domingo, 31 de agosto de 2014

Amor pelo scrapbooking - Blog Hop com amigas especiais


Confesso que apesar de gostar muito, ando absolutamente sem tempo de participar de blogagens coletivas e projetos que dependam de prazos específicos a serem cumpridos, na verdade, mal tenho conseguido manter um ritmo constante e contínuo de postagens no blog. Mas não tinha como não aceitar o convite especial que recebi da minha querida amiga Pat, do blog Pat Faz Arte; estou muito feliz em ter sido lembrada com tanto carinho e ter sido chamada pra participar de uma brincadeira tão bacana, que tem por objetivo falarmos um pouco do amor que temos pelo nosso trabalho. Responder as perguntas do Blog Hop me fez lembrar com carinho de boa parte da minha trajetória e me fez também perceber quanta coisa boa eu já conquistei e aprendi, momentos de gratidão ♥




Trabalho lindo e delicado da Pat ♥

A Pat é uma amiga muito querida e especial pra mim, nos conhecemos há muitos anos, desde os tempos de Orkut, eu nem sei ao certo precisar esse tempo, só sei que sempre estivemos próximas nesse mundo virtual, e acabamos por nos aproximar ainda mais nesse tempo que morei no norte. A Pat mora em Maringá e faz um trabalho lindo em scrapbooking, cadernos e agendas, trabalho de bom gosto e super delicado!

Esse Blog Hop consiste em falarmos do nosso trabalho respondendo algumas perguntas. Vamos?









1 - No que você está trabalhando agora?

Minha atividade principal é a representação comercial da True Colors Tintas e Texturas, onde sou também professora e auxiliar pra vários outros tipos de assuntos. Ainda não tinha trabalhado na área comercial, mas estou gostando muito desse segmento. Além disso eu represento também a Pincéis Cássia, dou workshops e aulas particulares, atuo na área de consultoria de festas, desenvolvimento e divulgação de projetos. Sou colaboradora de alguns blogs, colunista da Vila do Artesão e eventualmente participo de video-aulas e passo-a-passo em revistas da área de artesanato. Paralelamente à isso eu mantenho o Atelier Mundo Country que esse ano completa 10 anos de muito trabalho.






2 - Quando e como começou no scrapbooking?

Já escrevi nesse post sobre o meu amor pelas cores, miudezas, papéis e etc... Desde muito pequena, em torno de 8 anos, eu já estava envolvida com artesanato, bordava ponto cruz com a minha avó, já gostava de decorar meus próprios cadernos. Mais tarde já quase na adolescência, eu fazia os diários com canetas coloridas, trechos de poemas, escritas minhas e também retalhos de revistas, papéis de bombons, tickets e o que mais eu julgasse importante. Nessa mesma época eu fazia aulas de arte livre, que incluía desenho, arte, pontilismo e doodles no Colégio Positivo, que era onde eu estudava.

Comecei a me interessar por scrapbooking quando ainda morava em Guarapuava, em meados de 2003, comprei muitos papéis, adesivos, bailarinas, botões, fitas e comecei a pesquisar e inventar. Lembro bem que nessa época não existia material nacional, tudo era importado e caríssimo. Aos poucos fui fazendo meu estoque de materiais e investindo. Percebi que comercialmente o scrapbooking tradicional, páginas e layouts, não tinham mercado, então comecei a fazer cadernos personalizados, agendas e cadernos de receita. Comecei a adaptar ao meu trabalho, substituindo os papéis de decoupage pelos papéis de scrap, isso quando ainda nem se ouvia falar em scrap decor, e fazia também lembrancinhas em papel.
 




3 - O que você gosta de fazer e como é o seu processo criativo?

Eu não tenho uma forma específica, e tudo depende de cada caso. Algumas vezes eu olho uma peça crua e todo o processo criativo começa por aí, outras vezes eu tenho a ideia e defino as cores e a peça porque quero usar um determinado papel. Trabalho muito com reciclagem e customizações, então eu não descarto nada sem ao menos tentar reaproveitar. No caso das encomendas eu converso com os clientes e procuro ouvir e atender aquilo que eles querem, todo o processo criativo nesse caso, é feito em etapas e sempre conversando com o cliente, diálogo e entendimento é fundamental.






4 - O que faz para ficar inspirada?

Eu gosto muito de pesquisar, olhar os trabalhos e criações de outros artistas e amigas, buscar novas técnicas. Compro livros técnicos porque acho que estudar é fundamental em qualquer profissão, livros de técnicas, teoria da cor, e até mesmo alguns psicológicos, de sustentabilidade e marketing. Tenho um caderno onde anoto trechos de músicas e poemas, onde faço rascunhos, coloco frases dos livros que leio, recortes que gosto. Nesse caderno eu anoto acontecimentos importantes, coloco algumas fotos e lembretes. Eu me inspiro principalmente através de outras artes, adapto projetos de desenho, patchwork e costura ao scrapbooking e pinturas. Algumas músicas me fazem lembrar bons momentos e pessoas importantes, filmes e poemas também, tudo é um conjunto. Me inspiro nos momentos diários com minha família, com meus filhos e amigos. Sou apaixonada por fotos e estou com um acervo considerável, fotografar me inspira, me anima, me alegra e revigora.





5 - Onde você trabalha em seus projetos?

Tenho meu atelier em casa, dois espaços separados, uma sala para pintura, decoupage e outras artes; e outra somente para o scrapbooking e artes em papel. Hoje o atelier está completamente funcional, mas ainda quero deixá-lo mais aconchegante e cheio de fofuras. Uma das minhas metas esse ano foi dar um pouco mais de prioridade a projetos pessoais.


E para que essa brincadeira continue, indico duas amigas por quem tenho um carinho imenso, duas queridas que acompanho há anos:


Patrícia Molina, do blog Nada Fubanga  



Marley Moreira Couto, do blog Asas à Imaginação

Obrigada Pat! Eu adorei participar! Agradeço o carinho de sempre, a amizade, boas conversas e muitas risadas :D

Beijos e boa semana pra todos nós! ♥

8 comentários:

Cantinho da Zazá disse...

Oi Tays!
Sou sua fã e não é hoje... quando entrei pro "Mundo Blog" logo encontrei você e você, sempre carinhosa, consta como uma das minhas primeiras seguidoras!!! que orgulho!
Bom te conhecer um pouco mais e poder, mais uma vez, expressar a minha admiração pelos seus trabalhos.
Parabéns e SUCESSO hoje e SEMPRE!!
Bjs
Zazá

Pat Faz Arte disse...

Oi amiga!!!
Seu post foi nota dez!!! Amei!!!!
Não é preciso me agradecer pela indicação, pois amo seus trabalhos e eles são muitas vezes inspirações para mim!!!
Desejo que o sucesso sempre esteja presente na sua trajetória!!!
Beijo enorme!!!

Paty Molina Scrapbook disse...

Ta querida muito bom estar aqui novamente neste espaço que eu adoro! E também conhecer mais pessoas com um trabalho lindo!
Que os blogs nunca morram!
bjkas
Paty

Ana Kroetz disse...

Sou sua fã há muito tempo e aqui comprovo o quanto é linda a sua história! Amei o post e desejo sempre tudo de bom para você!
Beijinhos, Ana

Irineia Kirach disse...

Oi Tais Como é bom saber um pouco mais de vc. Como sempre vc arrasa em seus textos nas suas respostas. Adorei o seu post. Um abraço saudades.

Camila Terra disse...

Oi Tays, adorei o seu blog!!
Você dá curso de cartonagem em Londrina?

Color In the Box disse...

... como sempre uma delicia ler o que vc escreve !!
Sucesso !!! Bjs

Indy disse...

Só comprovou que faz tudo com muito amor, e ama realmente o que faz!
Beijokasss