segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Reciclagem de planner com scrapbooking


Alguém mais tem dificuldade de desapegar? Gente... Eu sofro! kkkkkkkk. Em 2017 logo que começou essa febre, eu ganhei um planner lindo do meu marido e das crianças. Não só lindo mas simples e super funcional, foi meu fiel companheiro e salvador da pátria por 2 anos. Mas chega um ponto que a gente enjoa... Então decidi fazer uma reciclagem e transformação total, mas mantendo a mesma cor básica de fundo: branco e dourado. Comprei os refis, reciclei a capa e gastando muito pouco meu planner ficou novinho e lindo! Compartilho aqui todos os detalhes e ainda algumas dicas de como eu fiz! Vem que eu te ensino! 


A capa dele era bem básica e o coitado já estava bem surradinho... Depois desse planner eu comprei o Meu Plano Perfeito que ainda estou usando, e acabei  aproveitando uma super promoção e comprando outro lindo da Heidi Swapp que está guardadinho para usar em seguida, fora o Bullet Journal que me ajuda a ter uma visão global de todos os segmentos da minha vida, me ajuda demais na parte pessoal.

Como estou trabalhando em casa novamente precisava organizar algumas rotinas domésticas e escolares aqui também, precisava de um local pra centralizar calendários de compromissos familiares e escolares, cardápios, listas de compras, receitas, controle da reeducação alimentar e exercícios, manutenção da casa e controle financeiro. Decidi usar esse planner velhinho mesmo e deixar a capa que era basicona mais alegre! E ficou assim...


Ficou lindo e super colorido! Alegre e delicadinho ao mesmo tempo, e não feito somente de papel, mas também de detalhes bordados no papel e de relevo em Gesso Acrílico tingido usando estêncil! Além dos apliques, botões, frufrus e brilhinhos que a gente ama! Eu pelo menos né? rsrsrsrs


Cobri o fundo do planner com um papel que é dupla face com cores invertidas em branco e dourado, porque assim não destoaria do fundo original que já era dessa cor. Fazendo dessa forma o fundo claro na capa não poluiu e nem entrou em conflito com as cores do papel e dos elementos que usei para decorar.


Quem já conhece meu trabalho há algum tempo sabe que eu amo poder misturar diferentes materiais e técnicas, então tem de tudo um pouquinho aqui. Outra coisa legal de trabalhar com reciclagem e customização é ter a opção de customizar e deixar com a nossa cara, já mostro esses detalhes!


Se é pra ser a minha cara não poderia faltar flores e um gatinho, além dessa mensagem que muito me representa porque sou sonhadora até não poder mais, e preciso sempre pregar meus pés no chão pra todos os dias ter atitude e realizar. "Pare de sonhar e comece a fazer..." Um sonho sem planejamento, atitudes e metas, é apenas um sonho e não nos leva a lugar algum.

Outro detalhe que eu amei fazer foi esse escalope com pintura e bordado metalizado, porque haja o que houver, o amor é o que há de mais importante e deve ser compartilhado e irradiado sempre, principalmente nas pequenas atitudes e gentilezas de todos os dias! ♥ 


Destaque especial para essa textura linda feita com estêncil e Gesso Acrílico tingido com PVA Turquesa! Eu amo rendados e arabescos e amo mais ainda formas circulares! Devido ao manuseio eu queria um detalhe mais resistente que doily de papel, e tive a ideia de fazer dessa forma. Escolhi azul porque amo e porque combinava com vários detalhes do papel sem pesar e o resultado foi delicado e super harmônico. No centro desse relevo eu fiz um escalope, cortei a borda retinha e para dar acabamento usei uma washii tape linda de corações. Os pedacinhos que sobraram do corte usei para fazer um detalhe acima das bandeirinhas (veja foto abaixo) e para encaixar sob a lateral da tag. Pequenos detalhes e delicadezas que fazem muita diferença!


Amei essas bandeirinhas e escolhi colocá-las para dar contraste, para não ficarem soltas no fundo claro eu fiz uma moldurinha para cada uma delas usando papéis básicos estampadinhos combinando com os tons dos outros elementos. Deixei em relevo com fita banana e usei um fio vermelho e pérola metálica para fazer os varais. Montei uma flor sobreposta com miolinho de botão para preencher um espaço vazio que estava me incomodando... rsrs. Acima da tag um arco íris que eu amo ♥


Desde o início a minha ideia era de customizar esse planner para organização e controle doméstico e escolar, sendo assim eu já tinha certeza que usaria essas casinhas, amo tanto esse papel que quando lançou comprei 3 de cada de toda a coleção, vai que acaba né? kkkkkkkkkkkkk. Pra fazer um charminho coloquei esse adesivo de casinha em relevo e cheio de brilho! E a frase linda que pra mim define tudo: "Lar é onde o meu coração está". Para ficar com um acabamento bacana eu cortei essa frase e fiz acabamento de fita nas pontas, fixei com fita banana e finalizei com botõezinhos de coração. ♥


Detalhe dos embellishments mais fofos do projeto! Tag que veio desenhada no papel que eu apenas recortei, depois sobrepus o papel turquesa, a frase era o fundo de uma moldurinha de outro papel, vazei com estilete e fiz o pesponto. Usei a mesma washii tape de corações para dar acabamento e a flor sobreposta que ficou linda! Usei também ilhós e fita de cetim canelada para finalizar.

E o detalhe principal pra mim: o escalope bordado! ♥  Usei o desenho que veio no papel, primeiro bordei com fio dourado e depois costurei o botão de coração no meio, achei que tinha ficado muito branco, meio vazio e meio perdido, então tive a ideia de usar esse escalope em MDF! Pintei com PVA Metal e amei o resultado, foi uma moldura perfeita!


E atrás ele estava assim detonado, sujo e cansado, dois anos de árduo trabalho e me acompanhando em tudo que era canto! Primeiro limpei tudo com lencinho umedecido, aguardei secar e em seguida revesti e fiz os acabamentos. E ficou lindo assim...


Na capa da frente e na aba de fechamento eu usei o fundo claro do papel e no verso que ficaria liso e sem decoração eu usei o lado dourado e achei essa composição perfeita, já que o fundo tem maior chance de sujar e etc... Como esse planner tem botões e argolas pretas que aparecem nas bordas, fiz o acabamento com renda guipir branca, ficou bem disfarçado e o acabamento muito bom. As laterais são sanfonadas e para que a dobra ficasse perfeita eu cortei várias tiras finíssimas e colei lado a lado.


* MATERIAL

- Moldura escalope Arte Madeira Joinville.

True Colors Tintas e Texturas: Gesso Acrílico, PVA ou Tinta Acrílica Azul Turquesa, PVA Metal Beijo Vermelho, Scrap Cola Branca e Silicola.

- Papéis para scrapbooking: coleções Goodies e básicas Papelero.

- Estêncil Arte Fácil ST-595.

- Toke e Crie: Base de corte, estilete, régua metálica, fita banana, base de EVA, agulhão, boleador, adesivo de casinha e botões de coração.


Com técnicas simples, criatividade e boa vontade, tudo ficou lindo, funcional e renovado! Alegre e leve como a nossa vida deve ser! ♥

Que a semana seja maravilhosa, tranquila, produtiva e de muita paz para todos nós!

Beijos, beijos! ♥

7 comentários:

Flavia Batistella disse...

Tays vc lê pensamentos! Ontem eu falei aqui em casa que estou com dó de jogar meu planner fora! A capa do meu é preto e branco, acho que ainda mais fácil de customizar né? Suas dicas são sempre preciosas! Obrigada! ♥

Unknown disse...

Ficou lindo Tays!!

Adelaide Araçai disse...

Eita mulher talentosa, fez uma reciclagem que é uma obra de arte.
Parabéns!
Abraços

Lia e Vi disse...

Nhaimmmmmmmmmmmm, que coisa mais lindaaaa !!!

É, desapegar é um dom de poucos, eu mesma não domino, rsrsrsrsrssr

Bjus 1000 gema !!

Magazine da Dê disse...

Tays ficou lindo seu trabalho, você sempre habilidosa para essas empreitadas. Obrigada pelas visitas no Magazine da Dê, muito bom rever você e saber de sua rotina e conquistas. Um beijo!!!

Unknown disse...

Tays achei que ficou bem bonito. Eu também uso meu Plano Perfeito (mostrei o meu aqui rs) https://youtu.be/dNlEILstlrQ depois passa lápra ver :)
Eu amo dourado... saudades. Bjs

vieira calado disse...

Olá, bom dia.
Depois de longo ausência, regresso aos blogs:
Hei-de aqui voltar.

Saugações poéticas!