terça-feira, 17 de maio de 2011

Projeto Family Faces - Cubo de Fotos

Bom dia! Um dia frio, mas com um solzinho envergonhado... pelo menos isso, porque prá mim dias sem sol são irritantes e eu odeio o frio, nessas horas queria ser um urso gigante e hibernar até a primavera. Ontem a temperatura aqui chegou a 8º com sensação térmica de 5º, e meu humor cai na mesma escala e porporção. Essa é a época em que me preparo psicologicamente pros próximos três meses... Sem contar que meu marido está mal, com consulta no penumologista amanhã, num quadro crônico e severo de tosse e gripe que não cede há semanas, e a médica acha que não é só isso, que o quadro é bem mais preocupante do que aparenta; Mariana gripada, manhosa, só no colo, e dormiu mal à noite, não quer comer e mamou pouquinho, Leo não tem nada, só teimosia aguda... Então estou num ritmo mais lento por esses dias, com o humor e a disposição no dedo de pé... mas passa, tudo passa.

O projeto de hoje não é novo, é uma peça que eu fiz prá Mega Artesanal 2009, mas é um dos projetos que mais gosto e que fiz com muito carinho. Resolvi postar porque hoje pela manhã recebi um email de uma leitora querida, a Pâm, ela disse que ontem foi à uma loja e comprou um cubo de madeira, que ele a chamou prá fazer alguma arte... heheheh e que ela quer fazer scrap decor nele todo. Então postei prá que ela sinta-se inspirada a deixar o cubo lindo! Pamela, depois quero ver, me manda a foto por email ;o)

Sobre a questão da pintura de fundo, existem duas situações, a primeira seria não pintar o fundo e cobrir totalmente com o papel de scrap, forrando e dessa forma não precisaria pintar, a segunda seria fazer a pintura de fundo e em cima dela trabalhar o scrap decor, que foi o que fiz. Qual a melhor? Prá cada um a resposta varia, mas prá mim, eu prefiro pintar sempre.

Com o manuseio da peça, por melhor que tenha sido feita, as pontinhas começam a levantar e se não estiver pintado embaixo, começa a aparecer a madeira crua, por isso também, eu nunca colo o papel inteiro, na medida da peça, eu recorto um pedaço um pouco menor, deixando uma moldurinha, assim não corro esse risco, são raras as vezes em que eu colo o papel nos limites da peça. Isso é uma preferência minha, não existem regras, ou certo e errado, cada um escolhe a forma como se adapta melhor. Abaixo o projeto e detalhes:


Fiz esse projeto utilizando somente produtos Toke e Crie, usei um cubo em MDF, trabalhei todas as faces, procurando variar os temas e cores. A maioria dos cubos que sempre vejo, são feitos de uma forma que em todos os lados existem fotos, orientadas de forma diferente, para que ele possa ser virado, sempre achei que esses projetos acabam trabalhando pouco relevo e profundidade, são chaados, porque ao virar não podem ser altos, o que fiz foi deixá-lo fixo, numa única posição, ele pode apenas ser virado para mudar as faces laterais.


Dessa forma, pude trabalhar melhor relevos, usar botões, efeitos 3D e adesivos chipboard.


Face superior: a idéia veio a partir do título "Family", eu tinha essa foto do aniversário do Leo de 1 ano, como o fundo era muito colorido, com balões e fugiria ao tema, eu apenas a recortei, dando destaque à idéia principal que é a família.

Face lateral 1: usei essa foto do Leo que eu amo, ele tinha 10 meses, ainda banguelinha, nem tinha todos os dentinhos, o fundo era branco, eu a recortei para dar a idéia de um cenário mesmo, sendo o tema principal "Sweet Home".  Para compor o fundo, pintei de brnaco e fiz um efeito esponjado em azul bebê. Fiz um costuradinho com caneta ao redor da cerquinha, apliquei minibotões para fazer as frutinhas da árvore e botão de fimo para compor o sol estilizado.


Face lateral 2: fiz esse projetinho com o tema central "Sweet", adoro esses tons femininos, vermelho, rosa-chá e chocolate, para variar a composição usei foto preta e branca. Utilizei fitinhas de tecido, papéis para scrapbooking dupla-face glitter, adesivo dimensional, botões mistos. Como sou meio (só meio...) perua, destaquei o contorno do decote com strass, finalizei com o beijinho, que é minha cara, tem até strass ;oP



Face lateral 3: amei fazer esse lado, através da foto não dá prá visualizar bem, mas encaixei a foto no papel para scrap vazando as laterais e o babadinho da manta com estilete, fiz as costurinhas na manta com e nas fitinhas de papel com marcador permanente preto. O desenho principal, do bebê e dos bichinhos está em 3D, para fazer utilizei fita-banana, com estilete vazei na manta, todos os locais onde tinha o desenho da fitinha e passei uma fitinha de verdade, finalizei com um lacinho. Apliquei relevo incolor com glitter em alguns detalhes, amarrei todos os botões com fio de bordar e colei nos arremates da manta.



Face lateral 4: quando fui fazer essa lateral, a idéia do meu projeto inicial era pai e filho, tratando-se desse tema, o assunto não poderia ser outro que não fosse futebol, e se eu fizesse de outra cor que não fosse verde, estaria duplamente complicada... heheheh. Usei essa foto deles, tirada na Copa do Mundo de 2006, atrás a foto do estádio lotado, num jogo do Coxa que fomos no ano anterior, eu a usei para compor o cenário, emoldurei com papel vegetal decorado e finalizei com adesivo no mesmo tema.



Fundo: essa face do fundo seria a que não apareceria, fiquei com pena de colocar uma foto nela, mas também não queria deixá-la simplesmente vazia, apenas com papel. Prá quem não sabe, eu sou apaixonada por joaninhas, então achei que nada mais justo que me dar os devidos créditos pelo projeto, que fiz com tanto carinho prá minha família. Usei esse papel Note para escrever essas palavras que adoro, que me transcrevem muito bem. Decorei com os adesivos feito à mão de joaninhas, utilizei os botões mistos para compor os pezinhos do cubo, evitando assim que estragasse a parte de baixo ou ficasse sem apoio, pendendo, sem estabilidade.

Em todas as faces do cubo, foram utilizados os materiais básicos: base de corte, guilhotina, estiletes, cola para scrapbooking, tesouras, fita dupla-face, fita-banana, almofada para carimbos.

Esse projeto foi uma delícia de fazer, ficou lá na Mega, não o trouxe de volta, mas fiquei feliz com o resultado, foi feito com muito amor e dedicação.

Sobre a pintura de base, eu faço da seguinte forma: uma demão de tinta PVA ou acrílica, após secagem, lixo com lixa fininha, P320 ou P400, que são lixas que fazem um polimento e amaciam a peça sem riscar a pintura, em seguida mais uma demão de tinta, alisando com rolinho de espuma prá não deixar marcas de pincel, quadno for o caso, depois de seco, duas camadas de verniz acrílico, intercalando secagem e também alisando com rolinho de espuma.

Pâmela, obrigada pelo contato, pelo email, pelas palavras gentis e carinhosas à respeito do meu trabalho, obrigada também aos amigos e alunos que estão sempre por aqui, é o que me motiva sempre a continuar.

E caindo em lugar comum: paciência comigo, não há tempo prá blogar, nem tuitar, nem nada, esses dias estão corridos, mas logo acho uma brechinha e visito vocês. Saudades dos blogs que gosto, de ver os trabalhos lindos, de passear, mas mal tenho conseguido acessar e quando tenho um tempinho livre, quero descansar e estar com minha família.

Beijos e boa semana ♥

12 comentários:

Carine Gimenez disse...

Fantástico!
Tays esse tempo é meio vilão da saúde mesmo. As crianças então sofrem...
Desejo melhoras para a gorducha e pro maridão.Espero que seja apenas uma gripe mais forte.
Mantenha-nos informados por favor.
Beijos.

Telma Maciel disse...

Lindo esse cubo! Vontade imensa de fazer um pra mim!!! rs
Ai, amiga... nem me fale em tempo! Tõ cheia de coisas pra fazer por aqui... blog desatualizado, não consigo postar mesmo!!!
Melhoras pro marido e pra gorducha! Pra vc mais paciência com esse tempinho q tá chegando... eu acordo e depois de ajustar umas pequenas coisas, corro lá pra fora pra tomar sol!!! Frio só é bom na hora de dormir agarradinha com um monte de edredon... rs
Beijo

Pâm disse...

Tays do céu!
Vc não sabe como eu fiquei mega feliz em ver esse post.
Primeiro pq fiquei em dúvida se vc tinha recebido o meu contato, segundo pq não imaginei que vc iria responder tão rápido e terceiro pq tem um post com um modelo igual ao cubo que eu comprei ontem e praticamente um pap :)
A-M-E-I!!!

É por isso que mesmo sem te conhecer eu já te adoro!!!!
Ebaaaaaaaaaa

beijosss e brigadão!!

Lola disse...

Ficou tão lindinho Tays! Fora que dá para contar uma "história" bem completa da família com poucas fotos...um mini-álbum! rs

Aqui tmb está friooooo...mas sem muito sol. Uma pena porque amo dia claro!

Bjs

Cláudia disse...

Amo este cubo e me lembro bem dele quando vc postou, deve haver um comentário meu por lá...rs
Agora, precisa fazer um pra incluir a Marinana...rs
Espero que todos melhorem da saú de e da teimosia.
Beijos pra essa família, da titia Clau

Rosana Garcia Hess disse...

também com este frio horrivel né...espero que todos melhorem
amei o cubo
kisses
Rosana

Virgínia Vilela disse...

que cubo mais lindo, hem?

Indy disse...

Adorei esse cubo Tays.
E esse cabelo liso e escuro na foto??? Eu gostei do look que você usava.
E a gorduchinha fofa como está???
Beijos minha flor.

Briski Camisas de Futebol disse...

Eu aqui com minhas camisas e você aí com seus artesanatos

Tudo o que você faz é maravilhoso, no seu trabalho, como MÃE, Esposa, "melhor amiga"(hehe)

Amo Você!

beijos

Atelie Inventare Arti - Ivelise Pacheco disse...

Oi, este projeto é maravilhoso e a familia mais ainda eheheheheh!Faltou a fofinha, todas notaram, mas sei que logo ela estara num novo cubo, nao??? Beijos
Ivelise

Andriette disse...

Tays!!!! Vc é sempre uma inspíração para mim!!!! Adoro seus trabalhos e sempre estou por aqui... você me inspira com trabalhos maravilhosos e também com palavras sobre o nosso cotidiano que me fazem FELIZ!!! Bjs

Borbulhas Literárias disse...

Ganhei um cubo desses da minha filha com foos dela, é bem fofo!!!