sábado, 31 de outubro de 2020

Exercícios e Mídias - Série Criatividade #8


E chegamos ao final dessa série super bacana que abordou em detalhes o universo da criatividade e aspectos do nosso potencial criativo! Fechamos essa jornada hoje com dicas de exercícios super legais, indicações de podcasts, videos e artigos que complementam e aprofundam o conteúdo desse tema. Pra você que quer saber um pouquinho mais, aproveite esse material complementar. E vamos exercitar nosso cérebro e nossa criatividade para termos uma vida mais leve, divertida e produtiva!



Assim como o corpo pode ser trabalhado com atividades físicas, também podemos estimular o desenvolvimento do nosso cérebro e da nossa criatividade com exercícios que estimulam o aumento das nossas capacidades intelectuais. Alguns exercícios simples, outros de raciocínio e outros ainda de criatividade ajudam a nossa mente a ir além das funções previsíveis (aquelas que já desempenhamos de forma automática), e acionam níveis mais altos da cognição. 

Lembrando que as ações cognitivas estão diretamente relacionadas com a inteligência e desenvolvimento intelectual. Envolvem áreas como: criatividade, memória, linguagem, raciocínio, atenção, percepção e habilidade para executar ações complexas. 

Vamos à prática?

Aqueça seus "músculos criativos", estimule o pensamento divergente e reforce sua confiança criativa!



Desenvolvido por Bob Eberlee, em meados do século XX, o Scamper é uma ferramenta utilizada para potencializar um produto, serviço, ideia ou processo já existente. Sua aplicação possibilita abrir a mente para novos conceitos e direcionar toda a capacidade criativa para situações novas através de pequenas mudanças ou substituições, pode ser usado na vida cotidiana e também para soluções criativas em empresas.

O método recebeu esse nome por ser um acrônimo dos termos: Substituir, Combinar, Adaptar, Modificar, Procurar outros usos, Eliminar e Rearrumar. Cada palavra representa uma etapa do modelo, onde busca-se de forma organizada inovar ou modificar uma atividade, produto, ou metodologia já existente.

Ou seja, o método acredita que podemos criar à partir do que já temos e não precisamos necessariamente inventar nada novo partindo do zero.



Esse exercício para estimular a criatividade é um grande aliado para melhorar e expandir ideias, ele ajuda a visualizar diversos ângulos de um tema inicial e trabalhar para que ele possa ser entendido de uma forma completamente diferente e inovadora.

As letras explicam a técnica:

SUBSTITUIR: O que aconteceria se trocasse o item X pelo item Y?
COMBINAR: O que surgiria se unisse o projeto X ao projeto Y?
ADAPTAR: O que posso fazer para adaptar esse projeto a outros contextos?
MODIFICAR: O que posso modificar para que esse projeto tenha mais valor?
PROCURAR usos diferentes: Quais utilidades novas posso dar a esse projeto?
ELIMINAR: O que posso retirar do projeto para que ele fique mais simples ou custe menos?
REORGANIZAR: Como posso reorganizar esse projeto para ser mais eficiente?

Com esse recurso é possível rever vários pontos de uma ideia ou trabalho e aperfeiçoar a ideia inicial.

Quando realizado em grupo, é ainda mais efetivo.




Conhecido como “thirty circles test” ou teste dos 30 círculos em português. A ideia vem de Robert McKim e foi apresentado na palestra TED Talk Creativity and Play, de Tim Brown .


Baixe e imprima a imagem acima ou pegue um pedaço de papel e desenhe 30 círculos no papel. Marque 1 minuto e dentro desse tempo use os círculos para desenhar 30 imagens diferentes. Adapte o máximo de círculos que você conseguir a desenhos e formatos de objetos, por exemplo, os círculos podem se tornar uma bola, um sol, um planeta, um relógio e assim vai... 

Padrões, rabiscos, formas, animais, plantas, palavras e objetos são todos um jogo justo, assim como desenhos que incorporam mais de um círculo. Quantos desenhos você pode fazer em um minuto? Lembre-se que nesse caso qualidade não é importante, e sim a quantidade de geração de ideias.

RESULTADO: a grande maioria não consegue finalizar o exercício e isso é o esperado, porque temos a tendência de, quando adultos, nos editarmos. As crianças são ótimas simplesmente explorando as possibilidades sem serem autocríticas, enquanto os adultos têm mais dificuldade. 

Parece divertido, mas qual o objetivo?
É um aquecimento projetado para incentivar a confiança criativa, nos desafia a pensar fora da caixa. 

O exercício dos trinta círculo vai testar sua criatividade, ajudar você a perceber como está seu equilíbrio entre ideias derivadas e diferentes, ajustar e estimular o pensamento criativo. 




Você sabe o que é um Podcast?

Da mesma forma que existe conteúdo em forma de imagens e videos, o Podcast é um conteúdo entregue na forma de áudio, lembrando muito as antigas rádios. Ao invés de ser uma mídia visual, é uma gravação de voz que fica disponível para que o consumidor escute quando quiser, não é um programa ao vivo. 

Os podcasts são uma ótima oportunidade de consumir conteúdo de qualidade em momentos diversos do dia, já que você pode ouvir pelo celular. É uma boa pedida para aproveitar um tempo que parece estar sendo desperdiçado ou fazendo alguma atividade entediante, como lavar louças por exemplo. Você pode ouvir podcasts durante o trânsito, quando está fazendo exercícios físicos na academia, enquanto arruma a casa, no seu horário de descanso, enquanto espera algum compromisso, dentre outras infinitas possibilidades. E o melhor de tudo: são grátis!


Segue abaixo algumas opções de Podcasts relacionados ao tema da nossa série.

* Aparelho Elétrico - Aditivando a criatividade

* Aparelho Elétrico - A criatividade não tem preço



* Scicast - Criatividade

* Boa noite Internet - Inspiração para criar

* Spin de notícias - Bloqueios mentais e criatividade

Nos últimos anos, a cultura do Podcast tem entrado com tudo no mercado do entretenimento, conquistando cada vez mais o seu espaço como veículo de mídia. Com temas segmentados, produções cada vez mais elaboradas e a internet ficando mais rápida a cada dia, surgiram muitas criações que vem desde grandes canais de mídia até pessoas com um bom microfone, um laptop e alguma noção de edição de áudio.




E claro, ótimas dicas de blogs não poderiam faltar nesse artigo! Indico pra vocês dois blogs que eu acompanho e gosto muito, que desenvolvem ótimos conteúdos em diversas áreas (empreendedorismo, publicidade, marketing, vendas), sempre com muita criatividade e inspiração. 

* Rock Content - Criatividade




E se você é fã dos videos, temos também! Esses canais possuem produções bem interessantes e esclarecedoras. 

* LGI USP - O que é criatividade

* Epifania Experiência - Criatividade: Como funciona e como ser mais criativo

* Saber Filosófico de Leandro Karnal - 10 ideias que podem estimular a criatividade





CONSIDERAÇÕES FINAIS

Acredito que o maior inimigo da criatividade é a crença limitante e errônea de acharmos que a criatividade é um dom, isso faz com que muitas pessoas permaneçam em sua zona de conforto deixando de exercitar o pensamento e o potencial criativo.

Isso leva a um círculo vicioso e estagnação. A pessoa não se torna criativa porque está na zona de conforto, e estando na zona de conforto não promove mudanças para tornar-se criativa. É preciso mudar nosso padrão de pensamento e quebrar esse ciclo.

Devemos buscar essas mudanças pensando não somente no agora, mas a longo prazo. Não sabemos quando estaremos diante de situações mais complexas que nos exijam pensar fora da caixa, sermos criativos, termos atitudes diferentes. É importante que exercitar a criatividade e buscar novas formas de criar e resolver problemas façam parte do nosso cotidiano, assim quando estas situações surgirem não estaremos despreparados.

E vamos em frente! A nossa oportunidade de sermos melhores a cada dia inevitavelmente está fora da nossa zona de conforto!




Gostou desse conteúdo? Então peço que me ajude a compartilhar esses posts e fazer com que ele chegue a mais pessoas! ♥

Você já leu os outros posts dessa série? Estão todos AQUI!

Obrigada pela companhia nessa jornada de criatividade, conhecimento e aprendizado!

Beijos ♥

2 comentários:

Fernanda Couto Soares disse...

Acompanhei toda a série e serviu como base pra elaborar uma pequena palestra para os meus alunos. Vc não é somente uma grande artista, é uma enorme e generosa pessoa, com tantos conhecimentos preciosos acerca de tudo! Obrigada por nos ensinar tanto todos os dias! Beijos.

Débora Marimon. disse...

Já li todo o conteúdo realmente muito rico. Vou começar a fazer os exercícios e voltar aqui para reler. Vc é muito generosa Tays Rocha. Sempre ajudando de uma forma ou de outra. Uma artista maravilhosa que eu fico maravilhada com tudo que vc faz. Parabéns e gratidão.