segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Carpe Diem - Dica Time Criativo True Colors

Depois de conhecermos a linha de produtos ScrapColors e de nos familiriazarmos com eles, encerramos esse ciclo com o projeto Carpe Diem, enfatizando as nuances de amarelo e laranja nas técnicas e dicas propostas anteriormente. Esse tema Carpe Diem talvez seja um dos conselhos mais importantes que se possa dar a quem se ama e a si mesmo e ser colocado em prática...  

Um pouco de cultura e conhecimento: Prá vocês que não conhecem, o  termo tem origem em um poema do filósofo Horácio; normalmente as pessoas conhecem apenas o trecho mais famoso do poema: "Carpe diem quam minimum credula postero". Em tradução literal, significa: Colha o dia, confie o mínimo no amanhã. Os adeptos da “filosofia” de vida Carpe Diem, afirmam que o importante é viver o hoje e não preocupar-se com o amanhã, aproveite o dia de hoje e pense o mínimo possível no dia de amanhã, devemos aproveitar cada momento do dia, sem nos afligirmos por desejos e ambições desmedidos que podem não se realizar, ou se realizados, podem nos trazer uma infelicidade maior, o que importa é ser feliz agora; é um pensamento bastante imediatista, mas também verdadeiro. Os sectários reforçam a filosofia: seja feliz hoje, aproveite sua vida agora, não espere que as coisas aconteçam e que a felicidade apareça no futuro, faça acontecer, faça você sua felicidade, hoje, tente aproveitar o que a vida tem de melhor agora, pois talvez futuramente você possa perceber que passou a vida toda se poupando, sendo cauteloso, indeciso e com medo de correr atrás dos seus sonhos, verá que jogou boa parte dela fora, preocupado em tentar ser feliz e resolver problemas. O poema inteiro traduzido pode ser conferido abaixo:
"Colha o dia, confie o mínimo no amanhã
Não perguntes, saber é proibido, o fim que os deuses darão a mim ou a você, Leuconoe, com os adivinhos da Babilônia não brinque. É melhor apenas lidar com o que se cruza no seu caminho Se muitos invernos Júpiter te dará ou se este é o último, que agora bate nas rochas da praia com as ondas do mar Tirreno: seja sábio, beba o seu vinho e para o curto prazo reescale as suas esperanças. Mesmo enquanto falamos, o tempo ciumento está fugindo de nós. Colha o dia, confie o mínimo no amanhã".


Honestamente esse ciclo foi um desafio prá mim, nunca senti muita atração pelo amarelo, gosto dele na decoração, minha sala é toda em tons quentes de amarelo a ocre, mas raramente uso em coisas pessoais como roupas (tenho uma única blusa... rs) ou acessórios ou mesmo nas minhas composições de peças. Por isso gosto tanto de desafios, encerrei esse ciclo vendo o amarelo com outros olhares, no início senti uma dificuldade imensa, mas agora estou familiarizada com ele ;o) até com algumas ideias pipocando.

Sobre o Layout: Nesse layout eu usei as peças que mostrei nas dicas anteriores, usei o fundo marrom onde tinha sugerido o efeito máscara, usei inclusive as flores que tinha recortado para obter o efeito. Gostei dessa quebra que o azul deu, talvez por isso intuitivamente escolhi essas fotos, amarelo me lembra sol, calor, verão e nessas horas só posso mesmo lembrar de água, azul.... eu sem água nada sou, de poça d'água, de chuveiro a mar aberto está valendo, amooooooooooo ;o) Essas fotos tinham bastante azul da água que combinou bem com as flores, ressaltei o azul nos detalhes da costura, usei gabaritos de costura, régua simples e arabescos. Na primeira foto, Parque Aquático Águas Claras, aqui mesmo no litoral do PR, verão de 1998 (ontem); a segunda foto na travessia de balsa da Baía de Guaratuba, onde meus pais tem casa de veraneio, verão de 2005; na última, casa da Nari e do Du (morrendo de :o( saudades) no Alagado, pertinho de Guarapuava City, acharam que eu ia deixar o PicoLéo de fora? Nainai, não tava gorda não, Leo tá ali ó... 7 meses, guardadinho no forninho... heheheheh, saudades do meu barrigão ;oP isso foi no verão de 2006. Essas fotos me trazem à tona doces lembranças, de momentos especiais e muito felizes que tive, coincidência ou não, todos em ambiente aquático, acho que sou uma sereia disfarçada, a própria Ariel ruiva e tudo...


Lembram da florzinha Lollipop? Eu a usei nesse cantinho, embaixo dela coloquei uma flor grande, que fiz com papel liso marrom carimbado com tinta PVA Metal Cromo com plástico bolha, também explicada em pap anterior, no detalhe a costura, no fundo marrom o efeito máscara, botões costuradinhos com fio de bordar.


Queria o título em destaque, tinha essa cartela de alfabeto em chipboard, mas nos tons dela predominava muito verde-claro e branco, que fugiam um pouco do que eu queria. Pintei cada letra com uma camada fina do PVA Metal Cromo apenas tonalizando, deixando um tom amarelado, levemente metálico. Detalhe da costura do arabesco, tudo à mão, sou bordadeira de mão cheia, qualquer dia mostro prá vocês meu amor pelas agulhas e linhas ;o)


Essa foto mostra claramente a diferença de tom do chipboard original e do tonalizado, fica aí mais essa dica, chipboards são super versáteis, eu customizo muito, troco  a cor, colo papel, tecido, faço emboss, de acordo com a necessidade eu os deixo do jeito que quero. Já existem os chipboards crus também, a preços bem acessíveis, mas usei o que eu tinha em casa.



Depois de seco, apliquei Textura Aqua Ouro e coloquei o Bit Vitro, da mesma forma que fiz no pap da rosa vermelha. Gostei desse efeito de transparência e adoro a textura rugosa e macia desses Bits, muito fofos, efeito lindo e suave. 


Nesse cantinho fiz uma flor com furadores, distressei as bordas com tesoura e prá fazer o miolo Textura Aqua com Bit Colors Laranja.



Abaixo da foto colei um arabesco em chipboard, escrevi "Carpe Diem - Seize the moment" com marcador permanente preto e coloquei gotinhas de strass. No detalhe a letra em chipboard, texturizada com Bit Vitro.

Desafio aceito, projeto finalizado e espero que aprovado e gostado ;o)
Adorei a versatilidade dos produtos, facilidade de uso e os efeitos lindos!

A mensagem que deixo à vocês com todo carinho é apenas: Carpe Diem!

Obrigada pelas visitas, recadinhos e carinhos 1000, vocês é que fazem com que eu tenha disposição de criar, procurar coisas novas e continuar vindo aqui mostrar à vocês, fazem com que cada dia eu ame ainda mais o que eu faço, porque percebo sempre o retorno e prá mim é isso que faz tudo valer à pena. A cada dia que olho os meus seguidores e percebo que há rostinhos novos, fico feliz demais!

Beijocas de boa semana!!!

6 comentários:

deivid disse...

Realmente fica muito lindo, ainda mais quando a foto ajuda,com a "boniteza" dos modelos

Carpe Diem - principalemnte quando tiverem filhos, aproveitar cada momento, aí o Leo ainda estava na barriga, muito gostoso conversar com ele todas as noites
Depois quando bebezinho ficamos curtindo os olhares, o gestos, as tentativas das primeiras palavras
Agora com 3 anos, são as brincadeiras, o jogo de futebol...
Parece que foi ontem quando vejo este barrigão, então, como eles crescem rápido, Carpe Diem, aproveitem cada momento com seus pimpolhos

Jaluza Scrap disse...

Lindo!!
Teu trabalho encanta.

lubresca disse...

Querida Tays !!!
obrigada por sua IMENSA CRIATIVIDADE !!!
Adoro ler seus textos... rsrsr !!!
Rico de explicações e bom para conhecer um pouco sobre vc !!
Quando escolhi a cor amarela... rsrs para o primeiro Kit, só pensei em mim... AMO essa cor... AMO o SOL !!! e vc entendeu tudoooo !!!
mais uma vez OBRIGADA !!

Beijos mega coloridos !!!

Luciana
True Colors Tintas e Texturas

Tays Briski disse...

Boniteza foi bom ;o) tão modesto vc, mas vou aceitar o elogio da parte que me cabe... hehehehe. Pois é, passa mesmo muito rápido e agora ele está aqui correndo atrás de mim com o roupão do Hot Wheels, Crocs em um pé e Havaianas no outro...

Tays Briski disse...

Obrigada Jaluza pelo carinho de sempre, eu também gosto demais do teu estilo. Beijos ;o)

Tays Briski disse...

Lu... obrigada querida, vi que vc me citou junto com as outras meninas super-poderosas no fotolog da True Colors, obrigada! Eu sempre deixo tudo beeeem explicadinho, porque tenho muitas curiosas e iniciantes que me seguem... heheheh, assim vou encorajando essas meninas ;o) Aos poucos eu vou contando minhas passagens, vivências e macaquices... heheheh, adoro falar pelos cotovelos, já percebeu, né? O amarelo está lindo de viver, mas que judiou, judiou... mas no final, adorei. Adoro um bom desafio, é comigo mesmo, adoro provar que posso (teimosia existencial). O sol é tudo, também amo. Obrigada pelo teu carinho, incentivo e por vir sempre! Beijocas.