quinta-feira, 13 de maio de 2010

Dias difíceis pedem arte

Há alguns dias atrás, passei por um período meio difícil, de humor muito instável, emocional extremamente abalado, dias em que eu não tive muita vontade de conversar, com ninguém. Como aqui em casa já me conhecem o suficiente pra saber que essas fases devem ser respeitadas sob o risco de piora... tive todo o sossego de que precisei. Obviamente que não me curo alimentando o que me fere, então é necessário mudar o foco, os objetivos e principalmente o olhar, ocupar o tempo, ocupar a cabeça. Pra mim, o melhor remédio mesmo são minhas tintas, papéis e tecidos, e como tudo tem seu lado bom, toda essa crise me serviu pra colocar algumas coisas em dia, que estavam esquecidas, adiadas, abandonadas, nem sei como produzi tanto... mas o fato é que produzi. Quando comecei esse blog foi por uma mistura de objetivos, mas o principal era mesmo o meu interesse pela arte, pela pintura em tela, que eu na verdade, nem achava que levava jeito, porque pintar tela é muito diferente de pintar madeira, são outros conceitos, outras técnicas, outra forma de sentir a arte e ao meu ver, exige muito mais sensibilidade. 

Pra começar eu escolhi flores, ótimo disse meu professor.... brancas, péssimo disse meu professor... porque são as mais difíceis de contrastar e balancear com delicadeza luz e sombra. Então eu disse, não faz mal, eu quero, gosto de sofrer, auto-flagelação (tem hífen?), adoro... Tanto gosto de coisas minúsculas, difíceis e sofríveis que vou pintar Naif, voltado ao pontilismo, muito diferente do Naif tradicional que não acho nada bonito... gosto mesmo é do que me dá trabalho, se for fácil nem me ofereça!

Escolhi um trio com fundo em tons quentes, que eu adoro, pra colocar numa parede da minha sala que estava peladinha, aliás todas estão... sem comentários. Tudo bem porque também não tenho pressa, aos poucos vou decorando direito. Como não gosto de nada igual escolhi as mesmas telas e tons, mas as flores diferentes. A primeira foi a tela de tulipas, a segunda a de lírios e a última que acabei semana passada, de copos-de-leite que amo, invariavelmente meus preferidos, ao lado das orquídeas e dos cactus (sou de extremos perceberam?).
E aqui estou com meus painéis e a Mariana que foi pintar comigo
Nem meu marido acreditou quando cheguei com os três, estava desacreditado já... e sempre me dizia, estão tão lindos meus pregos (porque desde que comecei a pintar a primeira tela, ele os havia pregado....). Fiquei muito feliz com o resultado, principalmente porque pude perceber uma evolução gritante da primeira tela pra última, mais leve, mais bem acabada, traços mais firmes, me bati muito menos com os tons (meu professor carrasco faz misturas e me faz repeti-las até acertar o tom, sim, ele faz isso) e consegui sozinha enxergar meus pontos fracos e fortes. 

Minha parede tem um grafiatto palha e a minha cortina é longa em tom ocre, achei o casamento perfeito, tô toda orgulhosa das minhas obras na parede e agora pra todo mundo que entra aqui o Leo diz: Foi a mamãe que pintou! Adoro... hehehehe.

Pra quem não conhece ou tem curiosidade, abaixo o processo de criação, o nascimento...



Em primeiro lugar, a definição do desenho e o risco, parte mais difícil na minha opinião, dessa etapa depende toda a estrutura e definição do projeto.

Aqui começa a etapa do preenchimento, começamos com o branco, parte que eu sempre achei mais delicada de fazer, quis perder algum tempo pra entender e fazer direito e o resultado ficou bem equilibrado.

E então o preenchimento do fundo, apenas com a tinta aguada, aqui a tela começa a ganhar vida e ter identidade, muita gente que ia ao atelier via e me dizia pra deixar assim que estava suave, mas a ideia não era essa, não é aquarela, mas um impressionista beirando o acadêmico.


Aqui a tela pronta, finalizada, com toda a incidência de luz e sombra, retoquei o branco em algumas partes que achei necessárias e retoquei os contornos.

O mais gostoso é saber que além do aprendizado, pintar me reequilibra, me acalma e traz paz, é olhar pra parede, gostar do resultado e poder dizer orgulhosa que fui eu quem fiz, nasceu de mim... e assim tudo vai se restabelecendo. 

Estou fazendo estudo pro próximo projeto e quando tudo estiver definido, mostro à vocês. Espero que vocês tenham gostado, eu adorei mais esse desafio vencido ;o)

Beijos ♥




23 comentários:

Patricia Daltro disse...

Nossa, Tays, como você é talentosa! Adorei as telas! As flores estão tão reais, que parecem sair do quadro! Lindas! Parabéns!

Eloisa Floriano Fasulo disse...

Não resisti ...
Pelo caracter fluido da tinta e pelo uso das cores a pintura em tela da uma maior fluidez das emoções e dos sentimentos.Estimula o senso rítmico e permite um extravasamento das emoções.
Sabe porque você não gostou da idéia de deixar seu quadro com o fundo aguado?
Quando estamos chorosos,deprimidos não é recomendável o uso da aquarela.Ela mobiliza ainda mais o nosso lado afetivo.
Já o acrílico ou óleo possibilita o equilíbrio das emoções.
A escolha da cor branca?
O branco traz clareza e prontidão para a mudança.É fonte de inspiração e cura.E os tons que escolheu para o fundo estão associados a felicidade,sociabilidade,alegria,prazer,entusiasmo.Estimulantes mental.
E o resultado final?
Este está expresso no seu sorriso na foto ao lado das telas.
Pois é amiga,você fez belas sessões de arte terapia nesse seu período difícil.E com seu talento o resultado não poderia ser outro:LINDO!
Normalmente não faço isso,mas como vc falou que fez as telas nesse período difícil não consegui resistir...coisas de arte terapeuta.Rsrsrsr..
Beijos.

Elaine Barnes disse...

Puxa, admiro tanto quem tem esse talento...As telas estão maravilhosas,de causar orgulho mesmo!Parabéns pela dedicação,pelo post tão bem feito e pelo capricho da sua obra. Montão de bjs e abraços

Fernanda Reali disse...

Não pinto telas, mas adorei as tuas e o comentário da arteterapeuta. Chame-a para uma entrevista no blog!!! Obrigada

Mary disse...

Olá Tays,!
Estou sem palavras. Sua foto ao lados de suas telas já diz td.
Menina, adorei toda sua explicação. vc tem o dom das palavras...e o dom das artes com os pincéis. Você está de parabéns! Parece que já nasceu pintando...
Espero que sua fase ruim já tenha terminado.
Leo e Mariana estão aí...pra iluminar a sua vida.
bjs
Mary Azeredo

Anonymous disse...

Bellísimas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Betty Gaeta disse...

Suas telas estão lindas! Parabéns!
E olhe que eu sou exigente com este tipo de trabalho ...
Bjkas e um bom dia.

Tays Rocha disse...

Obrigada Pati, fico feliz em receber a aprovação de vocês, que eu sei, são tão exigentes com artes. Beijocas.

Tays Rocha disse...

Eloisa, minha amiga tão querida... foram dias realmente muito complicados prá mim, e você foi certeira em todas as suas colocações. Você, aqui está em casa e tem liberdade para opinar e avaliar o quanto quiser, até porque eu sei da seriedade e competência do seu trabalho. Como já conversamos por e-mail vou apenas complementar com muito obrigada ;o) Você é mais que especia prá mim! Beijocas.

Tays Rocha disse...

Fer, obrigda pela visitinha, eu espero que a entrevista dê certo ;o) Beijos e boa semana!

Tays Rocha disse...

Elaine, muito obrigada pelas palavras, é sempre muito importante essa opinião de quem vê de fora. Fico feliz que vc goste do blog e da forma como eu escrevo ;o)
Beijos querida.

Tays Rocha disse...

Anônimo... você bem poderia colocar seu nome né? Mas pela palavra usada e pelo tom, acho que sei quem és tu... heheheheh. Beijocas.

Tays Rocha disse...

Mary querida, tudo está melhorando, durante a gravidez a gente acaba ficando mais vulnerável e tudo parece ser maior do que realmente é. Esses dois me enchem de alegria e minha família é o que tem dado sentido à tudo o que tenho vivido e por ter sido feliz até então ;o) fiquei feliz ao vê-la de volta ao grupo também. Beijos e boa semana.

Tays Rocha disse...

Betty, um comentário desses significa muito prá mim, sei da tua exigência, e do seu bom gosto pela arte... fico feliz em agradar. Beijocas.

Anonymous disse...

Adorei suas pinturas ..ou melhor adoro tudo que vc. faz
Parabéns
Teca Guzzo

Claudio Hampf disse...

Aqui é seu professor carrasco !
Senti imenso orgulho pelo teu desempenho. Resultado explendido.
Largue já tudo o que é de caixinha e vamos às telas. O primeiro passo já foi dado e com excelente resultado.
Avante .... !!!!!
beijos

Cinira Melo disse...

O Claudio ja havia comentado comigo sobre seu testemunho ao ver as telas na parede, mas hoje tive a oportunidade de ler e ver o resultado do seu trabalho! Parabéns. Motivo a mais para nao parar por aqui. Com certeza, o mundo das caixinhas perde uma professora e o mundo ganha uma nova artista - de Naif!
Quem ganha com isso é a ARTEMELO, com dois mestres como professores!
Cinira Melo

Tays Rocha disse...

Teca querida, eu tenho visitado seu blog e suas artes estão cada dias mais lindas, sinto sua falta ;o( Beijos e obrigada pela visita.

Tays Rocha disse...

Claudio... sabe que esse carrasco é só prá massagear seu ego, né? Sei que adora... kkkkkkk, nem vou contar prá todo mundo que você é bonzinho, um senhorzinho bonzinho e cheio de talento. Se um dia eu chegar a 1/1000 da tua perfeição, estarei feliz. E avante! heheheheh
Beijos

Tays Rocha disse...

Vixe gente, até minha chefe por aqui, vou ficar me achando... heheheh. Ci, sabe que adoro as aulas e a companhia de vocês né? E você me colocando assim nesse patamar ao lado do Cláudio, só me enche de orgulho, nem sei se mereço, mas o Naif é um sonho a ser realizado, e será! E se um dia eu souber o suficiente a ponto de poder ensinar, então, serei ainda mais feliz. Obrigada pelo apoio, pela oportunidade, por tudo! Beijos.

Anonymous disse...

Tays, a cada dia que passa te admiro mais, leio seus blogs, acompanho seus trabalhos e só tenho uma coisa a dizer: SOU SUA FÃ!!!!
Parabéns por tudo o que vc faz e por tudo que vc é! DIVA (rsrsrsr)
Beijos, Dani (Mania de Arte)

Tays Rocha disse...

Daniiiii, você é uma fofa ;o) Divas todas somos e fico feliz em saber que vc acompanha e gosta do meu trabalho, vc tbm foi muito importante quando revendia minhas peças na sua loja e sempre admirei tua coragem em levar tudo sozinha. Beijos de boa semana.

Inez disse...

Que lindo! Parabéns,quanto talento,amei.