quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Hábitos Criativos - Série Criatividade #3

 


Há algum tempo atrás a criatividade era associada apenas às profissões artísticas e publicitárias, mas hoje tudo mudou e sabemos o quanto ela é importante não somente na vida profissional, mas também na busca de soluções e ideias no nosso dia a dia! Não importa qual seja a sua área de atuação ou interesse, a criatividade é fundamental e tem sido uma competência cada vez mais exigida para lidar com os problemas atuais que surgem todos os dias. A criatividade é uma das principais habilidades dos profissionais do futuro e hoje eu vou te mostrar quais os principais hábitos das pessoas consideradas criativas! 


* HÁBITOS CRIATIVOS

COMEÇAR! Deixe suas ideias fluirem, depois selecione as melhores e coloque em prática, defendendo sempre seu estilo e ponto de vista. Criativos são autênticos!

TER REFERÊNCIAS! Tenha referências, acompanhe trabalhos e filosofia de pessoas, educadores, artistas, líderes que você admire e que possam contribuir com a construção e identidade dos seus projetos.

IDEIAS FACTÍVEIS! Escolha ao menos no início ideias que possam ser facilmente executadas, que são factíveis. Às vezes sonhamos alto demais e queremos começar pelo mais difícil, e se não conseguimos somos derrotados pela nossa frustração. Faça em etapas de dificuldade, a probabilidade de dar certo é bem maior.

SEM MEDO DE ERRAR! Muitas vezes o verdadeiro aprendizado vem daquilo que erramos e não daquilo que acertamos, não tenha medo de errar. Transforme a frustração em oportunidade, abrace seus movimentos, celebre as suas descobertas e vitórias, encontre maneiras de ser mais criativo nos processos.

FAZER O QUE AMA! Se possível atue em algo que você gosta, fazer o que amamos faz toda a diferença, é um grande combustível para a criatividade.

PESQUISAR, ESTUDAR! Procure novas opiniões, novos pontos de vista, você nunca sabe o que fará surgir novas ideias. Amplie seu olhar, conheça mais à respeito daquilo que você escolheu fazer.


LER! Leia, leia e leia! Queira aprender sempre e mais, e quando achar que já leu tudo, leia mais um pouco! 

EXPLORAR! Seja sempre curioso e explorador, saiba o que já existe e procure maneiras de inovar.

QUESTIONAR! Não fique com dúvidas, não aceite o que você acha que pode ser diferente ou melhor. O questionamento nos ajuda na busca de novas soluções, em novos pontos de vista.

TER CONTEÚDO! Tenha reserva de conteúdo, colecione tudo que se relaciona aos seus interesses. Colecione conteúdo, ideias, imagens e inspirações. 


SE RELACIONAR! Descubra pessoas que gostem das mesmas coisas, encoraje e incentive outras pessoas. Discutam, troquem ideias, montem grupos, criem um acervo.

SER AUTÊNTICO! Seja fiel ao seu estilo e concepção, um dos grandes presentes da criatividade é nos permitir ser autênticos, poder expressar nossa personalidade e ter uma assinatura que nos represente.

TER TEMPO! Reserve tempo para fazer o que você ama, não importa quanto! Dez minutos, duas horas, um dia... Disponha do que você pode, mas faça disso um compromisso com você mesmo. Defina esse tempo para estudar, planejar ou realizar na prática mesmo. O importante é que isso seja um hábito!

MUDAR PERSPECTIVAS! Mude suas perspectivas, não se cobre tanto, não se julgue, seja gentil com você mesmo. O mais importante é o caminho e não o resultado.

TER CORAGEM! Zona de conforto e criatividade não combinam! Saia da sua zona de conforto, pense fora da caixa, tente coisas novas!

FINALIZAR! Termine coisas começadas. Normalmente se temos coisas começadas é porque chegamos em um determinado ponto que nos frustramos ou não sabemos como prosseguir. Use a sua criatividade e apenas finalize! Talvez não fique da forma como você gostaria, mas trará uma sensação boa de capacidade e realização, liberando sua mente para novas ideias e projetos. Fechar ciclos é importante.

Que tal darmos uma paradinha e rever nossos hábitos?

Gostou desse conteúdo? Então não perca o próximo post dessa série! 
Quer estimular a sua criatividade? Não sabe por onde começar? 

Fique aqui e vamos juntos!!! 

Beijos ♥

2 comentários:

chica disse...

Tantas verdades,Tais e quantos nem lembram delas...Importante teu post! Ótimo fds! beijos, chica

Anônimo disse...

Nossa , adorei sus colocações no post Hábitos Criativos. Você sempre faz reflexões que vão de encontro com os meus "conflitos interiores ", li e reli seus texto que me fez refletir muito a respeito de minhas atitudes , parece que vc escreveu para mim ....rs
Realmente preciso mudar minhas perspectivas , ter coragem para colocar todas as minhas ideias em prática , sem medo de errar , de me frustrar ,com a consciência de que errar faz parte, assim como finalizar minhas coisas paradas tb ....rs
Muito obrigada , cada dia que passa minha admiração por vc só cresce , admiração como artesã, e como pessoa. Bj grande .