segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Efeito Máscara e Scrap Decor - Dica time Criativo True Colors

A dica de hoje é mais uma das possibilidades, das formas de se obter o efeito máscara, como a maioria de vocês já sabem, eu trabalho muito com madeira também, então aproveitei os materiais que tenho aqui e mesclei um pouco as técnicas. Para a dica de hoje eu utilizei aplique em MDF cortado à laser como base, papel Repeteco e Spray Colors Violeta e Pink, apenas isso e o efeito ficou bem legal.


Iniciei posicionando o aplique sobre o papel rosa, sobre ele, borrifei o Spray Colors Pink, lembrando que é necessário sempre agitar bem, eu gosto de testar uma ou duas vezes sobre uma folha branca primeiro, assim tenho noção da quantidade e distância também.


Sem retirar o aplique, fiz a mesma coisa com o Spray Colors Violeta, mesclando as duas cores. Deixei secar bem, naturalmente.


Ao retirar o aplique, o efeito fica bem visível e muito legal. O próprio aplique que antes estava cru, também já fica tingido nos mesmos tons.


A dica de hoje é essa e pode ser aplicada de diferentes formas, em vários tipos de materiais e trabalhada com muita criatividade. Adoro esse efeito ;o) e quis mostrar prá vocês uma opção de uso, aproveitando prá mostrar também como o Scrap Decor é fácil e versátil.


Em uma caixinha de MDF pequena passei duas camadas de Tinta Acrílica Hortênsia, entre as demãos, usei lixa P400 para dar um acabamento mais acetinado à peça. Gostei muito dessa tinta, não tem cheiro ruim, o rendimento é excelente, a cobertura perfeita, sem passar fundo branco ou base para artesanato obtive uma cobertura perfeita com duas demãos apenas, secagem bem rápida.


Prá fazer a caixinha, utilizei quatro pedaços de papel com efeito máscara, quatro pedaços de papel Repeteco estampado com bolinhas, filetes de papel puro glitter, furador de cantoneira para arredondar os cantos.


Arredondei os cantinhos com o furador de cantoneira, isso também pode ser feito à mão, mas mesmo com muita habilidade é difícil um acabamento perfeito e simétrico.


Comecei colando os retalhos de bolinhas nas laterais da caixa, nesse caso eu usei cola, mas poderia também ter usado fita dupla-face, nas extremidades do papel eu usei carimbeira ameixa antes de colar, para dar um acabamento melhor, mas é opcional. Nos retalhos onde foi feito o efeito máscara recortei delicadamente ao redor do desenho, deixando apenas uma margem estreita.


Fixei os recortes com cola sobre o papel estampado nas laterais da caixa, tomando o cuidado de medir antes a altura do encaixe da tampa para não encobrir o desenho, nas extremidades laterais deixei um pequeno espaço sem cola, para encaixar e fixar o glitter prata.


Medi o tamanho do filete de glitter que eu precisaria e fixei com cola sob o papel rosa. Fiz o mesmo na outra extremidade, cuidando prá que estivessem posicionados na mesma altura.


Terminada essa etapa, a parte de baixo da caixinha ficou assim.


Prá fazer a tampa eu utilizei o mesmo papel estampado de bolinhas, cortei um quadrado um pouco menor que a parte de cima, passei carimbeira, arredondei os cantos com o furador de cantoneira e colei com cola. Lembrando que cola em scrap é sempre usada em mínimas quantidades. Para as flores eu utilizei as dicas do post anterior Lilac Flowers, as flores rosa eu fiz com os retalhos do efeito máscara cortados com o furador, a flor roxinha foi feita com papel vegetal pintado com o PVA Metal/Cromo Violeta, depois de seco cortada com furador e amassada. A flor lilás é a que foi feita com jornal, Tinta Acrílica Hortênsia e furador. A última florzinha que já está montada é a que expliquei no post Lilac Flowers.


A flor da tampa eu montei seguindo a sequência acima, fixando os miolos com gotas de cola, a última flor que já estava montada colei com fita-banana para dar um pouco mais de volume. Na verdade se fosse pela minha ideia inicial a caixa estaria finalizada aqui, mas eu achei que ainda faltava algum detalhe. Peguei os apliques de arabesco que usei prá fazer o efeito máscara e dei uma demão de PVA Branco, deixei com um efeito meio transparente mesmo, usei Pátina Ecológica Coral e com pincel macio apliquei suavemente, reforçando alguns pontos, dando um efeito de pátina com acabamento metalizado. Prá fazer as laterais cortei uma folha do aplique com o estilete, deixando um pouco menor.


Fixei os apliques com cola emoldurando a flor. Nas laterais da tampa, colei a sianinha fininha em degradê de rosa, com Cola em Fita.


Aqui a caixa prontinha! Adorei trabalhar com esses tons e papéis, técnicas simples e rápidas que juntas deram esse efeito trabalhado à caixa. Espero que vocês tenham gostado tanto quanto eu e em breve, mais uma dica True Colors prá vocês! Desejo à todos uma excelente semana, repleta de coisas boas!

Beijocas ♥

6 comentários:

Silvana Franco disse...

Tays!!! Qua coisa mais linda!! Vc arrasa nos efeitos! Adorei o PAP!!

Bjcas

Jaluza Scrap disse...

Perfeito!!!
Bjs querida

Tays Briski disse...

Sil e Jaluza... meu ego fica aqui inflado com esses comentários de vocês... heheheh. Obrigada, fico imensamente feliz que vocês gostem, pois vocês, assim como as outras meninas do Time Criativo são scrappers de primeira linha e não tenham dúvidas que ser avaliada positivamente por vocês é muito importante prá mim. Obrigada pelo carinho e pelas visitas. Beijocas ;o)

Meg Stoco disse...

Simplismente lindo.Amei.
Ahhh, receber elogios dessas feras é tudo de bom mesmo.
Me sinto tbm, rsrsrrs
Bjs frô e fique com Deus

Renata Tavares disse...

Adorei estas dicas!!!
Muito lindo este blog....meus parabéns!!
venha visitar o meu blog vc tbm!!

atelietavaresecarrillo.blogspot.com

Eu espero vc lá!!!
Um super beijo e obrigada mais uma vez pelas dicas legais!!

Rosana disse...

ficou divina parabéns