terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Tudo novo de novo! Com disciplina e coragem...



Sabem quando o ano passa e a gente não se dá conta? O ano passado foi assim pra mim, passou voando, e muitos dos meus planos e metas ficaram apenas no rascunho. Foi um ano de muito trabalho, dedicação, realizações e sucesso! Mas foi também um ano em que eu estive como pessoa, em segundo plano. Foi corrido, faltou organização, planejamento e força de vontade pra muitas coisas. Foi mais fácil me deixar levar pelo cansaço e preferir a zona de conforto... Mas eu decidi que esse ano será tudo novo de novo! Porque podemos (e devemos!) recomeçar quantas vezes forem necessárias, todo dia é dia, e cada dia é uma nova possibilidade e oportunidade. E a gente tem que buscar ser feliz, cada um com aquilo que lhe acrescenta... E por isso o meu 2016 começou de outra forma, vindo de braços dados com duas palavras que eu escolhi pra mim: DISCIPLINA e CORAGEM.

Isso de não conseguir realizar o que eu gostaria, não conseguir conciliar as coisas, nem trabalhar alguns sentimentos antigos, me trouxe imenso desânimo; aquela sensação de fazer tudo por todos e se deixar sempre em último plano. Me trouxe aquela vontade de ser invisível, de quando só o que a gente quer é ficar quieta num cantinho em posição fetal, torcendo pra que ninguém te pergunte se tudo está bem, porque obviamente, não está :( Eu sempre fui uma pessoa bem resiliente, sempre busquei superar as coisas e nunca fui de ficar me lamentando, e sendo assim, decidi que não podia continuar sendo quem eu não era. Por longos meses eu me olhava e não me reconhecia, me senti meio perdida.
 
Nessas horas é preciso uma tonelada de sinceridade, é preciso parar... Parei pra pensar e avaliar tudo que estava acontecendo, tentando entender o que estava faltando, e o que eu precisava pra mudar minha vida e me sentir melhor. Às vezes por mais nítido que possa ser, todos estão enxergando, menos você. Talvez isso seja um mecanismo de defesa, o psicológico fazendo força pra não sair da zona de conforto, ou o orgulho mesmo, de não querer reconhecer que tudo está errado e uma parte de você é um fracasso. E eu tenho sido um fracasso em relação a lidar com as minhas emoções e sentimentos, eu comi todos eles com Coca-Cola e chocolate em momentos de ansiedade, irritação e tristeza. Enfim, não tem outro jeito, a não ser aceitar! Aceitar que as coisas precisam mudar, humildade pra reconhecer o quanto se é vulnerável, coragem pra começar. E garanto que aceitar, dói menos...


Como se começa? Colocando em prática algumas das 151165164589798565 teorias que a gente já é phD mas não executa... Eu comecei definindo que antes de qualquer coisa eu quero ter uma saúde melhor, eu quero uma rotina mais saudável e consciente na minha casa, eu quero ser prioridade na minha vida. Não é dieta pra emagrecer, eu quero uma mudança permanente de hábitos, e que emagrecer seja consequência disso. Tinha aqui a última reedução alimentar que fiz, reli, montei os cardápios, programei a semana e fiz compras baseado nisso. Cortei o doce, refrigerantes, massas e frituras, mas nos finais de semana às vezes me permito sim comer o que tenho vontade sem culpa, porque vim pra essa vida foi pra ser feliz! 



Recomecei a caminhar como dava, no tempo possível, no meu ritmo, com prazer. Hoje me sinto bem melhor, depois de 30 dias eu estou 5 Kg mais leve, com a resistência melhorada. Esse final de semana eu consegui correr, coisa que sempre achei que jamais conseguiria fazer (ou que acharam por mim)... Mas que basicamente era só colocar um pé à frente do outro e tomar impulso. Eu acreditava que não podia, sem ao menos tentar... O melhor de tudo é a sensação boa de estar fazendo algo por mim mesma. Muita gente (muita mesmo!) tem me escrito falando que tem vontade também e não consegue por falta de tempo, por falta de dinheiro, por falta de local, por falta de... E diante de tudo que eu passei, minha dica é uma só, é a minha frase preferida, que me motiva pra tudo na vida! Do grande estadista Theodore Roosevelt: "Faça o que você pode, com o que você tem, no lugar onde você está."


Não espere as condições perfeitas pra você começar, eu esperei e essa hora nunca chega, porque ela simplesmente não existe... Não se baseie pelos outros, faça o que é possível e confortável pra sua condição. Por um ano eu tentei me organizar pra participar de um grupo de corrida, pra voltar pra academia, e não deu... E por conta dos horários e da rotina do meu trabalho e da minha família, continua não dando. Então comecei a caminhar nos horários que consigo, no parque, nas ruas do bairro, e estou tendo bons resultados sem gastar nada. Comece devagar, no seu ritmo, da forma que você pode. As mudanças quando gradativas, são permanentes. 


Esse ano é além de tudo, um ano de mudanças e readaptações pra mim. A minha condição e forma de trabalho mudou, do meu marido também, meu grande desafio é organizar nossos horários e rotina sem perder o foco, a motivação, o convívio, a paciência... Estamos cada um de nós abrindo mão de muito, em prol do bem maior de todos. Mas maior que isso, é o desafio de aprender a ter inteligência emocional em relação a tudo; desafio de ser boa mas não ser boba, de não aceitar das pessoas menos do que eu mereço. E eu no mínimo mereço respeito. Sempre que alguém me magoa, ou que a atitude de alguém me tira a paz, eu penso na velha frase: "As pessoas só fazem com você aquilo que você as permite fazer." E então eu concluo que tudo são escolhas, eu não quero mais isso pra mim, quero algumas mudanças físicas e emocionais, quero convivência pacífica, distante e cordial com pessoas que não me fazem bem, que nada me acrescentam, mas que por ossos do ofício ou melindres da vida, sou obrigada a conviver. Quero reeducar o corpo e a alma, um detox geral, porque eu quero mais dias felizes como esse da foto. Eu quero é ter paz, ser feliz, e só... 



A pedido das meninas do Instagram e do Facebook vou começar a colocar aqui no blog algumas dicas que tem sido muito úteis, os meus resultados, o que tem e não tem funcionado pra mim, receitas, alternativas e o que mais eu achar que possa ser útil pra alguém. E vamos em frente, sempre!

Beijos ♥
 

10 comentários:

Maria Teresa Valente disse...

Parabéns, Tays!
Tudo na vida depende de nossa postura e a 1ª atitude é o respeito.
Sempre me releguei a 2º plano, colocando os outros como prioridade, com isso me anulei.
Desejo que seja firme e determinada, se já está mais leve 5 quilos, logo chegará à meta almejada. Sucesso menina linda.
Abraços carinhosos
Maria Teresa

Ione de Queiroga disse...

Parabéns, Tays,

e muito sucesso em tudo ;)

Beijinhos

Anônimo disse...

Oi Tays, que bacana , passa o cardapio para nós.
Bjs

Adriana Balreira disse...

Tays,
Já estava com saudades do teu cantinho. Das tuas palavras sempre verdadeiras e encorajadoras. E que esse começo que todos almejam se inicie sempre e a qualquer hora. E seu blog ficou super clean, amei.
Beijos grandes
Adriana
Ps. Como sempre, vc está sempre linda!!

Danica F. disse...

Danica F.

Tays! Talvez você não imagine o quanto nos faz falta, o quanto é importante você compartilhar o que sente e faz, porque a sua luta é a luta de muitas de nós. Te admiro mais e mais a cada ano que passa. Você é um exemplo de mulher forte, guerreira, batalhadora, doce e gentil. Não nos abandone mais! Bjs estalados!

Contos de Maria Alice disse...

Está é a Tays que conheço. Guerreira e vencedora. Adorei o blog. Chega a hora de a gente se priorizar e se amar mais. Bjs

Silvana Almeida disse...

Tays que bom te ver cheia de planos, feliz e motivada por tantas mudanças boas em tua vida, me alegra ler coisas boas assim,sinto falta dos teus posts mais sei que tudo tem que ser no nosso tempo aja tempo para conciliar tantas coisas não é verdade, tô numa fase assim da minha vida precisando de organização.
As mudanças de hábitos alimentares são ótimas e que bom que você já obteve bons resultados, caminhada faz muito bem para saúde e bem estar!
Fica tranquila me visita quando puder quando vc posta eu logo recebo no feed no e-mail!!
Um beijo se cuida da sempre notícias e continue focada nas tuas mudanças que tenho certeza que trará resultados excelentes para vc e sua família!
Fica com Deus ♥!
http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

Licita Quadros Figueira disse...

Tays minha linda,
Como é bom te ver bem, motivada e feliz! Te acompanho há tantos anos, vi teu talento desabrochar, teus filhos nascerem, pude conhecer a pessoa boa, doce e generosa que és!
Você, diferente das artesãs de hoje, é uma grande artista! E merece ser valorizada por isso, a True Colors só teve a ganhar com sua permanência. Que Deus te abençoe e conduza sempre, te proteja da inveja e das cobras peçonhentas, que o anjo da guarda te guarde com seu escudo.

Menina linda, inteligente, talentosa e humana!

Que bom que você voltou! Bem-vinda de volta!

Go Artes disse...

Tays,
Esse post é maravilhoso, as suas colocações nos auxilia muito!!
Já falei que, um dia, você vai escrever um livroe, sei que será muito útil as tuas dicas.
Bom retorno!!
Xerocas com muito carinho
Go

Sonia Oliveira disse...

Que deliciaaa te ver assim amiga , focada ,animada e acima de tudo feliz !! Tbm estou em um processo de mudança e toda mudança causa um pouco de desconforto ,mas no final do processo vale muito a pena . Quero ver suas dicas , sou péssima com cardápio rsrs ansiosa pelas suas dicas ...
Bjus
Sonitcha