domingo, 6 de outubro de 2019

Porta lenços com craquelado rústico e flores


Ultimamente tenho notado que muitas vezes buscamos inovar nas técnicas, materiais e produtos para obtermos efeitos diferentes, resultados perfeitos, produtos que surpreendam. Quando na verdade mesmo com técnicas básicas e simples que misturadas de modo harmônico, respeitando a concordância de cores e mantendo a mesma linha de estilo, temos resultados que surpreendem! Hoje trago esse porta lenços que foi encomenda de uma pessoa super especial pra mim, peça simples com técnicas básicas e efeito delicado no final. Vem que eu te mostro tudinho...


O planejamento da criação da peça muitas vezes já começa no ato da compra. Quando recebi essa encomenda fui pesquisar os modelos e achei lindo esse com a tampa vazada, na hora que vi já pensei mais ou menos nessa montagem e em como esses arabescos vazados me serviriam de base para a decoração. O fato das laterais serem lisas também é uma vantagem e oportunidade de mostrar uma técnica de fundo que destacasse o restante dos elementos.


Na parte de cima a caixa tem esse recorte vazado de flores e arabescos, decidi usá-los como base, mas ao mesmo tempo não queria escondê-los, então fiz uma rosinha bem pequena na mão mesmo,  usando gabarito de flores. Sendo pequena, trouxe delicadeza e os recortes apareceram bem por baixo. Não queria utilizar somente flores, então coloquei essa moldurinha com a palavra Dream, pintada com Pátina Cera Peltre. A flor e apliques foram colados com Multicola Branca e os mini strass foram colados um a um com cola de silicone.


Escolhi esse tom de Azul Porto para pintar o fundo e sobre ele fiz esse efeito de craquelado rústico com Craquelador de PVA, usando PVA Off White para o efeito final. Não usei PVA Branco porque queria um tom mais apagado, vintage, não tão vibrante, para que combinasse com o efeito levemente envelhecido que escolhi para essa peça. E nesse caso o PVA Off White é perfeito! Usei uma camada bem fininha de Craquelador de PVA para que ficasse com uma quebra bem sutil e delicada, e também pra que ficasse proporcional, já que trata-se de uma peça pequena. Depois de seco, lixei para desgastar e parecer de fato uma peça envelhecida.


Na parte inferior a peça tinha apenas uns arabescos grandes e largos vazados que eu não gostei tanto assim, então decidi fazer um arranjo de flores nesses tons mais queimados que também entram na temática de envelhecimento. Testei as folhas e ramos de papel e achei que apesar de ter ficado bonito, por essa peça ser de muito manuseio não seria resistente e durável. Decidi então usar apliques de MDF em formato de raminhos. Tudo deve estar em harmonia na peça, trazendo a ideia de conjunto, então pintei também com Pátina Cera Peltre. Colei os apliques e flores com Multicola Branca.


Olhem que lindo o efeito craquelado na lateral da peça, que por ser lisa e sem recortes destacou bem a técnica. E agora tem uma dica super bacana e útil! 


Esse aplique tem 30 cm de comprimento podendo ser usado inclusive em layouts de scrapbooking. Achei lindo, delicado e perfeito para o acabamento que eu queria, apesar de ser muito grande. Vocês podem notar que a emenda dos arabescos é finíssima entre uma e outra ondinha, foi exatamente nesse ponto que cortei com o estilete e lixei para aparar as rebarbas. Deixei no tamanho que eu precisa como se tivessem vindo assim.


Em seguida pintei com Pátina Cera Peltre usando pincel de cerdas duras, aguardei secagem, lustrei e colei na peça com Multicola Branca.


Esse brilho metalizado lindo no suporte da peça é o PVA Metal Azul Infinito, aplicado sobre o fundo de PVA Fosco Azul Porto. Pintei dessa cor toda a parte interna, a borda, parte inferior e pezinhos de madeira. Só não usei onde aplicaria o Craquelador de PVA, deixei somente o fundo Azul Porto mesmo. Protegi a peça apenas com uma camada fininha de Pátina Cera Incolor para preservar o efeite envelhecido e rústico, sem brilho aparente. E então a caixa ficou pronta e linda! 



* MATERIAL

- Porta Lenços em MDF
- Apliques em MDF da Arte Madeira Joinville
- Pincel Condor Cabo Pink 224/22, Pituá 462/6, Lixa Duppla e rolinho de espuma
- True Colors Tintas e Texturas: PVA Azul Porto e Off White, PVA Metal Azul Infinito, Craquelador de PVA, Pátina Cera Peltre, Pátina Cera Incolor, Multicola Branca e Silicola.
- Flores de papel da Criarte Decoração e Scrap.
- Gabaritos de Flores Regiane Boppré.

Espero que tenham gostado, em breve trarei novos projetos e posts com ideias lindas! 

Beijos, beijos ♥


Um comentário:

Ana Regiane Ivanski disse...

Thays querida que delicadeza de trabalho! O artesanal tem um energia muito especial. Adoro :)

Amei sua visita no Casa Com Decoração,e sua mensagem! Aguardo você no dia 10 de outubro.
beijos
Regiane