quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Passo-a-passo alfineteiro reciclado - Tampa de amaciante

Não é de hoje que tenho planos de colocar aqui não só passo-a-passo de scrap mas também de outros artesanatos, sempre tive meu tempo apertado demais e essa ideia foi ficando prá trás; continuo com meu tempo apertado, mas agora estou conseguindo me organizar melhor. Ontem eu estive ausente de tudo da web, cuidando da minha casa e também colocando em prática algumas ideias de artesanato, fazendo umas coisinhas novas.  E posso dizer à vocês que rendeu! 


Ontem à tarde  me ocupei fazendo alfineteiros, muito lindos, muito fofos e coloridos, que alegram qualquer ambiente, mas não é só isso... o mais importante... reciclados! Toda vez que eu ia jogar os frascos de amaciante no lixo, mesmo sendo prá coleta de recicláveis me dava uma dor no coração, porque é uma embalagem tão boa e resistente, e eu nunca tive tempo de pensar em algo prá elas. Esses alfineteiros que eu fiz hoje usam justamente a tampa do frasco de amaciante, ela forma a base do alfineteiro.  Lógico que o primeiro que fiz foi prá mim e lógico que foi de joaninhas heheheheh, não ficou fofo? É uma delícia de fazer, rápido, fácil e relaxante; durante a tarde de ontem eu fiz 5 modelinhos diferentes. Querem aprender? Acompanhem o pap, está tudo bem explicadinho e fácil de entender ;o)


O material que precisaremos é simples e barato:

- 01 Tampa de amaciante
- 01 Círculo de tecido com 12 cm de diâmetro
- 01 Bolinha de gude
- Plumante acrílico (eu usei siliconado que é mais fofo)
- Tesoura, agulha e linha (eu usei de bordado por ser mais grossa, usei 4 fios)
- Cola quente ou cola pano (eu prefiro cola quente)
- Fitinhas, rendinhas, sianinhas, rendas, etc...


Prá fazer a parte superior, a parte fofinha do alfineteiro, começaremos fazendo um fuxico grandão, que é super fácil, dobre uma barrinha bem estreita e vá alinhavando toda a volta, não se preocupe com medidas geométricas e perfeitas aqui, porque na sequência o acabamento esconde pequenas imperfeições.

 Depois de ter alinhavado a volta completa, puxe o fio franzindo um pouquinho e deixando a abertura um pouco menor, coloque uma quantidade generosa de plumante, prá ficar bem fofinho. Pegue a tampinha e coloque plumante dentro dela, forrando bem o fundo, coloque a bolinha de gude no fundo (que serve apenas prá fazer peso, senão o alfineteiro tomba) e cubra com plumante, apertando bem.


Essa parte da montagem é a mais chatinha, mas é simples também, encaixe a tampa na abertura do fuxico, deixe toda a fibra do plumante prá dentro, puxe o fio franzindo bem ao redor da tampa. Antes de prosseguir: veja se o plumante está bem distribuído, senão ficou torto, se está tudo bem fofinho, inclusive na parte de cima, ele tem que ficar redondinho e fofo, escondendo a boca da tampa.


Essa etapa do arremate é bem importante, porque é o que vai dar firmeza prá ele ficar em pé e não desmanchar. De onde saiu a agulha no último ponto do arremate, continue em frente, como se fosse dar uma segunda volta, mas apenas alguns pontinhos, uns 4 ou 5, sempre puxando bem a linha, prá ficar firme.
 

Feito isso, esses pontinhos, agora sim... venha em sentido contrário e refaça todo o alinhavo até o final, completando a segunda volta, sempre puxando bem e arrumando com as mãos onde for necessário. Arremate e corte a linha.


Aqui seu alfineteiro já está pronto... mas o que é essa vida sem glamour e peruices mil, né? A minha pelo menos é nada... kkkkkk. Vamos enfeitar? Ahhhh... é a parte mais gostosa! Onde podemos realmente exercitar a criatividade, misturar cores e materiais. É a parte divertida da brincadeira ;oP


Na hora de escolher os tecidos eu procurei combiná-los com a cor da tampa, mas na verdade, dependo do material que você for usar, mal aparece... fitas larguinhas escondem bem. Aqui coloquei essa fita verde de bolinhas que amo! Colei com um fio fino de cola quente, mas pode ser usado também cola pano ou cola branca extra, só que tem que ficar segurando prá colar, e eu não tenho paciência de esperar, então prefiro torrar os dedos trabalhar com a cola quente mesmo.


Esse acabamento é o mais importante e necessário, é ele que vai esconder o final do tecido, fazendo uma junção mais leve do tecido com o plástico da tampa, façam com bastante cuidado prá não ficar feio.


Como ODEIO emendas... na emenda da fita verde colei um strass, um chatonzinho na verdade. Colei a joaninha de biscuit sobre o desenho no tecido e outra no miolo da florzinha de fuxico, espetei os alfinetes e prontinho! 


No alfineteiro de bolinhas coloridas colei a fita verde na parte de baixo, sobre ela uma sianinha turquesa estreitinha e arrematei com um chaton, na parte de cima coloquei a sianinha laranja, bordei sobre ela pontinhos verticais com fio azul anil, (borda depois de pronto mesmo) arrematei com botões. No de botões decorei da mesma forma a parte de baixo, na parte de cima deixei sem nada porque achei muito fofo esse tecido e não queria escondê-lo.


Nesses variei também, no amarelo não decorei na parte de baixo porque usei uma sianinha larga no acabamento, ao invés de flor, borboletinha de fuxico. No azul fiz também a técnica de bordado sobre a sianinha, mas no sentido horizontal.

Eu sempre mantenho nas minhas peças tons coordenados, tom sobre tom, mas nesse trabalho, como um exercício mesmo, me permiti abusar um pouco mais das cores, criar as composições de forma mais solta e mais livre, gostei do resultado, gostei de fazer, agora vou angariar mais tampas por aí e quero fazer mais... heheheh. 

Espero que vocês tenham gostado e inspirem-se a fazer também, se fizerem eu quero ver, não deixem de me mostrar!

Se não gostam ou não querem fazer, mas querem um desses prá vocês, é só entrar em contato e encomendar que faço com prazer. 

Beijos ♥

30 comentários:

Giuliana: disse...

Tays,

Esses alfineteiros ficaram um show de encanto. Lindos, e realmente não parece difícil de se fazer.

Beijos

Calma que estou com pressa! disse...

oi Tays - ahei de mito bom gosto as misturas de cores - e a reutilização de algo que iria para o lixo - maravilhoso
bj
lu

Welize disse...

Tays,

Adorei...como vc cria inúmeras coisas...
Como vc consegue fazer tantas coisas ao mesmo tempo???...rsrsr

Helena Garcia disse...

OI, amiga !

Amei seus alfineteiros!!! Vc é uma artista mesmo!! Tudo que toca vira ouro!!!! Mãozinhas abençoadassssssss!!
Tays, eu queria marcar com vc pra gente se sencontrar na semana que vem...que vc acha? É que na próxima semana estarei de férias e dá até pra gente se encontrar durante a semana e de dia! Que tal??? Me liga ou me passa seu numero que eu te telefono,tá?

UM beijão, querida!
Helena
http://diaadiacorridinho.blogspot.com

Karina disse...

Tays adorei o alfineteiro! E realmente nunca tinha pensado em reaproveitar a tampa do amaciante! Obrigada pela dica!
Bjos com carinho,
Karina

Sandra disse...

Obrigada pelo PAP, Tays! Ficaram muito fofos!! Também tenho muito dó de jogar coisas que ainda estão boas!

Adorei seu novo estilo de blog!

bjos!

margaret disse...

Porque nunca pensei nisso antes. Ja tenho a tampa, o plumante, o tecido, os aviamentos, teu PAP, mas falta-me a bolinha de gude.
Bem...o jeito é providenciar algo pesado no lugar e fazer um pra mim. porque ficou lindo, cute, charmoso.
Beijoooooooooo

Marcia disse...

A ideia de usar tampinha de amaciante é simplesmente genial! E o resultado ficou lindo. Parabéns!

Fernanda Reali disse...

Oi, Tays! Eu vim só pra te avisar que tem uma mulher aí nas fotos do PAP costurando um alfineteiro e fazendo se passar por @taysrocha. Sim, sim, pois a verdadeira Tays Rocha não iria fazer PAP sem esmalte nas UNHAS!!! ahahaha

Bloggirls disse...

Putz, eu nunca teria pensado nisso! Que coisa mais fofa e delicada que ficou! Parabéns e obrigada pela aula. Adorei a cara nova do blog tb! Montão de bjs e abraços
Elaine Barnes

Gabi Alberti disse...

Tays do céu!! Que liindooooooooooooos esses alfineteiros!! Ameiiii ameiiiiii!! Bjos

Ana Kroetz disse...

Ficaram uma fofura,Taís!Vc é criativa e a escolha das cores foi muito feliz!
Bjs,Ana.

Blog de Artesanato da Vila do Artesão disse...

Tays, você realmente é do time da Lúcia Klein: reciclóloga assumida, rsrsrsrs Olha adorei o pap, é realmente genial usar o que nem questionamos. Isso é o melhor de tudo. Só não gostei de não encontrar o selo da Vila aqui em seu site. Puxa né? Vai lá e pega.

Beijos amiga,

Cris Turek

Taninha disse...

Adorei amiga!!! Vou aí amanhã pegar o meu... hehehehehe.
Bjssssssssssssssss
Taninha

Anônimo disse...

Nossa que criatividade!!! Adorei os alfineteiros e o jeito q vc fala deles, Muito bom!!!
Bjs
Neli

Anônimo disse...

Vou tentar mas não sei se saírá tão lindo feito os seus!
Abraço
Neli

Alessandra disse...

Oiii...

Ficou muito fofinho Tays, gostei!! Fiz um pra mim esses dias com uma cesta de vime (tem por aí tbm na net) mas o meu é meio grande para carregar na aula. Vou tentar um desses qualquer dia. Ei falar em comer figos a gente precisa entrar em contato né? Eu tbm tenho Timtim... Precisamos combinar uma degustação figos! Rss
Bjs

cida disse...

deus abençoei grandemente amei eu fiz com tampinha de garrafa pet fica lindo tbem e gostaria de saber o que vc fez com o galão já tem ideia pra isto tbm ei vi na net porta moldes e mochila com tecido que nem o pote de sorvete da nestle ou kibn fique na paz amei seu blog deus te ilumine cada vez mais bjs.

A FADA DAS AGULHAS disse...

Oi amiga,estou aqui apaixonada pelos alfineteiros..que lindinhos!Muito criativos mesmo!Uma coisa que não sabia era que tinha plumante acrílico e siliconado.Por isso que quando comprei na primeira vez era mais durinho, e depois era macio.Ninguém da loja me explicou.
Essas mãozinhas são suas?Sem esmalte vermelho?Estou adorando essa mudança no seu blog!
E a minha modelo fofa?...rsrs.
Beijosss e tudo de bom sempre!

Simone Souza

Simoni disse...

Tays que lindoooooooos que ficaram amei de paixão o de borboleta ficou maravilhoso, vc é super criativa.

Beijos!!!

Unknown disse...

BOm dia querida, parabéns pelo lindo PAP...adorei.
Estou com um sorteio no meu bloguinho e conto com sua participação.
http://belapinturas.blogspot.com/2011/01/sorteio-do-3-aniversario-do-meu.html

bjs e luz

Borbulhas Literárias disse...

Que lindoooo!

Menina, o jarro da Coca é da Tok Stok! :)))

Anônimo disse...

Vamos juntar as tampinhas ... e muito mais !
Sempre há como "inventar" algo simples e útil para ajudar a não poluir. Mais uma vez PARABÉNS LINDA MAMÃE ...
Bjks, Dênia

Cláudia Valéria disse...

ei Thais adoooorei o alfineteiro. Vou fazer uns para amigas costureiras. Elas vão adorar.
Thais agradeço sua visita lá no blog e por se tornar minha seguidora. Cada um que chega lá e fica me anima a trabalhar mais. Obrigada por isto
Beijão.
bom fim de semana

rita disse...

adorei seus trabahlos lindos, estes que vc mostrou agora são em tecido!!!! bjus.

Anônimo disse...

Menina!!!!! Amei sua ideia e já estou tentando fazer um. Admiro muito quem divide. Parabéns.

Lolis disse...

Que lindos!

Cláudia disse...

Amei! Bom pra fazer miminhos e carinhos...
Beijo grande.

denize disse...

Adorei seu blog,sou curiosa em artesanato para fazer mimos as filhas e netos.Obrigada por compartilhar coisas maravilhosas.

Unknown disse...

Olá Tais,
Também sou artesã, trabalho mais com biscuit e MDF. EStou fazendo uma caixinha de costura para presentear a minha mãe e resolver buscar um passo a passo de alfineteiro para fazer e complementar o meu presente e achei seu blog. Simplesmente adorei!
Gostaria de convida-la a conhecer o meu blog e dá a sua opinião.
www.fabifelixartesanato.com.br