segunda-feira, 23 de março de 2020

Mini cômoda bombê estilo vintage


Se tem algo que ganha mais espaço a cada dia na decoração são os mini móveis! Réplicas de móveis, cadeiras e cômodas em diversos estilos. Pintadas e decoradas de diferentes formas compõem detalhes únicos e personalizados. Uma das peças queridinhas nesse segmento é a mini cômoda bombê que neste projeto pintei estilo vintage com toques de envelhecimento, desgate e manchas metalizadas, sem contar o falso nó de madeira no tampo que deu um charme todo especial. Quer saber mais sobre esse estilo e técnicas? Vem que eu te conto e mostro tudinho! 


A cômoda bombê é um móvel clássico, elegante e sofisticado de origem francesa que surgiu no final do século XVII, nesse período era utilizada apenas para guardar roupas de cama. A principal característica da bombê é seu desenho marcante com laterais mais largas e traços arredondados e também os pés cabriolet (curvados) que lhe confere essa aparência "gordinha". Pode ou não ser decorada com elementos rococós e arabescos. Seu estilo mudou bastante ao longo do tempo ganhando vários acabamentos, cores e diferentes estilos, hoje tem um novo conceito e tornou-se um móvel muito popular. É uma peça muito charmosa que seja em tamanho natural ou miniatura não passa desapercebida!

O mix de estilos e o charme dos móveis antiguinhos virou tendência e a cômoda bombê com seu design retrô virou objeto de desejo. Ter uma peça estilo vintage em um ambiente atual faz toda a diferença, quebra a monotonia e garante um toque de modernidade e personalidade na decoração.

Afinal, quem não se rende ao encanto dessa peça?


Optei por uma pátina envelhecida com falso nó de madeira no tampo, executei a técnica no sentido do comprimento para obter uma sensação maior de alongamento e amplitude. Consegui diferentes nuances usando apenas PVA Azul Caribe e Gel Envelhecedor Tabaco, a mistura desses dois tons em diferentes pontos da pátina deu origem a vários tons secundários azulados e esverdeados, dando a impressão de que outras cores foram utilizadas. E esse é um efeito que eu particularente adoro! ♥


Toda a base da peça eu mantive apenas com envelhecimento em tom Tabaco, optei por estampar e metalizar as gavetas para dar continuidade ao tampo, formando dessa forma um conjunto bem harmônico.



Mantendo o estilo vintage, escolhi um estêncil com tema bem retrô e trabalhei a estamparia com Gel Envelhecedor Tabaco, usei o PVA Metal Ferro para manchas aleatórias. Na parte inferior escolhi um arabesco em MDF no formato do contorno da peça, usei puxadores ouro velho para compor o mesmo jogo de cores.



Para compor o estilo clássico da peça eu escolhi um estêncil de brasão em formato de arabesco, deixei em relevo com Gesso Acrílico e depois trabalhei um marmorizado nos tons da peça, o desgaste foi feito com lixa. A lateral da peça é reta e como eu queria um estilo bem rococó usei esse arabesco delicado.

Para finalizar apliquei uma camada finíssima de Betume da Judéia em cera.


Segue abaixo a lista de materiais com agradecimentos aos meus parceiros que sempre apoiam o meu trabalho e caminham comigo nessa jornada de arte! ♥



* MATERIAL

- 01 mini cômoda bombê da Kako's MDF 
- Pincéis Condor 484/22 ou linha Comfort 224/20, Pituá 462/6 ou 462/8 e rolinho de espuma
- Lixa P280 ou P320
- Estêncil OPA Criando Arte: Arabesco Lança II OPA2601 e Estamparia Discos OPA2440
- Apliques de MDF Arte Madeira Joinville
- Puxadores de metal ouro velho


- Gel Envelhecedor Tabaco
- PVA Azul Caribe e Geada (apliques)
- PVA Metal Ferro
- Betume da Judeia em cera
- Cola Branca Extra

Eu fiz essa peça sem compromisso ou encomenda, queria testar essa técnica e tons, postei um pedacinho dela sem ainda nem ter terminado... Vendi no ato! Fiz mais quatro na sequência sob encomenda, foi um sucesso! Eu amei fazê-la e espero que vocês também gostem! ♥

Estou com muitos projetos novos e dezenas de fotos pra compartilhar, em breve mais posts lindos de arte, inspirações e dicas!

Beijos, beijos ♥



4 comentários:

Luci Cardinelli disse...

Que lindeza!! Parabéns!!!

Lia e Vi disse...

Oi Tays o móvel é diferente e bonito, com o seu trabalho ficou sensacional, parabéns.
Muitos beijos, Vi

Fernanda Calegari disse...

Te mandei uma mensagem pelo formulário, amei, amei! Seu trabalho é sempre maravilhoso, bom gosto impecável!

Unknown disse...

Lindo, lindo😍😍