segunda-feira, 26 de março de 2018

Porta maquiagem com decoupage vintage floral



Reabrindo a temporada 2018 do blog! Ainda que um pouco tarde, mas estou de volta! Precisei antes me organizar... Estivemos em férias, depois volta às aulas, faxinão geral em casa e no atelier, e graças a Deus o meu ano começou repleto de coisas boas, novas oportunidades e muito trabalho. Além de uma especialização na área digital que começo no próximo mês e vai até dezembro, muito estudo dedicado e uma reeducação alimentar que já está me rendendo ótimos resultados, mas que ocupa uma fatia boa do meu tempo no preparo das refeições, alimentos e receitas. Sigo firme e forte, cada vez melhor na academia! E vamos em frente, caminhar em direção aos nossos objetivos e sonhos, sempre com fé, coragem, dedicação e alegria! Escolhi reabrir o blog com uma aula linda, simples e fácil! Vamos aprender? Vem que eu te ensino... 




Estou tentando acabar com essa máxima de "Casa de ferreiro, espeto de pau" mas ainda estou longe... rsrsrsrsr. Há tempos eu precisava de um porta maquiagem pra dar uma organizada nas minhas coisas. Escolhi vermelho, cor que eu amo, minha favorita! Com detalhes florais e dourado, amei o resultado! Mãos à obra, vamos fazer arte? Passo a passo e fotos detalhadas abaixo! 


Escolha o guardanapo e as cores de fundo que combinem com a estampa. Prepare a peça de MDF usando Base para Artesanato, aguarde secagem e lixe com lixa P360 ou P400, lixa fininha que faz um polimento na peça sem arranhá-la. Em seguida pinte com as cores de fundo. 


Para essa estampa de guardanapo pinte as divisórias e as laterais da peça com PVA Branco e o restante com PVA Laca Rubi. Dê a primeira demão, aguarde secagem e lixe, em seguida mais uma demão para uma cobertura perfeita.


O guardanapo escolhido para estampar as laterais combina com o tom vermelho do Laca Rubi e das divisórias com PVA Branco, tudo escolhido para ficar harmônico com a estampa.


Sempre tem gente nova chegando aqui, então... Do começo: guardanapos decorados possuem a película estampada que utilizamos na decoração das peças e mais duas que devem ser retiradas com cuidado.



A dúvida de muitos é de como colar o guardanapo sem rasgar e sem deixar rugas, embora muitas vezes, dependendo da proposta, eu goste muito das ruguinhas. A Cola Gel é específica para decoupage com guardanapo, por conter menos água em sua formulação ela minimiza a formação das rugas, também evita que o guardanapo rasgue. Aplique uma camada fina e uniforme da Cola Gel Decoupage na lateral da peça com pincel macio, cobrindo toda a superfície sem acúmulos. 


Depois de aplicar a cola posicione a película estampada do guardanapo sobre a superfície, em seguida cubra com plástico e use um cartão velho (pode ser espátula) para alisar e retirar possíveis rugas e bolhas. Passe o cartão do centro para fora delicadamente, até deixar o guardanapo bem lisinho, retire o plástico com cuidado e seque bem.


Depois de bem seco, sele o guardanapo aplicando uma nova camada de Cola Gel Decoupage, use pincel macio e aplique a cola com cuidado. Em seguida seque bem para retirar as rebarbas e sobras sem correr o risco de rasgar.


Para retirar as sobras e rebarbas use uma lixa dobrada, ou lixa de unha, ou ainda lixa de pé para superfícies maiores. Faça movimentos puxando de cima para baixo, a sobra do guardanapo vai soltando e o acabamento fica perfeito! 


Para decorar a parte da frente eu escolhi uma plaquinha linda recortada a laser! Para que fique coordenada com a peça pinte com PVA Branco e faça a decoupage usando um retalho do guardanapo.


Faça a decoupage da mesma forma mas aplicando a cola somente no centro da plaquinha, deixando os arabescos de fora, conforme explicado acima sele com a cola e deixe secar bem.


Depois de bem seco recorte os excessos com a ajuda de régua metálica e estilete, movimentos bem suaves e superficiais para não riscar e marcar a pintura da plaquinha. Basta passar o estilete e remover delicadamente as sobras do guardanapo.


O resultado é lindo! A plaquinha fica estampada somente no meio!
A peça precisa ser protegida com verniz antes de ser montada e decorada, eu amo o Verniz Acrílico Toque de Seda, tem efeito acetinado, agradável ao toque e secagem rápida! Você também pode utilizar Verniz Aerossol ou ainda Cera incolor (Diluente sólido). Envernize toda a peça com pincel bem macio e aguarde secagem.


Para decorar eu escolhi detalhes dourados! Passe fita de gorgurão ao redor de toda a peça, colando com Silicola! A melhor escolha para colagem de fitas, cordões, pérolas e pequenos adereços. Colagem sem manchas usando uma quantidade pequena, ótima fixação e secagem rápida.


Escolhi dois arabescos bem vazados e delicados para que fique suave sobre a estampa do guardanapo. Pinte os arabescos com PVA Laca Rubi usando pincel pituá (ou pincel de cerdas duras como os de cabo amarelo) ou mesmo mini rolinho de espuma.


Para ficar harmônico com os detalhes dourados, aplique Pátina Cera Ouro Antigo com o dedo. Esfregue o dedo na Pátina, retire o excesso e espalhe suavemente na peça.


Para dourar a palavra Maquiagem e os outros apliques de arabesco use pincel pituá pequeno, pinte dando batidinhas, sempre retirando o excesso antes de aplicar o produto na peça.


Vamos montar? Tudo prontinho é só colar!
Cole a plaquinha floral na frente da peça e os pés metálicos usando Cola Universal.
Cole os arabescos e a palavra Maquiagem na plaquinha floral usando Multicola Branca ou Cola Branca Extra.




Espero que vocês tenham gostado, porque eu amei! E já vai acomodar minhas bagunças de maquiagem! Segue abaixo detalhes dos principais materiais:


- Base para Artesanato
- PVA Branco
- PVA Laca Rubi
- Pátina Cera Metal Ouro Antigo
- Cola Gel Decoupage
- Silicola
- Cola Branca Extra
- Cola Universal
- Verniz Acrílico Toque de Seda

* Condor Pincéis

- Pincel 484/22 para pintura de fundo
- Pincel 462/000 e 462/2 para pintura dos apliques
- Pincel 224/22 para aplicação de verniz
- Rolinho de espuma

* MDF da Kako's Criações Artesanais

Quem fizer e quiser me mostrar, por favor me marque nas redes sociais, eu adoro! ♥

- Instagram: @taysrocha

- Facebook: Tays Rocha

- Fanpage: Atelier Tays Rocha

- Pinterest: Tays Rocha

Muito obrigada pelo carinho, companhia e apoio sempre!

Que a nossa semana seja maravilhosa, repleta de cores, arte, alegria e paz!

Beijos, beijos, beijos ♥


9 comentários:

Marilize disse...

Ficou Maravilhosa!!! Bjss

Susane Melo disse...

Trabalho maravilhoso como sempre. Amei a composição, ficou lindíssima!

Ana Lúcia disse...

Eu queria o vídeo também!😊 Tudo que vc faz é lindo! Adoro!!

Artes e cores disse...

Muito linda s peça !!!! Parabéns !!!!

Edileusa disse...

Amei, parabéns!

Adelaide Araçai disse...

Adorei o resultado, ficou delicado e lindo!
Abraços

Denise Lopes disse...

Tays quanto tempo... Que lindos seus trabalhos, muito bom poder reencontra-la depois de longo tempo. Você está uma artista, parabéns! Obrigada pela sua visita no Magazine da Dê, hoje que vi seu comentário, fiquei muito feliz, beijos!

Maristela Guilherme disse...

Perfeita!
Muita linda.
Parabéns, trabalho maravilhoso.
bjs

maria do carmo disse...

adorei ficou linda