quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Eu não sou criativo! Série Criatividade #2

 


Muitas pessoas já me disseram que não se consideram criativas, talvez por acreditar que a criatividade é exclusividade de quem trabalha com arte, imagem e mídias dos mais diversos tipos. Quando na verdade a criatividade nada mais é do que desenvolver algo pensando de um jeito diferente, saindo dos métodos tradicionais de se fazer as coisas. Você também acha que não é criativo? Então esse post é pra você! Venha conhecer os bloqueios mais comuns que afetam diretamente o seu potencial criativo!


Somos todos criativos! A criatividade é uma habilidade que pode ser adquirida e desenvolvida por qualquer tipo de pessoa. A principal condição de sermos ou não criativos está no nosso esforço em desenvolver essa capacidade. Acredito que se nos permitirmos ter novas experiências, vivenciar situações fora da nossa zona de conforto e colocar nossa mente trabalhando em atividades além da nossa atividade principal, conseguimos ser mais criativos.


Listei abaixo alguns dos principais fatores que bloqueiam o exercício da criatividade e que nos fazem acreditar que não somos criativos

* Acreditar que não é uma pessoa criativa: ao invés disso, procure olhar as mesmas coisas com um olhar diferente, busque novas maneiras de fazer as mesmas coisas, exercite seu olhar e desafie seu cérebro a encontrar soluções e outros caminhos.

* Medo de errar: esse é um dos principais fatores que leva as pessoas a acreditar que não tem capacidade. Considere que o erro também é um resultado, embora seja um resultado que não era procurado, é muito válido! Fazer errado também é aprender e muitas vezes é encontrar novos caminhos, é criar algo novo "sem querer". Lembre-se que um dos aspectos essenciais da criatividade é não ter medo de falhar! Tente, erre, corrija e recomeçe quantas vezes forem necessárias. Teste as ideias em etapas, acompanhando cada ponto e evitando o erro novamente.

* Buscar somente a resposta certa: se você procura somente uma única resposta, seu cérebro estará confortável em buscar essa única resposta. Não se limite, amplie as suas opções e expectativas! Use a técnica de Brainstorm (tempestade de ideias, geração de novas ideias) considere todas as possibilidades e somente depois refine a sua linha de pensamento e criação.

* Achar que alguma ideia não tem lógica ou que não é da sua área: Não restrinja a sua visão, mesmos caminhos levam aos mesmos resultados. Busque inspiração em outras áreas e adapte à sua realidade, registre todas as ideias e depois escolha as melhores e viáveis. 

* Se comparar com os outros: não se compare com os outros! Cada um deve assumir a responsabilidade de fazer o melhor criativo possível com a própria vida, dentro dos seus conhecimentos, possibilidades e realidade!


E por fim, lembre-se:

* A criatividade flui na jornada, não se preocupe tanto com os resultados, foque no momento, aprecie o processo e o desenvolvimento.

* Seja curioso, questionador, explorador! Leia, pesquise e não pare nunca de aprender!

* As ideias não nascem prontas, elas precisam de amadurecimento. As ideias mais estranhas podem nos trazer os melhores resultados.

* Sem desculpas! Estar ocupado não te impede de exercer a sua criatividade. Ela é importante para o seu crescimento pessoal, profissional e empresarial!

Gostou desse conteúdo? Então não perca o próximo post dessa série! 
Quer estimular a sua criatividade? Não sabe por onde começar? 

Fique aqui e vamos juntos!!! 

Beijos ♥

3 comentários:

Carol disse...

Que texto incrível!!!!
Parabéns meu amor!!!

Adelaide Araçai disse...

Nunca me achei criativa na juventude, mas apenas prestativa, sempre dando um jeito de resolver a meu modo, tudo. Só descobri que isso era criatividade na vida adulta, quando entendi que pensar soluções é a veia da criatividade.
Abraços

Unknown disse...

Estou amando esses textos sobre criatividade