sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Como aumentar a criatividade? Série Criatividade #5

 

No ar o quinto post da nossa série Criatividade! Vamos praticar? O tema de hoje é sobre táticas, atitudes e exercícios que podem ajudar você nessa jornada de aumentar seu potencial criativo, destravar seus bloqueios e conhecer melhor esse processo.


Segue abaixo algumas dicas e exercícios que são resultado de pesquisas e estudos, são atividades e atitudes que estimulam algumas áreas do nosso cérebro que são determinantes para exercitar e desenvolver a criatividade. Coloque em prática adaptando à sua realidade.

EXERCÍCIOS E ATIVIDADES

1 - Procure exercitar seu raciocínio através da memória, relembre algo que você gostava de fazer quando era criança, tente trazer isso para a sua realidade atual. O adulto que somos hoje tem relação direta com aspectos importantes da nossa infância. Existe uma versão adulta daquilo que era importante pra você: sonhos, brincadeiras, preferências da infância. Vamos montar um caderno da criatividade? Registre por escrito ou através de desenhos, colagens, pintura.

2 - Execute uma tarefa que seja da sua rotina de uma forma diferente, pode ser qualquer coisa, desde uma rotina de limpeza da casa até algo do seu trabalho, mude alguma coisa, experimente uma nova possibilidade! Registre por escrito essa mudança e o seu sentimento em relação a isso. Foi difícil, foi fácil? Por que?


3 - Criatividade flui pela troca de ideias, é muito importante encontrar a sua comunidade. Chame uma amiga para conversar sobre um interesse comum, entre em um grupo que aborde o assunto que você gosta. Apresente a sua paixão criativa para que outras pessoas possam se identificar e trocar ideias! Estabeleça novos laços, com novas pessoas, com novas visões. Que tal um post com uma foto do que você gosta, perguntando quem também tem a mesma paixão? 

4 - Remova limites e crenças limitantes, faça o que você tem vontade sem se questionar sobre capacidade, julgamento alheio, opiniões, perfeccionismo. Apenas faça o que você tem vontade, o que você gosta! Sem expectativas de aprovação.


5 - Vai produzir algo? Mesmo que seja um hobby, mantenha o material necessário sempre organizado, limpo e disponível. A organização é um fator determinante para que a criatividade flua com mais leveza.

6 - Criatividade se alimenta de criatividade, pra começar tenha um caderno para exercícios, registros, anotações e lembretes! Você pode fazer um ou apenas customizar uma capa. Use para anotar as suas ideias, compilar dicas, registrar experiências, listar seus desejos e planos futuros. Leve sempre com você, ou tenha um bloco de anotações, esteja sempre pronto para quando as ideias surgirem.

7 - Faça algo criativo todos os dias, reserve tempo para a sua criatividade, se for necessário, agende! Disponibilize um tempinho só seu, pra você fazer algo criativo, seja pesquisar, conversar em algum grupo, assistir um video, ler algo interessante.


8 - Organize as suas ideias, uma sugestão que gosto muito é de colocar tudo no papel, sugiro que você faça Mapas Mentais. É uma uma excelente ferramenta, pensamentos criativos tendem a ser desorganizados, se você ainda não sabe o que é, pesquise e comece a praticar porque faz muita diferença.

9 - Aumente sua produção criativa, execute mais, tire as suas ideias do papel. Aprenda algo novo sempre que possível. 

10 - A criatividade também depende de fatores fisiológicos, precisamos estar bem para poder criar. Descanse o suficiente, durma bem, relaxe. Alimente-se com qualidade (muitas frutas, verduras, legumes, peixes, grãos, chocolate 70%, nozes e amêndoas). Beba água, se hidrate bem. Faça exercícios, oxigene seu corpo. Faça caminhadas observando a natureza, tenha como hábito fazer pequenas pausas. 


11 - Assista e leia coisas positivas, bem humoradas e leves. Ria, gargalhe, humor positivo tem demonstrado grande aumento na criatividade. Ouça música boa, aprenda com podcasts. Fotografe, procure novos ângulos e enquadramentos, de perto, de longe, visto de cima, visto de baixo, amplie a sua percepção das coisas.

12 - Deixe as ideias fluírem sem julgamento (brainstorm), anote tudo, considere todas as opções. Deixe o refinamento dessas ideias para uma segunda etapa.

13 - Entenda obstáculos como oportunidades (pense fora da caixa), entenda seus erros como aprendizado e experiência.

14 - Mude a sua rotina e descubra novas perspectivas, mude o seu local de trabalho, use outro cômodo, tente a área externa, ou apenas mude de posição e visão do ambiente. Mude os móveis de lugar, ou apenas decore de outra forma.


15 - Desafie e exercite seu cerébro através de jogos, desafios, palavras cruzadas, quebra-cabeças, livros de colorir e até mesmo massa de modelagem e blocos de montar (Lego). 

16 - Habitue-se a escrever, faça listas de interesses, de tarefas, de leituras, estudos, de sonhos, de tudo que for relevante pra você! Apenas escreva!

17 - Escreva diários, pode ser sobre sua paixão criativa! Arte, costura, culinária, jardinagem, cinema, séries. Devocionais, passagens bíblicas, trechos de música, citações, poemas ou simplesmente seus pensamentos. 


18 - Desenhe do seu jeito (exercício de fluxo), ou se expresse através de colagens, recortes, scrapbooking, pintura.

19 - Saia da sua zona de conforto, faça com que a criatividade faça parte do seu dia, da sua rotina. Não use a falta de tempo, material ou qualquer outro argumento como desculpa, porque as possibilidades são imensas! Não seja perfeccionista, respeite sua capacidade, seu humor, seu tempo, apenas faça, tendo você mesmo como seu único compromisso.

20 - Por último e não menos importante: defina um período do dia, da semana e fique offline, desconecte-se, viva a vida de verdade, esteja em contato com a sua família, faça coisas que você goste, prepare uma receita gostosa, leia um bom livro, ouça música, brinque com o seu pet se você tiver um. A criatividade também flui quando olhamos e observamos a vida ao nosso redor! 

Gostou desse conteúdo? Então não perca o próximo post dessa série!

Quer estimular a sua criatividade? Não sabe por onde começar? 

Fique aqui e vamos juntos!!! 

Beijos ♥










2 comentários:

Drika Niero disse...

Muito bom! Ensina, compartilha e me deu coragem pra continuar, vc é especial!Gde Artesã !!!! Bj

Silvana Almeida disse...

Oi Tays faz tempo que não venho por aqui, mas sempre leio teus posts pelo meu e-mail.
Amei as dicas para exercitar a nossa criatividade.
Eu ando numa fase, que vivo cheia de ideias, mas coloca-las em prática não é fácil. O tempo é sempre um grande vilão.
Beijos ♥