quinta-feira, 31 de julho de 2014

Seis anos depois - Harlan Coben [Resenha]



Por conta da mudança e reorganização da minha vida, passei uns dias me arrastando entre uma e outra leitura sem conseguir me concentrar direito, vi que não estava rendendo e decidi esperar essa fase passar. Aproveitei esse tempo pra reorganizar também meus livros físicos e digitais, escrever algumas resenhas e fazer algumas anotações. Como todo o restante da minha vida, não sei fazer nada em meio a desorganização... Recomecei minhas leituras por um livro espetacular, não tenho outras palavras que o definam. Seis anos depois de Harlan Coben é sem dúvida uma obra-prima do suspense e thriller literário. Me interessei por esse autor há pouco tempo, por indicação de uma amiga, de lá pra cá me apaixonei pelo estilo, pela escrita, pelo gênero e não larguei mais. Já tinha lido muita coisa boa à respeito desse lançamento, tanto nos blogs que acompanho, quanto no nosso grupo de leitura e discussão. Estava curiosa e ansiosa, e não me decepcionei...





Título: Seis Anos Depois
Título Original: Six Years
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580412536
Páginas: 272


Sinopse: Jake Fisher e Natalie Avery se conheceram no verão. Eles estavam em retiros diferentes, porém próximos um do outro. O dele era para escritores; o dela, para artistas. Eles se apaixonaram e juntos viveram os melhores meses de suas vidas. E foi por isso que Jake não entendeu quando Natalie decidiu romper com ele e se casar com Todd, um ex-namorado. No dia do casamento, ela pediu a Jake que os deixasse em paz e nunca mais voltasse a procurá-la. Jake tentou esconder seu coração partido dedicando-se integralmente à carreira de professor universitário e assim manteve sua promessa, durante seis anos... Mas ao ver o nome de Todd no obituário, Jake não resiste e resolve se reaproximar de Natalie. Agora ele está decidido a ir atrás dela, esteja onde estiver, mas não imagina os perigos que envolvem procurar uma pessoa que não quer ser encontrada.

Em Seis Anos Depois, Harlan Coben usa todo o seu talento para criar uma trama sensacional sobre um amor perdido e os segredos que ele esconde. É um livro envolvente e compulsivo, que prende a atenção do leitor do início ao fim, tanto que li em dois dias. Uma mistura de suspense com uma história de amor, mas sem ser dramático ou cansativo. Os capítulos são curtos, o que torna a leitura dinâmica, agradável e fluida. No desenrolar da narrativa surge uma trama repleta de segredos e revelações inesperadas em circunstâncias misteriosas, num ritmo acelerado e vertiginoso. O rumo da estória me surpreendeu muitas vezes em inúmeras passagens, fugindo totalmente ao óbvio, ao previsível, ao que eu supunha.
 
É inevitável a empatia que o leitor cria com o protagonista, personagem muito bem construído, ele tem tanto de romântico incurável, quanto de detetive perspicaz. Ele é o narrador, e como tal, é quem mantém o leitor informado, tudo gira em torno dos seus questionamentos e monólogos sobre a sua relação com Natalie, até os tensos momentos em que ele é vítima dos segredos desse mistério. Confesso que não gosto muito de narrativas em primeira pessoa, mas nesse caso foi fundamental, a sensação que tive foi de saber tanto quanto Jake à respeito de tudo que o cercava, o que aumentava a curiosidade e o envolvimento com a trama, onde nada é o que parece ser.... 

Um livro que fala nas entrelinhas sobre as verdades e mentiras que escolhemos guardar para nós mesmos e sobre confiança. Harlan Coben possui um delicioso estilo de escrita, alternando momentos de tensão e nostalgia, mesclados ao humor característico das suas narrativas, isso confere um ar realista, mas ao mesmo tempo leve. Toda a estória se passa no presente, mas com raízes profundas no passado, com laços muito bem definidos entre cada personagem, uma trama muito bem costurada.


Seis Anos Depois é um livro que não deixo de recomendar, e essa obra só me faz reafirmar que Harlan Coben é definitivamente o mestre dos thrillers. O livro será também adaptado para o cinema, e pelo que tudo indica, com Hugh Jackman ♥ no papel de Jake.

 Fica aqui a minha sugestão :)

Beijos ♥

3 comentários:

Maria de Fátima disse...

Adorei a dica! Bjs

Marly disse...

Oi, Tays,

Eu não conhecia nem o autor nem a obra, mas agora fiquei bem interessada em ambos, preciso dizer mais? rsrs.

Um beijo e bom fim de semana

familiacomarte disse...

Não conhecia esse autor..vou procurar e ler..beijus ruiva gata