sábado, 21 de novembro de 2009

Stencil e Textura - Dica Time Criativo Scrap Colors

Depois de um breve sumiço, por motivos vários, desses que a gente nem sabe bem como lidar, somados a muito trabalho, abandonada pela dirarista e umas pitadas a mais de emoção... cá estou eu, de volta e viva, sobrevivente... kkkkkkkkkkk. Só mesmo essa semana consegui colocar as coisas nos eixos e a vida em dia; falando em atrasos ;o( eu estou prá lá de atrasada com minhas dicas da True Colors, mas esse final de semana, me dediquei a colocar esses e alguns outros projetos em ordem. A dica de hoje é fácil, não requer muito material e eu adorei fazê-la, como das outras vezes, a minha ideia inicial é sempre de reaproveitar o que já temos e acrescentar novos materiais com criatividade, obtendo assim novas técnicas e efeitos. A técnica proposta no nosso cronograma era de trabalhar o stencil com a textura, quando comecei a pensar no que faria, a primeira coisa que lembrei foi que a Textura Aqua depois de completamente seca fica transparente, deixando evidente apenas o glitter, nesse caso, ouro. Nas outras dicas não havia usado ainda o Bit Vitro, que são microesferas transparentes, e cá com meus botões achei o casamento dessas duas transparências perfeito. Consegui dessa forma obter um efeito translúcido, ou seja, a cor do papel de fundo vai predominar e sobre ela, a textura do Bit Vitro e o brilho sutil do glitter ouro. Dessa forma, tendo esses produtos básicos: Textura Aqua, Bit Vitro, Stencil, vc pode trabalhar o motivo e cores que quiser.



Para compor as pétalas da rosa, usei um retalho de papel vermelho liso, para evitar que o stencil escorregasse, fixei apenas as laterais com pequenos pedaços de fita crepe. Com uma espátula plástica, fui colocando delicadamente a textura, alisando, deixando a camada uniforme, não é necessário uma camada muito grossa, inclusive demora mais ainda prá secar.



Sobre a camada fina de textura, aplicada de maneira uniforme, coloquei o Bit Vitro, cobrindo toda a superfície do stencil. * Conversando com a Lu, da True Colors, seria mais interessante por questão de economia do Bit e também da textura, que o Bit seja colocado depois da retirada do stencil, assim a textura que fica excedente no stencil pode ser guardada limpa de volta no potinho, e o Bit também, quando retirar o excesso é só guardar limpinho no vidro, duas cabeças pensam menlhor que uma.. heheheh. Por isso somo uma equipe ;oP *


 Em seguida, com muito cuidado, fui retirando o stencil, nessa etapa é importante uma bandejinha ou mesmo uma folha de papel ao lado, pois o excesso de Bit Vitro sai e pode ser reutilizado, evitando desperdícios.


Ao retirar o stencil está lá o desenho da rosa, bem definido, coberto com textura e Bit Vitro, é importante lavar de imediato o stencil, pois a textura depois de seca pode danificá-lo.


Fiz o mesmo procedimento nas folhas, utilizando o papel verde de fundo, apliquei a textura com espátula, deixando uma camada fina e uniforme.



Da mesma forma, sobre a textura apliquei o Bit Vitro cobrindo toda a área e em seguida, retirei com cuidado o stencil.


Aqui já é possível ver o início da secagem, as áreas esbranquiçadas ainda bem molhadas e em alguns pontos surgindo o efeito transparente, translúcido.


Aqui já tudo sequinho, o que se vê no efeito final é uma textura enrugadinha e transparente conferida pelo Bit Vitro e de forma muito delicada um suave brilho dourado do glitter ouro existente na Textura Aqua. Quando estava tudo bem seco, recortei a rosa e as folhas, deixando uma pequena margem ao redor das peças, evidenciando o efeito e dando um acabamento delicado, montei a flor apenas sobrepondo as pétalas sobre as folhas.


Aqui é possível ver um brilho dourado sutil, bem delicado e o efeito de transparência na flor. Coloquei sobre o fundo escuro prá que vocês pudessem ver melhor o efeito obtido e abaixo, sobre fundo claro.


A minha impressão pessoal sobre o material é a melhor possível, amei trabalhar com essa textura já nas outras dicas, nessa, casamento perfeito com o Bit Vitro, já separei outro stencil e quero fazer um girassol lindo que tenho aqui, variando a cor do papel de fundo com o tema do stencil e tendo em mãos apenas esses dois produtos, as possibilidades são inúmeras. Eu amei o efeito, a delicadeza e a facilidade de trabalhar com o produto, então só posso dizer prá vocês que de minha parte: APROVADÍSSIMO!!!

Já estou com a próxima dica prontinha, fotografada, aguardem que logo coloco prá vocês! Beijos muitos de bom domingo ;o) 

7 comentários:

Patrícia Gomes (Di Carlo) disse...

Muito legal isso, Tays!!!
Quero aprender tudinho... rs

Um ótimo domingo pra ti.
Xerinhos.

Paty

Jaluza Scrap disse...

Amei. Ficou lindo!!
Bjs querida

Silvana Franco disse...

Oi Tays!!! Ficou lindona essa flor!!

bjcas

Briski Camisas de Futebol disse...

Você sabe bem que não entendo muito destas coisas de artesanato, mas esse aí ficou legal, gostei deste efeito - hehehe

Tays Rocha disse...

Obrigada meninas, fico feliz que tenham gostado ;o) daqui a pouquinho mais uma dica. Beijos de boa semana.

Tays Rocha disse...

Pode até não entender muito, mas está sempre dividindo a mesa de jantar com eles ;o( até queria colocar o dedo na textura molhada... não se aguenta quieto... rsrsrsrs. Eu também gostei desse, de pertinho ficou bem legal, né?
Beijos ;oP

Anônimo disse...

onde compra o stencil o povo não conhece e ja comprar o molde vazado achei sem graça
pode me dar uma dica thelo1980@yahoo.com.br