terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Lilac Flowers - Dica Time Criativo True Colors

Cada vez que crio um desses tutoriais procuro sempre pensar em algo que seja de certa forma novidade, que acrescente alguma coisa à quem faz scrap e outros artesanatos, é bem verdade que nesse nosso mundo virtual nada é novidade, o que mais ouço é que "nada se cria, tudo se copia" e honestamente tenho pavor de tal frase, porque eu crio sim e quando copio, cito a fonte e dou os créditos, nada mais justo. As técnicas em si não são realmente novas, mas o que gosto é de adaptar uma coisa aqui, outra ali, gosto de trabalhos com personalidade, que falam por si, aqueles que você olha e diz... esse só pode ser da Taninha, esse da Jaluza... e assim por diante. Gosto de trabalhos com identidade, com marca pessoal e é o que menos se vê nos dias de hoje. Espero que esses tutoriais e dicas que colocamos nos nossos blogs ajudem a despertar esse processo criativo em cada um, despertar interesse e fazer com que as pessoas vejam as coisas e as formas de trabalhar com elas com outros olhares, que surjam ideias e que haja ousadia prá sempre inovar, sem se preocupar muito com a opinião dos outros, não se preocupar em agradar... é assim que surgem as coisas boas. Isso tudo nem tem relação nenhuma com minhas flores, nem nenhum motivo especial pelo qual eu escrevi, só escrevi porque deu vontade e engatei o assunto. Por pura tagarelice mesmo...

O passo a passo de hoje é o primeiro da cor Lilás, não consegui fugir das flores, até pensei em fazer outra coisa, mas elas estavam fixas na minha mente... Pensei no lilás e logo pensei em flores, em vasinhos de violetas, é uma plantinha tão singela, tão simples, mas que acho tão delicada... A minha ideia foi de utilizarmos em nossos projetos materiais diferentes, faz tempo que quero customizar papéis, temas e cores. Eu amo os papéis prontinhos, mas também acho muito legal podermos optar por utilizar criações nossas em nossos projetos e foi isso que eu fiz, tonalizei diferentes papéis.


Utilizei a Textura Aqua Glitter Prata, Tinta Acrílica Orquídea, PVA Metal/Cromo Violeta, furadores para as flores e miolos, retalhos de jornal e papel vegetal, papel glitter prata que não está na foto porque decidi usar no finalzinho, cola e fita-banana.


Comecei tonalizando o jornal, apliquei a tinta acrílica hortênsia com pincel macio,  eu não queria que as letrinhas do jornal sumissem, por isso apliquei uma camada bem fininha, mantendo a transparência, deixei secar.


Fiz o mesmo com papel vegetal, o efeito no vegetal é muito legal, porque ele quando úmido fica todo ondulado, por isso tomei o cuidado de prender as pontinhas com fita adesiva, soltei depois de totalmente seco.


Depois repeti o tingimento do papel jornal com o PVA Metal/Cromo Violeta,  quando eu abri o potinho de tinta vi que o tom da tinta era bem vibrante, quase um roxo; como disse antes, eu quis preservar a transparência, e prá que ficasse com esse efeito mais sutil eu molhei o pincel na tinta, tirei todo o excesso e apliquei no jornal, em alguns lugares eu deixei mais claro e em outros eu reapliquei a camada e deixei mais escuro, depois de seco ficou com um leve brilho metalizado.


Fiz o mesmo no papel vegetal, com pouca tinta pincelei o papel de forma irregular, fazendo um efeito manchado, o tom ficou bem mais claro devido à transparência do papel, ele ficou com aquele mesmo aspecto ondulado, mantive as pontinhas fixadas com fita adesiva até secagem.


Depois dos papéis secos, cortei algumas flores nos furadores, caso você não tenha furadores, poderá riscá-los com moldes ou desenhar seus próprios modelos e depois cortá-los, as flores maiores eu cortei abrindo cada pétala e depois as dobrei ao meio, as menores ficam naturalmente onduladas, devido ao tingimento do papel.



Aqui, eu apenas sobrepus os cortes montando as flores, alternando tons e os tipos de papel. Fixei com cola, apenas no centro.


Prá encorpar um pouco mais o papel, dar forma e um pouco de brilho, eu apliquei a Textura Aqua Glitter Prata com os dedos, tomando o cuidado de não deixar uma florzinha colar na outra, quando a textura é aplicada no papel vegetal ele ondula, as pétalas ficam todas torcidinhas, uma graça. Lembrando que essa textura tem o diferencial de ficar totalmente incolor ao secar, deixando apenas um brilho sutil e um pouquinho de glitter.


Detalhe das flores já sequinhas (clique na foto prá ver ampliada), como eu alternei a posição dos papéis, elas ficaram todas com aspecto diferente umas das outras. Os tons ficaram suaves e a transparência deu um ar delicado à elas.




O próximo passo é o miolo da flor, eu optei por usar papel puro glitter, que tem um brilho maravilhoso, cortei com o furador de círculos e posicionei com fita-banana. Poderíamos também ter feito o miolo com um strass, botãozinho, bailarinas, ou  mesmo aplicando Bit Vitro ou Bit Color por exemplo, opções não faltam! Como já tenho em mente como vou usar essas flores e reforçando o post anterior "Se encantou pela cor lilás, prata na luz do amor", essa foi a minha opção...


Reforcei os vincos e dobras das pétalas, trabalhei as flores menores para deixá-las com mais movimento e aí estão as minhas Lilac Flowers.

Espero que vocês tenham gostado e aprendido coisas novas. Aguardem mais dicas ainda essa semana. Se quiserem ver as dicas das outras meninas do Time Criativo True Colors, cliquem nos links abaixo do banner.

Beijos e boa semana!!!

11 comentários:

Tatiana disse...

Tays! Eu amei estas flores!! Ficaram lindas!! Vou fazer, com certeza!!

Beijos

Silvana Franco disse...

Tays!!!

Esse PAP ficou show!!

Tudo muito bem explicado e o resultado é muito bacana!!

Bjcas

Meg Stoco disse...

Ficou lindo, eu amo flores.
Bjs frô

Dea Café disse...

adorei a dica! parabéns e obrigada! beijos!

Jaluza Scrap disse...

Adoro o que tu escreves.
Tens uma facilidade maravilhosa com as palavras.
As flores ficaram lindas.
Bjs querida

Tays Briski disse...

Oi Tati! Eu tenho acompanhado teu blog também e adoro suas coisas, tudo tão lindo e criativo. Obrigada pela visitinha. Beijocas amiga ;o)

Tays Briski disse...

Obrigada Sil!!! Hoje mesmo estava pensando em vc, quero fazer algo pro Leo com as revistas em quadrinhos e me inspirei no teu blog. Fico feliz que vc tenha gostado. Beijocas.

Tays Briski disse...

Obrigada Meg! eu acho super versáteis porque podem ser usadas em tudo, de LOs a scrap decor, cartões e muito mais, além de fáceis de fazer. Beijocas querida.

Tays Briski disse...

Jaluza querida, obrigada pelo carinho, estou com saudades também, assim que eu ajeitar as coisas aqui em casa poderíamos marcar algo, né?
Beijocas.

Tia Ném disse...

Oi Tays. Vi sua fotinha lá no meu bloguito, gostei!!! Hum... seus trabalhos são lindos! Estou com você. Eu crio, invento e quando é de outras pessoas dou crédito. Mais que justo, é muito feio alguma pessoa copiar, colocar sua marca e dizer que fez. Que falta de criatividade e eduacação. Venha visitar-me quando quiser. Bjs: Tia Ném.

Tays Rocha disse...

Tia ném querida ;o) eu tinha me atrapalhado toda por aqui, por isso demorei, mas adoro visitar e conversar ;o) Venha sempre que quiser! Beijocas.