quarta-feira, 23 de março de 2016

Porta-jóias com carimbos e envelhecimento




Cheguei! Semana passada estive viajando a trabalho pelo interior de São Paulo, foram workshops de diferentes peças em Catanduva, Araraquara e Ribeirão Preto. Apesar de ter sido bem corrido, estrada pra lá e pra cá, entra e sai de hotel (morro de preguiça...rs), correu tudo bem! Foi tudo ótimo e eu só tenho a agradecer. Turmas cheias, algumas alunas que eu já conhecia e retornaram, mas também muita gente nova... Foi muito legal, o resultado foram peças lindíssimas e muita conversa e risadas. Eu volto morta de cansada, mas muito feliz e grata sempre! Hoje vou mostrar à vocês uma peça que eu amei fazer, porta-jóias com técnicas de envelhecimento, textura e carimbo, combinação de tons fortes, muita lixa e desgaste...



Uma peça de cores intensas, uma combinação improvável que ficou excelente! Esse projeto é um porta-jóias com espaços para fotos. Na época que eu era da Toke e Crie, já fiz muito essa peça sob encomenda em scrap decor, inclusive pra vitrine da Mega Artesanal. Eu não queria colocar fotos, e à pedido do lojista fizemos essa composição com carimbos. Nas minhas aulas eu não gosto de projetos em série e engessados, sempre oriento meus alunos e os convido a expressar a sua personalidade, a criar dentro do material que possuímos, trocar os apliques de lugar, arranjar os carimbos da forma que gostarem mais, envelhecer mais ou menos a peça, de acordo com seu gosto. Nesse caso sugeri que quem não quisesse carimbos, poderia fazer scrap decor, ou criar montagens com flores, resinas... Ou ainda, colocar fotos. Em todas as aulas eu repito a mesma frase: "O projeto é meu, mas a peça é de vocês..." E acredito que assim deve ser sempre, a arte deve ser a expressão da personalidade e preferências de cada um. 


Essa técnica nada mais é do que sobreposições de Gel Envelhecedor e tinta, desgaste com lixa e acabamento com textura. Pra que a peça fique com esse efeito de furinhos, como se fosse uma parede, é necessário que o fundo seja pintado com rolinho bem carregado. Fiz os tijolinhos com stencil e textura tingida, usei Textura Light Cromo (arenosa) com Gel Envelhecedor Âmbar, a cor ficou perfeita, levemente perolizada!


As placas do porta-retrato foram pintadas de Geada, ou Mineral, cor clarinha que precisava entrar no contexto de envelhecimento também... Fiz um aquarelado bem suave esponjando Gel Envelhecedor Tabaco, também poderia ser com PVA Café. Carimbei usando PVA Café e Castanho, os apliques em MDF foram escurecidos com Gel Envelhecedor também, depois marmorizados com leves batidinhas usando pincel de cerdas duras com PVA Geada, e fixados com Cola Branca.


Na parte inferior repeti o processo da tampa, mas deixando mais aparente as cores fortes que lembram tons de oxidação. Na tampa trabalhamos as manchas com pincel, embaixo trabalhamos com espátula metálica, o que permite que o aluno aprenda e visualize diferentes tipos de efeitos, padrões diferentes de manchado. Na parte inferior fiz os arabescos com stencil e Massa de Modelagem, depois de seco reposicionei o stencil e manchei suavemente com as cores da peça, e envelhecedor. Lixei novamente pra manter o padrão do desgaste. As bordas foram tingidas com Gel Envelhecedor Âmbar, e depois com Gel Envelhecedor Tabaco.


Na parte interna acompanhei o efeito proposto, fundo com rolinho carregado na cor Geada ou Mineral, depois de seco, uma demão bem fechadinha do PVA Verde Enseada. Aguardei secagem e lixei em movimentos circulares, é uma opção rápida de pintura interna e sem muito trabalho. Nas divisórias e verso das placas do porta-retrato eu fiz uma graça... rsrsrsr. Stencil de tijolinhos com Gel Envelhecedor Âmbar, somente pra lembrar que fica muito bacana decorar a peça internamente também.

* FICHA TÉCNICA

- True Colors: Fundo com PVA Geada ou Mineral, Gel Envelhecedor Âmbar e Tabaco, PVA Azul Caribe e Verde Enseada para o manchado, PVA Café e Castanho para carimbar, Massa de Modelagem, Textura Light Cromo, Cola Branca. Finalização com Verniz Aerossol Fosco ou Pátina Cera Incolor.

- OPA Criando Arte: stencil Border Volutas 436, Tijolos III 1084

- Toke e Crie: carimbos de silicone 12235 - Viagem, 12236 – Paris, 12234 – Correspondência

- Condor Pincéis: Rolinho de espuma, Pincel 815/20 (cerdas duras), Espátula 507, Pincel Pituá 462/4


________________________________________________________________________

Como professora, me sinto na obrigação de estimular meus alunos a criar, e os resultados sempre me surpreendem positivamente! Como professora, não me permito conduzir uma aula de forma mecânica, ao longo do processo eu converso, adapto a proposta em outra peça se necessário, mostro possibilidades, dou opiniões, sugiro materiais e diferentes visões das mesmas coisas. Quando você "vende" uma aula, vai muito além de dar instruções em massa, é preciso também respeitar o gosto do aluno, seu potencial e limitações, estimular a criatividade, e mais que isso, entender que pessoas tem expectativas, que muitas vezes é preciso conduzi-los de diferentes formas, até porque estamos falando de gente, não de gado...

Tenho a honra de ter alunos fiéis há anos, que começaram comigo há 10 anos atrás quando eu era professora das franquias Duna Atelier e African Art em Curitiba, que hoje acompanham espontaneamente meu trabalho e torcem por mim, que retornam pros meus works e aulas, algumas que hoje se tornaram professoras também. Saber conviver com pessoas, fidelizar alunos, ter postura profissional, ser ético e respeitar os parceiros e concorrentes, é também uma arte! Dinheiro é bom, a gente gosta e precisa... Mas na minha vida não é o principal, não é o que me move e norteia minhas atitudes e meu caráter. Que Deus me permita sempre saber conduzir minhas aulas, com gratidão, sabedoria, alegria e amor! Que é só o que vale nessa vida! Colocar a cabeça no travesseiro todas as noites e ter a plena certeza que seu êxito não dependeu de conspirar, denegrir e trapacear ninguém, não tem preço!

Essa semana está mais curtinha, mas tentarei trazer mais um post pra vocês, caso não consiga, no início da próxima semana teremos novidades!

Que venham dias de paz e bênçãos, pra todos nós!

Beijos ♥

6 comentários:

Neli Rodrigues disse...

Cores diferentes e bem contrastantes mas que deram super certo.
Então vc esteve aqui pros lados da minha região, noroeste paulista.
Calor né?
Mas uma região bonita e mto próspera. Espero que tenha gostado e volte outras vezes.
Bjs

Anônimo disse...

Tays! Fiz esse curso com você em Riberão Preto, que espetáculo de aula, de peça, que show de criatividade! Isso foi o que mais gostei, a liberdade que temos de deixar a peça com o nosso jeito. amei a minha! Não dou, não troco, não vendo! Eu sou de Matão, lembra que estava com duas amigas? Já pedimos pra gerente da loja pra você voltar. Nunca tive uma aula em que aprendi e me diverti tanto! Beijos e Feliz Páscoa!

Simone

Renata Henckel disse...

Tays.... wowwwwwwwwwwwwwwww
Que peça linda meu Deus! E sem nada de papel!
Vc é show mesmo! Muito obrigada por dividir seu talento conosco!
Amei, amei!

Nadine Muller disse...

Bom dia ruivaaaaaaaaaaa! Muito linda e diferente essa peça! Parabéns!
Feliz Páscoa pra você e pra sua família linda!
Beijos

Sonia Oliveira disse...

ficou maravilhosa essa combinação ,ameiiii
arrasou como sempre amore ,parabéns !!!
bjus
uma ótima semana proce
sonitcha

Silvana Almeida disse...

Oii Tays que trabalho mais lindo e encantador, foi procurando sobre artesanato na internet que achei teu Blog a anos atrás, teu trabalho é admirável e incrível continue sempre essa profissional que és talentosa e pé no chão!
Um super beijo ótima semana fica com Deus!
http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br