domingo, 11 de março de 2012

Festa João e Maria (Hansel and Gretel) - Decoração, ideias e lembrancinhas

via Constance Zahn

O assunto hoje é festa! Não tem coisa mais gostosa do que programar com carinho a festa dos filhos, escolher o que vai se fazer, cores, comidinhas, tudo! Há quem ache desperdício gastar em festa, eu não acho, sempre que posso, faço, é um momento único e que não tem volta, as recordações são prá vida toda. Falando nisso tenho recebido muitos emails de perguntas sobre tendências, certo e errado, e de gente frustrada com a opinião dos outros; tenho lido muito por aí... isso se usa, isso não se usa, isso é brega, aquilo é brega, e particularmente, quem me conhece já sabe que sou curta e grossa direta nas minhas opiniões. A festa é sua, faça o que quiser e tiver vontade, e cada um que guarde prá si suas opiniões engessadas em padrões pré-estabelecidos. 

Se você quer fazer sua lembrancinha com foto, faça, se pode e quer servir caviar, sirva. A festa é sua, o dinheiro é seu e cada um sabe das suas necessidades, possibilidades e vontades. Sou contra uma única coisa: desperdício, comidas que vão pro lixo, deixar que as crianças estraguem, ou fazer coisas prá mostrar algo prá alguém, coisas que estejam além das suas possibilidades. Nunca fiz festa pros meus filhos em buffet, primeiro porque sem hipocrisia nenhuma, não é porque não gosto, mas sim porque não tinha dinheiro sobrando naqueles momentos e nos endividar por festa, é uma coisa que realmente não fazemos, passar o ano inteiro pagando parcelamento de festa que acabou em 4h, está fora de cogitação prá nós, ponto. Segundo porque eu gosto de fazer tudo, sou louca, simples assim. Não quero entrar numa festa minha, dos meus filhos, como "convidada", eu sinto prazer em fazer tudo, cuidar dos detalhes, deixar a comida por conta de pessoas que eu confio, arrumar o salão e fazer as coisas do meu jeito, não profissional, mas que fica com a minha cara e a festa tem a minha personalidade. Evito muita decoração, evito muitos descartáveis, procuro sempre alternativas sustentáveis. E eu evito gastar muito com festas, porque minha grana é curta #sofro então não posso gastar fortunas em eventos que duram uma tarde. Prefiro pegar o dinheiro e comprar um presente melhor prá eles, algo que eles queiram ou precisem, deixar prá gastar numa viagem de férias, num passeio especial de final de semana e etc... preferimos gastar conosco a gastar com os outros, simples assim.

Adoooooooooro uma festa em buffet, as decorações temáticas e coloridas, aquele ambiente de sonho, os brinquedos que tenho vontade de voltar a ser criança, me convide e eu vou... kkkkkkkk, e jamais criticaria quem gasta isso ou aquilo numa festa, quem faz lembrancinha útil ou fútil, ou seja lá o que mais. Por isso vamos fazer nossas festas dentro das nossas possibilidades e deixar nossos pequenos felizes que é o que importa. E cada macaco no seu galho, uma coisa é emitir opiniões, outra é estabelecer padrões baseado naquilo que você gosta ou acha certo, isso sim é brega...

Hoje eu vim me redimir com a minha amiga Poliana, há semanas ela me pediu uma ajuda com a festa do filho e da sobrinha, que são priminhos e ganharão uma festa juntos, o tema escolhido é João e Maria, e pesquisando... não se acha muita coisa sobre isso não. É um tema excelente principalmente quando se trata de menino e menina, casais de gêmeos...

Poli, sei que a festa está pertinho, mas se você gostar de algo, ainda dá tempo, porque são coisas simples e fofas.

via Misses Cake

Achei muito fofa essa sugestão de convite, um biscoito de casinha lindo e sem maiores dificuldades prá fazer. Como lembrancinha também fica lindo!

via Imagine

Essa é outra opção sempre fofa, seja prá convite, ou prá lembrancinha, capas para pirulito! Podem ser feitas em scrapbooking ou impressas, personalizadas como essa. Se você prefere o doce à mostra, porque numa festa João e Maria está é a temática principal, pode usar apenas um pirulito colorido, grande, em espiral, e amarrar um laço de cetim e uma tag, fica lindo também e mais econômico e sustentável.

via Mães à obra

via Bell Arte

via Lucianna Chaves

A casinha de doces é um dos pontos principais da estória e merece destaque especial, adorei a primeira, simples, sem muito apelo e os pirulitos são colados com velcro, assim as crianças podem brincar. A segunda é de madeira e biscuit, é um cofrinho, o telhado sai. Essa última é toda comestível, trabalho de profissional, fiquei encantada com esse telhadinho de wafer.


via Constance Zahn

Use estas imagens para se inspirar, centros de mesas e enfeites com doces, seja em taças, vidros ou potinhos, você poderá também reciclar latas.

via Mães à obra

O caldeirão da bruxa! Repleto de marshmallows deliciosos, uma opção divertida prá enfeitar a mesa principal ou de guloseimas.


via Mães à obra

via Constance Zahn

Lembrancinhas são sempre um dilema... saquinhos estão super em alta, tenho visto muito em várias decorações, principalmente pela praticidade, não precisa muita coisa e fica lindo, além de ser barato. Você pode fazer mais simples e rústico como o primeiro: saquinho, grampo cru, uma tag ou adesivo e só. O segundo é uma sacolinha e dentro dela tem um mix para biscoitos com a receita, o charme maior fica por conta dos cortadores de biscoitos, achei lindo demais!

 via Kodak

via Bakerella

via Linaloo

via Cake Art Perfection

Uma lembrancinha que eu acho linda e criativa são os cookies jars, dentro de um vidro a mistura necessária prá fazer cookies, biscoitos ou cupcakes, em anexo vai a receita, explicando os elementos que tem que ser acrescentados, como leite ou água, ou óleo e ovos. É uma lembrancinha que dá prá se divertir em casa com a família, fazendo a receitinha e comendo as guloseimas, e o vidro podemos guardar e reciclá-lo. Só cuidem prá colocar como prazo de validade da mistura, a validade mais curta entre os ingredientes.

via Fezinha Arte

E por que não "abrasileirar" essa ideia? A Fezinha teve essa ideia e criou uma espécie de brigadeiro mix, tudo embaladinho e junto um pote fofo, prás crianças prepararem em casa. Lindo né? Amei essa ideia.

via Mães à obra

Essas casinhas estão lindas, a parte de baixo você encontra em lojas de artigos para festas, é um quadrado de acrílico com tampa, e a parte de cima é papel de scrapbooking. Simples e lindo!

via Mães à obra

As trouxinhas do João e Maria, super fáceis de fazer, retalhos de tecido, dentro docinhos, amarra a trouxinha e coloca um galhinho prá enfeitar, na falta do galhinho, um palitinho Stiksy faz bem esse papel.


via Vanessa Biali

Sou apaixonada por feltro bem trabalhado, fiquei encantada com esses dedoches, super delicados! E ficariam lindos não só como lembrancinhas, mas prá enfeitar alguns pontos da mesa, presos em palitos.

Em relação à festa João e Maria em geral, você pode fazer uma festa linda, com criatividade, porque o ponto alto da estória é o doce, então use e abuse deles, doces, confeitos, cores, embalagens coloridas, não precisa muito mais.

* Algumas dicas...

Você pode procurar nessas lojas de produtos à R$ 1,99 e comprar livrinhos, oferecer como lembrancinha um livrinho, folhas para colorir, uma caixa de giz de cera, tudo em um saquinho, que pode ser de papel kraft, tecido, celofane ou TNT, amarrado com fita. Uma coisa que funcionou muito bem na festa do Leo, foi forrar uma mesa com kraft, imprimir vários desenhos e espalhar pela mesa latas com giz e lápis de cor, as crianças deixaram de brincar prá pintar, encheu a mesa.

Via Alfabetização Divertida

Esse blog disponibiliza essa revistinha com atividades diversas e cenários para colorir, onde os personagens são da Turma da Mônica.

via Honking Donkey

Ligar os pontos, as crianças adoram!

Você encontra mais opções na aba Imagens do Google, procure por "João e Maria" ou "Hansel and Gretel" que é o nome original dos personagens.

Aproveitem as ideias, adaptem para outros temas, com um pouco de criatividade fazemos coisas lindas sem gastos exorbitantes.

Beijos ♥

28 comentários:

Adriana Balreira disse...

Tays,
Mais que fofas as tuas dicas! Aquela abrasileirada do brigadeiro para fazer em casa é muito legal. E dá para varias festas. E sua idéia de colocar livrinhos como lembrança é maravilhosa! Fico encantada com sua criatividade! Amei! Deu até vontade de fazer uma festa infantil só para usar suas dicas!
Beijos
Adriana

Fernanda Reali disse...

Ideis lindas e possíveis pra uma festa em casa, escola, play... adorei até apra lembrancinhas de chás e encontros de amigs.

Em 9 anos de vida, só fiz festinha na escola. Não pago casa de festas de jeito nenhum, pois 4h de festa num buffet bonitinho na zona sul do Rio de Janeiro equivalem a 4 dias de viagem nos locais que costumamos ir. Não gosto de muita criança junta fazendo bagunça, por isso nao faria em casa em hipótese alguma. Admiro quem tem esta coragem...

beijooooo

Carine Gimenez disse...

Tays
Adorei o post: primeiro por causa da sua franqueza que tanto admiro, você disse exatamente o que penso sob muitos aspectos e às vezes evito dizer por "excesso de educação". Segundo por causa das ideias, a festa é linda. Gostei muito das ideias de lembrancinhas.
Beijos linda.

Patricia Daltro disse...

Adorei, amiga! Ideias lindas pra fazer uma festinha inesquecível. Já salvei aqui, porque ano que vem quero ver se faço uma festa de verdade pro meu pequeno.
Beijos

Nane Regulle disse...

Sinceramente, não sei qual gostei mais...acho que todas são lindas...e de dar água na boca!! Ai se meus filhos ainda fossem pequenos...
Bjooo

Marcia disse...

Estou envolvida neste assunto...acabei de fazer lembrancinhas para um niver de tema circo, da uma olhada no meu blog. É so ter paciencia e criatividade que o sucesso é garantido!

Cissa Branco disse...

Tays,

concordo com vc, cada um faz o que quer e como quer! Adorei a ideia do João e Maria, casualmente vim aqui logo após ter passado no blog Bebe Lufa Lufa e me deparar com uma festa para menino e menina "Princesas e Cavaleiros" que achei demais, acho que por ser apaixonada pela idade média e estar enjoada daquele negócio de que menina tem que ser rosa e menino azul, uma festa toda em preto e amarelo que ganhou minhas atenções e que com um pouco de criatividade e jogo de cintura pode ser colocada em prática. Deixo o link: http://bebelufalufa.blogspot.com/2012/03/festa-tema-princesas-e-cavaleiros.html

Grandes beijos e ótima semana

Solange Marques disse...

UAU!!Quanta ideía fofa!!
Amei!!

Marcia Kamano disse...

Qta coisa linda Tays!
Obrigada por compartilhar!
Boa semana!
beijos carinhosos

Poliana disse...

Tays, você é uma fofa!! A M E I as dicas, vc encontrou muitas coisas lindas e fáceis de fazer. Muito muito obrigada, me ajudou muito! Beijos amiga linda. :0)

A FADA DAS AGULHAS disse...

Tays, adorei as idéias, muito linda as lembrancinhas. Pensamos em tantos temas de aniversário, e não tinha pensado em João e Maria... Fica lindo realmente! Aniversário é isso que você colocou, nada de desperdício, fazer o que cabe no bolso de cada um. Se decidimos fazer festinha, tem que ter crianças juntas, brincando e sendo feliz!
Beijoss

Simone Souza

Mania D' Marie disse...

Flor quanta idéia fofa, adorei, senti sua falta
Uma semana abençoada pra ti
Cheiro!!

http://www.maniadmarie.com/

Ateliê Bibiê disse...

Tays, faço minhas suas palavras!
Amei as dicas!
Ótima semana para você e sua linda família!
Bjinhos
Fiquem com Deus
Inté

Cláudia disse...

Amei o post, porque penso como vc...sempre fiz as festinhas dos meus filhos dentro das nossas possibilidades e com a nossa cara, pq eu e minha cunhada fazíamos tudo, até as toalhas e criávamos nas brincadeiras. Houve um ano, de copa do mundo, que fizemos campeonato de totó ( aquele futebol de mesa ), com premiação e medalhas , com direito a podium.
Hoje, as festas estão muito impessoais e todas exatamente iguais, tudo branco, tudo arrumadinho demais, acho bonito, mas não adotaria pra uma festa da minha família.
As dicas estão perfeitas!
Boa semana de trabalho, beijo da eterna titia Clau.

FezinhaArtes... Arte para quem ama arte. disse...

Tays,

Primeiramente obrigada pelo carinho por citar a lembrancinha do Kit Gourmet.

Quanto a temática festa infantil...sou novata ... meu filhinho fez 2 aninhos ano passado... e eu estava totalmente perdida quando foi o 1º aninho.
Concordo com você no quesito botar a mão e deixar a festa a sua cara e foi assim que aconteceu no 2º aninho do Leo. E não me arrependo... meu "problema" é que tanto a minha família quanto a do meu marido são enormes... quase umas 120 pessoas contanto os tios e primos mais próximos... aí já viu... qq festinha...se torna uma festona...
A partir do 3º aninho farei na escola... porque ele estará acompanhado dos seus amiguinhos e tudo terá o toque da Fezinhaartes sem grandes gastos.

Obrigada pelo carinho mais uma vez e apareça sempre.

Abraços,

www.fezinhaartes.blogspot.com

Betty Gaeta disse...

Oi Tays,
Adorei as ideias para decoração, mas achei que a estória de "João e Maria" tinha caído em desgraça por ser politicamente incorreta, afinal a bruxa é canibal!!!
:)))
Beijos 1000 e uma ótima semana para vc.

www.gosto-disto.com

ALE DOSSENA disse...

Que máximo Tays!!!
Sabe que essa foi uma das histórias que marcou minha infância? Lembro que minha mãe me contava ao pé do fogão a lenha, e eu ficava imaginando aquela casa cheia de doces, bolachas e pirulitos!! Adorei relembrar!
E olha só, nunca tinha visto ela como tema de festas, adorei! Obrigada por compartilhar conosco. Uma ótima semana prá você !!
Bjs

Zuziba Artesanato disse...

Oi Thaís, sou sua fã de carteirinha e estou fazendo um sorteio no meu blog, se quiser participar ficarei super feliz, segue o link
http://zuzibaartesanato.blogspot.com/2012/03/sorteio-de-pascoa.html

Abraços Mari

familiacomarte disse...

Musa ruiva amei as dicas...vou fazer algo simples só para a família dia 31 niver de 5 anos de Luís e vou pegar algumas dicas..Que dicas tu tens para chá de casa nova? quero algo simples e bem bacana..ajuda eu aí vai..kkkkkkkkkkkkkk
beijos

Faniquito disse...

Oii,minha querida !!!

Uau, vc é original.Ih rimou, foi sem querer.hehehe

Amei o tema e que belas peças vc escolheu para ilustrar teu post.

Minha menina já tem 24 anos mas fiquei muito a fim de fazer uma festinha dessas, me empresta a tua Mariana linda ...eu faço a festinha e depois devolvo a tua menina, juro !!! hehehe

Linda semana

Beijinhos

Ana

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Menina...para que eu quero descer! Quanta inspiração junta!!!
Onde vc achou tanta coisa legal sobre o tema!!!
Adore, parabéns por trazer essas fotos e Blogs pra gente que adora inventar!
As casinhas são um show...quem tem coragem de comer!!!
Te desejo uma ótima semana...
Bjs e boas energias!
CamomilaRosa

Isabel Ramalho disse...

Oi Tays, quanta gostosura e fofura juntas num único post! Parabéns, menina!
Amei tuduuudinho!
Olha, adicionei seu blog ao meu (Blogroll)...O que é bom merece ser divulgado!
Aparece no Feliz Arte, quando vc puder, flor....
Bjos e feliz semana!
:0)

Irineia Kirach disse...

Quantas ideias lindas...Vc é demais...Bjos...

Anônimo disse...

Fiquei encantado com seu blog e não poderia deixar de seguir para ver todas as suas atualizações. Está de Parabéns. Um abraço.

cintia disse...

Oi Tays...adorei seu blog, ótimas dicas, concordo com muitas coisas que disse sobre as festas...beijos

Jana Marson disse...

Ai ruiva, quanta ideia linda!
E era esse tema mesmo que eu precisava... Depois te conto!

Beijo!

Unknown disse...

Oi Flor,

Passei para falar que seus trabalhos são maravilhosos. Você está de parabéns..

Um grande beijo..

Anônimo disse...

Esta é uma vista fantástica sobre a situação, eu não acho que eu tenho visto muito isso por essa perspectiva antes.