sexta-feira, 20 de abril de 2012

Pap - Marcador de Livros em Scrapbooking

Esse post estava no meu antigo blog Pinceladas Criativas que está inativo, é um pap bem explicadinho de como fazer um marcador de livros com furadores e coordenando papéis.

________________________________________________________________


 Achei esse projeto super útil porque eu por exemplo, adoro ler e acabo lendo 1000 coisas ao mesmo tempo, então tenho vários, marcando e enfeitando meus livros e não deixando minha memória me pregar peças, porque eu nunca lembro onde parei... heheheheh.


A base dele que é esse papel marrom escuro deve ser um papel com gramatura mais alta para dar sustentação à ele, nesse caso eu usei Cardstock, que é firme, texturizado de um dos lados e o acabamento fica lindo. Não usei nenhum tipo de molde, fiz de cabeça, da forma que estou habituada a ver os mais tradicionais. Utilizei um furador de cantoneira para arredondar os cantinhos inferiores, acho lindo esse acabamento, na verdade pode ser feito à mão, mas com o furador fica perfeitinho!


Para fazer a parte superior basta cortar um dos cantinhos em ângulo, o pedacinho que você retirar no corte você usa prá medir o outro lado, assim ficará simétrico e não um ângulo mais aberto e outro mais fechado, é uma dica prá simplificar sua vida, sem precisar ficar usando régua.


Para a parte interna eu usei o papel da Linha Básica by Ivana Madi coordenado com o cardstock, recortei um pouco menor prá que ficasse uma moldurinha ao redor, arredondei os cantinhos também.


Eu gosto muito de usar a almofadinha prá carimbo ou carimbeira, acho que o acabamento fica melhor e no caso da marrom, ela dá um ar de envelhecimento, as almofadinhas quando novas vem bem molhadas, concentradas, prá não borrar e ficar grosseiro, eu utilizo um batedor de stencil para suavizar o efeito. Colei o papel estampadinho sobre o cardstock com cola, mas poderia ter usado também fita dupla-face ou cola em fita.


Para fazer o furinho onde passaremos a fita, usei kit vazador, base mini e martelo, também poderia ter utilizado alicate furador. Prá quem não sabe usar, basta colocar o papel sobre a base, posicionar o vazador onde você quer fazer o furinho (existem várias ponteiras com aberturas diferentes), em seguida... martelar umas duas vezes com firmeza, a mesa deve ser firme para dar sustentação. Você pode deixar apenas o furinho ou se preferir enfeitar um pouquinho mais, pode colocar um ilhós.

Para fixar o ilhós você deve colocá-lo pela frente encaixando no furinho, então virá-lo e apoiar na base, posicionar a ferramenta para fixação de ilhós, na ponta da ferramenta tem uma estrelinha e é ela que deve ser posicionada no ilhós e depois a mesma coisa... martelar. 


Aqui nós teremos a base pronta e ilhós colocado. Uma outra técnica que utilizo bastante e gosto muito é a da rasgadura, fica com um aspecto mais rústico e artesanal, esse efeito é conseguido rasgando mesmo o papel, de forma assimétrica e com movimentos curtinhos em zigue-zague. Se você quer que a bordinha branca apareça como nessa foto, utilize papel para scrapbooking, Colorplus e Cardstock são tingidos na massa do papel e o miolo é da mesma cor, não aparece o branquinho. Algumas pessoas gostam de rasgar e depois passar carimbeira, aí vai do gosto do freguês ;o)


Quem acompanha meu trabalho já deve ter percebido o quanto eu adoro botões e flores, e aqui não poderia deixar de ter, ou uma ou outra coisa... como quis que esse marca-páginas pudesse ser também unissex, optei pelos botões. Usei os botões desse kit misto, que é muito legal porque vem vários tons combinando e vários formatos e tamanhos diferentes, bem variado mesmo. Escolhi três do meu agrado e fixei com cola.


E depois de passar a fitinha de cetim fininha, aqui está ele prontinho, você pode variar as cores e estampas, trocar os botões por strass, apliques, desenhos de furador e o que mais você quiser.


Achou com um ar muito sério? então vamos florear mais um pouquinho, agora ele está com ares femininos e basta mudar as cores para deixá-lo ainda mais fashion. Os arabescos e a flor também foram recortados no furador e  a flor moldada com boleador e palito, miolo fixado com aplique metálico (bailarina).

Espero que tenham gostado, que façam muitos prá embelezar os livros de vocês e prá presentear pessoas especiais, ficam também ótimos para lembrancinhas. Se tiverem alguma dúvida é só escrever que ajudo com prazer.

Beijos ♥

8 comentários:

Eliane disse...

Simples, charmoso e útil. Qdo tiver mais... manda!!!!mil bjks sergipanas

Patinha Arteira disse...

Tays,
qdo vejo projetos assim dá vontade de sair fazendo scrap, sabia?? Descomplicado, lindo e de um bom gosto característico, né, que a gente já conhece dos trabalhos seus!!
Bjsssssssssssss...

Adriana Balreira disse...

Tays,
Eu adoro um marcador. Esse que vc fez está lindo demais da conta! Perfeito. Verdadeira artista mesmo vc. Tudo tão organizado. Os botões todos dentro de uma bolsinha. Adoro isso, organização.
Parabéns!
Beijos
Adriana

Menjol disse...

Tays, amei o pap.
Ficou lindíssimo.
Você como sempre maravilhosa.
Merecedora de todas as conquistas possíveis...
Torço sempre por ti amiga.
Beijos Flor

Elisângela Almeida -Lika disse...

Tays, amei o pap.
Ficou lindíssimo.
Você como sempre maravilhosa.
Merecedora de todas as conquistas possíveis...
Torço sempre por ti amiga.
Beijos Flor

Mari Albuquerque disse...

Nossa, Tays, eu AMAEI!!!
Vc acredita? Eu tb estou fazendo scrap agora.
Bem, péra, muita calma nessa hora... na verdade, estou começando, mas já comprei muita coisa, inclusive uma cricut e uma cuttlebug.
Eu estou apaixonada com fazer caixinhas, acessórios tipo marcadores de livro e, agora, cartões. Mas sinto que não tenho muito talento para coisa não, sane, rsrsrs... mas é uma delícia de fazer.
Um beijo BEM carinhoso para vc!!
Saudades,
Mari

Marcia Kamano disse...

Tays obrigada pelo lindo pap!
Bom final-de-semana!
beijos carinhosos

familiacomarte disse...

Aqui cada dia é um aprendizado..ainda compro meus babados de scrap...quando eu crescer quero ser como vc ruiva..bjus