segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Passo-a-passo de stencil, landscape e fundo branco - Time Criativo True Colors

Estou mais que atrasada e em débito com as postagens do Time Criativo da True Colors, que deveriam ser sempre aos sábados... mas as coisas estão corridas e fora do lugar. Independente disso, eu tenho usado os produtos e feito muitas coisas lindas! E enquanto eu pensava no que trazer prá cá, porque gosto sempre de colocar novidades e até mesmo uso alternativo dos produtos, lembrei de algo que muita gente me pede, tem dúvida e já recebi vários e vários emails por conta disso: STENCIL. Muita gente fala que não sabe fazer e a principal queixa é que vaza, borra, que a tinta escorre por baixo. Então hoje nós vamos de básico, vamos aprender a fazer stencil com perfeição e sem stress, e todos que reclamam, que tem dúvidas, verão que não tem maiores dificuldades, além apenas de paciência e cuidado. Prá mostrar a técnica prá vocês, eu fiz essa moldura que é a base de um cenário lindo que montei usando os Gabaritos de Marcação de bichinhos e alguns furadores.


Prá iniciar o trabalho, pintei uma moldura com PVA Branco, até que ficasse bem fechado e com cobertura perfeita, essa é outra dificuldade da maioria, e o segredo é tinta de boa qualidade e paciência para 4 ou 5 demãos, apenas isso... rs. Eu costumo dar duas demãos com pincel de cerdas macias, uso a Linha Vermelha 484 da Condor porque marca muito pouco, depois eu lixo muito bem a peça, usando lixa P320, que dá um acabamento bom, suavidade ao toque e não arranha a peça. Em seguida eu dou as duas demãos seguintes com pincel e em seguida aliso a peça com rolinho de espuma, o que deixa um acabamento impecável e sem marcas, se necessário eu dou mais uma demão prá finalizar, nessa peça eu dei 4 demãos e o resultado ficou excelente. Para fazer o cenário eu queria dividir em céu e terra, técnica que chamamos de Landscape, optei por um azul e um verde suave, já que queria "grama" na parte inferior. Usei o Spray Colors Hortênsia Mate para fazer o céu, e para fazer aquele "nublado" à direita, apenas dei batidinhas com a esponja úmida; na parte inferior usei Spray Colors Pistache para compor a grama e deixei que as cores se mesclassem suavemente. Como o jato do spray se espalha eu fiz isso antes de finalizar a pintura da borda da moldura, então, só depois eu passei as demãos de branco que faltavam, ficando assim um acabamento perfeito e sem respingos.


E sabem aquela hora que você quer muito fazer um negócio e... você não tem a cor? Então... acontece com as melhores crafters... rsrsrsr. Eu queria um tom de tijolo, telha, mas eu não tinha, o que mais se aproximava era o PVA Ferrugem, mas que eu achei muito puxado pro laranja, fora isso eu tinha vermelhos e marrons. Então nada que uma boa mistura não resolva né? Coloquei no pratinho uma quantidade de PVA Ferrugem e acrescentei um pouquinho de Tinta Acrílica Special Colors Laca Vermelho, e a mistura ficou perfeita, exatamente a cor que eu queria inicialmente. E artesanato é isso também, inventar, inovar, misturar, brincar com as cores! Misturei bem até que ficasse homogêneo, tudo num único tom, as duas tintas bem incorporadas uma à outra. E problema nenhum misturar Tinta Acrílica com PVA, já que as duas são à base d'água.


Detalhes importantes para um bom stencil... posicionamento do molde vazado, retinho e bem fixado, você pode até fixar com fita crepe, mas ainda assim ele fica com aberturas por onde a tinta pode vazar, então nesse caso, eu recomendo o Stencil Fix, principalmente prá quem não tem prática. Esse produto é um novo produto da True Colors que cola temporariamente o molde na superfície a ser aplicada, sem estragar o molde e sem comprometer a pintura da peça, ele fixa o stencil por inteiro e não deixa nenhuma frestinha por onde a tinta possa escorrer, é muito útil e funcional. Outro detalhe é a escolha do pincel, eu uso os pincéis da Condor, da Linha Natural 462, que é um pincel específico para stencil e luz seca, uma espécie de brocha de cerdas arredondadas e duras. É necessário que seja um pincel assim porque se for um pincel macio, ao bater ele borra a tinta, e as cerdas se dobram. Algumas pessoas usam um produto espessante para engrossar a tinta, confesso que já testei, mas não senti grande diferença, achei desnecessário e dessa forma que eu vou ensinar abaixo, realmente não precisa, até porque as tintas da True Colors já tem uma consistência excelente.


Eu diria que de tudo que eu vou explicar aqui, esse ponto é o principal, a informação primordial para um stencil bem feito e bem acabado e aqui está a resposta prás dúvidas da maioria de vocês que me escreveram perguntando sobre como evitar os borrados e o extravazamento. Na parte de cima da foto, está a tinta pura, nela vocês vão molhar e carregar o pincel, em seguida vão esfregar esse pincel como está do lado direito, retirando todo o escesso, deixando o pincel apenas sujo. E na hora de fazer o stencil, o ponto ideal é como está mostrado à esquerda, aquele leve esfumaçado, o ponto correto é esse mesmo, apenas um sujinho, quase sem nada de tinta, o efeito deve ser praticamente seco. Sei que muitos já vão questionar que fica claro e transparente, e se quiserem um efeito bem fechado como faz? O segredo do stencil é justamente esse, saturação. Quanto mais fechado você quiser seu stencil, mais camadas você vai sobrepor, até chegar no tom desejado.


Stencil devidamente posicionado com Stencil Fix, pincel com pouca tinta, já esfumaçada como expliquei acima e vamos começar a fazer. Bater sempre com o pincel na vertical, levemente inclinado, sempre dar as primeiras batidas no centro dos desenhos porque o pincel está com mais tinta, depois é só bater nas bordas com cuidado, vá alternando as batidas, para não formar linhas e faixas inteiras mostrando o movimento repetido das batidas.


Retirei o stencil prá vocês poderem ver a evolução do resultado, eu cobri mais do lado esquerdo, dá prá ver que está mais forte né? E deixei mais claro do lado direito, prá vocês entenderem a diferença de preenchimento da tinta. Agora é só continuar batendo e reposicionando o stencil à medida que for necessário.


Aqui fui batendo no centro dos tijolinhos prá diminuir a carga de tinta do pincel, em seguida com o pincel praticamente seco, só sujinho... eu voltei batendo as bordinhas e delimitando os tijolinhos, sem o risco de borrar.


Por ser um "muro" de tijolos eu fiz o stencil alternando a cobertura, em alguns lugares eu deixei mais claro e em outros eu deixei mais escuro, também porque não gosto de tudo iguazinho, engessadinho... acho que perfeição demais nesses casos tira a vida e o realismo da peça. Aqui está a moldura pronta prá fazer meu cenário, que na verdade já está pronto e em breve eu posto prá vocês. Prá finalizar, passei duas camadas de Verniz Acrílico, alisando sempre com o rolinho de espuma tirando todas as marcas e dando um acabamento perfeito.

O molde que eu usei aqui é o  Stencil 14,8 x 21 Tijolos (8582), um stencil que eu adoro e já usei várias vezes, inclusive nesse pap de customização de ecobag. É super versátil e multiuso, é um daqueles que realmente vale adquirir.

Posso ter esquecido de colocar algo ou explicar alguma dúvida de vocês, se tiverem alguma dúvida ou quiserem perguntar algo, entrem em Contato que terei prazer em ajudar. Espero que vocês tenham gostado, que seja útil e que eu tenha conseguido passar à vocês de forma clara.

Beijos e boa semana ♥

8 comentários:

Virgínia Vilela disse...

adorei todas as dicas!!!!!!!!!

Nana disse...

Nossa que maravilha q ficou,parabens!!! Bjosss

Lu Oliveira disse...

Adorei as dicas, Tati! Já usei esse stencil com massa de modelagem e não ficou grande coisa... foi testar com essas suas dicas...

bjks

Paty disse...

Que lindo adorei! Era o que estava precisando para fazer um telhado de um puxa-sacos, obrigada por compartilhar... Beijos Paty!

ARTES ANDRÉA PRADO disse...

Oii Tays!!
Adorei suas dicas!!!
Seus trabalhos estão lindos!! As dicas incríveis!! Parabéns!!
bjsss, ótima semana pra ti

Paty Molina disse...

Ai Ta, vc não se cansa de arrasar né? Acredita que eu tenho esse stencil?Vou tentar fazer esse projeto lindo!
bjkas da Paty

Indy disse...

Oie!!!
Como sempre arrasando nas dicas.
Saudades..............................................................
Beijokas no ♥

Gabi Alberti disse...

Aiii minha nossaaaaaaaaaa!! Eu ameiiiiiiiiii esse estencil!! kkkkkkkk Quero um pra mim!! Bjooooos