sábado, 24 de setembro de 2022

A sutil arte do recomeço


Viver é recomeçar todos os dias, é acreditar que morremos e renascemos de diferentes formas, entender que a vida se renova nos nossos desejos e decisões de mudança, ou na falta deles. Se renova na nossa conduta, nas nossas atitudes, e recomeça à partir dos nossos pensamentos e sonhos. A vida não é um acaso, o recomeço não é uma circunstância, felicidade não é um estado de espírito. Crer, buscar e acreditar não são e não podem ser subjetivos...


Eu já registrei várias vezes nesse blog que escrever me salva de mim mesma, reorganiza e clareia meus pensamentos, me ajuda a colocar os sentimentos em ordem e registra de uma forma muito passional fases importantes da minha vida. Já fiz longas pausas, muitas idas e vindas, mas nunca desisti dele e há algumas semanas estava planejando voltar. Não deu certo, não estava conseguindo organizar a pauta, estava em dúvida sobre o que postar nesse retorno, qual seria um post ideal de reabertura. E é engraçado como as respostas sempre surgem, como a vida se impõe muitas vezes além e contrária ao que planejamos, pensamos e imaginamos. E justamente por isso, de uns anos pra cá eu parei de fazer planos; tenho metas, sonhos, mas vivo um único dia de cada vez...


Em uma manhã da semana passada eu acordei sem existir no mundo virtual, não tinha mais presença digital, tive todas as minhas contas de email, blog e redes sociais hackeadas e retiradas do ar. Uma sensação de ter sido literalmente roubada, me senti invadida, um sentimento estranho de não pertencimento, de silêncio, um sentimento devastador de ter perdido tempo de vida vivida, investindo na vida postada. Senti uma vida toda de trabalho se perdendo, um sentimento de luto pelo que se foi. Desespero nos primeiros momentos e após respirar, fazer uma pausa e raciocinar com mais clareza... Começou uma incansável busca de restauração de tudo. Consegui recuperar as contas de email, o blog, o meu canal no Youtube, mas a princípio perdi o Telegram, Facebook e Instagram com uma audiência considerável. Estou ainda buscando através de uma empresa especializada no assunto e meios jurídicos, mas sem a menor certeza ou garantia que terei os meus perfis com todos os seguidores e o histórico do meu trabalho de volta. Depois de me deprimir, chorar baldes, me revoltar, sentir vulnerável e sentir uma imensa tristeza... Estou na fase da aceitação, do entendimento, de direcionar meu olhar, sentimentos e energias para o recomeço.


Esse foi apenas mais um dos muitos tombos da vida, levei uma rasteira dolorida e tudo ainda dói, mas o meu trabalho e a minha vida não podem estar limitados apenas a números, links, likes e posts. Então eu decidi apenas continuar sendo quem eu sempre fui, oferecer o que eu sei fazer de melhor, continuar no caminho que eu escolhi pra mim e que sempre me fez muito feliz. Recomeçar é necessário, mas todos sabemos que recomeços não são fáceis. Recomeçar significa mudar, voltar a fazer as mesmas coisas mas com outro olhar, sob novas e diferentes perspectivas. A razão para recomeçar é simples e única, é apenas a simplicidade do existir. A vida é feita de recomeços, então por mais difícil que possa parecer, a gente precisa muitas vezes parar de insistir, de chorar pelo leite derramado. É necessário encerrar histórias e ciclos, colocar pontos finais, voltar nosso olhar e nossa energia para receber as novidades que a vida nos reserva. Acredito que nada seja em vão, em tudo há um aprendizado, uma permissão maior para que as coisas apenas sejam como são... Conformada? Não... resignada, perseverante, otimista e com uma fé maior que tudo.



Quando pensamos em recomeço nos sentimos perdidos, porque significa sair da zona de conforto, pensar fora da caixinha, dar a cara a tapa, engolir o orgulho e silenciar o ego, significa ter que se reinventar. A boa notícia é que esse recomeço nunca é exatamente a partir do zero, porque quando algo inesperado acontece seguimos sendo quem somos, com nossos aprendizados, erros e acertos. Nossa trajetória permanece intacta, nosso legado é preservado. Nossa história tem relação com a pessoa que somos, ela nos acompanha não importam as circunstâncias, independentemente das dificuldades que possam surgir. E por isso precisamos nos acolher, respeitar e olhar com carinho para nós mesmos, dando o devido valor a tudo que já construimos. E eu tenho muito orgulho de mim, da minha conduta e da minha história.

Recomeçar exige ter uma nova postura diante dos desafios, é ser maduro o suficiente para excluir da sua vida tudo o que não te faz bem; é parar de ser vítima de si mesmo, é se olhar como realmente é, assumindo suas responsabilidades. É ter um novo olhar diante da vida, porque sempre que você se contenta com o que a vida te dá, sem questionar, você alega e reforça que o que vier é o suficiente, pois não tem expectativas maiores. Pausas são para todos; recomeços são para os fortes!


No recomeço há uma reconstrução do olhar, uma retomada em outros termos de uma história que já existiu de alguma maneira. Todo recomeço tem em seu caminho algum grau de receio, de inquietude, de ansiedade, de angústia. O desconforto do recomeço, a dificuldade de aceitar e sair da zona de conforto é o que gera o ímpeto de mudar, é o motivo para continuar. A minha busca sempre foi superar a mim mesma, ser hoje melhor do que eu fui ontem, aprender com meus erros, ter humildade suficiente para entender que qualquer situação tem a nos ensinar. O acolhimento e o conforto vem quando entendemos que por pior que pareça o cenário, nada dura para sempre... Essa dor da perda de algo, ou de alguém, essa sensação de desconforto, de derrota, de falha, um dia vai passar. Porque tudo, absolutamente tudo passa.

O antídoto para esses sentimentos é a compaixão, a empatia conosco, é o que nos faz lembrar que a dor, a derrota, os fracassos, a sensação de rejeição, os momentos de desespero existem na vida de todos, o sofrimento é o que nos iguala, nos coloca no mesmo patamar enquanto seres humanos, nos mede pela mesma régua. Reconhecer que os acontecimentos negativos não são "privilégio" nosso, nem pessoais ou permanentes, nos torna mais capazes de suportar esses momentos de adversidades.


Recomeçar requer coragem. A palavra coragem vem do latim
coraticum e significa agir com o coração, ter coragem é agir de acordo com o que se sente verdadeiramente. Recomeços demandam coragem porque precisamos acreditar em nós mesmos, na nossa capacidade de seguir em frente, na nossa força. É uma responsabilidade e um compromisso com a nossa história que não pode ser transferido nem delegado a ninguém. Coragem não é ausência de medo, mas sim, conseguir agir apesar do medo e das incertezas, não permitir que ele nos paralise.

Recomeçar é começar de novo, é jogar fora, destruir, remover tudo que não foi bom, que não valeu a pena, é acima de tudo, reconstruir. Recomeçar é escolher... Eu escolho transformar perdas em amadurecimento, erros em oportunidades de aprender, a ter compaixão com pessoas egoístas e sem empatia, porque ser assim já é um castigo. Já tive muita dificuldade em aceitar mudanças, hoje eu entendo com serenidade que fazem partem do processo. 


E no meio disso tudo um dos maiores aprendizados que tive é que ter borboletas no estômago é bom, nos faz sentir vivos, mas colocá-las em liberdade e ter paz para recomeçar e seguir, é algo libertador. 

Eu não sei qual a sua necessidade hoje, em que área da sua vida você precisa recomeçar, mas eu te convido a se dar uma nova chance, a olhar com carinho novas oportunidades, seguir com coragem, construir uma nova história repleta de possibilidades, buscar aquilo que você acredita e merece.

O recomeço exige um fôlego extra, não é para amadores, mas o resultado certamente é mais compensador do que ficarmos paralisados no mesmo lugar, acostumados à infelicidade. Existe um milagre em cada recomeço e essa caminhada é só nossa, depende somente de nós! 


Encerro esse post com essa citação que amo:

"Recria tua vida, sempre, sempre.
Remove pedras e planta roseiras e faz doces.
Recomeça."  Cora Coralina

Convido todos vocês a me acompanharem nesse novo perfil até que tudo se resolva, ou mesmo que não se resolva...

Instagram: @taysrochaartes


Agradeço de coração e com muito carinho todo o apoio que eu tenho recebido de tantas pessoas queridas, incríveis e generosas! Quando passamos por situações como essas conseguimos ter uma dimensão de quem de fato está do nosso lado, torce por nós, se importa conosco e quer nos ver bem! Nesses dias de chuva sabemos quem são os nossos verdadeiros amigos, porque em dia de sol a praia fica sempre cheia... Que Deus retribua infinitamente mais pra todos vocês!

Seguimos... Sem pressa... Um dia de cada vez, com pequenos passos todos os dias.

Beijos com muita gratidão! ♥

19 comentários:

Anônimo disse...

Lindas palavras prof. Não perder a fé nunca porque Deus é com vc o tempo todo. Beijos .

Patrizia disse...

Amei profe. Recomeçar é não se acomodar , é sair da zona de conforto e conseguir enxergar as novas oportunidades como parte do jogo. Podem tirar uma página de rede social, mas não podem tirar seu conhecimento, sua empatia e sua vontade de lutar. ❤️

Patrizia disse...

Amei profe. Recomeçar é sair da zona de conforto e enxergar as novas oportunidades como parte do jogo . Podem tirar uma página de rede social, mas não podem tirar seu conhecimento, empatia e vontade de lutar. ❤️

Anônimo disse...

Belo texto. A sua história jamais será apagada e recomeçar será retomar de onde parou. O que sumiu, sumiu apenas para os olhos, mas para nós que te seguimos, está guardadinho nos nossos corações. Força aí, querida Tays.💖💖💖

Anônimo disse...

Texto maravilhoso !! Tays, é isso mesmo: um dia de cada vez. Não pode desanimar. Tudo tem sua hora e recomeçar sempre que necessário. Logo tudo voltará só normal. 🙏🙏❤️❤️💋

Anônimo disse...

Alem de grande talento artistico é escritora! Isso ai! Um dia de cada vez! Sou sua fã! Andrea Monteiro - Ourinhos /SP

Anônimo disse...

Sei o quanto recomeçar é difícil, embora seja necessário. Mas como você mesmo disse, nada é para sempre, tudo passa. Temos apenas que dar tempo ao tempo do luto. Digo isso por experiência própria. Vai ficar tudo bem!

Ateliê Marcia Veiga disse...

Tays, querida, eu aqui passando uns perrengues e você me aparece com este texto lindo que disse tudo que estou sentindo e passando. Recomeços... e tirando da frente tudo que não faz sentido ou não me faz crescer antes de tudo como ser humano. Somos viajantes no tempo e não devemos nos ocupar com malas pesadas e coisas que não acrescentam nada em nossa jornada de aprendizado. Bjs você é especial. Vai dar tudo certo.

Lilliam Elizabeth disse...

Post lindo e verdadeiro. Que apesar de difícil às vezes, a alegria do Senhor Jesus possa ser sempre a sua força. Que vc siga sendo essa pessoa linda e especial. Bj.

Anônimo disse...

Muito bom, recomeçar é estar vivendo estar viva!!! O recomeço é uma aprendizado sempre!

Anônimo disse...

Lindo texto Tays! Nem sempre estamos preparados para recomeçar, mas muitas vezes é necessário um recomeço, e pode acreditar que recomeçar é bom, nos faz repensar, refletir e fazer escolhas, e tbem evitar erros antes cometidos...tenho certeza que você fará um belo recomeço, pois é uma pessoa muito talentosa, carismática, querida e uma ótima profissional, eu continuarei a te acompanhar pois me inspiro e aprendo muito com você.
Bjs
Marilza de Curitiba

Anônimo disse...

Lindo texto Tays, nem sempre estamos preparados para recomeçar, mas as vezes é necessário o recomeço, mas recomeçar é um bom, nos faz pensar, refletir e fazer escolhas, evitar erros antes cometidos. Tenho certeza Tays que você fará um belo recomeço, pois você é uma guerreira, talentosa, querida, carismática e uma ótima profissional e tudo vai dar certo, tudo a seu tempo.
E eu continuarei sempre a te acompanhar, pois me inspiro e aprendo muito com você.
Bjs , Marilza de Curitiba

Anônimo disse...

Vão -se os anéis...mas ficam- se os dedos. Um tempo que nos monstra , externar a coragem, fé, esperança, e o amor pela vida!!!! Sempre me empenharei para estar por perto, mesmo que virtualmente. Grande abraço. 😘😘😘. Deus te abençõe 🙏🙌✨🌟🌟💖✨✨🌟💖 nilce art's

Anônimo disse...

Vc e uma pessoa maravilhosa Tays. Esse recomeço e apenas mais um aprendizado.Estamos na torcida por vc.Sucesso sempre, vc merece

Anônimo disse...

Tenho certeza Tays que depois desse post, muita gente, assim como eu, estaram prontas para recomeçar, assim como você. Tenho certeza que tudo dará certo! Você é uma pessoa especial! Sinta-se abraçada por mi.m.
Beijos no coração ❤
Adriana Mendes

Fernanda Vairolatti disse...

Cara Tays, maravilhoso o seu texto. Fez um grande reboliço nos meus meus sentimentos!! Me identifiquei, me emocionei e, não menos importante me inspirei e fortifiquei!! As vezes, achamos que não iremos conseguir lidar com os desafios que a vida nos apresenta, mas, é apenas, mais uma forma de crescermos e de solidificarmos tudo que há de melhor em nós. O que posso te desejar?!?…Que todas as suas inúmeras qualidades aflorem com mais força!! Com carinho de sua aluna 🌷🌸🌹😘

Anônimo disse...

Olá Tays!!! Que texto lindo , eu penso que roubaram as suas mídias mas o seu talento ninguém tira e isso é o que vc tem de mais precioso. Desistir não é uma opção , sou sua fã bjs❤

Lia e Vi disse...

Oi Tays não tem como não ficar abalada ao ser roubada, e um conteúdo de tanto tempo, ainda bem que você conseguiu a maior parte de volta.
Precisamos descobrir meios de nos proteger, para dificultar a atuação dessas pessoas ruins.
Ainda bem que a fé nos dá força para prosseguir.
muitos beijos,Vi

chica disse...

Tays, que bom que não desististe e te deixaste abater. Isso é o melhor, recomeças apesar de...Não dar o gostinho de vitórias pra eles... Adorei a mensagem! beijos, tudo de bom,segue firme! chica