terça-feira, 12 de outubro de 2010

Conceito Vintage por Patricia Dias

Há tempos eu queria fazer essa postagem e falar um pouco sobre o vintage, sobre o que é esse estilo, essa tendência que tem sido tão falada e estado tão em voga ultimamente. Nesses últimos meses de gestação me atrapalhei mais do que de costume e nada rendeu... mas estou com minhas ideias que não são poucas aqui rascunhadas. Quando resolvi então falar sobre o vintage, tanto à respeito do conceito como sua tendência dentro do scrapbooking, só pensava em citar o trabalho da minha amiga Patinha, que trabalha muito bem e realmente gosta desse estilo. Sabe quando você vê uma pessoa poucas vezes, mas basta prá que haja uma interação e admiração? Foi assim comigo... nos conhecemos através do nosso grupo de scrap Scrapbooking Curitiba, reforçamos os laços através da Taninha e dos encontros na Creare e uma amizade bacana com muitas afinidades surgiu. Então ao invés de citar, resolvi trazê-la aqui prá explicar prá nós. E hoje, apresento essa querida amiga à vocês, com um texto repleto de informações sobre o conceito vintage, que nos traz uma abordagem bem completa desse tema. Ela possui três blogs, dois de scrapbooking e um totalmente voltado à sua paixão pelo vintage, não deixem de visitar!


 Patricia Dias
 
Falando um pouco sobre o Vintage


Eu sempre adorei coisas antigas. Amo Feirinhas de antiguidades, sebos e afins... inclusive  tenho algumas “preciosidades” aqui em casa, heranças de família, verdadeiros tesouros. E essa paixão pelo antigo aparece no scrap também – amo o estilo vintage. Pesquisando um pouco sobre o assunto descobri que curiosamente,  a origem do termo Vintage está relacionada a vinhos.   


“Vint” relativo a uvas e  “age” relativo a idade. O termo foi inicialmente relacionado às safras de vinhos, designando as melhores safras de determinada vinícola. Com o tempo acabou sendo generalizado e de safras de vinhos passou a representar “o melhor de sua época”. O termo "vintage" se refere a coisas antigas, valiosas, e que como os vinhos adquirem maior valor com o passar do tempo. Muitas vezes são peças de colecionador. Grande parte do valor, vem do fato desses objetos não serem mais fabricados e também do bom estado de conservação. Na moda e na decoração o termo é usado para designar a recuperação dos anos 20, 30, 40, 50 e 60. Os anos 70 e 80 não seriam considerados vintage por serem muito recentes.  O resgate das famosas Pin-ups é um exemplo de vintage.  


No mundo das artes decorativas, vintage refere-se  em geral, a  objetos datados, não necessariamente raros ou extraordinariamente antigos, bem conhecidos como ligados a uma determinada época. O termo "antique" não é sinônimo de Vintage.  Significa algo antigo, antigüidade - coisa valiosa pela antiguidade, em geral rara ou exemplar único, mas nem isso é obrigatório. "Vintage" significa algo que é de alta qualidade, fino, com características conservadoras.  


Na moda o Vintage é uma tendência super atual, é o eterno retorno. Usa-se algo de outros tempos, como uma bolsinha herdada da avó com uma produção super atual.  como sendo atual. Porém Vintage e retrô são termos distintos – um objeto é considerado  retro quando  é inspirado numa peça antiga e produzido recentemente. Um objeto vintage é uma peça de época realmente e que não se fabrica mais. Se continua sendo fabricado não é Vintage.  

Assim como forte tendência na Moda, o charme Retrô é forte tendência no Scrap e está mais presente a cada lançamento. São muitas as marcas que tem investido em coleções românticas e inspiradas no lirismo de outros tempos. O charme vintage realmente, fica por conta das páginas de livros, os tecidos amarelados, as cartelas de bingo do tempo da vovó. Vale a pena dar uma garimpada nos armários de mães, tias e avós. Podemos encontrar peças originalmente vintage que darão um charme todo especial aos nossos projetos. 

 
Os projetos Vintage tem algumas características comuns como: o uso de folha de livro, partituras, postais, selos, papel crepom, fitas, tule,rendinhas, brilhos, muitos frufrus e cores suaves como rosa e azul. São trabalhos românticos e delicados. Também são alegres e vibrantes. Muita gente quando pensa em vintage pensa em coisas escuras, tristes, apagadas... E não é bem assim, não.  Podem ser muito charmosos e divertidos.








Esses são trabalhos da Patinha que podem ser vistos em detalhes no blog dela.


* Para saber mais sobre o assunto


Espero que vocês tenham gostado do post, dessa aulinha. Agradeço a boa vontade da Pati por ter me atendido prontamente e escrito esse texto pros meus leitores aqui do blog. A ilustração ficou por minha conta e espero que vocês também tenham gostado, exceto os trabalhos da Pati, as outras imagens foram encontradas no Google.

Beijos e boa semana prá vocês ♥


8 comentários:

Rosana Garcia Hess disse...

Adorei Tays...estou aprendendo bastante com a Patti...e já "vi com os olhos" alguns trabalhos dela lá na creare....vou indicar este post no meu blog...ok?
kisses
Rosana

patricia dias disse...

Olá querida,

Foi um prazer colaborar com o blog. E sua edição ficou ótima. Precisando é só chamar.
Eu realmente adoro o estilo e estou sempre garimpando coisinhas por aí.

E saiba que a empatia é recíproca, tá?
Embora nos vejamos muito pouco nossos encontros são sempre muito bons.

beijos,

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

Uma aula mto bacana!
E gosto muito de vintage.
Abraços

Christine Lourdes disse...

nossa que aula otima , vc escolheu super bem , pois Pati faz trabalhos vintage como ninguem.
Adoro tudo que ela cria , ela é super entendida do tema e é um talento. adorei ler tudo e entender mais . beijos

Asas à imaginação disse...

Tays,que boa ideia você teve!Achei ótimo!A gente vai ouvindo falar,vai vendo coisas no estilo,acha que sabe o que é...mas,nada como um bom esclarecimento!Vou visitar os blogs e me inteirar mais um pouco.
Obrigada.Abraços.
Marlei

Julia Cotrim disse...

Que coisa boa você ter me avisado dessa aula que a Pati deu aqui no seu blog!
Pati é fera e em se tratando de vintage, uma super fera!
Amo o jeito dela escrever e amo os trabalhos que faz!
Excelente escolha Tays!
Beijos com carinhos!

Priscila disse...

Com certeza a Pati "detona" no vintage ...
Sempre com Lo criativos, chiqueterrimos e com um charme unico !!!
Amo os trabalhos dela, o Lo's que ela disponibiliza e claro as aulinhas dela !!!
Beijos

Marília Lopes disse...

Tays, obrigada!!!
Muito legal a aula!!!E um estilo que adoro!!
E a princesinha linda como esta???
Beijooo