segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Dicas de técnicas para papel e madeira

De volta, com meu pc funcionando direitinho e renovado, estava meio perdida, em cólicas... com tudo o que eu precisava preso nele, estava já ansiosa. Então vamos colocar a vida em dia, estou devendo à vocês a dica da True Colors do sábado passado e desse. Resolvi então hoje postar a dica do sábado passado, não vou confeccionar uma peça, mas vou deixar uma aulinha técnica de alguns efeitos trabalhados na madeira que podem também ser trazidos pros trabalhos em papel, e à partir desses efeitos, na sequência vou trazer alguns trabalhos prá vocês, achei que seria mais proveitoso e útil dessa forma. Este mês estamos trabalhando produtos na cor Branca e Prata, lindos, com efeitos metálicos e perolados belíssimos.


Partindo de um Cardstock [que nada mais é do que um papel mais grossinho com um dos lados texturizados] preto como base, apliquei algumas técnicas: respingado com Spray Colors, pátina seca com Pátina Ecológica, carimbo e stencil com PVA Metal/Cromo,  customização com pinta-bolinhas e PVA Branco, stencil com Textura Aqua Metal Cromo.  A dica de hoje serão 6 técnicas simples e fáceis de aplicar, que enriquecem muito os nossos trabalhos.


Comecei aplicando Spray Colors Branco no canto da folha, antes da True Colors eu fazia isso com uma escovinha de dentes e tinta, mas o spray além de não sujar as unhas lindas, feitinhas no salão, ainda tem um brilho perolado lindo e delicado.


Em seguida, fiz o mesmo com o Spray Colors Prata, o efeito dos dois é bem diferente, o branco é mais opaco e o prata mais translúcido, mas ambos perolados.


A pátina seca ou falsa pátina é chamada assim porque é feita quase sem tinta. Fiz a técnica utilizando Pátina Ecológica Prata e um pincel de cerdas duras. Muita gente reclama que quando faz essa técnica fica um borrão, que não aparecem os risquinhos do pincel como aqui, isso acontece por excesso de tinta. O pincel deve ser apenas encostado na tinta, depois esfregado em um pedaço de papel, retirando todo o excesso, a tinta "molhada", e só então aplicado na peça. O pincel tem que estar mais em pé, na vertical, então é só ir "varrendo" o papel. Pode ser feito num único sentido ou então cruzando, formando uma espécie de trama, como um linho por exemplo.


Apesar de já ter falado várias vezes de carimbo, abordo novamente porque acho prático e com efeito lindo, no final do último post de dicas tem vários links mostrando diversas formas e maneiras de se carimbar, com materiais alternativos inclusive. Usei PVA Metal/Cromo Branco, tem um efeito perolado lindo!


Não poderia deixar de abordar o stencil, porque é uma técnica com um efeito lindo, simples de fazer e quando feito da maneira correta dá um acabamento impecável. A dica aqui é basicamente a da pátina seca, pouca tinta, tirar completamente o excesso e bater devagar e na vertical, usando pincel de cerdas duras ou batedor de stencil. Podem fazer sem medo que não vaza, não transborda, não borra.


Às vezes as pessoas querem um tom mais forte no stencil e carregam na tinta, o segredo está justamente no contrário, a saturação deve vir aos poucos, em várias camadas, após secagem, dessa forma fica perfeito. Aqui usei também o PVA Metal/Cromo Branco.


Outra possibilidade com stencil é a de usá-lo com textura, fica um relevo lindo. Usei Textura Aqua Metal Cromo, quando aplicada é branquinha, mas depois de seca tem um delicado brilho dourado.



Eu gosto de aplicar com espátula plástica, coloquei uma porção generosa da textura e depois alisei com a espátula deixando uniforme.


Retirei o stencil com cuidado e o efeito que temos da textura ainda molhada é esse.


Após secagem fica visível o efeito dourado, delicado e lindo! 


E aqui um efeito bem simples mas que acho lindo e uso muito em meus trabalhos, que é a customização com pinta-bolinhas, usei PVA Branco. Escolhi uma pontinha do pinta-bolinhas e fui carimbando no papel. Aqui também tem dica, para que todas as bolinhas saiam iguais e o trabalho fique uniforme e bonito, cada vez que carimbar uma bolinha a pontinha deve ser molhada novamente na tinta, uma a uma. Se você não tem pinta-bolinhas também pode usar a pontinha de um lápis preto mesmo, ou o cabo do pincel, ou ainda um alfinete para bolinhas menores, mas aconselho a comprar, porque é baratinho, durável e facilita um monte, as bolinhas ficam sempre perfeitas.

Estão aí as técnicas e dicas, à partir de um papel liso, muitas possibilidades! Espero que tenha ficado claro e que vocês gostem, se tiverem dúvidas é só perguntar. 

Beijos e boa semana ♥

15 comentários:

Lola disse...

Que interessante Taís! E engraçado que realmente, antes da secagem, parecia que não ia dar em nada! rsrsrsrs
Ficou lindo!
Bjs

Ana Cristina Caldatto disse...

mamamiaaaa qta belezura numa soh postagem!!!

beijinhos recheado de uma semana colorida

Christine Lourdes disse...

Adorei a aula , as dicas , vc é craque , rsrsrsrs,
ficou uma grça a pagina com bolinhas , um charme !
beijos linda e beijo na bochecha
da pequena princesa.

Marília Lopes disse...

wow!!!Uma aula mesmo...adorei!!!
Beijooo

Rosana Garcia Hess disse...

Adorei!!!!!!!!!!
kisses
Rosana

Flaviane Koti disse...

Taís,acabei de ler seu post e fiquei triste. Ah se tivesse visto seu post antes de sair de casa teria comprado essas tintas para experimentar essas técnicas. naqueles mini-álbuns ficaria uma graça.
Tenta fazer, o nome origami as vezes assusta mas vc vai ver que é super fácil.

Bjs

Ps: como é que vc dá conta de manter tantos blogs?
Eu sou "monofunção" uma coisa por vez, literalmente.
Parabéns, depois vou visitar cada um deles.

***TATTY* disse...

Afffão hein!
Obrigada pela dica do vídeo! Salvou a postagem!!!rs
XOXO

Soraia Melo disse...

Que dicas maravilhosas Tays, muito bem explicadinho, parabens!
E olha, qd colocar o sua foto com colar de ziper, me mostra heim? vou adorar ver..... :)
beijinhos carinhosos pra vc *Ü*
So

patricia dias disse...

Qta dica boa. E vc é super didática. Parabéns!

E se desapega dos seus papéis, viu?
Qualquer hora passo aí com minha tesourinha, rsrsrsrs


bjos,

Julia Cotrim disse...

Quantas dicas legais Tays!
Obrigada por dividir com a gente!
Quando puder vou tentar e depois te falo o que aconteceu!
Beijos e boa semana!

Calma que estou com pressa! disse...

oi haís - minha profi adoro vir aqui - sempre aprendo algo - nem sempre tenho todos estes acesórios maravilhosos , mas no improviso - faço cartões , sacolinhas para presentes
adorei esta técnica
e a nossa fofa lindinha como está?
bj
lu

Anônimo disse...

Que legal, assim vamos aprendendo como utilizar cada produto. Como visto uma folha lisa pode ficar muito chique!
Adorei.
Beijos e boa semana
Liliane

Cláudia disse...

Uau, quantas dicas, para mim foi uma grande ajuda...ficou tudo lindo. Aguardo, ansiosamente, a aula dos carimbos em mdf, beijo, minha querida!
Clau

Eloisa Floriano Fasulo disse...

Assim fica facinho fazer coisas lindas como as suas.Adorei as dicas.Beijinhos.

Asas à imaginação disse...

Quanta dica bacana,menina!!!estão aprovadíssimas e vou usar loguinho...hehehe...
Gracias!
Aquele abraço!
Marlei