quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Leitura recomendada - Série Criatividade #6

 

Agora que já abordamos tantos aspectos da criatividade, que tal exercitar um pouco? Podemos unir o útil ao agradável exercitando um hobby como a leitura enquanto aprendemos. O post de hoje está repleto de indicações de bons livros que ampliam muito a visão e entendimento desse tema. Leituras leves, prazerosas que me ajudaram muito nesse processo de entender a criatividade como uma habilidade que pode ser melhorada, estimulada e aplicada nas diferentes áreas da vida!




Esse é sem dúvida um dos melhores livros que já li e que me ajudou a perceber o quanto o conceito de criatividade é amplo, o quanto depende de nós mesmos e não é nenhum milagre da existência. Esse livro tem histórias inspiradoras, ótimos insights e frases que guardo pra mim. Leitura leve, simples, agradável e de fácil entendimento.

Quando pensamos nos grandes inventores e gênios criativos, muitas vezes temos a impressão de que seus feitos são resultado de um momento de inspiração. Imaginamos que Mozart ouvia suas composições inteiras na mente antes de escrevê-las, que Einstein desenvolveu a Teoria da Relatividade durante uma conversa informal e que Kandinsky pintava suas obras numa única tarde. Mas, na verdade, a criação está longe de depender da sorte, da simples inspiração ou de algum dom especial. Em A história secreta da criatividade, o professor do MIT Kevin Ashton mostra que o processo criativo é lento, complexo, espinhoso e repleto de falhas, frustrações e recomeços. Por meio de histórias reais e inspiradoras Ashton explora algumas das grandes invenções da humanidade para revelar a surpreendente verdade por trás de sua concepção. Ao analisar a trajetória de grandes nomes das ciências, das artes e dos negócios, o autor mostra que a capacidade criativa é inerente ao ser humano. O que faz com que alguns deles se destaquem, no entanto, é um misto de perseverança, trabalho duro e dedicação. Esse livro é uma apaixonante investigação sobre o surgimento das ideias, e mostra que todos nós somos capazes de colocá-las em prática.

"Ao desvendar os mistérios da invenção, Kevin Ashton mostra que a criatividade é mais o resultado de pequenos passos do que de saltos extraordinários. Com histórias fascinantes, estudos desafiadores e texto brilhante, este livro é imperdível." Adam Grant

"Kevin Asthon confronta os mais populares e nocivos clichês sobre a criatividade. Para fundamentar sua argumentação, ele se debruça sobre a história e a ciência social para desmascarar os mitos por trás da criação do iPhone, da descoberta de um tipo de tratamento para câncer e do humor presente nos filmes de Woody Allen. Ser gênio exige muito trabalho. Mas sua faísca existe em cada um de nós." The Washington Post





Esse livro foi uma grata surpresa pra mim, eu o descobri quando procurava por algum tipo de exercício diário que estimulasse a minha criatividade, queria na verdade exercícios de escrita também, já que estava há bastante tempo sem escrever no blog e sem tempo de pesquisar muita coisa. Os exercícios são simples, gostosos de fazer e nos desafiam a retomar nossos processos criativos, rompendo bloqueios e estimulando a criatividade.

O caminho do artista reúne uma série de exercícios, reflexões e ferramentas para ajudar você a despertar sua criatividade, recuperar a autoconfiança e se livrar dos bloqueios criativos. Organizadas num programa de 12 semanas, essas técnicas vão guiá-lo por uma viagem de autodescoberta, ajudando-o a enfrentar seus medos, crenças e inseguranças – os maiores obstáculos para quem deseja expressar qualquer forma de arte.

Esse livro desmistifica a ideia de que o processo criativo precisa ser sofrido e extenuante, embora ele requeira uma boa dose de persistência e prática. Com este método, você vai aprender a abandonar as desculpas que o impedem de transformar suas ideias em realidade. Você vai descobrir como criar com mais liberdade e menos autocrítica, usando de forma consciente o potencial criativo que estava represado até agora. 

Esta é uma obra fundamental para escritores, poetas, pintores, músicos e qualquer pessoa que queira trazer um pouco mais de inspiração à sua vida.




Da mesma autora de "Comer, rezar, amar" esse livro traz relatos leves e inspiradores, nos estimula a viver a vida sem medo, com curiosidade, coragem e criatividade, seja você um artista, escritor, empresário, mãe ou dona de casa. Esse livro é para todos!

Ao compartilhar histórias da própria vida, de amigos e das pessoas que sempre a inspiraram, Elizabeth Gilbert reflete sobre o que significa vida criativa. Segundo ela, ser criativo não é apenas se dedicar profissional ou exclusivamente às artes: uma vida criativa é aquela motivada pela curiosidade. Uma vida sem medo, um ato de coragem. A partir de uma perspectiva única, Grande Magia nos mostra como abraçar essa curiosidade e nos entregar àquilo que mais amamos. Escrever um livro, encontrar novas formas de lidar com as partes mais difíceis do trabalho, embarcar de vez em um sonho sempre adiado ou simplesmente acrescentar paixão à vida cotidiana. Com profunda empatia e generosidade, Elizabeth Gilbert oferece poderosos insights sobre a misteriosa natureza da inspiração.




Esse livro é excelente, viralizou na internet e foi um dos mais vendidos na Amazon. É curtinho, rápido e de certa forma subversivo. Tem uma abordagem um pouco controversa em relação aos demais livros de criatividade, Austin defende a teoria de que não podemos e nem saberemos criar sem referências. Nos encoraja a coletar inspirações, copiar o estilo de artistas que gostamos e até mesmo nos inspirarmos em seus projetos, até que tenhamos bagagem e experiência o suficiente para caminharmos sozinhos. Nesse livro, Austin Kleon busca romper com a ilusão da originalidade tão atrelada ao conceito de criatividade. Segundo ele, nada é original, nada vem do nada. Todas as ideias foram criadas a partir da junção de outras ideias. Diante disso, um bom artista é aquele capaz de “roubar” coisas interessantes e, depois, remixar esses elementos criando uma nova composição.

Verdadeiro manifesto ilustrado de como ser criativo na era digital, Roube como um artista, do designer e escritor Austin Kleon, ganhou a lista dos mais vendidos do The New York Times e figurou no ranking de 2012 da rede Amazon ao mostrar com bom humor, ousadia e simplicidade, que não é preciso ser um gênio para ser criativo, basta ser autêntico. Nesta obra, Austin mostra através de mensagens positivas um olhar gráfico diferenciado, ilustrações, exercícios e exemplos de como o leitor pode “ativar” seu lado criativo.

Austin Kleon, corajosamente, desfila novas verdades sobre criatividade: nada é original, então abrace as influências, colete ideias, misture e reimagine para achar seu próprio caminho. Se gosta de um artista, copie-o, e copie as referências deste artista, descubra de quem ele gosta, quem ele copia, quem é a sua influência, e tome tudo isto para si. Seja este artista, até a hora que vai sentir que não está mais copiando e sim criando sua própria versão. Mas para chegar neste ponto é preciso que fique esperto, tenha uma rotina, um emprego fixo que lhe dê dinheiro e que lhe traga suporte para ser “selvagem” e ousado dentro de sua imaginação.

O mais importante para os leitores é que esse livro é focado na praticidade. Kleon quer transformar, mudar, fazer o leitor descobrir e ativar sua própria criatividade, e espera conseguir isto com todas as dicas e macetes que cita no livro. É uma obra curta e intensa, um tiro certeiro para despertar aquele lado criativo que dorme dentro de todos os leitores.



Esse livro em um primeiro momento me pareceu mais um livro de autoajuda, como não sou muito fã desse estilo fiquei até com um certo receio, mas ainda bem que não permiti que preconceitos me impedissem de conhecê-lo melhor. Um dos livros mais sensíveis e intensos dessa listagem. Ele nos convida a mergulhar nas nossas próprias profundezas e formas de ver a vida, com o objetivo único de encontrar a criatividade através do amor. Ele nos mostra que mesmo você não fazendo um trabalho essencialmente criativo, você pode sim ser criativo na sua profissão e na vida. Baseado no fato que para ser criativo você só precisa amar o que está fazendo, sem se importar com o mundo exterior. É assim que a criatividade se manifesta. Sem dúvidas, um título que não pode faltar na sua lista de livros sobre criatividade.

Conforme Osho ressalta no prefácio do livro, historicamente, a pessoa criativa tem sido tudo, exceto forçada a rebelar-se contra a sociedade. Criatividade é um livro para os que percebem a necessidade de acrescentar mais criatividade, jovialidade e flexibilidade à própria vida. Um manual que ensina a pensar fora dos padrões estabelecidos, e ao mesmo tempo, nos anima a aprender a conviver com eles.



Este livro é uma ótima forma de estimular sua criatividade se você quer algo mais prático e dinâmico. Ele é na verdade um caderno de atividades onde a autora propõe tarefas para que você possa exercitar sua criatividade e tirar um tempo para criar algo. À primeira vista pode parecer algo bobo, mas não é, conduzir dessa forma ajuda muito no processo de aumentar nosso potencial criativo. Como? Tendo um tempo dedicado a fazer algo que nos exercite mas que também ao mesmo tempo nos relaxe, justamente porque muitas vezes o que falta em nossa vida criativa é um pouco de tempo. Tempo ocioso, tempo livre de qualidade, tempo para ficar sem fazer nada, para relaxar e realmente deixar nossa mente tranquila e descansada para absorver e criar novas ideias. São exercícios simples, gostosos de fazer e que nos trazem o desafio de sermos mais livres para criar.

Neste novo projeto, Keri surpreende os leitores com inúmeras situações inusitadas que os farão questionar o que de fato é um livro. Plantar ideias, transformar páginas, viajar no tempo, desafiar-se! Os convites a interagir e interferir no conteúdo são os mais diversos e improváveis, numa aventura de criação que atiça a curiosidade e bagunça os paradigmas do que são e para que servem os livros que lemos. Com um site especial na internet com desafios e missões relacionadas ao livro, o leitor tem um canal para exibir suas próprias criações.



Roger von Oech coloca nesse livro toda a sua experiência como consultor de pensamento criativo e nos revela os dez bloqueios mentais que muitas vezes nos impedem de exercer a criatividade de uma forma mais intensa, e de quebra ainda nos ensina como superá-los. De acordo com o autor, os bloqueios surgem porque adotamos uma postura que bloqueia o pensamento criativo, sempre seguindo uma rotina que nos mantém pensando mais do mesmo, nos impedindo de pensar fora da caixa. Ele defende que na maioria das vezes, o caminho para a inovação está em simplesmente encarar o percurso de forma diferente. Nesta obra o objetivo do autor é ajudar os leitores a desconstruir a maneira de pensar.

Manual para treinamento em criatividade e reciclagem de pessoal. O autor detecta os bloqueios mentais que inibem as atitudes inovadoras e usa recursos de humor para estimular as pessoas que temem errar e caem na rotina.




Espero que vocês tenham gostado das sugestões, são leituras leves, gostosas, exercícios desafiadores e divertidos! Esta série que começou despretensiosa, como forma de fixação, resumo e registro das minhas pesquisas e estudos, está me trazendo resultados e um retorno que eu não esperava! Agradeço muito todos os depoimentos, mensagens e interações com esse conteúdo! A minha ideia era terminar essa série hoje, mas a pedidos farei então mais dois episódios onde trarei mais exercícios, podcasts, videos e falarei também sobre bloqueio criativo, tema sugerido por vários de vocês! 

Gostou desse conteúdo? Então não perca o próximo post dessa série!
Me ajude a compartilhar esses posts e fazer com que ele chegue a mais pessoas! ♥

Quer aprender mais e evitar bloqueios de criatividade?
Exercitar seu raciocínio criativo através de métodos simples? 

Fique aqui e vamos juntos!!! 

Beijos ♥

4 comentários:

Janaina Beserra disse...

Oi Tays!

Muito legal as sugestões dos livros. Alguns eu conheço e outros não. Já coloquei na minha listinha na Amazon.
vai ser bem legal acompanhar essa série.
bjs

Inês disse...

Adorei as dicas dos livros , e gostei que vc não vai parar por aqui . 😘

Unknown disse...

Adorei os posts sobre criatividade, e principalmente as dicas sobre os livros.
Vou ler todos. Parabéns!


Unknown disse...

Olá! Eu preciso saber onde posso adquirir o livro:a sala das chaves antigas. Por favor me ajude. Obrigado.