ou prá mandar de presente prá mim prás amigas!


Começando a montagem... usei minha base vermelha como fundo, sobre ela um quadrado do Papel Celebrate Listras já distressado, sobre ele colei um quadrado um pouco menor do Papel Celebrate Floral, o verso dele é o mesmo desenho com cores opostas, o que chamamos de Positivo-Negativo. Para fazer essa faixa rendada, usei Cardstock Vermelho, e fiz o rendado com o Furador de Borda Contínua Ponto Cruz, através do desenho que ele tem na base, nos permite fazer barrados contínuos sem emendas, o acabamento é perfeito.


No meio do barrado vermelho colei a faixa preta, usei a Régua de Costura Arabescos e sobre a Base de EVA, usando Agulhão, fui marcando a furação prá fazer a costura, segure a régua com firmeza porque escorrega.


Uso linha de bordar ponto cruz (3 fios) porque tem uma gama de cores imensa, cores lindas e é macia prá trabalhar, o acabamento fica mais delicado. Prá começar a costura, prenda a pontinha da linha atrás com fita duplaface e siga o desenho, fazendo pontos alternados, completando o desenho na volta, se quiser  pode deixar só pespontado, também é uma opção que usamos muito.


Prá vocês entenderem melhor, o início do desenho com os pontos alternados, e na volta o desenho já quase completinho.


Costura finalizada, colei a faixa costurada no centro do cartão, posicionei o desenho carimbado bem no centro, sobre as costuras. Para fixar acho mais seguro a fita-banana por causa da costurinha e também porque adoro o relevo que ela dá. Resolvi colocar no centro do cartão uma flor vermelha e aproveitei prá atender o pedido da minha amiga Norma, uma querida que não tem blog ainda, mas me escreve praticamente a cada post, essa florzinha já usei em outros trabalhos, só o miolo fiz diferente, em breve eu ensino outra versão. Para fazê-las usei Furadores Gigante e Jumbo de Flor.


Pegue cada florzinha e faça um corte abrindo as pétalas, tomando o cuidado de não chegar até o centro prá que elas não se destaquem.


Depois de feito isso, use o agulhão e curve delicadamente cada pétala em direção ao centro da flor. Se você quiser um efeito mais envelhecido, pode passar carimbeira na pontinha das pétalas.


Posicione uma florzinha dentro da outra, alternando a posição das pétalas. Você pode usar mais florzinhas, quanto mais você usar mais repolhudinha ela fica, gordinha, toda fofa... heheheheh. Usando base de EVA e agulhão fure o centro da flor para colocarmos a bailarina. O miolo também pode ser feito com botões ou  círculo cortado em furador e colado com fita-banana.


Colei a flor já com miolinho no medalhão carimbado usando fita-banana, perceberam que lá em cima eu tinha posicionado na horizontal? E finalizei na vertical? Foi proposital prá que vocês percebam que uma mudança simples de posição muda totalmente o efeito final. Assim na vertical ficou parecendo um camafeu, não ficou? Eu amei essas barrinhas adesivas Bordas com Glitter, foram lançadas em vários modelos, usei uma delas prá fazer o acabamento nas bordas do cartão.


Para dar um brilhinho... heheheh, pequenos strass vermelhos nas pontinhas dos arabescos e nos detalhes do carimbo. A-DO-RO!!! e adoro ainda mais fazer esses PAPs e poder ajudar quem tem dúvidas em alguma técnica. Espero que tenham gostado e que possa ser útil de alguma forma.


Além da correria de sempre, resolvi mudar TUDO de lugar na minha casa, está tudo empilhado e bagunçado, igualzinho quando me mudei prá cá, nos dias que minha mudança chegou. Estou cansada e toda dolorida, eu e meu marido arrastamos cama, cômoda, criados... com as crianças fervendo no meio de tudo, desmontamos e montamos um roupeiro de 2,20 com 10 portas, só porque eu queria mudar a posição dele no meu quarto, sou fofa? kkkkkkkkkkk. Pior foi arrumar tudo dentro novamente, mas foi muito bom porque fiz uma faxina daquelas e tirei mais um tantão de coisas que vou doar. Mudei, ficou bem melhor, aconchegante e estou com 1000 invenções pro meu canto. Fechei a janela que tanto me incomodava e agora que a tela de borboletas está pronta, não preciso mais dela. FIM.

Miaguardem que vou mostrar, mas né? Quando der... kkkkkkkkkkkkk

Beijos e boa semana ♥

12 comentários:

Renata Reginato disse...

Lindo cartão. Adorei!!!
Tu fazendo parece tão fácil... rsrsrs
Boa semana!!!
Bjos

karla dote - butterfly disse...

Que massa esse pap, muito obrigada pelas dicas!!! Vou tentar me aventurar nos carimbos, ainda não tenho porque tenho medo de usar.... bjk

Paty Molina disse...

Acredita que fiz um lo e usei minha linda régua de costura igual a esta do pap ontem? Quase morri de rir com o comentário que você deixou no blog, o povo tá sentindo a minha falta e eu, de todo esse universo maravilhoso, imagine quantas dicas preciosas perdi dos seus makes?
Quero voltar logo!
E esse carimbo maravilhoso é de onde que nunca vi?
bjkas da Paty

Cláudia disse...

Amei tudo, inclusive a mudança com as crianças dentro...rs
Boa semana, boas ideias e uma feliz concretização de cada uma delas.
Bjo grande, para todos.
Clau

Adriana Balreira disse...

Tays do Céu, vc é bem corajosa de fazer mudanças radicais na sua casa! E que pap bem explicadinho. Muito bom mesmo!
Beijos
Adriana

Rosana Garcia Hess disse...

adorei querida profe
kisses
Rosana

Feltro no capricho disse...

Ai garota,nem me fala mais em mudança....kkkkkkkkkkk brincadeirinha.... até que é gostoso.....
adoro pintar parede!!!!!
BJinhos.....

LucianaW disse...

Tatá do céu...que cartão fofo...dorei, parabéns. Amiga eu entendo bem e sei que em breve você vai conseguir e como disse, a família é sempre bem vinda ok?
Nem te conto...eu fui ver seu post das borboletas e uqse desmaiei....menina eu tenho pavorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr de borboleta..pensa numa pessoa que desmaia....pois é...gosto, acho fofa....de mentirinha...de papel...de fita, ams ao vivo e foto ou desenho que se aproxime da realidade....não consigo...quase mandei o lap top na parede qdo vi aquele monte de borboleta...afff....nem pensar....vou cair dura aqui e nem terminar o comentário...kkkkk...acredita?
Agradeços eu carinhos empre e não faltará oportunidade de nos encontrarmos.
Bj grande!

Julia Cotrim disse...

Tays querida esse cartão ficou uma graça, tão rico de detalhes lindos e tanto trabalho e capricho!
Amei!
Beijos

A FADA DAS AGULHAS disse...

Tays amada,muito bom seu PAP,ficou lindo e caprichado!Também quando cismo mudo tudo de lugar #louka semana passada dei uma modificada na minha sala,agora estou cheia de idéias lá no quarto..Kkkkk.
Uma semana bem produtiva pra ti!
Beijocasss

Simone Souza

Indy disse...

Lindo o cartão.
Tays não é pudim, hehe, botou maridão para trabalhar final de semana, coitado,hehe.
Li o post em que vc falava que a um ano atrás estaria dando um jeito na janelinha,hahaha, demorou hein!!!
Mas olha só, não se preocupa com a tela de borboletas, trás pra mim que eu dou um jeito nela,rsrsrs.
Beijokas flor

Josy disse...

Menina eu já era e virei tua fã de novo! Que PAP mais lindo, doce e bem feito..que trabalhão ensinar tudinho assim!!! Só faltou uma coisa. Um cartão assim a gente vende por quanto??