sábado, 15 de junho de 2013

Fotografia, uma antiga paixão...



"Alguém me disse que tu andas novamente...
De novo amor, nova paixão, toda contente."
 





E ando mesmo... 

Há algum tempo realizei meu sonho de ter uma câmera de gente grande, foi o meu presente de Natal, algo que eu sempre quis mas que ainda não tinha conseguido, já que nem sempre sonhar custar pouco. Quando constituímos família e temos filhos, aprendemos de uma forma muito prática e real o verdadeiro sentido da palavra prioridade, nada é mais prioritário do que as necessidades deles. E quando me surgiu uma oportunidade única e imperdível, não pensei duas vezes, e a agarrei...

Desde criança sou apaixonada por fotografia, desde o tempo que meu pai registrou boa parte das nossas vidas com uma Olympus Trip 35 e temos até hoje pilhas de álbuns, caixas e mais caixas de negativos. Lembro que em um certo Natal eu pedi uma câmera de presente, e lembro da minha mãe relutar até, por dizer que eu ia tirar fotos sem limites. Ela dizia que não ia me ajudar a comprar filmes, ou a pagar as revelações, porque ela sabia dos meus exageros, e cá entre nós, ela estava muito certa, mas insisti (teimosa quem?) e ganhei a câmera. Pagava as despesas dela com o dinheiro que vinha das aulas particulares que eu dava, desde os 14 anos dei aulas particulares de inglês e matemática, e depois já no final do segundo grau, também de física e química. Enquanto minhas amigas compravam roupas de cocotinha e maquiagens, eu comprava filmes Fuji 36 poses e pagava feliz minhas revelações, mesmo jogando no lixo metade das fotos que eram sempre péssimas.


Tenho fotos e mais fotos reveladas, dos meus tempos de segundo grau, de passeios que fiz de trem pela Serra da Graciosa, viagens pra Resende-RJ na casa da minha avó, e me recordo claramente da minha irritação porque queria ir além e a câmera não me deixava, por falta de recursos, e claro que por falta de conhecimento também. Queria fotografar muito longe, muito perto, queria macro, zoom e ela era estática. Essa câmera me acompanhou até meses depois do meu casamento, quando foi substituída pela novidade da era digital, caríssima, mas que peguei de um cliente que tinha uma dívida imensa na farmácia que eu tinha em Guarapuava-PR, e depois dessa vieram outras, que trocamos a cada 2 anos.


Apesar de ter investido em um equipamento muito bom, lentes, tripé e acessórios, não pretendo de forma alguma ser fotógrafa, nem de longe penso em mudar de profissão, vale ressaltar isso né? Principalmente em tempos em que vemos algumas pessoas que por adquirirem uma câmera melhor intitulam-se fotógrafos....  Mesmo sendo apenas um passatempo, faz parte da minha personalidade aprender sempre, então tenho estudado, testado, pesquisado e em breve eu vou fazer um curso, pra refinar algumas técnicas, aprender algumas coisas que preciso e tirar o máximo de proveito do equipamento que eu tenho. Tenho estudado o manual, exercitado tutoriais, lido muito, revirado a câmera, sou curiosa e fuxico tudo, até descobrir o que eu quero. 

via Tumblr

Tenho aprendido muito com pessoas maravilhosas, generosas e especiais, que não tem medo de ensinar o que sabem, alguns blogs de fotografia, alguns canais no You Tube, grupos no Facebook, e amigos muito especiais que me ajudam muito e me socorrem nas minhas dúvidas mais bobas, de fotografia, programas de edição como o Photoshop e Lightroom. E essa dedicação, amor pelo que se faz, generosidade, desprendimento e boa vontade, não tem nada no mundo que pague, só posso mesmo dizer muito obrigada :)


Não tenho pressa, não me imponho nada, apenas leio, observo, peço ajuda, testo... fotografo de tudo, as crianças, minha família, paisagens, natureza, comida, artesanato, gente, bicho, eu mesma e coisas que ninguém entenderia ou daria o menor valor, mas que pra mim, são de grande importância, expressão máxima de sensibilidade e sentimentos. E aqui em casa ninguém mais estranha quando estou deitada de bruços no jardim, no chão, ou em poses nada convencionais.... Dia desses uma lagartixa, um passarinho e uma borboleta renderam horas de diversão nesta casa.... rsrsrsrsrsrsrsrssr. 


É bem isso mesmo, uma criança muito boba e feliz com o brinquedo novo, e curtindo de monte cada click. Realizar um sonho, seja ele grande ou pequeno, é muito bom... Recomendo.

Quem quiser me acompanhar, estou aqui e aqui, precisando ainda organizar melhor e atualizar, muitas fotos pra postar, mas com o tempo curtíssimo e escasso. 


Estive sumida... cansada, sem tempo, cheia de projetos e ideias novas na cabeça, muitas encomendas e workshops marcados em várias cidades, paciência e tolerância ZERO com algumas coisas nas redes sociais, e tem horas que a gente precisa abrir mão de alguma coisa até reorganizar tudo e equilibrar os pratos da balança. E é isso que eu estou fazendo, mas estou por aqui sempre...

Beijos e bom final de semana ♥

____________________________________________________________________________

Créditos:

* Trecho da música  "Alguém me disse"  Gal Costa
* Inspirado no post da querida Lu Vilanova, do blog Casa da Mãe.


15 comentários:

Sônia Pb disse...

Pois seu sonho valeu a pena..... suas fotos estão ótimas..... aquela com seus filhos ficou maravilhosa.... mas é covardia né? Com filhos lindos assim, é fácil.........:)
bjs
Sônia

chica disse...

Lindas tuas fotos e como é bom fotografar! Adoro, ainda não tenho essas câmeras de gente grande, mas me viro,rs Adoro! beijos,chica

Touch of Ju disse...

Tays ir atras de nossos sonhos depende exclusivamente de nos não é verdade?
Fico tão feliz em ver um post assim, me incentiva ainda mais ! Tão gostoso aprender coisas novas!
Eu tenho paixão por fotografia também, nada como um bom click para a posteriadade!
PARABÉNS por sua garra e determinação linda!

Beijinhos no ❤

Irineia Kirach disse...

Oi Tais estava mesmo com saudades...Tbm ando sumida...muito trabalho na escola...Lindo este post...sucesso...bjos

Carine Gimenez disse...

Eu sempre fico feliz quando te vejo feliz.
Parabéns pela nova paixão. Se joga!
Beijão.

Unknown disse...

Pô Tays, tu só sabe brincar seriamente? Teu trabalho como artesã é ótimo. Desculpa, mas pelas amostras de fotos não esperaremos nada menos que excelente. Então divirta-se e nos alegre também. Bjim!

Cláudia disse...

Sempre buscando...
Feliz por você e por mim, também, com sua volta!
Beijoca

Go Artes disse...

Super feliz por você Tays!!!
Lhe admiro muito, é como se lhe conhecesse pessoalmente!
Estava muito esperançosa em encontrá-la na Mega, pois vou estar em São Paulo nessa época, como você não divulgou, acho que não vai :(.
A Vero disse que vai passear, só não sei ainda, o dia que ela vai. Vocês são pessoas que admiro muito.
Parabéns pelo seu sonho realizado e ficamos aguardando fotos lindas como essas, para breve.

Um fim de semana abençoado.
Xerocas carinhosas

andreia disse...

Olá Thays!!
Fico feliz pela realização de um sonho seu!As fotos ficaram lindas!parabéns!!sei que vem belas fotos por aí!!! :)
Amo tirar foto,ainda vou comprar uma máquina pra mim!um excelente final de semana!Bjins

Sarah Vasconcellos disse...

Linda até em preto e branco.
Também amo fotografia, mas ainda não tenho uma câmera legal. Quem sabe um dia...
Adoro seu trabalho, seus posts e tudo mais.
Sou sua fã e admiro seu ânimo para fazer tantas coisas.
Desejo a você saúde e sucesso,sempre!
Bjs

receberecelebrar disse...

Lindas as suas fotos!! Parabéns pela dedicação! Dá pra ver que vc está aprendendo rápido. Super sucesso com as fotos, beijos, Mel

Lia e Vi disse...

Gema, tu tá a cara da Mariana nessa segunda foto (dã, ela é sua filha, rsrs mas o olhar, essa coisa sapeca, sabecomo ?? rsrs)

Parabéns por mais essa conquista, sonhos sempre serão nossa mola prá prosseguir...

Adoro ve-la tão saltitante, rsrs

bjus 1000 lindona !!!

Anônimo disse...

Falou tudo ,tem gente que compra uma câmera e sai dizendo que é profissional.Bom nem quero saber pratica ai que vc tem alguns eventos ,como chá de bebe,do bebe,da grávida e do casamento ,ainda vou me casar ano que vem ou vou ficar falada ,Suas fotos estão cada dia melhor .

Scrap's Welize Archas disse...

Que bom passar por aqui e ver a minha madrinha...assim, ainda mais feliz...
Realmente as redes sociais ás vezes deixam de ser o que deveriam..tem que ter muito sacooo..rsrs
Feliz em te rever e por falar em câmera..uma melhor também está na minha ista de sonhos..rsrs, mas eu ganhei uma simples o ano passado e sabe qual a primeira foto que está nela???..a primeira..eu e vc na Mega...não tenho coragem de baixar...
Suas crianças estão cada dia mais lindas..
Jamais esqueço quem um dia me estendeu as mãos..parece que estou ausente, mas estou sempre presente...sucesso sempre...
bjss

Fátima Rufino disse...

Tays,
Sendo repetitiva - não tem como deixar de ser - venho dizer novamente que você é simplesmente extraordinária em tudo o que faz! Adorei o post e as fotos (coruja é o meu fraco... adorei rsrsrs).
Parabéns, querida. Muito sucesso sempre e em tudo que puseres a mão para fazer!
Te admiro muito!
Fátima Rufino.