terça-feira, 2 de abril de 2019

Caixa para fotos em scrap decor


Esse post é pra quem ama cores e contrastes! Um projeto em scrap decor super alegre e colorido com detalhes em preto. Estou mudando algumas coisas aqui em casa e fiz essa peça para organizar meu balcão da copa. Foto de quando eles eram dois piticos, que saudade! Scrapbooking e scrap decor é isso! Preservar nossas lembranças, momentos que nos fazem felizes, trazer personalidade e aconchego ao nosso lar, eternizar nossas histórias! Vamos aprender? Vem que eu te ensino! 



O charme dessa caixa fica por conta do porta retratos na tampa e do contraste do colorido intenso com o preto!



Escolhi uma caixa porta retratos com vidro na tampa. Para a pintura de fundo eu usei Tinta Acrílica Restauro Pacific Blue na parte inferior e PVA Tomate na tampa, usei duas demãos de ambas, intercalando secagem e usando lixa P360 entre as demãos. A Tinta Restauro dispensa verniz pois possui acabamento acetinado, e para deixar a tampa com o mesmo acabamento, eu usei Verniz Acrílico Toque de Seda. Usei tintas diferentes para demonstrar que é possível, e por uma simples questão de escolha de cores combinando com os papéis escolhidos.

ATENÇÃO! É muito importante ressaltar que o ideal é envernizar a madeira para um melhor acabamento e proteção da peça, se a escolha for verniz acrílico líquido, obrigatoriamente deve ser aplicado antes de iniciar a colagem dos papéis e outras técnicas. Se a opção for Verniz Aerossol, pode ser aplicado no final, depois de tudo pronto, recomendo o acabamento fosco.


Meça as laterais da parte inferior e recorte os papéis com uma margem de 0,5 cm, essa margem forma uma moldura, deixa o acabamento melhor e evita o descolamento das pontinhas. Aplique a Scrap Cola Branca e cole todas as laterais, alisando bem e retirando possíveis bolhas. Você pode usar uma dobradeira ou espátula plástica para facilitar.


Escolhi um papel listrado para o fundo e para decorar a frente um barrado de casinhas, colei também com Scrap Cola Branca.


Como o papel era muito colorido e o fundo também, optei por trabalhar com vários detalhes em preto para que ficasse neutro e ao mesmo tempo ficasse contrastante com as cores. Escolhi cordão de meia pérola preta. Eles são adesivados, mas tenho por experiência que com o tempo o adesivo resseca e descola, por esse motivo eu reforço colando com um fio fininho de Silicola.



Escolhi faixinhas de papel coloridas pra decorar as laterais da tampa e para fazer uma barrinha na parte de cima, colei com Scrap Cola Branca. Poderia ter optado por fitas de gorgurão ou decoradas, nesse caso a colagem fica melhor com Silicola.




Recortei uma tag da coleção de papéis com a palavra família e coloquei duas camadas de fita banana para dar mais altura, colei no centro da faixa que foi colada na parte de cima da tampa.


Escolhi apliques lindos recortados a laser para compor os detalhes, pintei com Tinta Acrílica Restauro Night Black, usei a cor Preto para que ficasse harmônico com os detalhes da frente. O uso de uma camada fininha de tinta no mini rolinho facilita a pintura, deixando bem uniforme e sem excessos de tinta escorrendo pelas laterais. Estique a tinta na bandejinha com pincel, carregue o rolinho e aplique delicadamente nos recortes. Aguarde secagem e repita.  




Vamos fazer uma flor linda? Usei gabaritos de marcação em acrílico, risquei com lápis diretamente no papel, recortei e em seguida apertei levemente as pétalas ao redor de um agulhão, girando com delicadeza para dar volume e formato à flor.



Fiz isso com 3 pares de flores em diferentes tamanhos e cores, montei uma sobre a outra alternando as pétalas, colei com uma gota de Scrap Cola Branca, em seguida apertei o miolo com boleador grande e boleei para dar movimento e profundidade.



Montei a flor colando cada flor pronta sobre a maior, formando uma flor tripla e colorida. Pressionei o centro com boleador grande e após secagem da cola, boleei delicadamente para aprofundar o miolo, fechar as pétalas e deixar a flor em 3D.



Finalizei a flor com um botão preto no miolo, amarrei um cordãozinho encerado branco e colei com Silicola. O preto destaca as cores e compõe os detalhes em harmonia com os outros elementos escuros da peça.



DICA para uma colagem perfeita de apliques recortados: espalhe uma camada fininha de cola na bandeja de isopor ou pedaço de EVA, carregue o mini rolinho e aplique delicadamente no verso do aplique. Dessa forma conseguimos colocar a quantidade correta de cola, sem excessos que transbordam e comprometem o acabamento. Cole os arabescos das laterais e também da tampa.

Atenção: Se a peça tiver tampa solta como essa, meça a altura que o aplique deve ser colado com a caixa tampada.



Cole os apliques da tampa da mesma forma, formando ramos e galhos para a flor, cole a flor centralizada com um pedaço grande de fita banana.


Antes de colar, lixe a base dos pés de madeira com lixa P280 deixando bem nivelados e lisinhos, em seguida cole com Silicola, aperte bem e aguarde secagem. 

* MATERIAL

- Caixa porta retrato em MDF com vidro da Kako's Criações Artesanais
Apliques em MDF recortados a laser da Casa do Artista de Ribeirão Preto
- Papéis para scrapbooking, tesoura, boleador, agulhão e fita banana Toke e Crie
- Gabaritos de flores Regiane Boppré
- Meia pérolas pretas adesivas

- Pés de madeira (tapa furos grande)
- Pincel Condor Cabo Vermelho 484-22 ou Cabo Pink 224-22
- Mini rolinhos de espuma Rolo Arte Pigmeu
- Lixa P360

True Colors Tintas e Texturas

- Tinta Acrílica Restauro Acetinada Pacific Blue
Tinta Acrílica Restauro Acetinada Night Black- Verniz Acrílico Toque de Seda
- PVA Tomate
- Scrap Cola Branca
- Silicola
Amei fazer esse projeto e espero que vocês tenham gostado também! Estou trabalhando em outros três novos projetos que em breve estarão por aqui... Já estou com novos posts no rascunho, vou falar um pouco da minha nova paixão: Aquarela! Além de novas parcerias e inspirações diversas, muita cor e arte!

Obrigada pela companhia e apoio de sempre!

Beijos, beijos! <3 div="" nbsp="">

7 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Mais do que a inteligência, precisamos da afeição e doçura.
(Charles Chaplin)

Feliz Páscoa, querida amiga Tays!
Bjm carinhoso e pascal

chica disse...

Um trabalho que exige atenção e é feito com todo carinho.Por isso, fica lindo! bjs, chica

Maristela Guilherme disse...

Ficou linda!
Parabéns pelo trabalho.
bjs

Chris Ferreira disse...

Thais,
a caixa ficou lindíssima!!! E essa flor que você fez? Maravilhosa.
Parabéns pelo trabalho e obrigada por compartilhar.
beijos
Chris
Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook

Sandra disse...

Uma caixa colorida, trabalhosa e que também pode ter outras utilidades. Gostei da ideia. Beijinho e Feliz fim-de-semana.

Adelaide Araçai disse...

Um trabalho lindo, parabéns pela composição alegre e tão harmoniosa.
Abraços

Monalise Nogueira disse...

Thais seu trabalho e sempre incrível, amei a composição, cores.. formas! Bjs Monalise
www.dividindoexperiencias.com