sábado, 7 de abril de 2012

Pinterest - Um guia completo com tutorial



Pinterest é a mais nova onda entre os usuários de redes sociais, cresceu assustadoramente nos últimos seis meses e já é um dos principais redirecionadores de tráfego para blogs e sites, superando inclusive o Facebook, Google+ e LinkedIn.

O que é exatamente o Pinterest?

É antes de tudo uma rede social, com compartilhamento de imagens e interesses, onde podemos organizar coisas legais e bonitas que nós encontramos na internet, além de obter inspiração e encontrarmos coisas que gostamos e pessoas com os mesmos interesses.

Cada um usa o Pinterest de uma forma e para uma finalidade, eu uso o Pinterest como forma de inspiração e organização, eu uso para organizar meus favoritos, porque acho que visualmente é muito mais fácil se organizar do que olhar uma lista de links na barra de favoritos, sem saber o que é o quê... E a praticidade de ser redirecionada ao link da postagem ao clicar, é algo incrível. 

Eu tenho boards de inspiração, de fotos, imagens e etc... Tenho boards de técnicas, material de trabalho, inspirações. Tenho boards pessoais de videos, músicas que gosto, e imagens que me traduzem, cores que amo, além de links que tem postagens interessantes e tutoriais, de artesanato, fotografia, Photoshop. Tenho boards de receitas, com coisas que quero testar e outras que já fiz... ou seja, hoje, nada me define melhor, me traduz mais do que meu Pinterest, mais do que uma rede social, ele me contém! E posso dizer sem sombra de dúvidas que é meu espaço preferido, meu canto, meu refúgio, meu silêncio renovador.

Estou no Pinterest há mais de um ano, e já conheci muita gente bacana por lá, além de ter aprendido muita coisa. Venha conhecer, aprender e compartilhar suas preferências também.

Pra quem quiser me acompanhar, meu perfil é Tays Rocha e tenho também o Mundo Country que acabei de criar para ilustrar esse tutorial desde o início.
 

Vamos começar?

Para começar a usar o Pinterest é preciso que você tenha um convite, ou alguém que já tenha uma conta te envia por e-mail (imediato) ou você mesmo pode solicitar o seu no próprio site, mas pode demorar alguns dias, que foi como eu entrei, curiosa e sozinha ;o) há pouco mais de 1 ano. Para solicitar seu convite basta clicar em "Request an Invite", tecla vermelha que aparece quando você entra no endereço principal do site: http://pinterest.com/



Convite recebido, aceite e faça seu cadastro, eu fiz um perfil para o Atelier Mundo Country, que caso alguém não saiba, ou não esteja ligando o nome à pessoa, é meu... rsrsrsrsr. Só pra mostrar pra vocês todas as etapas. Ao aceitar o convite, aparecerá essa tela.



O Pinterest permite que você faça o login com uma conta simples de email, com uma conta do Facebook ou Twitter. É interessante associar suas contas, primeiro porque é mais prático logar com elas, e segundo porque você pode compartilhar suas postagens do Pinterest diretamente nessas redes, com um único clique. 


Eu não tenho conta do Atelier no Facebook, e a minha conta já está associada ao meu perfil pessoal, então usei a do meu marido que estava logada só para demonstrar pra vocês. Ao selecionar para logar com o Facebook, ele te pedirá autorização para vincular as contar e acessar seus dados; e abaixo, quem poderá ver suas publicações. Defina a privacidade e basta clicar em "Adicionar ao Facebook".


Eu já tenho uma conta do Atelier no Twitter, e vou logar com ela. Surgirá a tela de autorização do Twitter, para vincular as contas e acessar seus dados, basta logar normalmente com seu nick e senha.


Vinculadas as contas, vamos às etapas do cadastro, escolha seu nome de login, esse é o nome que definirá o endereço do seu perfil, nesse caso o link completo será http://pinterest.com/mundocountry, vincule um email e senha, clique em "Create Account".


Primeiro Passo: você precisa selecionar seus interesses, baseado neles, o Pinterest vai selecionar alguns perfis que você vai começar a seguir automaticamente, depois os que você não gostar é só dar Unfollow. Como é um perfil do Atelier, eu selecionei apenas DIY & Crafts, mas você pode selecionar quantos quiser. Clique em "Follow People".


Aqui ele mostrará os perfis que selecionou prá você, baseado nos seus interesses, vamos prosseguir com a montagem do perfil e depois vemos com calma o que queremos manter ou não. Clique em "Create Boards".


Segundo Passo: serão criados seus Boards ou Pinboards, que nada mais são do que álbuns, murais, que permitem que seu conteúdo fique organizado por categoria. Quando a tela abre, te dá a opção de cadastrar 5 boards, com nomes já sugeridos, basta clicar em cada um, deletar e nomear do jeito que quiser. Se você já sabe os boards que quer ter, os assuntos e etc... pode clicar am "Add" e criar mais boards, o que também pode ser feito facilmente depois. Se você, ao invés de 5, quiser criar menos boards, basta deixar os outros espaços em branco. Clique em "Create".


Terceiro Passo: instalação do botão "Pin It". Esse botão é super importante, é ele que permite que você faça seus próprios posts à partir de imagens de blogs e sites. Para usá-lo, clique no botão e arraste-o para sua barra do navegador. Caso você tenha dificuldades em fazer isso, assista o video. Clique em "Start Pinning".


Perfil cadastrado, você será redirecionado para a sua timeline, nela os pins e repins das pessoas que você escolheu acompanhar vão aparecendo na tela e atualizando em tempo real. Antes de começar a brincar, vamos primeiro aprender a configurar e editar seu perfil.


Clique no ícone do seu perfil, no canto superior direito. Nessa aba você tem as seguintes funções: Invite Friends (convidar amigos), Find Friends (encontrar amigos), Boards (álbuns, murais), Pins (seus posts), Likes (favoritos), Settings (configurações do perfil), Logout (sair).

Na opção Invite Friends você pode convidar seus amigos para participar do Pinterest, você pode fazer isso enviando convites por email, adicionando uma mensagem no final e clicando em "Send Invites".


Você pode convidar seus amigos através do Facebook. Na primeira coluna estão seus amigos que tem Facebook mas ainda não tem conta no Pinterest, e na segunda coluna estão seus amigos do Facebook já com Pinterest. E acabo de ver que várias amigas queridas já tem perfil e eu não tinha visto, sorry ;o(

Basta clicar em Invite para convidar e Follow para seguir.


Você pode também sincronizar o Pinterest com a sua conta do Gmail, basta clicar em "Permitir Acesso" e ele carregará uma listagem semelhante à do Facebook (acima).


Na opção Find Friends você pode encontrar seus amigos que já tem conta no Pinterest, coloquei aqui, mas na verdade, é uma opção repetitiva, porque na Invite Friends que acabei de mostrar, já tem esse recurso.


Na opção Settings (Configurações) você consegue configurar seu perfil, ajustar suas preferências de email, colocar foto e deixar as postagens configuradas para compartilhar no Twitter ou no Facebook, e também deletar a conta. 

Email: você pode alterar o email de cadastro, seu email não é mostrado publicamente. 
Notifications: são as suas configurações de email, você pode definir suas preferências, sobre as notificações que quer receber, mais detalhes no próximo passo.
Password: mudança de senha.
First Name, Last Name: primeiro e último nome, será seu nome do perfil.
Username: nome de usuário, desde que a sua escolha esteja disponível, você pode mudar sempre que quiser, e claro, o link da sua página mudará também.
Gender: gênero, masculino, feminino, não especificado (em caso de empresas, lojas, ateliers e etc...)
About: sobre você, escreva o que quer que apareça no seu perfil, uma definição a seu respeito.
Location: sua localização.
Website: link do seu blog, site ou página pessoal.
Image: imagem do seu perfil, você pode carregar uma imagem ou foto do seu computador (Upload an Image), ou usar a mesma do Facebook ou Twitter (Refresh from...)
Facebook e Twitter: sincronização das contas, suas publicações serão enviadas às redes sociais automaticamente, lembrando que quando você for publicar (Pin) ou republicar (Repin), essas opções aparecem disponíveis também.
Visibility: visibilidade, você pode ocultar seu perfil dos mecanismos de busca, se você optar por isso, suas publicações não serão listadas.
Delete: cancelamento da conta.
Save Profile: faça os ajustes e modificações e clique para salvar seu perfil.




Email: para alterar seu email clique em "Change email"

Se quiser receber notificações por email, deixe a opção ON selecionada. Você será notificado:

Group Pins: quando um Pin for adicionado à um grupo ao qual você pertença.
Comments: sempre que alguém comentar em alguma publicação sua.
Likes: quando alguém favoritar alguma publicação sua, marcar com Like.
Repins: quando algum Pin seu for republicado (Repin).
Follows: sempre que alguém começar a seguir seu perfil.
Frequency: com que frequência você quer receber essas notificações.
- Immediatly (imediatamente) ou - Once Daily ( resumo uma vez ao dia).
Digest: resumo das suas atividades semanais, esse resumo é bem legal e inclui novos seguidores, quantas vezes você foi favoritado, republicado e o número de postagens que você fez.
News: eventuais novidades e atualizações.

Depois de definir as suas preferências, salve suas configurações em "Save Settings".


Depois de configurar seu perfil, ele aparecerá assim: nome de tela e abaixo a descrição. Os ícones que aparecem são atalhos para os espaços que você cadastrou, nesse caso, blog, Twitter e em seguida localização. 
Boards: são os seus murais, seus álbuns, você pode acessá-los tanto na aba do menu, quanto na barra abaixo do seu perfil.



Os Pins e Likes também funcionam da mesma forma, ao clicar em Pins, aparecerão todas as suas publicações e abaixo das imagens um pequeno resumo de quantas vezes foram republicadas ou favoritadas.  

 
Activity te dá um histórico de toda a sua movimentação, quem você passou a seguir, o que publicou, favoritou, etc...


Do lado direito estão as opções Followers (seguidores) e Following (quem você está seguindo). Ao clicar em following, aparecerão os perfis que você segue, com um pequeno resumo das últimas publicações, estatísticas e local, e opção de deixar de seguir também.


Uma das coisas que eu mais gosto no Pinterest é a possibilidade de seguir os boards que você quer, você não precisa acompanhar todos os boards, pode acompanhar apenas os que realmente lhe interessam.


Para acessar a sua timeline, que é a tela em que aparecem as publicações dos seus contatos, basta clicar no ícone que fica na parte superior, no meio da tela, esse ícone aparece em todas as telas.


A tela abre na opção "Pinners you follow", que são apenas os perfis que você segue. Se você clicar em "Everything", abrirá um submenu dessa forma, todo dividido em categorias, clicando em alguma delas, abrirá uma timeline das últimas publicações em tempo real. Na aba "Videos", estão os últimos videos postados. Na aba "Popular" estão os Pins mais populares, os mais republicados, favoritados e comentados.  Na opção "Gifts" estão os produtos à venda, sim... você pode vender no Pinterest, basta colocar na descrição da imagem o preço no seu Pin, e ele será categorizado como gift. Todas essas timelines, assim como a principal, são atualizadas em tempo real.


Vamos começar a brincar? Na sua timeline aparecerão os pins dos seus contatos, ao passar o mouse sobre a imagem, aparece um pequeno menu com três opções:

Repin: significa republicar, ao republicar um item ele será postado para os seus contatos, equivale à um RT no Twitter, ou a um Compartilhar no Facebook.
Like: significa favoritar, a imagem não é postada ou republicada, ela é apenas marcada e aparece na aba Likes, mas fica visível para os seus contatos.
Comment: é possível comentar em qualquer publicação, seja contato seu ou não, quando você quiser responder ou direcionar uma publicação para algum contato seu, basta colocar @ na frente do nome, assim como no Twitter.


Para republicar uma imagem que você goste clique em Repin, abrirá uma tela onde você poderá escolher o Board onde a imagem será publicada, abaixo um espaço para uma breve descrição, onde você pode adicionar um comentário, recomendar o pin prá alguém e usar hashtags, colocando o símbolo # seguido da palavra, por exemplo... #crafts #artesanato #receitas #musica #fotografia e etc... isso incluirá seu pin nos mecanismos de buscas do Pinterest, e será listado quando alguém procurar por esses termos. Para publicar clique em "Pin It", o número que aparece ao lado é o número de caracteres restantes que você pode usar na sua descrição. Ao lado aparecerão as opções de compartilhar seu pin nas redes sociais que você linkou, Twitter, Facebook ou ambas.


De uma forma muito simples e prática, você pode criar um novo álbum ou mural (New Board) no momento em que for publicar, escolha a imagem, se ela não se enquadrar em nenhum álbum existente, a última opção da lista é a opção de criar um novo board, basta digitar o nome e clicar em Create.


Quando você acessa o álbum, ou board de algum perfil, é muito comum aparecer essa barra amarela, ela serve para categorizar o álbum. Traduzindo: ajude outras pessoas a encontrar esse álbum selecionando uma categoria. Você pode categorizar o álbum e a pessoa do perfil será apenas notificada, e se ela quiser mudar a categoria basta editar o álbum.


Abaixo do nome do seu board aparecerá a tecla "Edit Board", nela você poderá alterar o título, descrição, quem pode publicar no seu álbum (se apenas você ou você e outros membros (basta colocar o nome e clicar em "Add"). é possível trocar a categoria ou deletar o board, depois de tudo definido é só salvar.


Quando você clica em uma imagem, abre uma tela com informações sobre ela.

1. Aparece de onde essa imagem foi republicada, de que perfil e abaixo, há quanto tempo.

2. Opções de compartilhamento, curtir no Facebook, compartilhar no Twitter, incorporar com código HTML (Embed). A opção "Report Pin" é nova e serve para denunciar plágio, pornografia, imagens impróprias, violência, direitos autorais e etc... Você também pode enviar o link por email.

3. Mostra o board onde a imagem está publicada.

4. Mostra onde essa imagem foi publicada originalmente.

5. Essa opção é muito interessante, mostra todos os pins que foram feitos do mesmo site ou blog, dessa forma é possível ver outros projetos e imagens semelhantes.



Na guia "About" encontram-se todas as opções institucionais, atalho para o botão Pin It e Ajuda.


Quando você entra em um blog ou site e vê uma imagem interessante, ao clicar no botão Pin It na barra do seu navegador, o Pinterest abre um mosaico com todas as imagens vinculadas aquela página, com descrição inclusive do tamanho das imagens, clicando em "Pin This" no centro de cada imagem, aparecerá a tela de publicação com todas as opções.


A guia "Add" permite que você faça upload de uma imagem do seu computador, basta selecionar "Upload a Pin".


Abrirá uma tela onde você poderá selecionar o arquivo a ser carregado.


O restante funciona da mesma forma, escolha do álbum, descrição e compartilhamento.


Na minha opinião o que torna o Pinterest muito interessante e útil, é justamente o fato de ser um atalho para a publicação original, na íntegra e já mantendo os créditos. Então aqui vai uma dica, ao publicar uma imagem de um site ou blog, certifique-se de estar dentro da postagem e não da página principal, para que quando a imagem for clicada, redirecione ao link correto, caso contrário, perde a funcionalidade.


Ao acessar seus Boards, aparecerão miniaturas com suas publicações, você pode reorganizar seus álbuns, alterar a ordem de exibição, ao clicar no ícone, os boards podem ser arrastados, depois de concluir basta salvar a reorganização.

O Pinterest anunciou algumas modificações nos Termos de Serviço, na minha opinião para muito melhor, e também que em breve disponibilizará a opção de Private Boards, boards que ficarão visíveis apenas para os autores, achei excelente, porque às vezes quero "guardar" algo sem compartilhar, coisas que não tem relação com meus contatos, e por enquanto não é possível, mas em breve será. E pra mim era só o que faltava pro Pinterest ser perfeito.


Coloquei aqui, não tudo, mas alguns pontos principais, os que percebi que muita gente tem dúvidas, tenho recebido muitos emails pedindo ajuda, e com este tutorial espero ajudar e deixar as coisas mais claras. Tentei fazer o mais detalhado e explicado possível, espero não ter deixado confuso, já que são muitos detalhes... se alguém ainda tiver alguma dúvida, quiser fazer alguma pergunta ou ainda quiser solicitar um convite, basta entrar em contato pelo Fale Comigo e eu vou ajudando vocês, certo?

Beijos ♥

41 comentários:

Fernanda Reali disse...

Confesso que não li tudo, porque o post ficou grande, mas vou levar o link e inserir no meu post sobre pinterest. Adoro e acho necessário divulgar, para que as pessoas vejam que dá para usar imagens com seus links de origem, evitando pirataria.

Perfeito, é um post nao para ler, mas para se consultar sempre!!!

Eu vi que tu puseste ON para várias coisas, e eu pus off em quase todas. Vou observar melhor para ver a diferença.

beijoooooo
obrigadaaaa

Alessandra disse...

Oi Tays..

Que lindo ficou isso, dei uma passadinha rápida, mas a noite vou ler tudinho. Já uso o Pinterest, mas sempre acho que a gente pode aprender um pouco mais. Ontem tentei colocar foto de uma Kokeshi nova e não consegui, mas a culpa foi do meu note, que está precisando de aposentadoria...Rsss.
Já coloquei o link lá na minha página do FB. Obrigada pelo trabalhão e carinho que vc fez tudo

Feliz Páscoa amiga lindona

brincando com linhas e tintas disse...

Thays!!! Q aula!!! Li tudo e vou testar, e se precisar vou te pedir um help... Nossa, ficou craque mesmo!
valeu
Bj

Turquezza disse...

Thays você me pirou de vez rsrsrsr
Mais uma coisa para aprender e ficar controlando!
Eu adoro tudo isso! Mas tenho medo de ficar "o dia inteiro" querendo fazer coisas diferentes no PC.
Vou aguardar mais um pouco.
Mas você explicou tudo muito bem!
Beijos.
Boa Páscoa!

Maria Lúcia Marangon disse...

Que show! Obrigada Thays!
Beijos!

Maria Lúcia Marangon disse...

Retificando: TAYS.
Bjs!

Lola disse...

Que post super instrutivo Tays. Adorei! Vou favoritar porque isso tem que servir de verdadeiro manual.
Eu uso o Pinterest mas talvez por não usar (agora sei...rsrsrs) eu não curtia muito. Mas que tem coisas super legais e inspiradoras, isso eu não posso negar!
Bjs e boa Páscoa minha amiga!

Cristiane Chiosini disse...

Tays,
Perfeito !!!
Ainda não li tudo, mas pelas imagens já percebi que algumas coisas eu ainda não usava, como a configuração do email.
Estou compartilhando no Face, e assim que der vou linkar lá no blog, também.
Muito obrigada.
Bjs.

Caroll disse...

Tays,
Legal esse site!!
FELIZ PÁSCOA pra vc e sua família!!
Bjs

Fabi Teixeira disse...

Muito bom, Tays! Vou testar com meu Pinterest. Sabe, criei a conta mas não utilizo, sei que é muito funcional, mas ainda não pude me dedicar. Dou risadas quando aparecem seguidores, pois não tenho nada por lá kkkkk Já corro contra o tempo para administrar email, blog, twitter, FB, agora tbém G+. Afffff! Acabo favoritando o que me interessa com o Reader mesmo, marcando com estrelinhas. Quem sabe agoras com tuas baitas dicas eu finalmente me renda ao Pinterest? Vou compartilhar no FB. Beijo grande e uma linda Páscoa para ti e a family.

Sandra disse...

Nossa, Tays!! Como vc deixou tudo tão bem explicadinho acho q nem eu vou ter dificuldades pra fazer o meu, rsrs. Adorei!! Obrigada e uma Páscoa bem gostosa pra vc e sua família!

bjs

A FADA DAS AGULHAS disse...

Tays, ficou perfeito! Um post para não só ler, e sim, servir de consultas quando precisar. Não li, todo, pois estou morrendo de sono. Mais vou salvar e ler com calma. Não imaginas como me ajudou, Obrigada!!!
Desejo-lhe uma feliz e abençoada Páscoa, pra vc e toda família.
* Me manda por e-mail seu endereço novo, lembra que tinha lhe pedido? rs

Fique com Deus!!!

Beijos sabor chocolate!!!

Simone Souza

Ateliê Ana Bananna disse...

Nossa eu adorei, pode me mandar um convite?

Beijos e brigadinha.

Ana Cristina Caldatto disse...

uauu que maravilha de PAP
levei sua dica para o blog dicas
http://comudicasscrap.blogspot.com.br/2012/04/dica-pinterest-um-guia-completo-com.html

bjuss e feliz Páscoa

Gildett de Marillac disse...

Tays gostei demais, obrigada!!! Agora entendi o que é, como fazer, e vai servir muito para mim. Você pode me mandar um convite? gildett@hotmail.com

Gildett de Marillac disse...

Tays gostei demais do seu post, obrigada!!! Agora sei o que é, como funciona, vai servir direitinho para mim. Você pode me mandar um convite?
gildett@hotmail.com

Sonia/sbspsp disse...

vim agradecer sua visita e comentário gentil.
Adorei seu tutorial... agora vou ter que por em prática...kkkkk
bjs
Sônia

Luci Cardinelli disse...

Você é uma danada mesmo! Que post ótimo! Estou favoritando para ler com calma e poder usá-lo melhor :)

beijos e ótima semana!

divulguei no facebook

Violeta Nascimento disse...

Tays,
Mais uma coisa que vai me fazer crescer neste mundo tão novo pra mim..
bj e obrigada
vi

Babi Kind disse...

Tays,

Que tutorial mais bacana... Depois vou olhar o passo a passo com calma e tentar fazer o meu. São tantos recursos, tantas redes sociais que ficamos perdidinhas, não é mesmo? Obrigada pela dicas!!!

Beijos e boa semana!

Gisele Cavassin disse...

Tays, que post maravilhoso!!! Super, hiper, mega explicadinho, não tem como errar e não entender... amei! Eu já tenho o Pinterest desde o ano passado e adoro ficar mexendo e achando coisas que gosto, muito bom!!!
Bjos

Liny Miller disse...

Amei o seu tutorial sobre o Pinterest(uso já há mais de um mês)mas ainda tinha coisinhas que eu não sabia!!!rsrsrs
Bjus

Lauisa Sousa disse...

Virei aqui novamente consultar esse post....não uso o Pinterest..mas vou tentar usar..quem sabe eu curto tb..bjus..o post como sempre um arraso..amei!!!

Ju Ramalho disse...

Amei tudo! Pra consultar e enviar pros amigos! Muitos amigos meus não tem blog e nem pretendem ter, mas querem ter o pinterest! Já enviei o link!

Beijo ruiva gostosa super necessária e que mata a pau!

bjks

Renata C., UMA EXPATRIADA (esposa, mae, mulher...) disse...

Bem... eu já tinha visto esse ´´novo´´ (nem é tao novo, ne?) meio de comunicação. Confesso que não me interessei em ´´entrar´´, mas depois do seu Post fiquei desperta pra coisa... Não sei... Vou ver se encontro um tempinho pra tentar! Bjka e obrigada por compartilhar! Bjs!

Gabrielle de Almeida Ramos disse...

Oi querida, que legal este post. Já tinha feito minha conta mas estava meio perdida com tanta infomrçao e sem saber por onde começar. Com suas dicas, tenho certeza que vou fica craque com o Pinterest.

Já estou te seguindo. Quando der um tempinho passa no meu cantinho.

Beijos...

Gabi.

eueumesmagabrielle.com

mara oliveira disse...

oim ore.. amei esse post, por causa dele me aventurei em abrir uma conta pra mim, mas aind achei meio confuso, por exemplo como faço pra deletar ou colocar outros assuntos de meu interesse que a gente faz nos primeiros passos?

se puder me ajudar eu agradeço.. beijus flor

Adriana Balreira disse...

Esse tutorial salvou minha vida!!! kkkkkkkkkkkk....Só com ele que consegui fazer minha conta. A ele e a Fernanda Reali que me passou um convite! Amei. Ficou fácil...
Beijos
Adriana

*~* Coisas da Bruxinha *~* disse...

Oieeeee, faz um tempinho que queria saber mais sobre isso , ainda não tenho e já tentei me inscrever duas vezes e não recebi o convite, agora é que vi como funciona, não quer mandar pra mim??
lmisaa@gmail.com

Eu agradeço e depois venho aprender como faz, já tá nos favoritos

Bjs e Obrigada

Leila

*~* Coisas da Bruxinha *~* disse...

Thais vim agradecer o convite, já recebi e fiz ,mas nao sei mexer, vou ao poucos lendo tudo que ensinou aqui para aprender , asm achei complicadinho rssss

Vamos ver no que dá,

Bjs
Leila

virginia costa disse...

Menina, que trabalhao que deve ter dado fazer este tutorial!! Muito obrigada!Ate me animei!
bjs
Virginia Costa
virginiacgaleria.blogspot.com

Carmen Ferreira disse...

Tays de Deus!!!
Eu não sabia para que lado começar no Pinterest e você me SALVOU!
Obrigadaaaaaa!!!
Segui seu tutorial e já estou mexendo super bem...
bjos ♥♥♥

Lucia Bara disse...

Oi Tays
Estou aguardando um convite do pinterest faz dias e nada, vc não pode me enviar um?

meu email: luciajavorski@globo.com

Bjus

Ana Lucia disse...

Ei Tahis, gostei do seu tutorial, mas eu tambem como muitas estou esperando um convite, pois ja fiz o convite sozinha mas ainda nada... vc poderia me mandar um, meu email é diasmattei@hotmail.com. desde ja te agradeco.

Anonymous disse...

Confesso que nao entendi muito bem como inserir hashtag .
Eu coloquei #mosaico e ficou aparecendo no campo da descição as palavras, nao deveria ocultar. E sempre que procuro pela palavra mosaico nao aparece a imagem que eu gostaria que aparecesse...voce pode me ajudar?

Laupa disse...

Amei o post, tb acho que o pinterest é ótimo!!! falei sobre seu post no meu blog, http://blog.armazemx.com.br/2012/08/o-que-e-exatamente-o-pinterest.html, bjão!!!

Karine Possari disse...

Tays, obrigada pelas dicas, era tudo o que eu precisava pra me encaminhar no mundo Pint. Mas ainda vão surgir dúvidas, que certamente vou peguntar pra vc agora.
bjk

Bia Jubiart disse...

Muito bom Tays!

Realmente com muito detalhem vou salvar o link p/ estudar melhor e quem sabe tentar... Sou devagar rsrsrs.

Grata! Vou compartilhar no Face, te vi na Pepinha...

Tenha uma ótima semana!

Bjoooooooo

Unknown disse...

OI TAYS, QUERO LHE AGRADECER POR ESTE POST, ME AJUDOU MUITO, BEM EXPLICADO E FÁCIL DE SER SEGUIDO.
VALEU!
BJOS...

Anônimo disse...

Olá Tays,

Obrigada pelo belo e rico tutorial. Agora sim vou conseguir deixar minha página no Pinterest uma joinha,rs. Vai me ajudar um monte.
Parabéns pela dedicação e ajuda.
Grande Beijo
Desirée
www.raparigaarteira.com.br

Fê Monção disse...

Tays adorei teu post!!!!
Nossa me ajudou muitooooo :) Obrigadaaaa!!!
Inclusive segui vários boards teus rsrsr
Beijoss