quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

E o meu 2020 foi assim...

 

Não tinha planejado fazer esse post, mas organizando minhas pastas de fotos relembrei ótimos momentos e achei válido fazer uma retrospectiva e deixá-la registrada aqui. Por mais difícil que tenha sido, muitas coisas boas aconteceram também, temos muitos motivos para agradecer. Só o fato de estarmos vivos, com saúde, empregados e todos em paz, já é motivo de sobra. E foi assim...

Janeiro

Como em todos os anos, nossas férias são do Natal até mais ou menos metade do mês de Janeiro, passamos o Ano Novo e mais alguns dias na praia. É um tempo só nosso e de total descanso. Tempo de dormir sem preocupações, de praia, piscina, comilanças e muitos passeios. 


Janeiro

Fevereiro


Sempre retornamos com alguns dias ainda livres, gostamos também de ter uns dias em casa, de programar alguns passeios e atividades com as crianças: parques, cinema, piquenique, etc... Os últimos dias de férias são sempre dedicados a comprar o material escolar, uniformes e organizar tudo para voltar às aulas e ao trabalho.


Fevereiro


Quando decidi pintar telas não tinha a menor pretensão de vender, era pra ser um hobby, uma atividade pra estudar e relaxar, mas no final de 2019 e início de 2020 foi um período que atendi várias encomendas de telas. E tenho ainda mais duas para entregar agora no início de 2021. Um dos planos para o próximo ano é de me aprimorar e dedicar um pouco mais de tempo e estudo à essa área. A pintura em tela tem me trazido um aprendizado enorme e uma melhora muito significativa na qualidade técnica dos meus trabalhos.

Março

E no mês de março, começaram vários desafios... Uma pandemia que nos amendrontou e mudou a nossa rotina e hábitos. Foi e está sendo um enorme período de aprendizado. As crianças tiveram que se adaptar às aulas online, ter muita disciplina pra manter o ritmo e responsabilidade extra com tantos trabalhos, lições de casa, provas e atividades muito diferentes de tudo que eles estavam acostumados.

Abril

O que achamos que seria passageiro e estaria sob controle em 30 ou 60 dias mudou nosso convívio, nossos hábitos, nossa rotina, nossa forma de nos relacionarmos até mesmo em família. O aniversário do meu pai foi 16/04 com parabéns e bolo no hall do apartamento, o do Leo foi 17/04 com um bolo improvisado, brigadeiros e somente nós. As crianças tiveram que entender essa nova realidade, reduzir expectativas, aprender a compreender, respeitar esse novo momento, ter empatia, cuidado com eles próprios e também com os outros. Juntos aprendemos, crescemos e estamos superando dia a dia cada novo obstáculo que essa situação nos impõe. 

Maio

Maio

Aqui em casa seguimos rigorosamente o distanciamento social e principalmente as crianças não saíram pra quase nada nesse período, somente para o essencial mesmo. Cozinhamos como se não houvesse amanhã! Fizemos bolos, tortas, pães, cupcakes, cookies, biscoitos, sanduíches, tortas salgadas, esfirras, foccacias, pizzas e muito brigadeiro! Para passar o tempo, além dos eletrônicos e dos momentos Masterchef teve também muita leitura, jogos de tabuleiro, artesanato e a nova paixão do Leo: quebra-cabeças! Montamos pelo menos uns 7, todos já estão emoldurados e irão para  a parede em breve.


Junho

Nesse período eu decidi também organizar minuciosamente o atelier, cada fita, cada botão, cada pote de tinta... Foram muitos dias de trabalho mas valeu à pena! Está tudo limpíssimo, organizado e no lugar, sei exatamente o que eu tenho e onde está, e isso facilitou muito meu trabalho, tenho ganhado tempo e agilidade.


Junho

Com a chegada do inverno e das férias de julho a palavra que nos definia era aconchego e preguiça. Continuamos em casa e aproveitamos para descansar, brincar com os gatinhos, fazer comidas gostosas, acordar tarde e maranotar séries e filmes. Pra que as crianças pudessem sair um pouco, porque já estavam em casa há quase 4 meses, foram passar alguns dias na praia com a minha sogra.

Julho

Julho

Julho é o meu mês, e teve festinha surpresa com direito a bolo Kit Kat e docinhos, tudo organizado com amor pelo meu marido, mais uma vez estivemos somente nós e a minha irmã. Aproveitei as férias das crianças e tirei um tempinho pra cuidar das plantas, do jardim e de algumas coisas em casa que precisavam de atenção.

Agosto

Mais um mês se passou, a pandemia avançou, o frio também... Aniversário do Deivid e dia dos pais foi comemorado somente entre nós e com churrasquinho em casa. Estava tão bom que até esquecemos de registrar, ficou a foto somente do bolo. Seguimos em casa e decidi aceitar alguns convites e começar a fazer lives, uma forma de suprir a ausência das aulas presenciais. Fiz lives para marcas, lives particulares para as minhas redes sociais, fiz parcerias de marketing com várias lojas e as encomendas explodiram de uma forma que precisei fechar a minha agenda por mais de uma vez (e continua fechada).

Setembro

Depois de tantos meses de distanciamento, decidimos com todos os cuidados levar as crianças pra passar uns dias com meus pais, que estavam isolados na praia. Na volta passamos em Morretes pra almoçar, lugar que amamos e revigora nossa alma. Ensinei o Leo a fazer pães e ele acertou direitinho! Nosso pezinho de amora de 1,5m nos deu mais de 3 kg de frutas e eu fiz vários vidros de geleia caseira e deliciosa. Seguimos aprendendo, testando, inventando...

Setembro

Setembro é o mês da Mariana e assim como foi com todos nós, fizemos somente um bolinho, brigadeiros e salgadinhos, que foi exatamente o que ela pediu. Ela amou comemorar, passamos somente nós e os meus irmãos que são também padrinhos dela. Minha moça agora tem 10 anos! 

Outubro

No mês de outubro senti que todos estávamos cansados e desgastados de tanto tempo de isolamento. Conversei com o Deivid e escolhemos o dia das crianças para um passeio rápido e distanciado de todos no Largo da Ordem, depois tomamos um sorvete na nossa sorveteria favorita que é uma das mais antigas de Curitiba. Seguimos cansados, na esperança de dias melhores e querendo a nossa rotina de volta...

Novembro
Novembro

Meu trabalho seguiu a todo vapor, muitas lives, novos projetos, vendas de mais de 50% do meu estoque a pronta entrega, encomendas com fila de espera, parcerias pagas e alta de mais de 60% em todas as redes sociais. Isso me trouxe mil ideias, um novo ânimo e a vontade de compartilhar ainda mais, de valorizar as minhas parcerias que também valorizam e confiam no meu trabalho.


Dezembro

Dezembro me pregou uma peça e um grande susto, tive uma crise de dor aguda, perda dos sentidos e cheguei em choque no hospital, lá descobri que precisava de uma cirurgia de retirada da vesícula biliar que estava repleta de cálculos. O médico que me atendeu disse pra comemorarmos muito esse final do ano, poderia não ter chegado viva ao hospital, e só cheguei porque moro há 5 minutos dele. Devido à pandemia, o hospital que eu estava não tinha leitos e precisei voltar pra casa e aguardar, depois de uma semana com novas crises, muita dor e medo de beber até água... Encontrei um anjo, um médico maravilhoso que prontamente me atendeu, conseguiu uma vaga em um hospital ótimo que não era referência de atendimento para pacientes com COVID, um hospital com baixíssima possibilidade de contaminação, mais parecia um hotel e fui muito bem amparada e atendida. A cirurgia foi um sucesso e a recuperação tem sido ótima, todos os cuidados com a casa, alimentação e etc... ficaram por conta do marido que se saiu muito bem. As flores são pra nos lembrar que somos frágeis, únicos e que renascemos a cada instante.


Dezembro

Assim que o médico me liberou viemos para a praia, depois de quase 20 anos recebendo a família e passando a noite de Natal na minha casa, decidi me permitir descansar e me recuperar de tudo que passei. Passamos o Natal junto com meus pais, irmã e avó, foi uma noite feliz de muita paz e gratidão. Primeiro Natal que a Mariana não acredita mais em Papai Noel e confesso que estranhei um pouco, senti aquela sensação doloridinha dos filhos crescendo, de não termos mais criança pequena em casa. Mas ao mesmo tempo, sabendo que isso é o natural da vida, que tudo está no seu lugar e seguindo seu curso como deve ser. Senti uma paz que não sei explicar, acredito que em grande parte pelo fato de estarmos bem, unidos, felizes e saudáveis. Temos somente motivos para agradecer.

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Uma das nossas maiores alegrias de 2020 foi essa conquista do Leo, recebi um telefonema da escola nos avisando que ele tinha ficado em terceiro lugar na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e precisava comparecer na escola para receber o diploma e a premiação. Devido à pandemia, a premiação que deveria ter sido no início do ano foi adiada várias vezes. Fiquei orgulhosa, feliz e surpresa porque eu nem sabia que ele tinha se inscrito no ano anterior. Foi algo que partiu dele, totalmente espontâneo! Sempre soube da paixão dele pela Astronomia, pela Nasa, pelo espaço e planetas mas não julgava que fosse tanto. E pra encerrar esse ano com chave de ouro, saiu o resultado da Olimpíada 2020, e o Leo foi nada mais nada menos que... Medalha de ouro, primeiro lugar do Brasil, acertou mais que 90% das questões de nível avançado. Tô super orgulhosa do meu moço! ♥


E quem esteve grudadinho conosco todo esse tempo? Nossos três amores, nossos peludinhos! Luke, Fluffy e Luna foram os nossos maiores e melhores companheiros, nos ajudaram a passar o tempo, nos alegrando com seu carinho, suas traquinagens, malcriações e gracinhas. Estamos aqui na praia em férias e já morrendo de saudades deles!


E o que mais tenho feito nesses dias de férias? Além de comer, dormir e descansar... Tenho feito crochê, organizado minha agenda e bullet journal, colorido livros, jogado UNO com as crianças e brincado com a Mariana. Trouxe alguns livros pra ler, tenho estudado um pouco sobre pintura em tela, aquarela e design, organizado uns arquivos e fotos do computador, e assim os dias vão passando.

Me fez muito bem rever todos esses bons momentos de 2020, o ano também teve tristezas, perdas, dificuldades e mil incertezas, mas eu prefiro me concentrar no que é bom, naquilo que conseguimos superar, que nos fez melhores. Tenho sempre meu olhar voltado ao que me fez feliz, o restante é aprendizado e a vida seguindo seu curso.

Aproveito pra desejar um Feliz Ano Novo a todos, que em 2021 possamos ter mais certezas, mais alegrias, saúde, muita paz, amor dos nossos e muita prosperidade. Que Deus permita que os nossos sonhos e desejos possam ser realizados, que tudo isso que estamos vivendo passe logo, que venha uma nova fase! Desejo bênçãos, proteção e muita alegria pra todos nós e nossas famílias!

Em 2021, seguimos juntos!

Beijos com muito carinho e gratidão! ♥ 

5 comentários:

Filomena Galvão disse...

Vê Tays, apesar deste ano ter-lhe reservado alguns revezes além da pandemia, trouxe-lhe essa grande alegria do Leo, as parcerias, as vendas, os trabalhos correram bem, a saúde está a recompôr-se, pessoas que num momento difícil (saúde) aí estavam, a família ficou muito mais "una" arranjou-se mais tempo para ter tempo!
Por isso Tays, como bem disse, tal como a fragilidade das flores, assim somos nós, humanos, esquecemo-nos que Ele lá em cima tu vê!

Bom ano e que o 2021venha cheio de Luz e esperança para si e toda a sua família!
Bj enorme para você,se cuida tá 😘❤️😘🍾🥂
Filomena

chica disse...

Que coisa boa,Taís! Mesmo nesse atípico e conturbado ano, tantos momentos lindos vividos e parab´nes pela conquista do Léo! Valeu! Sejam muito felizes em 2021 e SEMPRER! bjs, chica

Dani Serendi disse...

Só agora consegui parar pra ler com calma e admirar essas fotos que são pura poesia! Você é um poema pra nós, passa tudo com tanta calma e leveza, poderia ouvir sua voz narrando tudo. Fico feliz que estejam bem, que vc esteja se recuperando, quase que eu morro de susto quando soube da gravidade de tudo. Eta mulher forte! Não é qualquer ventinho que te derruba!
Que Deus nosso pai continue te abençoando e protegendo, vc e sua família!
Vamos juntas sim!
Bjs com muito carinho! ♥

Maria Teresa Valente disse...

Parabéns, Tays!
Você fez de 2020 uma grande obra de arte, cada mês retratado com muito carinho e amor por seu trabalho, sua família e suas artes lindíssimas!
Gratidão pela partilha, feliz e abençoado 2021, abraços carinhosos
Maria Teresa

Lia e Vi disse...

Gema, que ano !
Eu confesso que não lidei tão bem, e produzi apenas o trabalho mesmo.
Ainda estou com o freio de mão um pouco puxado.

Nem rede social não consegui acompanhar, mas bora lá né, enfrentamos um ano e sobrevivemos, e você ainda mais, (trate de se cuidar , hummmm. senão quando vier pra cá não vou te ver... mentira, vou sim, rsrsrsrs)

Você é muito guerreira , e muito batalhadora !! Parabéns por todas as conquistas e que 2021 seja um ano bom para todos nós !!!


Bjus 1000 minha querida