quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Criação x Plágio - E a ética onde fica?

Vocês lembram do que eu disse no post Lilac Flowers? Não? Então vou relembrar vocês...

"Cada vez que crio um desses tutoriais procuro sempre pensar em algo que seja de certa forma novidade, que acrescente alguma coisa à quem faz scrap e outros artesanatos, é bem verdade que nesse nosso mundo virtual nada é novidade, o que mais ouço é que "nada se cria, tudo se copia" e honestamente tenho pavor de tal frase, porque eu crio sim e quando copio, cito a fonte e dou os créditos, nada mais justo. As técnicas em si não são realmente novas, mas o que gosto é de adaptar uma coisa aqui, outra ali, gosto de trabalhos com personalidade, que falam por si, aqueles que você olha e diz... esse só pode ser da Taninha, esse da Jaluza... e assim por diante. Gosto de trabalhos com identidade, com marca pessoal e é o que menos se vê nos dias de hoje. Espero que esses tutoriais e dicas que colocamos nos nossos blogs ajudem a despertar esse processo criativo em cada um, despertar interesse e fazer com que as pessoas vejam as coisas e as formas de trabalhar com elas com outros olhares, que surjam ideias e que haja ousadia prá sempre inovar, sem se preocupar muito com a opinião dos outros, não se preocupar em agradar... é assim que surgem as coisas boas. Isso tudo nem tem relação nenhuma com minhas flores, nem nenhum motivo especial pelo qual eu escrevi, só escrevi porque deu vontade e engatei o assunto. Por pura tagarelice mesmo..."

Na verdade, naquela ocasião eu não tinha mesmo porque falar à respeito, falei de uma forma muito espontânea sobre o que eu realmente pensava sobre o assunto, porque é assim que penso e é nisso que eu acredito. Foi então que recebi o e-mail de uma amiga que eu ainda não conheço, mas que sou grata pela atitude nobre que teve, me alertando sobre meus cadernos de receita estarem sendo divulgados nesse blog, sem os créditos e pior que isso, numa montagem onde outra assinatura foi colocada sobre a minha, a autora do blog até citou que não são da autoria dela, mas daí a citar meu nome... Ela está utilizando não só minhas fotos, mas o meu dom, talento, tempo, trabalho de criação, investimento porque paguei por esse curso, indiretamente estou trabalhando prá ela, essa é que é a verdade...

Você sabe o que é plágio? Segundo um texto que li aqui no Microship, retirado da Wikipédia, plágio é: "o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original". No ato de plágio, o plagiador se apropria indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma. A origem etimológica da palavra demonstra a conotação de má intenção no ato de plagiar; o termo se origina do latim plagiu que significa oblíquo, indireto, astucioso. O plágio é considerado antiético (ou mesmo imoral) em várias culturas, e é qualificado como crime de violação de direito autoral em vários países.


Nesse blog, segundo essa amiga que me alertou, haviam também trabalhos de outras pessoas que após reclamação foram retirados, se outras pessoas já pediram prá retirar, a proprietária do blog já sabe que o que está fazendo não é correto. Toda vez que vou colocar aqui prá vocês as dicas da True Colors ou da Toke e Crie, como disse anteriormente, é um processo, eu às vezes faço um rascunho no papel, imagino que técnicas usar e como fazer, quais produtos posso utilizar e no que aquilo pode ser útil e aplicável. Leva tempo, gasto material, às vezes faço e refaço, até que fique da maneira que acho satisfatória. Então, alguns acham que posso estar sendo radical ou exagerada, não achem, tenham certeza... sou exatamente assim, não admito que meu trabalho seja usado dessa forma. O que é muito diferente de quando coloco um pap aqui e vcs fazem, ou quando vocês copiam minhas peças e fazem as de vocês, não me importo que copiem, jamais me importei, mas o que é meu é meu, e o que é seu é seu! Quer ter mostruário? Faça o seu... ou pelo menos se me usar como modelo,  dê os créditos devidos, são meus por direito, simples assim. As meninas que me acompanham há mais tempo, podem atestar aqui que sempre passei riscos e projetos, expliquei passo-a-passo como fazer, esclareci dúvidas,  autorizei publicações de peças minhas em blogs, nunca achei isso ruim e negativo, realmente não acho, fico muito feliz em poder dividir e ensinar o que sei, fico feliz demais quando as meninas me mostram seus trabalhos baseados nos meus, fico orgulhosa e satisfeita. Podem se inspirar, utilizar meus trabalhos, reproduzi-los, copia-los, mas desde que, de forma ética e limpa, como vários blogs o fazem. Lendo um outro blog que acompanho, o Bitaites, ele diz algo bem interessante: "na Internet existe uma enorme diferença entre um nome sem link e um nome com link. Não associar o link ao nome é o mesmo que passar por um gajo na rua e fingir que não o viu... é o mesmo que condenar o verdadeiro autor e o seu blogue à não-existência, pois não fornece aos seus visitantes um meio fácil de saber de onde foi copiado esse texto". No meu caso, obra pictórica ou imagem, como preferirem...

Seja lá como for, o que eu tenho a concluir é que em primeiro lugar, sejamos éticos, não leva tempo, não custa dinheiro e nem sequer dói, e em segundo lugar... vamos priorizar a criação e não a cópia? Acreditem... o prazer de criar, de ver nascer não tem preço, bem melhor do que CTRL+C  e CTRL+V, ou Salvar como....

12 comentários:

Fernanda disse...

Oi thais..
Infelismente isso acontece muito na net..já vi várias meninas do flickr e no orkut reclamarem sobre isso.
É muito triste essas atitudes...
Mas o jeito é reclamar e fazer com se resolver.
Bjs e adoro tudo que vc faz..
fernanda

Anônimo disse...

Parabéns pelo post....é isso ai
bj

Unknown disse...

A internet é uma terra sem dono e sem regras e leis.POr isso pessoas de carater podre se valem desse meio pra prevalecer sua falta total de escrúpulo e ética.
Nem me espanta mas me deixa indignada.
O que fazer???
Correr atras dos direitos e rezar pra que não aconteça novamente.
É triste mas é essa a realidade.
Ainda bem que alguém viu e te avisou.... e quantos são aqueles que nem sabemos???
Concordo com vc em cada palavra e assino embaixo.
Bjs frô e fique com Deus

Eloisa Floriano Fasulo disse...

Você tem toda razão,agora no seu caso a pessoa que copia ou coloca algum trabalho seu como dela se da mal amiga.Os trabalhos de Thais todo mundo reconhece na hora.
E acontece isso,alguém sempre vai ver e te contar.
É claro que isso está errado,mas quem fez não vai se dar bem.
Beijos.

Tatiana disse...

Tays!! Super chato isso!! E triste... Bom, infelizmente existem essas coisas e muitas vezes não ficamos nem sabendo... Tomara que a tua situação se resolva logo e essa pessoa retire tuas fotos de lá!!

Beijos

Marcia Konkowski Decoupage disse...

Olá Tays...
Eu sempre tive o cuidado de resguardar...tanto a minha pessoa quanto as minhas criações... Nunca mostrei algo que realmente valesse a pena na internet...eu sei e voce tambem sabe...que esse mundo é sem dono... não se aborreça...afinal essa fulana sem talento e carater ao menos tem bom gosto... gostou de suas criações...assim como todo mundo que tem a oportunidade de conhecer...tambem gosta...eu sou sua fã numero 1 ... reconheço seu talento...sua capacidade de criação... e o carinho que coloca em tudo o que cria e faz...sem contar com a doçura (apimentada) da sua pessoa... São poucas as pessoas de talento e criatividade...(Graças a Deus) voce é uma delas... agora pessoas oportunistas...sem criatividade e taleno o mundo está cheio...( Deus me livre)...
Adoro você e acho uma delicia ser sua amiga...
doces beijos...sempre...
Regina Márcia Konkowski

Dani Eremeeff disse...

Uma pena seus belíssimos trabalhos serem "roubados" desta maneira! Fico ao seu lado em suas colocações, inclusive já postei algo a respeito disso no meu blog também, leia se quiser: http://scrapestrelado.blogspot.com/2009/09/etica-respeito-sinceridade.html. Há no meu blog também, dois selinhos q rolam pela internet sobre esta questão! Sinta-se à vontade, se quiser usá-los no seu espaço, ajudando na campanha! Eu pedi autorização às donas dos selinhos, p q assim, possamos dar os devidos créditos a quem merece!!! Bjks estreladas, Dani

Marina disse...

Olá, Thais! Sempre achei lindos seus trabalhos, mas nunca cheguei a comentar.

Eu acho que você deve entrar em contato com a plagiadora e tentar fazer com que ela coloque os créditos. Às vezes, a pessoa nem sabe o mal que está fazendo. É hipocrisia, eu sei, mas pode acontecer. Se não, procure seus direitos.

Só não pode parar de mostrar pra gente seus trabalhos lindos. Beijos!

Color In the Box disse...

Passando para deixar um beijo !!!!
Lu True Colors

Tays Rocha disse...

Meninas queridas, muito obrigada pela amizade, pelo carinho, pelo apoio de sempre ;o) Na verdade eu nem me dirigi diretamente à ela, porque eu assim meio indignada não sou lá a pessoa mais centrada e educada do mundo, mas sei que muitas pessoassem que eu pedisse fizeram isso em meu nome e só posso mesmo agradecer. O post nem sequer está mais no ar, mas o meu post vai ficar aqui, como alerta para atitudes como essa. Vocês são pessoas especiais demais prá mim. Muito, muito obrigada ;o) Beijocas.

Tays Rocha disse...

Ah... não se preocupem, não vou deixar de mostrar nada não, depois de alguns anos de estrada, fiz muitos amigos e se isso acontecer novamente, sei que novamente alguém virá me contar e eu... boto a boca no mundo novamente!!!! Adoro vocês. Beijocas.

Tays Rocha disse...

Beijocas Lu! Obrigada pela visitinha!