segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Cores que serão tendência em 2021

 

Uma tendência de mercado é a indicação de um caminho a seguir, uma pista que o comportamento dos consumidores e dados de pesquisas estão apontando. Isso significa que o estudo dessa tendência revela como será o futuro, prevendo com certa dose de acerto as necessidades e os novos desejos do consumidor. Através de um estudo minucioso, as empresas antecipam as tendências já existentes ou latentes do consumidor por meio da oferta de produtos e serviços. Venha conhecer as tendências em cores para 2021!

As cores são muito importantes em todas as nossas experiências. Mesmo que você não perceba, elas estão lá, moldando lugares ou dando um toque a uma imagem com calor ou frieza, luminosidade ou escuridão, similaridade ou contraste. O poder das cores vem da emoção, dos pensamentos e dos sentimentos que elas nos proporcionam. Dos significados criados historicamente às reações biológicas profundas, nós criamos histórias para as cores conforme elas dão conteúdo ao nosso mundo visual.



Há mais de 20 anos a Pantone define a cor do ano e influencia o desenvolvimento de produtos e as decisões de compra em vários setores, incluindo moda, decoração, arte e design industrial, bem como embalagens de produtos e design gráfico.

O processo de seleção da cor do ano requer escolhas bem cuidadosas e muita análise de tendências. Ano após ano os especialistas da Pantone Color Institute vasculham o mundo em busca de novas influências de cores. Isso pode incluir a indústria do entretenimento e filmes em produção, coleções de arte em viagem e novos artistas, a moda, todas as áreas do design, famosos destinos de viagens, novos estilos de vida, novos playstyles e novas condições socioeconômicas. As influências também podem surgir de novas tecnologias, novas matérias primas, texturas e efeitos que afetam a cor. As plataformas de mídia social tão relevantes e até os próximos eventos esportivos que capturam a atenção mundial também servem de base para essa coleta de dados.

Em 2021 a Pantone apostou em um par de tonalidades que traz força com muita energia, clareza e esperança!


PANTONE 17-5104 Ultimate Gray + PANTONE 13-0647 Illuminating, duas cores independentes mostrando que elementos muito diferentes podem se unir para se apoiar, esta é a melhor forma de compreender a dupla da cor do ano 2021. Prática e sólida, ao mesmo tempo calorosa e otimista, esta união representa a força e a positividade. É uma história de cores que envolve sentimentos mais profundos, uma mensagem de felicidade apoiada pela força, é um anseio que nos traz esperança. Temos que acreditar que tudo ficará mais iluminado – isso é essencial para o espírito humano.

Uma composição de cores cujos laços entre o insight, inovação e intuição, com respeito pela sabedoria, experiência e inteligência, inspiram a regeneração, nos forçando na direção de novas formas de pensar e novos conceitos.

“A seleção de duas cores independentes destaca como elementos diferentes se unem para expressar uma mensagem de força e esperança que é, ao mesmo tempo, duradoura e benéfica”, explicou Leatrice Eisema.



Mas não é somente a Pantone que dita tendências, existem outras empresas e agências de relevância mundial que também fazem as suas indicações, como é o caso da Shutterstock. Pra quem não conhece, a Shutterstock é o maior provedor de imagens, vídeos e músicas licenciadas de alta qualidade, ajudando a inspirar designers gráficos, diretores de criação, editores de vídeo, cineastas, desenvolvedores de web e outros profissionais. Fornece conteúdo variado para empresas, agências de marketing e organizações de mídia em todo o mundo. Segundo a empresa, em 2021 teremos as seguintes cores ditando o mercado de artes visuais, decoração, vestuário e design:

* CHAMPANHE VELEIRO (#FAEBD7)


A cor Champanhe Veleiro (#FAEBD7) tem um matiz natural que pode ser usado em qualquer esquema, principalmente em paletas de cores em tom de terra, marrom, taupe e verde. O brilho de sua cor primária faz com que ela seja um complemento para esquemas em tons de azul, experimente misturá-la com um clássico azul bebê ou azul-petróleo oceânico. Como um laranja pastel, a cor Champanhe Veleiro também se encaixa em qualquer paleta de cores pastéis, cor-de-rosa e verde limão suave.


* DOURADO FORTUNA (#DAA520)


Este dourado quente e profundo é a cor que representa acontecimentos fortuitos e boas coincidências. Como a luz do sol na “hora dourada” ou as folhas de outono revestindo as ruas da cidade, é possível encontrar esse amarelo magnífico em breves e brilhantes momentos de felicidade da vida. Dourado Fortuna é um tom escuro e suntuoso de amarelo. Seu espectro contém variações de ouro, de tons pastéis brilhantes ao castanho dourado escuro e quase metálico. O complemento direto do Dourado Fortuna é o azul cerúleo, criando uma paleta atraente que remete a campos de trigo e a um céu azul profundo. Para uma paleta de cores mais suaves, experimente misturar o Dourado Fortuna com o Champanhe Veleiro e outros tons de terra, como terracota ou ocre. No fundo, este dourado é dramático e gosta de se misturar com outras cores intensas. Crie uma paleta impressionante unindo tons de âmbar e misture o Dourado Fortuna com outros tons de joias, como roxo ametista e verde turquesa.


* VERDE MARÉ (#2F4F4F)


Assim como o pôr do sol, as mudanças de estações e a rotação da Terra, a baixa e a alta das marés do oceano são constantes. Verde Maré é um lembrete de que a mudança é um presente. Este azul-petróleo profundo e fundido se apresenta em tons de azul e amarelo, destacando sua capacidade de mudança. Representando ao mesmo tempo a densa copa das árvores das florestas e um fluxo d’água escuro, a beleza da cor Verde Maré reside em sua natureza fluida.

A cor base da Verde Maré é o azul-petróleo, tornando este matiz um tom acinzentado de azul esverdeado. Com suas raízes nos espectros azul e verde, a cor Verde Maré apresenta uma série complexa de complementos. No círculo cromático, sua companhia direta é outra cor híbrida, o vermelho alaranjado. Essas cores combinam bem em esquemas supersaturados que imitam o azul esverdeado do oceano e os tons quentes de cores vistas em peixes e recifes de coral. A Verde Maré também funciona como um tom de cinza forte de caráter inconfundível. Use-a para realçar paletas mais claras e brilhantes com suas equivalentes triádicas, como lavanda ou um moderno verde sálvia.




É muito importante estarmos atualizados e saber das tendências, essas cores serão amplamente usadas esse ano e podemos adaptar para as nossas criações de artes, artesanato, decoração, vestuário, crochê, mesa posta e etc... 

Estar antenado nas tendências demonstra profissionalismo, interesse e conhecimento. Inspire-se com as novidades, crie e ofereça o seu melhor!

Desejo uma semana repleta de cores, inspirações e ótimas ideias pra nós!

Beijos ♥

5 comentários:

Inês disse...

Adorei as dicas👏 Obrigada mais uma vez .😘

Dani Serendi disse...

Se tem uma coisa que eu amo é esse blog, vc sempre nos mantém atualizadas e antenadas e divide generosamente seus conhecimentos conosco! Obrigada sempre, vc é fantástica! Bjoooooo

Adelaide Araçai disse...

Sabe quando parece que a tendência de cores foi construída para me agradar? Então amo essa paleta de cores e tenho visto usos lindos.
Já curiosa por vê-las em suas aartes.
Muita Luz e Paz!
Abraços

Lia e Vi disse...

Oi Tays amei essas cores, já vou pesquisar para comprar pois estamos pensando em renovar alguns moveis em casa.
Obrigada pela dicas, beijos,Vi

Ana Regiane Ivanski disse...

Olá Tays!
Adoro estes estudos de cores. Refletem muito o comportamento humano :)
beijos
Regiane