domingo, 26 de junho de 2011

Google Search Images e créditos de imagem e autoria


Agora o Google (fofo) conta com um novo recurso de pesquisas de imagens, você pode realizar a busca fazendo o upload da própria imagem, um recurso muito bacana por dois motivos: primeiro porque nos permite saber a autoria dessa imagem e acabar com aquele probleminha do "usei sua imagem e não dei os créditos porque não sabia que era sua, ou de onde era". E quem já não passou por isso? Navegamos e viajamos pela net e vamos salvando tudo que achamos lindo e interessante, se não salvarmos de uma forma específica ou anotarmos de onde tiramos, depois não há meios de saber de qual site ou blog foi. Segundo porque quando ele dá o resultado da busca, ele também nos mostra as imagens semelhantes, não necessariamente em conteúdo, mas visualmente, com as mesmas características de cores e simetria.  Eu sempre tenho por hábito colocar o link de onde tirei a imagem, ou, clicando nela vc é redirecionado ao site de origem. Muitas eu não coloquei por estarem arquivadas aqui e eu realmente não saber a origem da imagem, sempre tentei pelo título da foto, mas muitas vezes prá facilitar a minha organização aqui eu acabei renomeando, mas agora ficou fácil.


Fiz um teste agora cedo, usei uma foto muito antiga de uma placa minha, mas antes eu a renomeei, tá lá, ele achou direitinho, porque trabalha não só busca pelo título, mas tambem pelos dados da imagem e pareamento visual. Acho que agora podemos dar os créditos de imagem sempre, até porque é super rápido (demorou 0,35s) e fácil. Inclusive tem o recurso de arrastar a foto da pasta onde ela se encontra direto na barra do Google. Faça um teste aqui, é super fácil!

Isso também é importante e nos ajuda a rastrear nossas imagens e saber se estão sendo usadas indevidamente por alguém. Aproveito e indico prá vocês um post bem questionador sobre a questão de dar ou não os créditos, principalmente prá quem trabalha com peças artesanais, prá quem publica passo-a-passo e tutoriais. O post é do blog Postando sobre artes da minha querida amiga Luci, e muitas pessoas, bem como artesãs de peso deixaram lá sua opinião sobre como procedem e o que acham do assunto, passem lá prá ver, informem-se, plágio é coisa séria! 

Beijos e um excelente domingo!! ♥

13 comentários:

Paula Louceiro disse...

Adorei a dica Tays. Bjoka e ótmo domingo.

Clube da Joaninha disse...

Tays

arrasou nas dicas. Muito bacana esse novo recurso. Eu já conhecia, mas vai ajudar muita gente.

E a plaquinha tá muito fofa!!

Bom início de semana, Aninha

Julia Cotrim disse...

eu ainda não conhecia e achei fantástica sua dica!
beijos minha querida e obrigada!

Giuliana: disse...

Oi Coração,

Aos poucos vou colocando as coisas em ordem e volto a visitar os amigos com mais frequência. ;oP

Adorei esta dica, é de uma utilidade inquestionável. Tenho várias imagens que baixei do google, idéias que gosto e arquivo, mas se me perguntar de onde tirei, não saberei responder. Agora, bem capaz que consigo encontrar os verdadeiros donos. rs

Beijos

Miss Brasil disse...

me senti do criminal minds

Ana disse...

Mais um ponto para o google!
Uma otima semana!
Bjs

Anônimo disse...

Adorei a dica, amiga. Um abração!!!

Margarida disse...

Tays, obrigada por compartilhar essa importante dica sobre as imagens. Vou também passar no blog Postando sobre artes para saber mais. Beijos e ótima semana

Terezinha Nascimento disse...

Bom dia Tays, como fico feliz pelo teu comentário! pois aqui nao temos apoio da nossa representante da Toc. ai nós as alunas nos reunimos de cada quinze dias na casa de uma para trocarmos idéias e nos ajudar . Mas pode colocar os cadernos sim. isso me da ânimo para estar me aperfeiçoando cada vez mais. Obrigada mesmo, valeu . Abraço para voce.

Elaine Nascimento disse...

Oi Tays,, tudo bem?
Querida amiga obrigada por deixar minha mãe tão feliz..
Nossa ela está nas nuvens hoje,,pelo teu pedido...
Sabe né a Terezinha Nascimento é minha mãe!!
Então veja se vc quer uma foto com maior qualidade, dos cadernos que vc quer,, que envio p/ teu Email, ok?
bjão p/cê e bjkinhas nas crianças

(ah vc viu as fotos do niver da Naty que te mandei??

Renata Reginato disse...

Olá Tays.
Adorei a dica!
Eu realmente salvo tudo que acho acho bonito e inspirador, mas dificilmente lembro de salvar os créditos da imagem (mas nunca publico, ainda mais dizendo que é minha!). Já testei e realmente funciona. Obrigada!!!
Boa semana!!!
Bjos

A FADA DAS AGULHAS disse...

Amiga,adorei as dicas,super importantes!
Beijocas!

Simone Souza

Gabi Alberti disse...

Aiii que massaaaaaaaaaa!! Muiiito legal saber isso!! Arrasou no post Tays!! Suuuuper legal!!! Bjooos